Planejamento: Como reservar hospedagem?

Uma das formas de economizar em viagem é realizando todas as contratações de forma independente. Neste post iremos falar de um dos itens mais caros: a hospedagem.

Quando compramos um pacote por agência, elas trazem uma lista de hotéis e pousadas com as quais elas trabalham, e naturalmente em cima disso há uma comissão.

Descobri esta economia quando realizamos a nossa viagem para Portugal. Eu havia gostado muito de um hotel, mas o valor da agência era superior ao que eu havia me proposto a gastar. E as opções repassadas dentro do que eu havia estipulado não agradavam.

Foi quando resolvi colocar no Google e achei uma oferta em um site de hospedagem para o hotel, e o valor era abaixo do que eu havia me proposto a pagar. Foi a primeira de muitas hospedagens contratadas de forma independente.

Quais são os meus requisitos?

Antes de reservar você precisa responder algumas perguntas como:

1) Quantas pessoas irão na viagem?
Existem quartos para pessoa, quartos familiares, quartos que são verdadeiros apartamentos. E quanto mais gente no mesmo quarto, mais barato fica a diária por pessoa.
Normalmente os sites de reserva indicam a capacidade máxima de cada quarto, sendo necessário sempre prestar a atenção.

2) Elas irão ficar todas no mesmo quarto?
Como eu comentei na primeira pergunta quanto mais pessoas mais barato a diária. Neste caso quanto maior a intimidade, maior a economia.

3) Irá viajar com crianças? Quantos anos elas terão no período da viagem?
Crianças pequenas normalmente não são cobradas, e para as maiores às vezes se paga apenas à taxa de uma cama extra. Além disso, os menores de idade muitas vezes são isentos de taxa turística. Por isto tudo é importante informar a idade correta que as crianças vão ser no período que a viagem será realizada.

4) Quanto você pode gastar por dia em diária?
Este é um dado que você pode utilizar para refinar os filtros de pesquisa. Com isso você irá visualizar o que está se propondo a pagar, reduzindo as chances de se encantar por algo que vai estourar o orçamento planejado.
Quando pensar no valor sempre dê uma margem, pois no valor da diária não estão os impostos e as taxas turísticas. Então se pode gastar no máximo 300 reais por dia, experimente pesquisar por 250 a diária, só aumentando o valor se não encontrar nada que te atenda.

5) Você precisa de recepção 24 horas?
Alguns hotéis e pousadas possuem recepção com horário reduzido, o que pode dificultar um pouco quem chega à noite ou até mesmo na madrugada. Normalmente eles oferecem alternativa de comunicação, resta saber se você se sente seguro quanto a isto.
Infelizmente não encontro estas informações nos filtros para refinar a pesquisa, mas é um dado que está sempre nas informações detalhadas do hotel. Assim como as taxas para check-in e check-out tardios.

6) Você precisa de estacionamento?
Nem todo local dispõe de estacionamento, e entre os que oferecem nem todos são gratuitos. Este é um dado que se pode utilizar nos filtros de refinamento se for algo necessário para você.

7) Faz questão de café da manhã incluído na diária?
Nem todo estabelecimento oferece café da manhã, e alguns cobram o valor a parte ou com uma sobretaxa no valor da diária. É interessante avaliar se o custo do hotel vale a pena ou se é melhor procurar uma padaria próxima para tomar o seu café da manhã.
Este é um dado que você também pode utilizar no refinamento.

8) Deseja economizar com refeições tendo cozinha no quarto?
Quartos que possuem cozinha são uma excelente opção para quem deseja economizar com as refeições ou esta viajando com criança. Normalmente são pequenos apartamentos que possuem além da cozinha uma pequena sala com sofá-cama, permitindo assim que mais pessoas dividam o espaço.
Também é um item que pode ser selecionado para refinar a pesquisa.

9) Tem exigência por um número mínimo de estrelas? Ou topa qualquer estilo?
Nos filtros de refinamento é possível indicar o tipo de hospedagem (hotel, pousada, hostel…) e o número de estrelas do local. Normalmente quanto mais estrelas, mais conforto, mas é uma regra que nem sempre é obedecida.
Eu particularmente gosto mais de filtrar por comentários (nota superior a 8), mas não deixa de ser uma boa opção de refinamento da pesquisa para quem tem um grau de exigência mais alto.

