Economizar e viajar, é só começar!

Mas vocês são ricos?! Estão sempre viajando.
Apesar de não viajarmos tanto assim (afinal, férias são 30 dias por ano), não é raro ouvirmos comentários semelhantes a este.

janela aviao

Viajar exige organização e planejamento

Mas a verdade é que mais do que dinheiro, é necessário organização e planejamento. Neste post explico como estamos nos organizando para as nossas viagens em família deixarem de ser sonhos e virarem realidade.

Independência
Nós mesmos já utilizamos agência de viagem nas férias, e ao começar a fazer todas as contratações por conta nos deparamos com uma grande economia. Isto é natural, pois é um trabalho e isto precisa ser remunerado.

Dia 6 - 2

Mapas são ótimos amigos dos viajantes independentes

Viajar por conta tem além da vantagem econômica o fato de você ter que pesquisar sobre os lugares que vai. Com isso pode-se descobrir que dois dias em uma cidade é insuficiente para tudo o que interessou. Mas também exige resiliência, o que é planejado nem sempre ocorre 100% na prática. Faz parte da aventura.

Temporadas
Os preços são regulados pelo volume de visitantes ao local. Com isto os períodos de férias escolares acabam sendo uma alavanca e tanto para se gastar mais. Isso que não estou falando de todo o stress de enfrentar uma multidão tanto nas areias quanto em pontos turísticos. Por exemplo:

Alta temporada no Brasil: feriados, metade final do mês de dezembro, janeiro, metade inicial do mês de fevereiro e julho.

Alta temporada na Europa e Estados Unidos: julho e agosto

Naturalmente existem destinos que a procura não é excessiva, permitindo ir a qualquer época do ano. Por isso é importante pesquisar sobre o local.

Mercat La Boqueria

O número de pessoas e o preço a ser encontrado depende da temporada que se vai

Mas para os locais famosos, se puder evitar o período de férias escolares, a chance de economizar em passagem, hospedagem, ingressos e restaurantes aumenta bastante.

Não havendo outra época, não desista ainda, vamos passar pelos próximos itens.

Passagens Aéreas
Se tem um item que pode mudar de valor do dia para noite são as passagens aéreas. Reguladas pela procura, podem ter período de grandes promoções, que podem te fazer gastar até 50% a menos do que o imaginado inicialmente neste item.

Como fazemos: ao definir um destino, começamos a pesquisar o valor das passagens. Faltando muito tempo (8 meses) esta pesquisa fica entre quinzenal e mensal. Quando chegamos nos 6 meses ela passa a ser semanal.

O que utilizamos: o Google flights que trás uma pesquisa de todas as companhias, o Kayak que envia alerta avisando se as passagens aumentaram ou diminuíram de preço e o Melhores Destinos que mandam e-mails e alertas com promoções.

Data de ida e volta definidas com passagens na mão, vamos para o item seguinte.

Nem Luxo Nem Lixo
A hospedagem pode ser um item bastante caro conforme o local escolhido. Desejar um resort em alta temporada nas praias brasileiras ou hotel com 5 ou mais estrelas na Europa exige bala na agulha.

O bom senso aqui deve prevalecer. Quais são os requisitos mínimos para você querer se hospedar em uma pousada/hotel/hostel/apartamento?

Aqui vale a pena ler avaliações, seja via blog, TripAdvisor ou sites de reserva. E avaliar quais requisitos não obrigatórios pode estar encarecendo a estadia.

villa michelon quarto

Dependendo do tipo de hospedagem, ela pode se tornar o item mais caro da viagem

Como viajamos em família a nossa preferência são por quartos-apartamentos, que normalmente possuem um quarto separado e um sofá cama na sala, além de uma cozinha. Em alguns casos não temos serviço de quarto diário nem café da manhã, mas como não nos importamos de arrumar a própria cama ou lavar a louça, a diferença de preço entre dois quartos de hotéis convencionais compensa.

Isto não quer dizer que não se encontrem verdadeiras joias, como foi o nosso caso com o Room Mate Laura em Madrid, um 3 estrelas espetacular.

Outra coisa que nos ajuda a economizar é a “fidelização” a dois sites de reserva. No Brasil tenho gostado de utilizar o Booking, pela quantidade de lugares e os descontos por ser genius. Para reservas no exterior sou fã do Hoteis.com, já que consigo pagar em reais sem IOF e a cada 10 diárias eu ganho uma grátis com o valor médio das utilizadas. E sim, nesta brincadeira se economiza.

Alimentação
Ninguém quer tirar férias e cozinhar o tempo todo. Ao mesmo tempo quem passa só a lanche perde a oportunidade de conhecer a cultura do local visitado pela gastronomia. E dependendo do lugar, as refeições são bem caras.

O que nós costumamos fazer? Aqui entra novamente as pesquisas e referências para saber quais os lugares bons e as médias de preço, para ter um equilíbrio de gastos. No caso da Europa é comum ter os menus do dia, que podem ser ótimas surpresas, com entrada + prato principal + sobremesa + bebida.

