Piquenique nas parreiras da Vinícola Larentis

Há muito tempo eu lia sobre piqueniques em vinícolas, após a indicação de uma colega, resolvemos fazer a nossa estreia na vinícola Larentis, que fica no Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves.

Todos os anos tentamos tirar alguns dias em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para descansar e provar vinhos diferentes, bebida que adoramos. Como viajamos com a Alice, que ainda é criança, buscamos opções que tenham algum diferencial, para não ficar muito chato para ela, e por isso a opção de realizar um piquenique nos pareceu uma ótima alternativa.

Espaço para correr aprovado

Vinícola Larentis

Como ocorre em muitas cidades da Serra Gaúcha, a história da família começa da saída de um dos seus antepassados da região do Trento da Itália para tentar a vida no Brasil.

Cachos de uvas da vinícola no mês de janeiro

Uma das primeiras vinícolas a cultivar as uvas Chardonnay e Cabernet, inicialmente ela produzia para outras vinícolas revenderem, até abrirem as suas portas em 2001 e permitir a compra direta pelo consumidor.

Nossa Visita

Fiz a reserva para o piquenique dois dias antes da data escolhida no próprio site da vinícola Larentis, que nos retornou com um formulário e informações.

Fomos em um sábado, que estava bastante ensolarado, próximo as 11hs da manhã. Foi muito fácil localizar o local, já que o Vale dos Vinhedos possui placas indicativas pelos seus caminhos. O local possui estacionamento, sendo uma preocupação a menos para quem se desloca de carro.

Tanques de inox para armazenamento

Durante a nossa visita, tivemos três momentos: degustação, caminhada pelo ambiente e o piquenique em si.

Degustação

Quando fomos no pacote do piquenique estava incluída a degustação de quatro rótulos, onde experimentamos espumantes – semi-dec e brut – e vinho tinto. Como o Marco era o motorista da rodada, ele declinou da degustação, e assim provei também a moscatel. Durante a prova das bebidas a atendente explicava cada rótulo, assim como as uvas utilizadas.

Caminhada pelo ambiente

Após a degustação demos uma rápida caminhada pela área interna onde os produtos da vinícola são armazenados, é um local pequeno, e realizamos a circulação sem acompanhamento com explicações.

Barris de carvalho para os tintos

O piquenique

Na área dos parreirais há algumas áreas cobertas com sombras, onde toalhas são estendidas para os visitantes.

Caixas cheias de almofadas são disponibilizadas para pegarmos quantas quiserem, aqui a Alice fez a festa, escolhendo de todas as cores.

Toalha xadrez e almofadas

Uma cesta nos foi entregue com duas tábuas de queijo, salame, pão colonial, geleia e manteiga. Entre as bebidas escolhemos uma espumante, que veio acompanhada de água mineral e suco de uva.

Também ganhamos as taças de acrílico personalizadas com o logo da vinícola, que foram utilizadas por nós.

Tábuas de frios
Pão Caseiro e geleia
Espumante, suco de uva e água

No dia em que fomos havia mais um casal com um bebê, e um grupo de amigos que chegou e se foi rapidamente, sem aproveitar muito o local.

É possível caminhar livremente no parreiral e observar as uvas, o único pedido é para não arrancar as uvas, o famoso olhar com os olhos. A área não é imensa, mas tem espaço suficiente para dar uma boa desligada.

Nossa opinião

O piquenique na Larentis é um passeio para quem quer relaxar, ótimo para quem procura atividades nada estressantes para dar aquela respirada nas férias. Sabe aquela desconexão total antes de retornar ao trabalho com toda a energia? Pois então, é o tipo de passeio que realizamos para encerrar as nossas férias de janeiro.

Momento soneca

Não existe limite de horas para se ficar, é necessário apenas observar o horário máximo do lugar que é até às 17h30, e o último horário para agendar o piquenique as 16h – dando uma hora e meia no local. No nosso caso, ficamos um bom tempinho com a Alice caminhando entre os parreirais, ou o Marco tirando uma soneca nas almofadas.

Renovando as energias antes de retornar a rotina

Definitivamente para aproveitar bem, é necessário chegar sem pressa. Com as sombras pode ser uma ótima opção ir no início da manhã ou da tarde.

Nós fizemos do piquenique o nosso almoço, que nos atendeu perfeitamente. Mas se você prefere refeições mais reforçadas, talvez não seja uma boa opção.

Vovó Zu com o chapéu de colheita

Comprinhas

O encerramento da conta foi no final, quando aproveitei para trazer algumas garrafas para casa. Optamos pela espumante brut rose, a espumante moscatel – que não é muito adocicada, tornando-a ideal -, e o tinto Teroldego que é simplesmente um carinho para o paladar e me deixou curiosa para experimentar os outros rótulos da linha Cepas Selecionadas.

Maiores Informações:

No site observei que há algumas mudanças em relação ao número de rótulos degustados – que agora são três -, por isso fica a minha sugestão de olhar o site oficial, e assim já aproveitar e fazer a sua reserva.

