Ponto turístico procurado por milhares de pessoas, cenário de filme, a belíssima Fontana di Trevi é visita obrigatória para quem decide conhecer Roma.
A maior fonte barroca da Itália possui cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura, ficando junto à fachada do Palazzo Poli.

Um pouco de história da Fontana di Trevi
A origem da fonte nos faz retornar ao ano 19 a.C., quando os romanos encontraram uma fonte de água pura e esta, através de um aqueduto, foi levada diretamente aos banheiros de Marco Vipsânio Agripa.
Durante as Guerras Góticas os aquedutos foram destruídos, mas no século XV com o Renascimento, o costume romano de erguer uma fonte ao final de um aqueduto ressurgiu.

Assim o Papa Nicolau II ordenou que o aqueduto de Acqua Vergine fosse consertado, dando origem a fonte que hoje conhecemos como Fontana di Trevi.
Entre os artistas e arquitetos envolvidos na construção, que teve projetos abandonados e aqueles que morreram antes de finaliza-la, temos Bernini, Nicola Salvi, Pietro Bracci e Giuseppe Pannini.
Origem do nome Fontana di Trevi
A fonte marcaria o ponto final do Acqua Vergine, que era localizado no cruzamento de três estradas (tre vie),sendo esta a hipótese provável.
Mas como Roma é cheia de lendas, existe também a hipótese dele ter se originado devido ao nome da jovem que descobriu a fonte de água, a moça se chamava Trivia.
E por último mas não menos importante, o nome poderia vir de uma das três saídas de água do aqueduto, que se chamava Piazza Trevi.
Arquitetura da Fontana di Trevi
Construída em estilo barroco e neoclássico, a Fontana di Trevi tem como material utilizado pedras de travertino de Tivoli e mármore de Carrara.
Ao observar suas esculturas a figura de Netuno, o deus romano do mar, é o primeiro a atrair a atenção. Sobre uma concha ele observa as diferentes reações dos homens e dos seus cavalos, onde em um se vê o desespero e no outro uma estranha calma.

Fazendo companhia a Netuno estão duas figuras femininas representando a Salubridade e a Abundância.
Como ela é uma fachada, não é possível ao público andar ao seu redor, apenas caminhar pela sua frente e laterais.
A lenda da moeda
O povo gosta de distribuir moedas e na Fontana di Trevi não é diferente, tendo como plus a mais uma lenda.
Então para quem não resiste a uma superstição, lá vai o passo-a-passo:
1) Fique bem próximo à fonte
2) Pegue uma moeda com a mão direita
3) Vire de costas
4) Jogue a moeda sobre o ombro esquerdo de forma que ela caia na fonte
Acertando na fonte, o seu retorno a Roma está garantido.
Agora se você achou os italianos e italianas um verdadeiro colírio para os olhos e quer se apaixonar por um, jogue duas moedas.
Mas se o negócio é casar, jogue três moedas.
Quem agradece este monte de moedas são os projetos beneficentes, que recebem as moedas recolhidas.
Fontana di Trevi no Cinema
A relação da Fonte com a sétima arte vem de longa data, um é o americano de 1954 Three Coins in the Fountain, que popularizou a lenda de se jogar moedas na fonte.
Em 1964 o diretor Carlo Campogalliani lançou um filme que leva o nome da fonte: Fontana di Trevi.
Há também uma comédia chamada Tototruffa 62, onde Totó – comediante italiano – tenta vender a fonte a um turista.

Mas a cena antológica tendo a Fontana di Trevi como cenário ocorreu no filme La Dolce Vita do diretor Federico Fellini. No filme italiano de 1960 a atriz Anita Ekberg entrou na fonte durante a noite, e convida Marcello Mastroianni a se juntar a ela.
A nossa visita
A Fontana di Trevi é realmente linda, mas infelizmente não é fácil observar todos os seus detalhes com a calma necessária.
O local é cercado por uma multidão que vai se revessando em frente à fonte para tirar a sua selfie. Apitos são soados toda hora solicitando que as pessoas não sentem.
Enquanto estávamos na parte frontal fomos testemunhas de um pedido de casamento, com direito a aplausos de todos que estavam na volta.
Nós acabamos ficando mais tempo na sua lateral, cuja procura é bem menor e foi possível olhar com calma a água clara, o branco das estátuas e a movimentação em si.
E nós não jogamos a moeda novamente. Sim, novamente, pois esta é a segunda vez que visitamos a fonte, a primeira foi em 2012 durante a nossa lua-de-mel. Então se estiver sem nenhuma, não se preocupe, o fato de não jogar moeda na ponte não irá impedir a sua volta.
Nós combinamos a visita à fonte a uma caminhada pelo centro, onde passamos por lugares como o Pantheon e a Piazza Navona.
Maiores Informações:
Endereço: Piazza di Trevi
Transporte: Metrô Barbieri, linha A (vermelha)
Horário: 24 horas
Valor: Gratuito
Ficou curioso para saber os outros pontos que visitamos em Roma? Leia o nosso post Roteiro 3 dias em Roma.
Quer saber nossas dicas de restaurante? Leia o nosso post Gastronomia: Restaurantes em Roma.
Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:
- Que tal receber cashback dos itens contratados para a sua viagem e já fazer uma poupança para a próxima? Faça como nós e se cadastre no Méluiz, é facil e gratuito.
- Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
- Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
- Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
- Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.
Acertei na fonte e retornei a Roma, hahaha. E foi meio sem querer. Agora, a Fontana de Trevi é realemten muito cheia!
CurtirCurtir
Sou louca por conhecer a Fontana do Trevi. Acho incrível. Fiquei chocada com a quantidade de pessoas no fundo da foto!
CurtirCurtir
Realmente tem muita gente hehehe
CurtirCurtir
A Fontana de Trevi é um dos pontos turísticos mais incríveis de Roma! Quando fui não estava esperando nada e me surpreendeu demais, mesmo sendo lotada hehehehe
CurtirCurtir
Ir a Roma e não visitar a Fontana di Trevi é um crime, né? rsrs Sou louca pra ir e jogar a moeda! Pena que está sempre lotaaaaada.
CurtirCurtir
O centro histórico, junto com o Coliseu e o Vaticano são paradas obrigatórias em uma primeira visita.
CurtirCurtir
A Fontana di Trevi é daqueles lugares que, mesmo não tendo ido até lá de fato, parece um velho conhecido de filmes e histórias e lendas…. aliás, adorei as superstições rsrsrs
CurtirCurtir
Não vejo a hora de visitar a Fontana di Trevi, estamos com viagem programada e já vou incluir as suas dicas aqui no nosso roteiro. Queria dar sorte de não pegar tanta gente, mas….enfim!
CurtirCurtir
Que delícia, Roma é muito legal, a Itália é uma viagem incrível, espero que também se apaixonem.
CurtirCurtir
A Fontana di Trevi é mesmo imperdível né? Ainda não conheço Roma, mas é uma das coisas que mais sou louca para conhecer por lá.
CurtirCurtir
É parada obrigatória para uma primeira ida a Roma.
CurtirCurtir
Adorei conhecer o histórico da Fontana di Trevi, obrigada, não sabia de sua origem e já escolhi até minha versão preferida: a das 3 vias!
CurtirCurtir
eu me apaixonei muito pela fontana, amor a primeira vista! s’ao tantos detalhes incriveis… e joguei a moedinha pra voltar pra cidade eterna ❤
CurtirCurtir