Dividida em praia de cima e praia de baixo, a Pinheira é pequena e agradável, com o seu mar calmo a Pinheira Praia de Cima agrada principalmente as famílias com crianças.
Este ano Alice foi para o que chamamos de escola grande, tendo início à primeira série e a férias mais longas no verão brasileiro. Com isso o meu número de dias de férias em janeiro também foi ampliado, e os nosso período de férias no inverno reduzido.

Com mais dias de praia, resolvemos conhecer a Pinheira Praia de Cima, em Palhoça, que fica a 50km de Florianópolis e é vizinha da conhecida Guarda do Embaú e de Garopaba.
Localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, uma área ambiental protegida, seus prédios são baixos e a praia é envolvida em muito verde. A enseada da Pinheira é dividida em quatro partes, as três primeiras separadas por pequenos rios e a Pinheira de Cima por grandes pedras.
A Pinheira de baixo também possui mar calmo e uma faixa de areia maior que a de cima, é nela que ficam os barcos dos pescadores e o mercado de peixe local.

Frequentada por muitos moradores de Florianópolis, a Pinheira de Cima não possui uma extensão muito grande e tem um estilo de praia mais calmo. Não há carros estacionados na areia, nem pessoas com caixas de som. Há música vinda dos poucos estabelecimentos que ficam na areia, mas com um som mais tranquilo e em um estilo que vai mais para o pop-rock, com direito a toca Raul.
Próximo ao acesso há um estacionamento pago, e uma rua para estacionar, nas demais ruas da volta fica um pouco mais difícil de deixar o carro, visto que todas são bem estreitas.

Mesmo em janeiro a praia não estava superlotada, muitas crianças curtindo a liberdade de correr sozinhas até a água ou indo em barracas próximas procurando amigos para brincarem, intensificando a sensação de que o público ali era de noventa por cento de famílias.
Para quem não resiste a uma comprinha, na faixa de areia passam os tradicionais carrinhos vendendo saída de praia e chapéus, além de milho, churrasco e picolé.
E para quem não dispensa a segurança, a um posto com salva-vidas logo na entrada da praia.
Trilhas
Para quem caminha para o lado direito da praia de cima e segue ate o final, subindo pelo caminho irá encontrar algumas trilhas, onde você pode chegar na Ponta, ou na Prainha ou na Guarda do Embaú.

Como estávamos com a mãe e com a Alice optamos pela trilha mais curta, que era até a Ponta. No caminho muitas vacas, mas elas não deram nem bola para nós.

Além da bonita vista da praia, a área cheia de pedras merece alguns momentos de contemplação. Com a maré mais alta, o local forma mais piscinas, mas é necessário ter cuidado com as pedras, que quando molhadas são escorregadias.
Nossa Hospedagem
Com bom custo x benefício, optamos em alugar um apartamento do Residencial Schäfer. Todo o contato foi feito diretamente com eles via e-mail e whatsapp, onde antes fizemos uma pesquisa no Google.
Eles possuem duas áreas com pequenos edifícios de apartamentos, uma onde fica a recepção e outra que fica um pouco mais próxima da praia, nós ficamos nesta segunda.

O apartamento que locamos ficava em um pequeno prédio de dois andares, e o nosso ficava no térreo, tinha dois quartos com camas de casal e ar condicionado, sala, cozinha, garagem, um espaço externo compartilhado com churrasqueira, tanque e chuveiro.
Como é apartamento tivemos que levar lençóis e produtos de limpeza, pois não há limpeza diária.

Nós gostamos bastante, os donos estavam sempre passando para ver se estava tudo bem, o apartamento tinha o essencial para uma boa estadia, e como toda a praia bem tranquilo. O único aspecto negativo para nós foi o horário de saída, que era às 10hs da manhã, se fosse até o meio-dia dava para aproveitar mais um pouco da praia.
Você irá gostar:
– Se procura bom custo x benefício;
– Quer garagem coberta;
– Gosta de ter espaço externo para estender as roupas de banho;
– Vai em mais pessoas;
– Não quer se dar de cara com um cachorro no pátio.
Você não irá gostar:
– Se deseja um lugar com café da manhã;
– Deseja limpeza diária;
– Quer ficar em um lugar de frente para a praia;
– Não dispensa tv a cabo com múltiplos canais;
– Quer levar o bicho de estimação junto.
Maiores informações:
Site: Residencial Schäfer
Gastronomia
Cinco minutos a pé separam Pinheira de cima da de baixo, o que nos permitiu almoçar/jantar nas duas partes. Como a praia é pequena, não há muitas opções, mas isso não significa que não tivemos boas surpresas.
Restaurante Villa
Foi o escolhido para o nosso primeiro jantar. No cardápio massas, carnes, saladas e peixes, além de aperitivos para compartilhar. Pedimos massa e risoto, todos bem gostosos e bem servidos. O restaurante é bem bonitinho e o atendimento bem simpático, recomendamos.

