Gramado – Igreja Matriz São Pedro

Localizada na avenida principal de Gramado, vizinha da Rua Coberta e do Palácio de Festivais, esta linda igreja toda de pedra merece uma visita mesmo que você não seja da religião católica.

Igreja Matriz - Fachada
Fachada da Igreja Matriz São Pedro da cidade de Gramado

Para acessa-la é necessário passar pelas estátuas que representam os 12 apóstolos de Jesus, estes todos devidamente identificados. Ao escurecer, as mesmas possuem iluminação noturna que deixa o local ainda mais bonito. Com crianças, não deixe de mostrar os peixes que vivem na água que separa os visitantes das obras. De todos os tamanhos é fácil visualiza-los.

Igreja Matriz - Estatuas e peixes
Estátuas representando os 12 apóstolos indicam o caminho para o visitante

Além das estátuas, há os jardins e as pedras, como a que possui um grande livro celebrando o centenário da paróquia. Vale uma caminhada com calma e se aproximar de cada cantinho.

Igreja Matriz - Pedra
Livro representando a celebração do centenário da Igreja

Dentro da igreja vale observar os vitrais, obra do artista alemão Pedro Dobmeier, o seu teto e a bela simplicidade do altar. O conjunto todo possui uma beleza rústica e ao mesmo tempo calma.

Igreja Matriz - Altar
Altar da Igreja de São Pedro

Um pouco de história

Em 1917 o Arcebispo D. João Becker sugeriu a criação de uma capela de madeira, vinte e seis anos depois o Padre Guilhermino Maschio, inspirado na arquitetura romana, iniciou a construção da Igreja de São Pedro, que levou 8 anos para ser concluída.

Igreja Matriz - Interna
O contraste da luz e da pedra enquanto o pessoal aguarda a missa começar

Hoje a Igreja de São Pedro faz parte do conjunto dos pontos turísticos obrigatórios na avenida principal de Gramado, recebendo iluminação especial no período de Natal.

Próximo a Igreja

Fonte dos cadeados: Se você contornar a igreja pelo seu lado direito – oposto aos apóstolos – você irá encontrar a Fonte do Amor Eterno, onde o pessoal tem colocado os seus cadeados e jogado a chave na própria fonte.

Igreja Matriz - Cadeado
Para quem ama um cadeado, Gramado tem um local para eles

Calçada da Fama: as estrelas com mãos e nomes vão até a frente da catedral. Encaixar as próprias mãos é irresistível para os pequenos, pela curiosidade despertada.

Igreja Matriz - Calçada
Calçada da Fama chama a atenção de pequenos e grandes

Termômetro: espalhados em vários pontos da cidade, próximo a matriz há um também, para quem gosta de fazer a tradicional fotografia.

Mais Informações:
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659 – Centro de Gramado/RS
Entrada Gratuita

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a rentcars e não pague IOF.

2 comentários em “Gramado – Igreja Matriz São Pedro

  1. Belíssima a Igreja Matriz São Pedro, ela é bonita por fora e por dentro, quantos detalhes magníficos que ela tem, a igreja é um ponto turístico que os visitantes não podem deixar de visitar, fantástica a igreja, bjs.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s