Toledo – Dia 7

O sétimo dia da viagem foi destinado ao nosso único bate-volta durante a nossa estada em Madrid. Escolhemos a antiga cidade de Toledo, que fica localizada em uma colina nas planícies de Castilla-La Mancha.

Toledo é conhecida por misturar em sua cidade fortificada a cultura cristã, judia e árabe. E também foi lar do pintor El Greco. O que torna fácil circular por suas ruas de labirinto e se imaginar em mundos diferentes.

Você sabia que este post faz parte de um roteiro completo? Acompanhe a nossa trip completa por Madrid com os lugares visitados dia-a-dia.

Adoramos a cidade, mas assumo que foi um planejamento que não deu muito certo. Atrasamo-nos para sair e marcamos a passagem de volta muito cedo. Resultado: quase não aproveitamos esta cidade que é um verdadeiro encanto.

Pegamos o trem na estação Atocha, o movimento é grande, então tem que chegar com antecedência para comprar a passagem para o horário desejado. Se comprar ida e volta se ganha desconto, mas pode acontecer de você querer ficar um pouco mais e ser obrigado a voltar.

dia-7-1

Toledo fica a 30 minutos de trem de Madrid, com isso ela transborda de turistas fazendo o bate e volta. A estação já é uma graça. Nela tem uma central turística com atendentes simpáticos que te mostram no mapa como chegar na parte fortificada (e você fica com ele gratuitamente).

Ônibus de Turismo

Como chegamos tarde optamos em pegar o ônibus de turismo e ter uma visão geral da região. Ele circula basicamente por fora e te deixa dentro da cidade, mas sem circular muito por ela, que tem ruas estreitas e parece um labirinto, aliás, com o seu sobe e desce é muito fácil se perder para logo se achar.

O ônibus nos auxiliou a ver a ponte de San Martin e a Puerta de Bisagra, assim como ter uma vista espetacular da cidade ao parar no Mirador del Valle. O nosso ponto de subida e descida foi a Plaza Zocodover, na parte histórica de Toledo.

Como ocorreu em Madrid o ônibus oferecia audioguia em português. Nós compramos os bilhetes no momento do embarque no ônibus.

Adulto: 33,90 euros
Crianças: 25,90 euros
Menores até 3 anos: gratuito
Horários: diariamente das 09:30 a 20:00
Site: City Sightseeing

Almoço

Almoçamos no Colección Catedral, que fica próximo a Catedral de Toledo. Optamos pelo menú Del Día para os adultos (15,00 euros) e pasta para a pequena. Tudo, absolutamente tudo maravilhoso, apresentação encantadora, sabor maravilhoso, bom atendimento, enfim, um lugar que vale muito a pena.

Endereço: Calle Nuncio Viejo, 1
Segunda a Quinta: 12:00h às 00:00h
Sexta e Sábado: 12:00h às 00:30h
Domingo: 12:00h às 23:30h
Site: Colección Catedral

dia-7-3

Santa Iglesia Catedral

Para visitar esta Catedral que começou a ser construída entre os anos de 1227 e 1493, compramos os tickets de entrada em uma loja que fica em frente à porta de acesso. Apesar do movimento a fila foi bastante rápida e logo iniciávamos o passeio.

Santa Iglesia Catedral Primada é realmente muito bonita, o estilo gótico com influência francesa impressiona, vale entrar em cada sala e reparar do piso ao teto cada detalhe. Não deixe de passar pelo pátio e visitar o pequeno museu que guarda obras de artes.

Com 120 metros de comprimento por 60 de largura, possui 88 colunas, 750 vitrais e a sua fachada principal possui três portas: a Puerta del Perdón, a Puerta del Juicio Final e a Puerta del Infierno.

Endereço: C/ Cardenal Cisneros, 1
Visita Completa: 12,50 euros
Museos: 10 euros
Horário:
Segunda a sábado: 10:00 as 18:00 h.
Domingos e feriados: 14:00 as 18:00 h.
Site: Catedral Primada

Sinagoga del Tránsito

Aproveitamos o passeio para conhecer a nossa primeira sinagoga, chamada popularmente de Sinagoga del Tránsito, seu nome real é Sinagoga de Samuel ha Leví.

Junto à sinagoga há um museu chamado Museu Sefardita, com isto além da sinagoga em si é possível ver objetos que contam a história da cultura hispano-judia.

O lugar é pequeno e muito bem conservado, os bonitos detalhes te transportam para os costumes judaicos, despertando a curiosidade de quem não possuía nenhum contato.

A sinagoga fica em um dos antigos bairros da judiaria, onde as casas possuem no chão o símbolo do candelabro de 7 pontas.

Endereço: Calle Samuel Leví, s/n
Geral: 3 €
Reduzida: 1,50 €
Gratuito: Gratuita: Sábados a partir das 14:00 horas e Domingos
Novembro a fevereiro:
Terça a sábado: 9:30 as 18:00 horas.
Domingos e feriados: 10:00 as 15:00 horas.
Março a outubro:
Terça a sábado: 9:30 as 19:30 horas.

Minhas dicas:
– Com criança pequena fica difícil percorrer todos os pontos principais sem correria, talvez dois dias fossem mais tranquilos (sim, ficamos com vontade de pernoitar e descobrir a cidade com mais calma)
– Vá cedo e mesmo perdendo o desconto deixe para comprar a passagem na volta.
– Se possível planeje ficar mais tempo, Toledo merece ser um lugar para ficar pelo menos dois dias.
– Com crianças maiores dispense o ônibus e vá caminhando, para ir descobrindo a cidade aos poucos.

dia-7-2

* Viagem realizada nos meses de junho/julho de 2016
* Patrocinada por nós
* Alice estava com 3 anos e 1 mês

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul:

22 comentários em “Toledo – Dia 7

1. Toledo deve ser incrível, achei linda a catedral em estilo gótico, deve ser impactante ver toda essa grandiosidade de perto. A Espanha tem muitos lugares lindos pra se visitar, é uma viagem que vale super a pena!

2. Estive em Toledo há quase uma década, mas parece que foi ontem. Também fiz bate/volta, mas também fiquei com vontade de pernoitar. Foi um dia inesquecível em que tinha tudo para dar errado, mas terminou sendo de risos e memorável: compramos o trem pela internet e perdemos a hora. Tivemos que comprar outro (foi caro!). Chegamos atrasados para a missa moçarabe e subimos aquela ladeira correndo. Por sorte ainda conseguimos pegar a incrível missa. Ao contrário de vocês, tivemos a pior refeição da vida, do tipo, deixamos tudo no prato! rsrsrs Enfim… Um dia para entrar nas lembranças mais caras!

3. A Catedral de Toledo foi a primeira igreja gótica que eu conheci, aliás foi a primeira grande catedral que conheci, numa viagem que fiz há muito anos, quando eu era muito jovem. Acho que a primeira grande catedral a gente nunca esquece, hahaha. Fiquei tão impressionada com a beleza, a grandiosidade e a imensidão da catedral, que anos mais tarde, eu já casada e com filhos jovens, fiz questão de voltar a Toledo para levá-os conhecer essa cidade medieval e a catedral que tanto me marcou ! 💜💜

4. Eu queria muito ter conhecido Toledo quando fui a Madrid, mas acabei não indo 😦 Lendo esse post fiquei ainda mais arrependida hahahaha preciso voltar à Espanha e conhecer essa cidade incrível!