Casa Vanni - Pratos

Gastronomia também é uma forma de conhecer a cultura

Outro dado é que o almoço costuma ser mais barato do que o jantar, então temos optado por almoçar durante os passeios e fazer o jantar para a Alice e lanche para os adultos no hotel. Com isso além de aproveitar os restaurantes, também conhecemos os mercados e experimentamos coisas diferentes.

Transporte
Para ida e volta do aeroporto observamos o funcionamento dos táxis. Se o valor é tabelado, não há indícios de maiores problemas, é a nossa primeira opção, senão contratamos um transfer.

dia-7-4

Para andar na cidade e realizar bate-volta o transporte público é sempre uma boa opção

Já para andar pelas cidades e realizar bate-volta temos optado por transporte público. Compramos os passes com várias viagens que são bem mais baratos que os individuais, e mesmo em quatro pessoas sai mais em conta do que andar de táxi, por exemplo.

Passes e dias gratuitos
Muitas cidades oferecem passes para visitar pontos turísticos. Em Paris o Museum Pass nos proporcionou uma grande economia pelo número de lugares que visitamos. Em Barcelona já valia mais comprar os ingressos antecipados pela internet.

Dia 4 - 4

Reina Sofia em Madrid

Outro ponto para a pesquisa é ver se a atração que se deseja visitar não tem um horário ou dia de visita gratuita. Existem museus muito legais, como o Reina Sofia e o Museu Marítimo que você não enfrenta multidão apesar da gratuidade, e outros como o Prado que a fila é imensa (e aí é preciso ver o que vale mais: o seu tempo perdido pela espera ou o valor do ingresso).

Atrações gratuitas
Sempre há um lugar bonito e interessante que você não irá pagar nada para conhecer. Então na hora de montar o seu roteiro não deixe de pesquisar as atrações gratuitas, onde você pode se deparar com pontos turísticos famosos (como a Notre Dame de Paris), interessantes (como o museu Iberê Camargo de Porto Alegre) ou que irão despertar a sua curiosidade (como o Templo Debot de Madrid).

IMG_1474

A entrada na Igreja de Notre Dame é gratuita

Distribua o dinheiro
Muitos países exigem que você comprove um valor mínimo por dia durante a sua estadia. Com base nisso aprendemos a nos organizar em todas as viagens com os nossos gastos máximos por pessoa/dia.

Como fazemos? Por exemplo, determino que vamos gastar o valor de 100 por pessoa, se gastamos 50, os outros 50 são redistribuídos pelos próximos dias. Se o gasto é maior, 120, o valor é retirado dos demais dias. Assim mantemos o equilíbrio para não voltarmos preocupados por termos perdido a mão durante os passeios.

Você pode estar se perguntando, mas isto não atrapalha para aproveitar a viagem? A resposta é não, pois neste gasto diário estão alimentação, ingressos (se não foram comprados ainda) e transporte. O momento pensar é caso se tenha interessado em comprar algum objeto ou roupa que irá voltar contigo para casa, e isto querendo ou não freia aqueles impulsos por compras desnecessárias.

Compras
Sim, nós também fazemos compras. E nós sempre deixamos para o penúltimo dia, pois já temos uma ideia de sobra financeira e tempo para pesar a mala (ponto de atenção: mala acima do peso possui uma taxa alta, sempre observe os limites de quantidade de malas e peso das mesmas).

No caso das viagens ao exterior, normalmente já sei o que mais vale a pena, e o que nos chamou a atenção. Mercado é um lugar bacana para trazer chocolate e bebidas, assim como os períodos de promoção que te permitem trazer roupas e brinquedos por preços ótimos. Outro item queridinho nosso é maquiagem e cosméticos, com opções de alta qualidade que nos fazem feliz.

Dentro do Brasil, com as restrições de bagagem, confesso ter refreado bastante as compras, que o diga a Feirinha de Curitiba, onde vi muita coisa legal, mas não trouxe nada por não ter espaço na mochila.

E você? Tem alguma dica de economia que ainda não testamos? Deixa nos comentários.

Este post faz parte de uma blogagem coletiva onde outros viajantes também compartilham as suas dicas de como #economizaremviagens. Aproveite pra conhecer estas outras dicas clicando nos links abaixo:

Planeje sua viagem em parceria com o blog:

Organizando sua viagem através das nossas parcerias, você garante as melhores condições sem pagar nada mais por isso e nos ajuda a manter o blog com publicações independentes.

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a rentcars e não pague IOF.
Anúncios

20 comentários sobre “Economizar e viajar, é só começar!

  1. Mar Falco disse:

    Muito bom o post!
    O segredo está no planejamento e esses passos ajudam muito a fazer o bom e velho “custo X benefício”. Até porque a economia não está em não gastar nada e sim gastar com inteligência 😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s