Roteiros de Viagem: Guia Canela com Criança

Ruas calmas, preços mais amigáveis, ótimas atrações, Canela faz dupla com Gramado, em um complemento perfeito.

Existe uma rivalidade entre as duas cidades, mas isto só tem beneficiado quem as visita, pois a cada ano os eventos são mais bonitos.

Canela - Letreiro
Avenida principal de Canela

Como ocorre com outros posts das cidades do Sul, este aqui será atualizado conforme realizarmos bate-volta e mini-trip para Canela.

Um pouco de história

Há cerca de duas horas da capital gaúcha Porto Alegre, Canela é uma cidade bastante tranquila em seu centro. Seu nome vem de uma árvore chamada Canela que ficava onde hoje está a Praça João Corrêa.

Canela - Temperatura
Registro da temperatura

Inicialmente ela era povoada por índios caingangues, acabou sendo uma das cidades a receber imigrantes europeus, o que influenciou fortemente em sua arquitetura.

O que fazer?

Centro de Canela
Pequenas casas coloridas que vendem artesanatos. Praças com brinquedos para as crianças. Letreiros espalhados para quem gosta de tirar foto. Os famosos termômetros que fazem ainda mais sucesso no inverno, quando as temperaturas ficam muito baixas.

Canela - Casas Coloridas
Casas coloridas com artesanato local

A rua principal garante uma caminhada calma e agradável tanto para quem quer admirar os detalhes como para quem quer passar por suas lojas.

Catedral de Pedra
Seguindo a avenida principal de Canela o visitante irá se deparar com a sua bonita Catedral de Pedra. Dona de sua própria quadra, ela fica ainda mais deslumbrante à noite, quando um show de luzes a transforma. Para saber mais sobre este ponto turístico, leia o nosso post Catedral de Pedra.

Catedral de Canela
A Catedral de Pedra atrai vários turistas

Mundo a Vapor
Com uma fachada inspirada no acidente que ocorreu em 1895 na estação de Montparnasse, é uma ótima opção nas quatro estações do ano, principalmente se acompanhado de crianças ou de engenheiros. A história da energia a vapor contada por miniaturas, com direito a passeio de trenzinho. Contamos mais sobre o passeio no post Mundo a Vapor.

Canela - Mundo a Vapor 4
A locomotiva caída atrai a atenção de todos que passam

Ecoparque Sperry
Trilhas e cachoeiras, uma ótima opção para quem está na Serra Gaúcha em um belo dia de sol. Entre mirantes e árvores, um silêncio quebrado somente pelo barulho da água. Com criança pequena parte das trilhas é bem tranquilo de fazer, desde que não se esqueça do repelente. Para saber mais do nosso passeio leia o post sobre o Ecoparque Sperry.

Bergamota - cachoeira
Para quem gosta de cachoeira o Eco parque é um passeio obrigatório

Flâmmi Mundo da Vela
Conheci a loja e fábrica que fica relativamente próxima a Catedral de Pedra em 2015. É muito legal ver a técnica utilizada para dar forma a cada vela, que são verdadeiras obras de arte. Na época foi feito um sorteio e eu ganhei um anjo ao qual não tive coragem de usar e virou a peça de decoração que representa Canela.

Canela - Vela
Minha vela virou decoração

Parques da Serra
Localizado em meio a natureza e com vista para a Cascata do Caracol, o parque oferece passeio de bondinhos, uma pequena trilha em meio a natureza e o espaço interativo esculturas que falam. Perfeito para se fazer em um dia de sol, agradando pequenos e grandes.Para saber mais do nosso passeio leia o post sobre os bondinhos aéreos do Parques da Serra.

Bondinhos aereis - vista subida estação animal

O que comer?

Florybal
Junto com a Caracol é uma das minhas lojas de chocolate favoritas, com o benefício de o preço ser um pouco mais amigável. Na estrada que liga Gramado a Canela suas lojas oferecem mirante para o Vale do Quilombo e brinquedos para as crianças.

Se você gosta de vinho, não deixe de provar os bombons recheados que são deliciosos.

Bêrga Môtta
Restaurante em estilo Buffet que fica dentro do Ecoparque Sperry e vale muito a visita. Localizado em meio à natureza, a comida é muito saborosa, tendo ingredientes retirados da própria horta. Um lugar de comida reconfortante, onde o tempo para enquanto o paladar se alegra. Para saber mais da nossa experiência leia o post sobre o Bêrga Môtta.

Bergamota - sobremesa
Afinal a gastronomia faz parte da viagem

Caracol Café
Café que fica junto à loja de chocolate, em Canela possui uma filial estrategicamente posicionada em frente à Catedral de Pedra. É uma ótima opção tanto para quem gosta de doce quanto de salgado. Para saber mais da nossa experiência veja o post Caracol Café.

Caracol - Doce Chocolate
Chocolate Caracol de cobertura

Dauper Biscoiteria
Se você gosta de biscoitos diferentes e quer levar um lanche para os passeios, a Dauper pode ser uma boa opção. Minha sugestão são os de limão com cobertura de chocolate. A loja fica próxima a Catedral de Pedra e o Caracol Café.

Pappardelle Massas Finas
Para quem adora uma massa fresca e de escolher os seus acompanhamentos, para quem gosta de comer bem sem pagar um absurdo, para quem gosta de um ambiente bonitinho, em todos os casos o Pappardelle é uma ótima opção. Leia mais sobre a nossa experiência no post.

Toca da Bruxa Pizzaria Temática
Primeira parceria temática no Brasil nos encantou mais pelo ambiente do que pelo sabor. Das mesas ao teto encontramos bruxas, vassouras e o Joãozinho preso na gaiola. De bônus para quem senta na janela o espetáculo de luzes da Catedral de Pedra. Para saber mais sobre a nossa experiência leia o post Toca da Bruxa.

