Bate-volta para conhecer Pisa e Lucca

Desde que Alice viu em um desenho a Torre de Pisa, a mesma se tornou um dos lugares a serem visitados durante a nossa viagem pela Itália. Entre pesquisas, nos deparamos com Lucca, e assim se formou o nosso bate-volta a partir de Florença.

Lucca - Antiga
Lucca e um jardim que entramos meio perdidos

Como ir

Compramos todos os tickets diretamente nas máquinas em cada estação para os trens regionais da Trenitália. Saímos da Estação Santa Maria Novella em Florença, e após uma viagem de cera de uma hora e quinze, chegamos a Estação de Pisa Central, que fica a cerca de 2km da Piazza dei Miracoli, onde fica a famosa torre torta.

Optamos por esta estação, pelo desejo de ver um pouco mais da cidade, mas quem deseja ver somente a torre, pode descer na Estação Pisa S. Rossore, que fica a dez minutos a pé do local.

Lucca - vista muralha

O preço para este deslocamento é de 8,60 euros, crianças possuem desconto. No caso de tickets comprados na hora, não esqueça de validar a passagem em um totem antes de embarcar. Para os bilhetes comprados pela internet isso não é necessário.

Depois fizemos também de trem Pisa – Lucca em uma viagem de cerca de meia hora, e na volta fizemos Lucca- Firenze.

No trecho Pisa – Lucca ocorreu a situação engraçada da viagem, parou um trem um pouco antes do horário, de aspecto antigo e com as janelas fechadas por cortinas. Todos os que estavam esperando ficaram se olhando quando no letreiro da estação apareceu Lucca. Entrei em um vagão para perguntar o destino e encontro um grupo de brasileiros. E sim, aquele era o nosso trem. Avisando os demais, alguns ainda ficaram desconfiados, mas quem embarcou, chegou na cidade murada.

Pisa

Nossa Chegada

Após sair da estação Pisa Central, nos deparamos com várias obras alusivas ao esporte e a estátua de Vittorio Emanuele II, chamado pelos italianos de Pai da Pátria.

Pisa - Chegada
Esportes e o Pai da Pátria

No caminho nos deparamos com uma igreja pequenina e bonitinha chamada Santa Maria della Spina e fica às margens do Rio Arno. Para que você não cometa o mesmo erro que nós deixando para visita-la na volta, ela só fica aberta no horário da manhã. Atravessamos a ponte sobre o Rio Arno, onde se tem uma visão dos prédios baixinhos e de cores pasteis.

Pisa - Caminho
Santa Maria della Spina e o Rio Arno

Piazza dei Miracoli ou Piazza Del Duomo

É o ponto turístico procurado por todos que vão até Pisa, por reunir famosos monumentos, entre eles a famosa Torre de Pisa. Além da conhecida torre torta, há a Catedral, batistério, Camposanto, Museo dell’Opera e Museo delle Sinopie.

Battistero di San Giovanni

Construído em 1153 tendo o mármore como material, é um espaço enorme onde antigamente eram realizados os batizados da cidade de Pisa. Com dois andares, o batistério é conhecido pela sua acústica, e para mostrar isso aos visitantes os seguranças cantam músicas religiosas a cada meia hora.

Catedrale di Santa Maria Assunta

Construída em 1064 e consagrada em setembro de 1118, a Catedral é conhecida pelos seus quadros, pilares e vitrais, sendo que visita-la em dias de sol trazem um espetáculo a mais.

A entrada dela é gratuita, mas é necessário pegar o ticket mesmo assim. Essa foi a minha dor na viagem, como o local estava cheio de turistas na parte da manhã, e os ingressos gratuitos eram por horário, a próxima visita só era a tarde. E aí veio a escolha de Sofia: ou conhecer a Catedral ou ir para Lucca. Lucca venceu e não conhecemos ela por dentro.

Pisa - Piazza dei Miracoli

Cemitério Camposanto

Este cemitério levou 187 anos para ser construído (1277-1464) e é a última morada de diferentes personalidades de Pisa, incluindo enterros recentes. O local passou por um grande incêndio em 1944, sendo reconstruído no estilo medieval depois.

Museo dell’Opera del Duomo

Inaugurado em 1986, o Museu tem em seu acervo esculturas de artistas de Pisa na época medieval, sendo exibidos de forma cronológica.

Museu delle Sinopie

Construído em 1257 originalmente era um hospital, atualmente abriga os afrescos que ficavam no cemitério até o incêndio de 1944.

Torre de Pisa

Um dos monumentos mais conhecidos da Itália, a Torre de Pisa atrai muitos turistas até a cidade. Sua construção foi iniciada em 1173 e foi realizada em três fases, levando cerca de 177 anos, e sua inclinação começou durante a construção do terceiro nível, tendo como causa o solo do local escolhido, que é composto de areia e argila.