Casa Vicenza Pizzaria
Nós gostamos tanto que fomos duas vezes. No local antepastos, saladas, massas e claro, pizzas. O lugar é muito bonito, e as mesas são delicadamente decoradas. No cardápio os pratos recebem o nome de personalidades como Fernando Pessoa, Da Vinci e Mercedes Sosa.

A nossa dica aqui é escolher entre os sabores a Baudelaire, que é a pizza de pera com nozes, simplesmente uma delícia. Outro sabor diferente que nós adoramos foi Joan Miró, que era queijo coalho com mel e limão. E se sobrar espaço para as doces, Pablo Neruda e Carmen Miranda são boas pedidas.

O atendimento também é bastante gentil, o pessoal está sempre atento, tornando o jantar uma ótima experiência.
Ki Massa
Como a Alice chegava louca de fome da praia, ela sempre jantava no apartamento. Então aproveitamos este local, bem próximo à praia de baixo da Pinheira, para jantar apenas petiscos.

O local estava bastante cheio, com ele tem música ao vivo atrai todos os tipos de perfis, de famílias a grupos de amigos, tendo um ambiente bacana para tomar um Chopp gelado acompanhado do prato de sua preferencia. Nós pedimos bolinho de bacalhau, bolinho de aipim e pastel de carne e camarão. Estavam todos gostosos, só achamos o serviço um pouco demorado.
Praça de Alimentação Praia de Cima
Com mesas de madeira e barraquinhas bonitinhas, oferece no seu espaço crepe, lanche, Buffet de comida, sorvete. Aqui não demos sorte com o crepe, a massa era deliciosa, mas faltava recheio. O Marco gostou bastante do seu cachorro-quente. Nós fomos um dia meio-dia no Buffet, que é o com menos opções na praia de cima, mas é ok nos itens oferecidos, tem a opção por quilo e livre.

Recanto BomBah Restaurante
Com opção de buffet a quilo, tem boas opções entre arroz, massa, salada e pratos a base de peixe, a comida é gostosa, o único ponto quando fomos foi a reposição do filé de peixe, que era disponibilizado em pequenas quantidades e chegou a formar fila.
Cozinha da Mama
São dois, ambos buffet a quilo e com opções a la carte também. O primeiro fica na praia de cima e possui um espaço menor, na hora do meio-dia pode ser bem cheio, com filas para se servir. O segundo fica na praia de baixo e é mais espaçoso, inclusive a área do buffet, que oferece mais pratos que o primeiro, embora a base seja a mesma dos dois. O atendimento é ok.
Para quem quer cozinhar
Como não há muitas opções de almoço, é muito fácil enjoar da comida do local para quem fica muitos dias. Como a maior parte das ofertas de hospedagem são de apartamentos e casas, quem gosta de cozinhar deve observar que não há muitas opções de mercado também. Na praia de cima só há minimercados, e na de baixo tem um mercado maior. Então não deixe de levar aquilo que considera essencial na mala.
Nossa Opinião
Nós adoramos a Praia da Pinheira, ela foi a nossa primeira parada nas férias, e achamos que o local é perfeito para quem quer desligar e desestressar, já que a praia é bastante calma, tanto em suas águas, quanto nas suas ruas.
Como ocorre em outras praias de SC que já fomos, foi muito tranquilo circular a pé tanto de dia quanto a noite, mas não fizemos nossas caminhadas durante a madrugada.
Embora com menos opções o sorvete está garantido, assim como uma barraca de doces na praia de baixo. Para quem não resiste a comprinhas, tem lojinhas também, em maior quantidade na praia de baixo.
Em relação a segurança notamos um policiamento intensivo, não raro haviam policiais circulando de moto pela areia, principalmente no final da tarde. A área do apartamento onde ficamos, assim como outras casas e pousadas da volta, tinham cerca elétrica. Confesso que estranhamos, pois nunca havíamos observado isso em outras praias de SC, mas em nossos cinco dias achamos a praia bastante tranquila.

