Campanário de São Marcos em Veneza

O Campanário de São Marcos é o edifício mais alto de Veneza. Ele fica localizado no coração da cidade: a Praça de São Marcos, e para quem adora uma vista panorâmica, é um ponto turístico imperdível.

Campanario de São Marcos
O Campanário é próximo a Basílica de São Marcos e o Palazzo Ducale

O Campanile de San Marco, também conhecido como Torre Veneziana, possui cerca de 99 metros de altura, uma construção em estilo romano que é basicamente uma coluna de tijolos, tendo no topo após a área do mirante um cubo com as figuras dos leões – representado São Marcos – e a figura feminina da Justiça, sendo finalizado com uma agulha piramidal ao final, nela se encontra um cata-vento dourado com a figura do Arcanjo Gabriel.

Campanario de São Marcos - Vista Praça de São Marcos
A Praça São Marcos

Para quem sobe a Torre, o presente é uma visão de 360º graus da cidade de Veneza, onde é possível observar as ilhas mais próximas, os canais e os pontos turísticos da cidade.

Um pouco de história

A construção da torre ocorreu entre os séculos XI e XII, uma arquitetura simples em estilo Romano, e sofrendo várias intervenções para reparos após ser atingida por raios e relâmpagos ao longo dos anos. Até que em 1776 quando foi colocado um para-raios.

Mas todas estas alterações tiveram um preço, e em julho de 1902, após a descoberta de uma fenda em uma das paredes, o Campanário desmoronou. Com o lema onde estava e como era pronunciado por Filippo Grimani, ele foi reconstruído utilizando técnicas mais seguras. Entre os itens restaurados está o Arcanjo que fica no alto.

Campanario São Marcos - Cidade
O Campanário oferece uma vista de 360º graus da cidade de Veneza

Com o desabamento, apenas um dos cinco sinos originais permaneceram, sendo os demais substituídos após a reconstrução.

O campanário foi reinaugurado em 25 de abril de 1912 para a festa de São Marcos, e a sua construção é uma cópia fiel da arquitetura de 1514, que se tornou a definitiva.

Campanario de São Marcos - Vista Labirinto
Local onde fica o Labirinto de Borges

Nossa visita

No mês de setembro a fila variava bastante de tamanho conforme o horário. Inicialmente pensamos em visita-lo próximo ao Pôr-do-sol, mas ao sair do Palazzo Ducale e ver poucas pessoas aguardando, resolvemos encarar, e foi uma boa decisão, pois rapidinho estávamos com o ingresso na mão aguardando a nossa vez de subir.

A fila para comprar o ingresso e pegar o elevador para subir o campanário é a mesma. Como a torre é bastante alta, não é disponibilizado subir pelas escadas, e cá entre nós, também não seria nada fácil.

Campanario São Marcos - Vista Santa Maria
O grande canal e a Igreja de Santa Maria della Salute

A subida é bastante rápida, e no alto é necessário ter paciência para ir em cada lado do cubo, pois várias pessoas sobem junto e aparentemente não há um tempo limite para ficar no alto.

Vale a pena? Vale. É muito legal ver o desenho no piso da Praça São Marcos, assim como os detalhes nos altos dos prédios, o grande canal e a Igreja de Santa Maria della Salute, as cúpulas da Igreja de São Marco, o outro campanário que é acessível só de Vaporetto, e a cidade como um todo.

Campanario de Sâo Marcos - Sino
Os sinos do Campanário

No alto ainda é possível ver de perto os sinos, o que particularmente chama a atenção das crianças, Alice pelo menos adora. Também há uma placa indicando que no dia 21 de Agosto de 1909 Galileu Galilei escolheu o campanário para testar o seu telescópio, já que a torre também é um excelente ponto para observar as estrelas.

Campanario de São Marcos - Cúpulas
Visão das cúpulas da Basílica de São Marcos

Estando em Veneza, não deixe de ir. A subida no campanário combina com uma volta na Praça São Marcos e visitas a Basílica de São Marcos e ao Palazzo Ducale, e claro, um gelato.

Maiores Informações:

Endereço: Piazza San Marco.

Horários:
De abril a outubro: todos os dias, das 8:30 às 21:00 horas.
De novembro a março: todos os dias, das 9:30 às 17:30 horas.
De 1º a 15 de abril: todos os dias, das 9:00 às 17:00 horas.

Valores:
Ingresso: 8€

Transporte:
Vaporetto: San Zaccaria ou San Marco, linhas 1, 2, 41, 42, 51, 52, N e LN.

* Viagem realizada em Setembro/2019
* Alice estava com 6 anos e 4 meses
* Todas as despesas foram pagas por nós

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s