A Torre de Pisa já teve a visitação fechada devido ao risco de desabamento, em 1997 uma equipe colocou placas de chumbo para reforçar a fundação no lado inclinado, o que possibilitou a sua reabertura para quem deseja subir a mesma. Esta solução não é definitiva, e provavelmente sua permanência depende de evoluções tecnológicas na área da construção para uma reforma futura.

Para quem deseja subir a torre, a visita tem duração de 30 minutos.

Nossa Visita

Acabamos fazendo uma passagem não muito demorada pelo local, observamos a famosa Torre, mas já sabíamos que não íamos subir a mesma. Caminhamos entre os grandes prédios brancos, e após descobrir que não havia mais ticket para a manhã para entrar na Catedral, acabamos tomando o rumo da estação para ir à cidade de Lucca. E com isso fiquei pensando se no nosso caso não devíamos ter começado com Lucca e finalizado em Pisa.

Fiquei com o sentimento de não ter aproveitado muito o local, embora a decisão de não entrar em todos os locais havia sido tomada ainda no Brasil, por achar que ia ser demasiadamente cansativo para a Alice. Afinal, ela gosta de ir a museus, mas como é uma criança, as doses precisam ser homeopáticas, como observamos após o nosso passeio pelo Vaticano.

Com isso persiste aquela dúvida se vale a pena ter comprado o ingresso conjunto para entrar em todos os lugares. A ideia vai ficar para o futuro, em um retorno a Pisa quando ela estiver maior.

Funcionamento da Piazza e dos monumentos:
Todos os dias
Novembro a fevereiro: 10h as 12h45 e 14h as 17h
Abril a setembro: 10h as 19h
Março e outubro: 10h as 18h

Ingressos:
Para visitar a torre: 18 euros
Para visitar o batistério: 5 euros
Para visitar o cemitério: 5 euros
Para visitar o museu: 5 euros
Ingressos com batistério – Cemitério e museu combinados: 8 euros
Para visitar a Catedral: Gratuita. Ao comprar um ingresso você recebe um passe livre, sem horário fixo, para visitar a catedral. Sem os ingressos é necessário retirar o sei ticket com horário na bilheteria.

Lucca

Durante as pesquisas para a montagem do roteiro, nos encantamos pelos adjetivos utilizados para definir a cidade de Lucca. E foi realmente um prazer caminhar pelas muralhas de caminho verde desta pequena comuna italiana que faz parte da região da Toscana.

Lucca - Sorvete
Janelas e o sorvete que deve ser diário

Logo na saída da estação de Lucca já vimos a muralha. Várias pessoas seguiam um caminho e nós resolvemos ir no fluxo. Em dado momento umas senhoras retornaram dizendo que não havia saída, mas nenhuma das outras pessoas haviam retornado. Fui na frente e descobri o motivo do engano delas: a porta de acesso não é visível para quem vem caminhando, pois ela fica de frente para a muralha também.

Lucca - Entrada Muralha
Acesso que as senhoras não viram

Um lembrete para quem vai de carro: a área murada é zona de trânsito restrito, então apenas carros autorizados podem circular dentro dela. Se desobedecer, leva multa.

Almoço

Chegamos em Lucca com fome, e paramos no primeiro restaurante que encontramos. O San Colombano tem mesas ao ar livre, e a comida é gostosa. O Marco foi de Il tortello lucchese al ragù di carne e a ala feminina foi de risoto.

Lucca - Almoço
Recuperando as energias

O atendimento foi simpático, o local bastante calmo, com banheiro na parte interna.

Gastamos na época com os pratos mais água, uma taça de vinho e duas de Chopp, e o coperto de 2 euros por pessoa (incluindo criança) um total de 59,50 euros.

Muralha

Após o almoço seguimos caminhando tranquilamente pela muralha, até encontrarmos uma escadaria e saímos pelas ruas da cidade.

Lucca - Muralha
Acessando a muralha

No alto da muralha árvores e espaço para andar de patinete, bicicleta ou simplesmente caminhar, para quem deseja fazer o trajeto completo, prepare-se: são 5 km de muros construídos entre os séculos XVI e XVII. Para quem se aventura, pode observar parte das ruas de uma cidade que lembra um labirinto por manter o traçado de sua fundação em 180 a.c., quando representava um centro importante para o Império Romano.

Lucca - Ruas
Caminhando pela muralha e ruas de Lucca

Praça do Anfiteatro

Um ponto obrigatório da cidade é a praça que ocupa o local onde funcionou um Antigo Anfiteatro Romano, saíram as feras e gladiadores e entraram as lojas, restaurantes e um espaço para circular.