O que não curtimos, mas isso não é algo que ocorre só na Pinheira, são pessoas com seus cachorros na beira da praia. Entendo o carinho que as pessoas tem por seus animais de estimação, mas as placas de proibição não estão ali a toa. Faz-se necessário respeitar, para saúde de todos – inclusive dos cachorros.
Se vamos voltar? Com certeza, já está na nossa lista de lugares que valem retornar.
* Viagem realizada em janeiro/2020
* Alice estava com 6 anos e 8 meses
* Todas as despesas foram pagas por nós
Quer saber sobre outras praias de Santa Catarina que nós já fomos? Leia o nosso post Santa Catarina Com Criança.
Este post faz parte de uma blogagem coletiva onde outros viajantes também compartilham as suas dicas de #praiaspelomundo. Aproveite para descobrir outros lugares encantadores clicando nos links abaixo:
- Destinos por onde andei… – Praia de Itacoatiara, a mais bela de Niterói
- Let’s Fly Away – Melhores praias de Búzios RJ. Top 7 para seu roteiro!
- Experiência Barbara – A secreta (mas famosa) piscina natural em Ilhabela
- Across The Universe – Roteiro completo de Ilhéus: o que fazer, onde comer e se hospedar
- Uma Viagem Diferente – Praias na Tailândia: 10 Dicas Para Seu Roteiro
- Mulher Casada Viaja – Praias da Costa Amalfitana
- Vamos Por Aí –7 Praias do Algarve que você precisa conhecer
- Chicas Lokas Na Estrada – 5 Praias de tirar o fôlego no litoral do Rio e São Paulo
Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:
Que bacana essa praia. Já fui a trabalho algumas vezes para Palhoça mas não tive tempo de conhecer as praias, sempre bem corrido. Adorei a dica
CurtirCurtir
Eu sei que o foco era a praia, mas eu morri com a cara das pizzas da Casa Vicenza Pizzaria. Gente, já quero experimentar os sabores que você citou. Tô com água na boca!!!
CurtirCurtir
A pizzaria é muitooooo boa, vale muito a pena ir.
CurtirCurtir
Gostei da dica de hospedagem. Ultimamente estamos ficando também em apartamentos.
CurtirCurtir
Que graça essa praia. Santa Catarina tem praias lindas. Fiquei com vontade de fazer a trilha. Ótima dica!
CurtirCurtir
Fizemos a trilha leve e foi bem legal, para quem gosta dá para fazer mais duas com um tempo maior de caminhada.
CurtirCurtir
Amei o Post, está cheio de informações e dicas úteis e importantes. Ainda não conheço a praia Pinheira mais achei ela muito linda e tranquila. É bem o estilo que gosto!
CurtirCurtir
Que linda esta praia da Pinheira e que fofa tua Alice! Isso de cachorro em praia é complicado, mesmo. A gente frequentava uma praia no litoral paulista que tinha um gramadão com coqueiros em frente ao mar, onde eu soltava minha cachorrinha, que ficava enlouquecida com o barulho e o cheiro do mar, mas nunca entrou nem pisou na areia. Ainda bem que existem praias onde eles podem entrar, mas ainda são raras.
CurtirCurtir
Olá, Marcia.
Tenho uma amiga veterinária que não recomenda a ida a praia pelo bem deles, pois além do risco de zoonoses para os banhistas, os bichinhos podem ter queimaduras, otite, entre outras doenças.
CurtirCurtir
As praias de Santa Catarina são super charmosas né? Ainda não conhecemos a Praia da Pinheira, mas já anotamos suas dicas, pois adoramos praias com trilhas.
CurtirCurtir
Adorei a dica desta praia, principalmente pelo ambiente familiar e a faixa de areia bem extensa. Imagino o quanto sua garotinha aproveitava, se chegava com bastante fome em casa é porque gastava bastante energia, rsrs.
Ótimas dicas também de hospedagem e lugares para comer, muito bom quando alguém já utilizou e nos passa suas experiências. Obrigada.
CurtirCurtir
Olá, Gisele.
A extensão da faixa de areia é grande na praia de baixo (onde ficam os pescadores), na de cima ela é menor. Mas ela com certeza aproveitou.
CurtirCurtir
Que delícia de praia!! Eu não a conhecia e achei o máximo!!! Estamos planejando voltar a Santa Catarina para explorar outros cantos não explorados e Palhoça agora já se tornou uma boa opção com essa praia de águas calmas, ótima para crianças! Adorei as dicas de onde comer! Muito bom!
CurtirCurtir
Adorei a dica!! Excelente para incluir num roteiro de uma viagem com as crianças mesmo..
CurtirCurtir
Há alguns anos passamos uma semana em Guarda do Embaú e conhecemos várias praias ali perto, inclusive a Praia da Pinheira – e combinamos de voltar pra nos hospedamos ali para aproveitar mais essa praia. Realmente ela é linda e ótima para curtir em família. Adorei as dicas de hospedagem e restaurantes!
CurtirCurtir
Adorei as dicas. Praia é sempre uma ótima opção de destino com os pequenos. Os meus adoram. E essa é realmente bem especial por sua beleza natural.
CurtirCurtir
Tenho lembranças maravilhosas de Florianópolis, mas não lembro de ter conhecido essa praia.. Que pena! Adorei o post!
CurtirCurtir
Olá,
A Pinheira não fica na ilha, e sim a 50km de Floripa 😉
CurtirCurtir
Santa Catarina continua me surpreendendo com praias muito bonitas. Ainda não tinha ouvido falar dessa mas adorei conhecer. Alice além de ter aproveitado bastante caprichou nas fotos com poses super charmosas.As pizzas estavam com uma cara maravilhosa ! beijocas
CurtirCurtir
Gostei de conhecer essa opção da pria de Pinheira,que apesar de ser mais tranquila, tem uma boa estrutura para alimentação e hospedagem. E de brinde ainda tem as trilhas que as crianças podem fazer, bem legal.
CurtirCurtir
Praia da Pinheira, como outras tantas praias de Santa Catarina, encantam a todos e as crianças aproveitam muito( e como)!! Uma sequência de belezas. Ótimas as dicas de gastronomia!!
CurtirCurtir