Abaixo as informações de outubro/2020:

  • Agendamento prévio ou mediante disponibilidade

Dias e Horários:
O piquenique ocorre nos meses de setembro a março nos seguintes dias e horários:
Dias: Sábado, Domingo e Feriados
Horário: 10:00, 10:30, 11:00, 11:30, 12:00, 12:30, 13:00, 13:30, 14:00, 14:30, 15:00, 15:30, 16:00

  • Duração máximo até às 17h30 min

Valores

Adultos: R$ 95,00 por pessoa
Crianças: R$ 40,00 de 6 a 14 anos

Site: Vinícola Larentis

Como chegar?

A vinícola Larentis fica no Vale dos Vinhedos no seguinte endereço:
Via Trento, Bento Gonçalves – RS.

Nós moramos a cerca de duas horas de Bento Gonçalves, e normalmente vamos com o nosso carro para o Vale, e nos dois últimos anos nos hospedamos em hotéis da região do Vale dos Vinhedos.

Para quem deseja a liberdade de circular por conta é possível alugar um carro, pegando o mesmo na chegada ao aeroporto. A vantagem neste caso é ter liberdade de circular pelos diferentes lugares, a desvantagem é que o motorista da rodada não pode fazer as degustações.

Eu sei que existe a possibilidade de contratar motoristas para realizar a rota das vinícolas, como nunca optamos por este serviço, não tenho ninguém para indicar.

O que eu fico pensando como visitante é que poderia ter algum transporte que percorresse tanto os hotéis quando as vinícolas do Vale dos Vinhedos de hora em hora, como uma jardineira, seria fantástico para os motoristas de plantão, já que isso os livraria de dirigir e ainda daria a liberdade de ir onde quiser, pelo tempo que desejar.

Quer mais opções em Bento? Recomendo a leitura do nosso post Bento Gonçalves com Criança, onde listamos nossas hospedagens, passeios e outras vinícolas visitadas.

  • Alice estava com 6 anos e 8 meses
  • Todas as despesas pagas por nós
  • Visita realizada em janeiro/2020

Este post faz parte de uma blogagem coletiva com outros viajantes que também curtem um bom vinho. Aproveite para descobrir outros destinos perfeitos para realizar um #enoturismo clicando nos links abaixo:

Let’s Fly Away – Vinícola em Chianti na Toscana: passeio no Castello di Verrazzano
Dani Turismo – Roteiro do Vinho em São Roque
Expedições em Família – 5 Vinícolas no Brasil para conhecer
Destinos Por Onde Andei… – Quinta do Vallado, nossa experiência no Vale do Douro
Experiência Barbara – Cafayate – conheça essa região vinícola argentina
Vamos viajar pra onde agora – Enoturismo: Concha Y Toro ou Bouza?
Across The Universe – 7 vinícolas para você visitar durante uma viagem
Recordações de Viagens – Rota Cantinas Históricas: distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves
MEL a Mil Pelo Mundo – Os Melhores Roteiros de Vinhos da Espanha
Viajando com Sy – Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha
6 Viajantes – Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

12 comentários em “Piquenique nas parreiras da Vinícola Larentis

  1. Está aí uma experiência super bacana que ainda não experimentei! Piquenique nas parreiras de uva! Adorei a sua dica. A próxima vez que voltar a Serra Gaúcha, quero viver essa experiência na Vinícola Larentis.

    Curtir

  2. Que delícia fazer um piquenique na vinícola. Eu achei que o piquenique fosse feito em um lugar perto da adega, mas não, ele é montado entre as parreiras, que maneiro! Amei essa ideia!
    Os horários, que você informou é para a visita ou para o piquenique? fiquei com essa dúvida, pois acredito que não deve ter tantos espaços disponíveis com proteção, entre as parreiras, para o piquenique. E achei que há muitos horários durante o dia. Quantas famílias podem reservar por horário?

    Curtir

    1. Os horários são para os piqueniques, existe limitação de pessoa, hoje, no site, está em 8 pessoas por horário devido a pandemia.
      Não cheguei a contar o número de coberturas, quando fomos, antes da pandemia, havia mais uma família e um grupo de amigos, que depois foi substituído por outra familia.
      Deixei no post o site deles, caso queira acompanhar as mudanças quando tudo passar.

      Curtir

  3. Amei as dicas sobre o piquenique nas parreiras da vinícola Larentis. Quando estive em Bento Gonçalves esse ano eu tentei fazer esse passeio, mas choveu todos os dias e não foi possível. Lendo seu post, vi que tenho que voltar!!! O passeio é como eu imaginava. Relaxante e, dependendo da companhia, bem romântico.

    Curtir

  4. Gente acho que vou voltar ao Vale dos Vinhedos varias vezes na vida e não vou conhecer todas as vinícolas que quero, já amei essa Vinícola, pois adoro piqueniques,

    Curtir

  5. Oi, Andréa, que experiência linda esta de unir a visíta à vinícola com degustação de vinhos à um piquenique, que agrada tanto crianças e adultos. Bom demais para relaxar depois de caminhar pelas vinhas carregadas de frutos, pena que não podia pegar um cacho para experimentar, rsrs.
    Ótima dica para casais e famílias, adorei, obrigada.

    Curtir

  6. Assim como tu, moro também em Porto Alegre e vou a Bento Gonçalves pelo menos uma vez por ano – amo! Na última ida, fiz a degustação da Larentis e adorei a qualidade das bebidas, e fiquei muito tentada a aproveitar a beleza e tranquilidade dos parreirais com este piquenique, mas ficou para outra oportunidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s