O local é o coração da cidade de Lucca e um dos seus símbolos, com um formato elíptico, sendo ponto de referência para turistas e moradores.

Lucca - Praça Anfiteatro

Foi nesta praça que nos deparamos com a bela obra que mescla pessoas e árvores, como um desejo silencioso de harmonia entre a humanidade e o meio ambiente.

Igreja San Michele in Foro

A Chiesa di San Michele In Foro, também conhecida como Igreja de São Miguel, foi construída no local onde havia um antigo Foro Romano, a fachada branca possui três fileiras de colunatas, cuja decoração é paga e religiosa, com a figura de São Miguel no alto.

Lucca - San Michele in Foro Externo
As colunas e São Miguel alado

A entrada na igreja é gratuita, e nela é possível vislumbrar além de sua arquitetura, algumas obras como a Madonna con Bambino de Andrea della Rabbia e a escultura Vergile de Raffaello da Montelupo.

Lucca - San Michele in Foro Interno
Área interna da Chiesa di San Michele In Foro

Casa Natale di Giacomo Puccini

Próximo a igreja fica a casa do compositor Giacomo Puccini, responsável por algumas obras populares como La Boheme e Turandot. O local, onde em frente há uma estátua do filho ilustre de Lucca, hoje é um museu com itens pertencentes a Puccini, como retratos e seu último piano.

Lucca - Porta S Pietro
A Porta de S. Pietro é uma opção para quem não quer começar pela muralha

Torre delle Ore

Construída em 1390 é a torre mais alta de Lucca. O seu relógio foi produzido em 1754 pelos relojoeiros da cidade. Para quem desejar subir, deve estar preparado para subir os seus 207 degraus da sua preservada escada de madeira, que é a original.

Torre Guinigi

Lucca - Torre Guinigi
Os carvalhos no alto da Torre

Pode ser avistada de longe e identificada pelos carvalhos que ficam no alto, para quem opta em subir, precisa se preparar para subir os degraus. Esta torre é do século XIV e possui 45 metros de altura. Nós não tivemos fôlego para subir os seus 25 lances de escada (ou 225 degraus), mas para quem tiver melhor preparado, foi me dito que a vista do alto vale muito a pena.

Vinho

Durante a nossa caminhada pelas ruas de Lucca, nos deparamos com um espaço onde estavam realizando degustação de vinho, mediante um valor era possível realizar a degustação. Como havíamos tomado Chopp no almoço, optamos em apenas observar.

Lucca - Degustação de vinho
Para quem não resiste uma degustação de vinho

Outros locais em Lucca que não entramos, ficando só a pesquisa e um motivo para retornar:
Catedral de San Martino: chama a atenção pelo aspecto assimétrico e estilos diferentes, foi fundada no século VI.
Basílica de San Frediano: Construída no século V, possui o nome do bispo e santo que pediu a sua construção.
Palazzo Pfanner: em seus jardins uma grande quantidade de estátuas da mitologia romana
Palazzo Mansi e a Pinacoteca: local onde se pode ver como viviam os moradores de Lucca em tempos mais antigos
Museu Nazionale di Villa Guinigi: possui pelas arqueológicas e de artistas de Lucca da idade média a 1700.

Vale a pena fazer as duas cidades em um dia?

Adoramos as duas cidades, mas uma coisa que me peguei refletindo enquanto escrevia este post é que o nosso perfil para bate-volta é uma única cidade.

Em nossas idas e vindas pela Toscana, acabei saindo com a sensação de não ter aproveitado as cidades 100%, sendo que uma delas sempre saia prejudicada em termos de visita. E a questão de fazer as duas caberem dentro do nosso tempo acionava aquela ansiedade extra, que não é exatamente legal nas férias.

Lucca - Ruas 2
Lucca tem opções para um dia inteiro de passeio

Então se você tem aquele toque de ansiedade extra como eu, talvez valha dar uma atenção extra onde se quer fazer bate-volta, pensar no seu ritmo de caminhada, e quem sabe dedicar um dia para Pisa e outro para Lucca.

Caso você não tenha muitos dias, ou tem um estilo mais rapidinho, ou ainda, não tem previsão de retornar a Toscana tão cedo, então vale passar pelas duas e quem sabe, como nós, planejar um retorno com mais calma na próxima oportunidade.