Toca da Bruxa 4
No elevador já se tem uma ideia do ambiente

Onde Ficar?

Cammino Della Serra Pousada: um legítimo BB – Bom e barato. Opção de apartamento com cozinha para quem busca viajar com economia. Listamos os pontos positivos e negativos neste post.

Outras atrações que ainda vamos levar a Alice:
Parque do Caracol
Parque Terra Mágica Florybal
Parque da Ferradura
Vale dos Dinossauros
Parque do Pinheiro Grosso
Castelinho Caracol
Alpen Park
Parque das Sequoias
Parque da Cachoeira
Mirante Laje de Pedra
Parque Estação Verde

Outras atrações que você pode gostar:
Mundo Gelado e Ice Bar
Alambique Flor do Vale
Cervejaria Farol
Parque Fazenda da Serra
Museu da Moda
Museu do Automóvel de Canela

Outras cidades da Serra Gaúcha que você pode incluir no seu roteiro:
Bento Gonçalves
Gramado
Morro Reuter
Nova Petrópolis
São Francisco de Paula
Três Coroas

Gostou? Tem outras dicas de passeio? Coloque nos comentários, adoramos conhecer lugares novos.

* Todos os lugares visitados e refeições realizadas foram pagos por nós.

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.

36 comentários em “Roteiros de Viagem: Guia Canela com Criança

  1. Adorei esta dica de roteiro em Canela!
    Eu não sabia que a cidade tinha tantas atrações bacanas! Sem dúvida forma uma dupla perfeita junto com Gramado!

    Abração!

    Curtir

  2. Ah, é muito legal saber o que posso ser feito com as crianças na cidade e como viajar com mais conforto se planejando. Minha irmã já tem 13 anos, então irei indicar para minhas amigas com filhos menores.

    Curtir

  3. Canela é um encanto! Quero muito conhecer. Adorei sua viagem e o post narrando todas as passagens ficou muito legal, nos deu uma boa ideia de como é turistar nessa linda cidade 💖

    Curtir

  4. Que lugar incrível,sou louca para conhecer.Amei todas as dicas deixadas no post com certeza já vou incluir na minha lista de visitas quando for. Beijos querida.

    Curtir

  5. Amei as dicas de o que fazer em Canela. Que cidade agradável e ótima para curtir com crianças!!! Além do chocolate e comida maravilhosos. A Catedral de Pedra é linda por dentro e a iluminação noturna muito interessante.

    Curtir

  6. Canela é uma cidade linda, é uma cidade que vale a pena conhecer, a cidade tem lugares maravilhosos para se conhecer gostei muito das dicas de passeio bjs.

    Curtir

  7. Que guia bacana de Canela para viajar com crianças! Acho que meu filho ía curtir muito as atrações que você indicou. Achei as fotos das cachoeiras no Ecoparque Sperry lindas! Fiquei muito curiosa para conhecer!

    Curtir

  8. Que dica ótima de viagem. Eu tenho muita vontade de conhecer Canela, sempre falo pro meu namorado pra gente viajar e conhecer, só falta a programação e as férias baterem hahaha

    E esse Caracol Café com certeza vai ser minha primeira parada, meu espirito esfomeado gritou aqui haha

    Beijos

    Curtir

  9. Que cidade mais linda. Amo cidadezinhas com essas casinhas coloridas, artesanato e essa catedral, então? Maravilhosa. Eu quero conhecer Canela, vou anotar essa dica! Amei!!!

    Curtir

    1. A noite a Catedral tem um show de cores, do rosa, passando pelo verde, chegando no azul, no post sobre a catedral tem as fotos com os outros coloridos.
      Não sei a razão oficial, mas como inicialmente era um ponto de encontro de tropeiros provavelmente foi durante a sua transformação em cidade, onde o desmatamento dá lugar ao cimento.

      Curtir

  10. Olá,

    Canela parece ser simplesmente linda e encantadora, e já fiquei aqui babando por tudo que nos apresentou, pois tenho certeza que iria amar conhecer. Adorei todas as dicas, como sempre você arrasou!

    Beijos!

    Curtir

  11. Oi, tudo bem? Visitar Canela é tudo de bom. Ainda mais com crianças. Tem muitas coisas divertidas para fazer com elas. Adorei as fotos. Beijos, Érika =^.^=

    Curtir

  12. Eu sempre escuto as pessoas falando sobre Gramado, é a primeira vez que vejo algo sobre Canela. Agora eu sei o porquê da briga entre as cidades, Canela é espetacular! Fiquei apaixonada pelo aspecto gótico da capela! Beijos

    Curtir

  13. Estou muito ansioso para voltar a Canela e Gramado. Incrível como os destinos se reinventam para atender a todos os públicos. Bastante atração para crianças.

    Curtir

  14. Oi,tudo bem /

    Nossa não conhecia, mas amei a dica de roteiro, com toda certeza é uma programação e viagem maravilhosa. Quero muito um dia ir e conhecer pessoalmente com a familia .

    Curtir

  15. Essa é uma cidade que desejo conhecer um dia, pois as cidades do Sul são belíssimas e Canela parece ser um local bem acolhedor e com muitos pontos maravilhosos para se conhecer.

    Curtir

  16. Olá!

    Eu sonho em conhecer Canela um dia!!! Parece ser uma cidade linda demais!
    Adorei o seu post voltado para passeios com crianças. Geralmente, quando se fala em Serra Gaucha, todo mundo pensa logo em passeios românticos rs

    Grande beijo,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s