Natal na Serra Gaúcha 2019

Todos os anos a Serra Gaúcha se torna um mundo de encantamento para quem ainda acredita no bom velhinho. Aproveitamos o feriado do dia 15 de novembro para conferir o Natal Luz de Gramado e o Sonho de Natal de Canela.

Natal Luz - Rua torta
A famosa Rua Torta de Gramado toda decorada

Este ano quem ganhou o nosso encantamento foi à chegada do Papai Noel em Canela, que é belíssimo e cuja produção está de parabéns. Sem mais delongas compartilho com vocês nossas impressões em um feriado que lotou a Serra Gaúcha.

Para saber sobre mais atrações das cidades, leia o nosso Guia Gramado com Criança e o nosso Guia Canela com Criança.

Natal Luz de Gramado

A cidade encontra-se decorada deste o pórtico, bolas de natal gigantes anunciam que o Natal Luz já começou.

Renas, anjos, árvores, soldados, casinhas e claro o Papai Noel. É o espírito de natal pulsa em toda a cidade e te faz sentir da mesma idade das crianças que circulam.

Natal Luz - Praça Etnias
O que não falta são árvores de Natal

Como ocorre todos os anos há eventos pagos e gratuitos, entre os pagos há três apresentações este ano que ocorrem em dias alternados. Mas como o valor do ingresso para nós três estava custando próximo aos R$ 500,00 reais, a ideia foi cancelada e ficamos apenas com as opções gratuitas.

Eventos Gratuitos

Rua Coberta
Além dos tradicionais restaurantes, a rua também está toda enfeitada e apresentações são realizadas durante o dia, como corais que nos fazem relembrar músicas natalinas.

Natal Luz - Rua Coberta Coral
Apresentação na Rua Coberta

Ao lado da rua coberta há também uma casinha no melhor estilo de biscoito com uma árvore de natal.

Natal Luz - Rua Coberta 2
Casa de biscoito

Em frente é possível observar a decoração do palácio dos festivais, que virou uma livraria e a árvore cantante que fica em frente à Igreja Matriz São Pedro, infelizmente não vimos nenhuma apresentação da mesma.

Natal Luz - Arvore Cantante
Árvore em frente a igreja

Praça das Etnias
Além de pão e cuca quentinhos há uma pequena vila, na maior parte das casas estão à venda produtos de decoração natalinos, mas em uma delas está o Papai Noel recebendo as cartinhas dos pequenos.

Natal Luz - Casa Papai Noel
Fila para entrar na casa do Papai Noel

Quando passamos a fila não estava grande, como a Alice não é de interagir com o bom velhinho, não sei como funciona o bate-papo para a entrega da cartinha, que ocorre no interior da casa.

Parada de Natal
Em 2015 nós passamos o Natal em Gramado e foi à última vez que viemos à cidade neste período.

Eu guardava uma lembrança bem bonitinha da parada da tarde, e como a Alice não se lembra mais, era um dos itens do nosso roteiro.

Mas a parada mudou…

Natal Luz - Parada
Parada de Natal

Se antes as pessoas se distribuíam ao longo da avenida principal para ver Papai Noel e sua turma passar, agora em 2019 o número de participantes era menor e a maior parte da apresentação aconteceu em frente ao Palácio dos Festivais.

Resultado: quem não consegue ficar na aglomeração do Palácio não vê nada durante vinte minutos, tornando a parada extremamente chata para os pequenos. E como o desfile pela rua é rapidinho, os pequenos ficam com cara de ficamos tanto tempo aqui para isso?!

Acendimento das Luzes
A lembrança que eu tinha era das luzes se acendendo desde as pontas, até chegarem na grande árvore, em um espetáculo rápido e ao mesmo tempo cheio de magia, pois ao sair da escuridão para a iluminação colorida, era possível sentir a magia do Natal.

Mas o acendimento também mudou…

Natal Luz - Acendimento
Palácio dos Festivais a noite

E agora ele também é centralizado no Palácio dos Festivais. Para quem consegue ficar próximo, é possível assistir todo o teatro do Papai Noel, seus assistentes e os responsáveis mágicos pela iluminação.

