Fontana di Trevi

Ponto turístico procurado por milhares de pessoas, cenário de filme, a belíssima Fontana di Trevi é visita obrigatória para quem decide conhecer Roma.

A maior fonte barroca da Itália possui cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura, ficando junto à fachada do Palazzo Poli.

Fontana di Trevi
Netuno e suas águas atraem os visitantes até a Fontana di Trevi

Um pouco de história da Fontana di Trevi

A origem da fonte nos faz retornar ao ano 19 a.C., quando os romanos encontraram uma fonte de água pura e esta, através de um aqueduto, foi levada diretamente aos banheiros de Marco Vipsânio Agripa.

Durante as Guerras Góticas os aquedutos foram destruídos, mas no século XV com o Renascimento, o costume romano de erguer uma fonte ao final de um aqueduto ressurgiu.

Fontana di Trevi lateral
A Fontana di Trevi teve diferentes artistas e arquitetos envolvidos em sua construção

Assim o Papa Nicolau II ordenou que o aqueduto de Acqua Vergine fosse consertado, dando origem a fonte que hoje conhecemos como Fontana di Trevi.

Entre os artistas e arquitetos envolvidos na construção, que teve projetos abandonados e aqueles que morreram antes de finaliza-la, temos Bernini, Nicola Salvi, Pietro Bracci e Giuseppe Pannini.

Origem do nome Fontana di Trevi

A fonte marcaria o ponto final do Acqua Vergine, que era localizado no cruzamento de três estradas (tre vie),sendo esta a hipótese provável.

Mas como Roma é cheia de lendas, existe também a hipótese dele ter se originado devido ao nome da jovem que descobriu a fonte de água, a moça se chamava Trivia.

E por último mas não menos importante, o nome poderia vir de uma das três saídas de água do aqueduto, que se chamava Piazza Trevi.

Arquitetura da Fontana di Trevi

Construída em estilo barroco e neoclássico, a Fontana di Trevi tem como material utilizado pedras de travertino de Tivoli e mármore de Carrara.

Ao observar suas esculturas a figura de Netuno, o deus romano do mar, é o primeiro a atrair a atenção. Sobre uma concha ele observa as diferentes reações dos homens e dos seus cavalos, onde em um se vê o desespero e no outro uma estranha calma.

Fontana di Trevi multidão
Alice entediada com a difícil missão de tirar uma foto na Fontana di Trevi

Fazendo companhia a Netuno estão duas figuras femininas representando a Salubridade e a Abundância.

Como ela é uma fachada, não é possível ao público andar ao seu redor, apenas caminhar pela sua frente e laterais.

A lenda da moeda

O povo gosta de distribuir moedas e na Fontana di Trevi não é diferente, tendo como plus a mais uma lenda.

Então para quem não resiste a uma superstição, lá vai o passo-a-passo:
1) Fique bem próximo à fonte
2) Pegue uma moeda com a mão direita
3) Vire de costas
4) Jogue a moeda sobre o ombro esquerdo de forma que ela caia na fonte

Acertando na fonte, o seu retorno a Roma está garantido.

Agora se você achou os italianos e italianas um verdadeiro colírio para os olhos e quer se apaixonar por um, jogue duas moedas.

Mas se o negócio é casar, jogue três moedas.

Quem agradece este monte de moedas são os projetos beneficentes, que recebem as moedas recolhidas.

Fontana di Trevi no Cinema

A relação da Fonte com a sétima arte vem de longa data, um é o americano de 1954 Three Coins in the Fountain, que popularizou a lenda de se jogar moedas na fonte.

Em 1964 o diretor Carlo Campogalliani lançou um filme que leva o nome da fonte: Fontana di Trevi.

Há também uma comédia chamada Tototruffa 62, onde Totó – comediante italiano – tenta vender a fonte a um turista.

Filme La dulce vita
Filme La Dolce Vita pelo olhar do fotógrafo Pierluigi Praturlon

Mas a cena antológica tendo a Fontana di Trevi como cenário ocorreu no filme La Dolce Vita do diretor Federico Fellini. No filme italiano de 1960 a atriz Anita Ekberg entrou na fonte durante a noite, e convida Marcello Mastroianni a se juntar a ela.

A nossa visita

A Fontana di Trevi é realmente linda, mas infelizmente não é fácil observar todos os seus detalhes com a calma necessária.

O local é cercado por uma multidão que vai se revessando em frente à fonte para tirar a sua selfie. Apitos são soados toda hora solicitando que as pessoas não sentem.

Enquanto estávamos na parte frontal fomos testemunhas de um pedido de casamento, com direito a aplausos de todos que estavam na volta.

Fontana di Trevi nós

Nós acabamos ficando mais tempo na sua lateral, cuja procura é bem menor e foi possível olhar com calma a água clara, o branco das estátuas e a movimentação em si.

E nós não jogamos a moeda novamente. Sim, novamente, pois esta é a segunda vez que visitamos a fonte, a primeira foi em 2012 durante a nossa lua-de-mel. Então se estiver sem nenhuma, não se preocupe, o fato de não jogar moeda na ponte não irá impedir a sua volta.

Nós combinamos a visita à fonte a uma caminhada pelo centro, onde passamos por lugares como o Pantheon e a Piazza Navona.

Maiores Informações:
Endereço: Piazza di Trevi
Transporte: Metrô Barbieri, linha A (vermelha)
Horário: 24 horas
Valor: Gratuito

Ficou curioso para saber os outros pontos que visitamos em Roma? Leia o nosso post Roteiro 3 dias em Roma.
Quer saber nossas dicas de restaurante? Leia o nosso post Gastronomia: Restaurantes em Roma.

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

13 comentários em “Fontana di Trevi

  1. A Fontana di Trevi é daqueles lugares que, mesmo não tendo ido até lá de fato, parece um velho conhecido de filmes e histórias e lendas…. aliás, adorei as superstições rsrsrs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s