10) Faz questão que seja perto de algum ponto específico?
Normalmente no refinamento da pesquisa é possível selecionar a região ao qual se deseja hospedar. Então se existe um local especialmente interessante para você, o refinamento poderá ser feito por ele.
Para quem deseja visitar vários pontos turísticos ou utilizar transporte público também é importante observar nos dados do hotel a sua distância dos locais. Nem sempre compensa pagar barato em lugares que você irá perder muito tempo dentro de trens e ônibus.

11) Como você quer pagar?
Você prefere pagar parcelado e em reais? Prefere pagar com o cartão de crédito no exterior e ganhar mais pontos? Irá optar em pagar em dinheiro ou cartão pré-pago no local?
Existem sites de hospedagem que te permitem pagar diretamente nele e outros que você paga diretamente no estabelecimento. Por isso a informação pode ser relevante.

12) Exigências mínimas que você tem em relação à hospedagem?
Para você ter minibar no quarto é essencial? Wi-fi grátis é obrigatório? Você sonha em chegar dos passeios e se atirar em uma piscina? Quer levar o seu bicho de estimação junto? Não dispensa a academia nem nas férias? O quarto precisa ter acessibilidade?
Existem várias opções que podem ser decisivas para a sua escolha que podem ser usadas no refinamento.

Respondida todas as perguntas? Agora você pode ir para as pesquisas em si.

Como pesquisar?

Existem vários sites de hospedagem hoje em dia, e também alguns sites de comparação de preço. Vou falar abaixo dos que eu mais utilizo:

Hoteis.com: foi o site que encontrei o hotel para Portugal e desde lá se tornou o meu preferido para as reservas internacionais. Você precisa informar a cidade, as datas da viagem, número de quartos e hóspedes para iniciar a pesquisa.

Tela Pesquisa Hoteis

Após o retorno dos resultados é possível filtrar pelas preferências e ir refinando a pesquisa. Nas primeiras informações também já consta se aquele estabelecimento permite que você parcele pelo próprio site.

O que eu gosto dele:
– A possibilidade de pagar em reais pelo próprio site sem IOF e parcelar o valor em até 12x sem juros.
– A diária grátis, que é uma média do valor das 10 últimas diárias já utilizadas. Todo ano tenho pelo menos uma.
– Tudo é bem explicado no site.
– A compra é segura.

O que eu não gosto:
– Ele possui menos opções de hospedagem em comparação ao Booking.com, por exemplo.
– Traz na pesquisa os hotéis que não possuem disponibilidade na data informada.

Se quiser experimentar e iniciar com um bônus de desconto, utilize o nosso link de Indicação de Amigos.

Booking.com: comecei a utilizar o site no final de 2018 e ele se tornou o meu preferido para as reservas nacionais. Ele segue o mesmo padrão de pesquisa, após informar cidade, data, quartos e hóspedes ele irá trazer as opções que estão de acordo com o informado e no menu lateral permite refinar o resultado.

Tela de Pesquisa Booking

O que eu gosto dele:
– Tem muitas opções de hospedagem, até em lugares não tão populares.
– Possui preços realmente bons.
– Tudo é bem explicado no site.
– Possui o programa Genios de fidelidade que dá desconto em alguns opções de hospedagem (eu entrei no programa depois de realizar a segunda reserva pelo site).
– Cancelamento gratuito sem taxa extra na diária.

O que eu não gosto:
– Não é possível realizar o pagamento pelo site, ocorrendo uma das três situações abaixo:
1) Você paga diretamente no local
2) O número do cartão é repassado para o estabelecimento para reservarem o valor no cartão de crédito.
3) Os dados são repassados para o estabelecimento efetuar o pagamento conforme indicações no site.
– Traz na pesquisa os hotéis que não possuem disponibilidade na data informada.

A situação 3 aconteceu com a gente na primeira reserva, quanto à pousada estava utilizando uma máquina manual e o banco não estava autorizando a transação por medida de segurança. Tivemos que solicitar uma autorização do banco para concluir o pagamento.