O acendimento ficou longo, e ocorre aos poucos, a grande árvore se tornou figura secundária.

Natal Luz - Arvore
A grande árvore na rotatória

Com crianças menores o evento se torna cansativo, pois elas precisam ficar no colo para enxergar alguma coisa. A multidão fica toda aglomerada na volta do palácio, sendo bastante difícil se deslocar de um lado para o outro.

Natal Luz - Palácio dos Festivais
Palácio dos Festivais de dia

Assim como aconteceu com a parada, a centralização parece promover mais desconforto do que magia, o que é uma pena.

Para saber toda a programação, valores e horários, consulte o site do Natal Luz.

Sonho de Natal em Canela

Nós nunca havíamos ido à apresentação noturna de Canela, mas este ano resolvemos sanar a nossa curiosidade em relação ao evento.

Canela também está toda enfeitada, e nos dias da apresentação a avenida principal é fechada para carros nas áreas próximas a Catedral de Pedra.

Sonho de Natal - Árvore
Canela e sua avenida principal decorada

Ao longo da rua telões foram espalhados para quem irá acompanhar o show gratuitamente.

Ficamos no meio da galera, e embora não se tenha uma visão completa de tudo, o espetáculo encanta a todos.

O show trás no repertório tanto músicas natalinas como infantis, e a catedral é iluminada em diferentes tons acompanhando os acordes.

Sonho de Natal - Chegada Papai Noel
Na chegada do Papai Noel a iluminação ganha a companhia dos fogos

Mas o grande momento é quando Papai Noel chega de helicóptero, após algumas voltas abanando para todos, ele aparece no alto da catedral e inicia a sua descida.

Aqui além das luzes temos fogos de artifício, deixando tudo simplesmente espetacular.

É uma hora de uma apresentação simplesmente muito bonita. A ponto que resolvi que na próxima oportunidade vou comprar os ingressos para assistir mais de perto, pois realmente vale a pena.

Nós só assistimos a chegada do Papai Noel, mas os visitantes de Canela também podem ver nos finais de semana:

Artistas de rua tocando em espaços públicos da cidade
Christmas in Concert onde banda, coral e corpo de baile interpretam músicas natalinas.
O Som do Vento mistura tango e jazz através de um grupo instrumental.
Encenação do nascimento de Cristo por estátuas humanas
Paradinha de Natal: Papai Noel e sua trupe fazem uma festa pelas principais ruas da cidade.
Desfile de natal: este não assistimos por só iniciar no final do mês de novembro

Atenção: ao contrário de Gramado, Canela preserva a tranquilidade de cidade do interior, e os seus eventos ocorrem nos finais de semana. Para quem ficou com vontade de ver ao vivo, não deixe de visitar o site com a programação, já que os eventos podem mudar de um final de semana para o outro.

Site com a programação de Canela: Sonhos de Natal

Nossa Opinião

Mesmo com as mudanças visitar a Serra Gaúcha nesta época vale a pena, principalmente se você estiver com crianças, pois todo o colorido das cidades fazem um resgate do espírito natalino.

No caso de Gramado a alimentação é bem mais cara e o trânsito às vezes caótico, para isso vale a pena ficar de olho nos cupons de desconto – nós testamos nesta viagem o Laçador de Ofertas – e ficar em hotéis próximo ao centro para fazer o máximo de passeios a pé, para conservar a paciência.

* Viagem realizada em Novembro/2019
* Patrocinada por nós mesmos
* Alice estava com 6 anos e 6 meses

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

14 comentários em “Natal na Serra Gaúcha 2019

  1. A cidade nessa época fica muito linda as luzes e a decoração são espetaculares, lindas as fotos fiquei encantada com tudo, que vontade de passear por aí bjs.

    Curtir

      1. Duas cidades que já sao lindas por natureza; no natal ficam ainda mais encantadoras! Que bacana conhecer todos estes detalhes do Natal de Luz e do Sonho de Natal aqui no blog. Adorei!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s