Visitando o Fórum Romano e Palatino

Localizado junto ao Coliseu, com ingresso incluído no mesmo bilhete, a visita ao Fórum Romano e ao Palatino podem ser um complemento, ocupando assim um dia inteiro na cidade de Roma.

Palatino 5
Em um grande espaço a praça que já foi a principal de Roma

Quando montei o roteiro, já tinha agendado o Coliseu para o turno da manhã. Programei para almoçarmos e desvendar os dois lugares no turno da tarde. Tudo aparentemente muito tranquilo.

Acesso

A entrada para o Fórum Romano e Palatino é única, pegamos uma fila para acessar, mas nada que nos deixou horas esperando. Para encontra-la vá em direção ao Arco de Constantino e depois a Sacra Via – rua principal da antiga Roma-, o acesso é bem fácil e tranquilo de encontrar.

Palatino 2
Ruínas e casas completas contam o período do Império Romano

Mas nós fomos em setembro, na alta temporada – meses de julho e agosto – a fila não é tão tranquila, e dependendo do horário ela chega a fazer voltas no complexo, então é sempre um ponto de atenção saber em que época se irá visitar.

Um pouco de história

Toda história tem uma lenda, neste caso é a própria Roma, que teria sido fundada em 753 a.C por Rômulo, sendo ampliada pouco a pouco conforme ia se impondo e aumentando o seu território.

Palatino - Início de tudo
Local que teria sido a cabana de Rômulo e o início de Roma

Ainda no período da monarquia, a região que seria o ponto central de Roma, foi drenada para a construção de uma rede de esgotos. Mas em 509 a.C. veio a República e o início da construção de grandes edifícios públicos.

O Fórum Romano foi uma praça retangular que era o centro político, religioso, jurídico e administrativo da antiga Roma. Cada imperador que assumia construía algo para deixar o seu nome na história, o que tornava a sua ampliação permanente.

Construído entre as colinas Palatino, Capitólio e Quirinal durante 10 séculos, o local foi o coração de Roma, teve em seu espaço cerimônias triunfais, eleições e gladiadores.

Falando em colinas, o Palatino era uma das sete de Roma próxima ao rio Tibre, Sua localização era de fácil defesa pelo seu isolamento. E veio a se tornar o local da casa do imperador Augusto e mais tarde de Nero, Domiciano, Adriano e Septímio Severo, além de outros romanos influentes da época.

Palatino 3
O Estádio de Domiciano

Lembram da lenda que eu comentei no início do texto? Pois então, a loba que amamentou os gêmeos Rômulo e Remo teria saído justamente do Palatino. E curiosamente é ele que preserva mais prédios para contar a história do período.

Sobre preservação, principalmente no Fórum, as construções foram destruídas pelo homem e pelo tempo após a queda do Império Romano. Prédios como a Basílica Emília e o Templo do Divino Júlio e estátuas de imperadores desapareceram, restando em alguns casos apenas o terreno que ocupavam.

As informações desta parte histórica foram retiradas do livro Roma ontem e hoje de Giuseppe Gangi, que na próxima ida ao Fórum irei levar junto.

A nossa visita

Após passar pelas catracas a primeira coisa com que nos deparamos foi com o arco de Tito, que definitivamente não perdeu a sua grandiosidade.

A sua construção foi derivada do dinheiro saqueado por Tito de Jerusalém, e após a morte do imperador em 81 d.C. recebeu a inscrição Senatus Populusque Romanus Divo Tito Divi Vespasiani F(ilio) Vespasiano Augusto que significa O Senado e o Povo Romano ao divino Tito, filho do divino Vespasiano, Vespasiano Augusto.

Palatino e Forum Romano - Arco Entrada
O Arco de Tito e sua inscrição

Também encontramos um painel com mapa do local, e aqui vai a minha primeira dica, se você não tiver um – como foi o nosso caso – fotografe. Pois conforme se vai andando, o sentimento que se tem é de estar perdido no local, visto que as explicações nos cartazes não são muitas, e vários dos locais literalmente viraram pó.

Nós entramos no caminho que dava acesso ao Palatino, e a partir daí foi como entrar em um labirinto. Em alguns momentos andávamos em circulo, em outros não achávamos saída. Resumindo: não era tão tranquilo quanto na teoria.

Palatino

Mas também nos deparamos com mirantes, construções quase intactas e lugares que ainda preservam a sua beleza.

O local é grande, e confesso que senti falta de um guia ou mapa para nos indicar o melhor trajeto, pois não é dado nenhum e são poucas as orientações existentes no local.

O resultado é que acabamos visitando apenas a área do Palatino, pois o fim da paciência da Alice somado ao sol nos fez sair do local antes de caminharmos por tudo.

Palatino 4
Domus Flavia

Então seguem as minhas dicas para quem vai em um dia quente:
– Leve um mapa do local em papel ou no celular;
– Vá de chapéu;
– Leve água;
– Estude o local antes e anote o que deseja ver para fazer um roteiro mínimo de visita (me arrependi amargamente de não ter feito isso);
– Com criança procure ou crie uma história que estimule a curiosidade deles, pois olhar apenas para ruínas pode ser bastante tedioso para os pequenos;
– Esteja preparado para caminhar pelo menos duas horas, então roupas e sapatos confortáveis são essenciais.

Mas não fique achando que não gostamos, pelo contrário, é um lugar que eu voltaria munida de mais informações, pois ele merece muita calma para ser admirado.

Resumindo: vou ter que retornar para ver o Fórum Romano, mas só depois que a Alice estiver maior 😛

Ficou curioso para saber os outros pontos que visitamos em Roma? Leia o nosso post Roteiro 3 dias em Roma.
Quer saber nossas dicas de restaurante? Leia o nosso post Gastronomia: Restaurantes em Roma.

* Ingressos pagos por nós
* Viagem realizada em Setembro/2019
* Alice estava com 6 anos e 4 meses

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

35 comentários em “Visitando o Fórum Romano e Palatino

  1. Que passeio maravilhoso conhecer lugares como esses é muito bom, achei bastante interessante o Fórum Romano, não conheço Roma pessoalmente mais sei que é um lugar magnífico, bjs.

    Curtir

  2. Gente, que roteiro incrível! Roma é um dos lugares que sonho conhecer e, agora, junto ao Coliseu, tenho mais o Fórum e o Paladino pra visitar hahahahaha obrigada pelas dicas para o dia quente, é sempre importante lembrar mas nem sempre lembramos

    Curtir

  3. Nossa as fotos ficarão maravilhosas, essa história da loba é muito expressiva, e estar em um local com toda essa história deve ser de arrepiar, legal essas dicas para dias quentes

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s