* Viagem realizada em Setembro/2019
* Alice estava com 6 anos e 4 meses
* Todas as despesas pagas por nós

Este post faz parte de uma blogagem coletiva onde outros viajantes também compartilham as suas dicas. Aproveite para descobrir outros #batevolta clicando nos links abaixo:

Expedições em Família – Bate Volta a partir de Belo Horizonte – 25 Destinos incríveis para visitar
6 Viajantes – Viña del Mar – bate-volta saindo de Santiago
Vamos Viajar pra onde agora – Bate e volta – Bruxelas a Antuérpia
Abcdosviajantes – Bate e volte em Campos do Jordão
Mystras – Morro Reuter: Bate-Volta na Serra Gaúcha
Se joga no roteiro – Cabo Frio: bate e volta de Arraial do Cabo!
Destinos por onde andei… – Bate e volta do Porto à Aveiro, Portugal
Mapeando Mundo – Mapeando Curitiba: bate e volta em Morretes
Mai Viagens – Pipa: Bate e volta nas praias paradisíacas da Região
Experiência Barbara – Roteiro de 1 dia em Mariana MG
Nósdoispelomundo – Bate e Volta Salto do Corumbá
Família que Viaja Junto – Bate e volta de Florença – Pisa e Lucca
Enquanto Elas Crescem – Bate e Volta Embu das Artes SP 
Blog Vamos Viajar – 5 bate-voltas a partir de Florença
Só Penso em Viajar – Descanso ou Aventura? Bate volta à Analândia com lindas paisagens 
Disney e Outros Lugares Incríveis – O que fazer em Montreux – Roteiro de 1 e 2 dias

18 comentários em “Bate-volta para conhecer Pisa e Lucca

  1. Obrigada pelo seu post. Que vontade de conhecer a Itália, e certamente quando eu puder quero conhecer Pisa e Luca. Acho que faria os dois no mesmo dia, como normalmente viajo só, seria uma boa opção. obrigada pelas dicas.

    Curtir

  2. Que delícia de bate volta a partir de Florença! E um bate e volta feito assim, de trem, deve ter sido muito maravilhoso! Que sonho viajar de trem pela Itália. As dicas estão excelentes para um passeio rápido! Muito bom!!

    Curtir

  3. Essa região da Toscana é incrível. Fiquei encantada com a quantidade de atrativos de Pisa e Lucca possuem. Adorei o texto do post! Muita vontade de fazer esse bate volta!

    Curtir

  4. Pisa e linda né? Quando estive me Florença fiz esse bate e volta a Pisa, mas não fomos a Lucca, depois do seu post quero voltar para fazer.kkkk

    Curtir

  5. Essa torre de pisa é muito curiosa né? como consegue ficar em pé kkkkkk.
    Temos que concordar com você, bate e volta é melhor conhecer uma cidade por vez para poder aproveitar o melhor da cidade.

    Curtir

  6. Enquanto lia seu texto estava pensando exatamente no que comentou no final. Será que vale a pena um bate e volta no mesmo dia para as duas cidades? Não sei o que farei quando for para a região, mas com certeza vou considerar o que você disse.

    Curtir

  7. Quero muito conhecer estes lugares… assim como vcs prefiro uma cidade por dia! Acredito que dá Para aproveitar com mais calma e conhecer até mais lugares né?
    O post ficou ótimo!

    Curtir

  8. Interessante ver as duas cidade em outra época do ano e sem chuva, rs. Também fiquei refletindo se duas cidades como Pisa e Lucca num bate e volta ficaria puxado, ainda mais com criança, é muita coisa pra ver. Mas precisamos fazer escolhas e deixar aquele gostinho de quero mais, rs.

    Curtir

  9. Eu ameeeeei a Toscana, confesso que moraria fácil lá até!! rs Tanta cidade fofa, a gastronomia nem se fala, os vinhos e os gelatos!!! Sem falar que é muita história em um país só! Adorei o post e super indico esses bate-voltas!

    Curtir

  10. Um bate-volta mega bem aproveitado!! . Quantos lugares visitados!! E a famosa torre, linda a foto ” segurando a belezura”!!! E….em Lucca…… não faltou o delicioso gelato italiano!!!

    Curtir

  11. Que legal esse bate e volta a partir de Florença, somos loucos para ficar mais tempo na Itália e conhecer tudo, só fomos a Roma, quero muito ir a Pisa e Luca eu não tinha ouvido falar mas já me apaixonei pelo seu post! Ótimas dicas!

    Curtir

  12. Adorei este bate e volta de pisa e luca. Na verdade não sabia que era possivel fazer a partir de florença. Os preços eu gostei tambem, achei razoavel o que continua tirar o sono é o preço do euro e do dolar. Mas é bom saber como fazer este passeio. Abraços.

    Curtir

  13. Nossa, super está nos meus planos voltar a Itália, e certamente vou visitar essa cidade que tem muito muita fama de ser uma das mais lindas dessa região. Achei suas informações muito completas. Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar.

    Curtir

Deixe um comentário