Como eu gosto de economizar no IOF tenho utilizado o site somente para reservas em território brasileiro, mas tenho uma amiga que o utiliza em viagens internacionais e gosta bastante.

As hospedagens foram bem bacanas, e como tudo deu certo acabamos entrando como  filiados do programa deles para ajudar o blog a se tornar alto sustentável.

Se quiser experimentar e ainda nos ajudar, você pode acessar o site deles pelo nosso link para fazer as suas reservas sem perder o desconto genius (eu mesmo já testei e funcionou tudo bonitinho).

Trivago: foi pesquisando por uma pousada que fui parar no Trivago, e depois no Booking. Este site é um comparador de preços. Você informa cidade, período, número de quartos e hóspedes e ele trás o valor em diversos sites.

Tela PesquisaTrivago

Ele também possui alguns filtros extras para refinar melhor a pesquisa. Também é possível ver algumas informações, mas elas não são tão detalhadas como ocorre nos sites de reserva. Não tenho conta, então não sei se ele possui maiores benefícios.

TripdAdvisor: a plataforma trás o preço e a avaliação dos hospedes. Para pesquisar informe para onde você quer ir e depois clique em hotéis. Se você informar a data e número de quarto e hóspedes o site já te trás um comparativo de preços. Na lateral é possível preencher alguns filtros que deixam a pesquisa mais avançada, começando com o preço.

Tela Pesquisa TripAdvisor

Eu tenho o hábito de selecionar a hospedagem nos meus sites de reserva favoritos e depois pesquiso diretamente os hotéis que me chamaram a atenção no Trip para ler as opiniões dos hospedes. Tenho o hábito de selecionar o idioma português, para ver a opiniões dos brasileiros principalmente no quesito limpeza. Além de olhar as opiniões mais recentes, vejo as ruins e horríveis, para ver se tem algo que poderia estragar a minha viagem.

Não quero hotel, quero alugar um imóvel?

Nos últimos tempos tanto o Hoteis.com quanto o Booking trazem em seus resultados a opção de imóveis para locar. Mas observo que o pagamento é diretamente no local.

Uma outra opção é o Airbnb, ao qual utilizamos uma vez durante as nossas férias em Bombinhas. A nossa experiência foi muito boa (conto ela aqui), mas confesso que não me sinto segura para viagens no exterior, mesmo sendo uma opção extremamente em conta.

A razão é que tudo é feito diretamente com o proprietário, então se houver algum problema de comunicação a chances de problemas é maior. Mas este é um receio meu, que prefiro ter tudo 100% confirmado por estar viajando com criança. Novamente conheço pessoas que utilizam e gostam. Então vai conforme você se sente.

Se quiser experimentar e ganhar um desconto, utilize o nosso link de indicação de amigos.

Reservei pelo site, e agora?

Os sites mandam para o seu e-mail o voucher com todos os dados da reserva, e normalmente em seus apps existe uma área com os mesmos dados do e-mail.

Em viagens internacionais sugiro a impressão dos dados da reserva, caso seja solicitado a alfândega.

Nos hotéis/pousadas alguns utilizam os dados para encontrar a reserva no próprio sistema, neste caso as informações do App e do e-mail atendem.

Já realizou reservas em outros sites?

Deixa aí nos comentários, compartilha com a gente o que você mais gosta, o que você não gosta, experiências positivas e negativas. Vamos nos ajudar para aproveitar ainda mais cada viagem.

Quer mais dicas? Dê uma lida nos nossos outros posts de planejamento.
ECONOMIZAR E VIAJAR, É SÓ COMEÇAR!
DINHEIRO OU CARTÃO?
COMO IR?
ESCOLHENDO A HOSPEDAGEM

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.

34 comentários em “Planejamento: Como reservar hospedagem?

    1. Olá!
      Ele tem ótimos preços, tanto que para viagens internas virou o meu favorito. Mas para pagamento fora do Brasil temos conversão de moedas (euro – dólar – real) + uma taxa de iof sobre o valor gasto, então pagar na hora nem sempre é garantia de melhor valor.

      Curtir

  1. Você comparttilhou dicas importantes e sites , antes de fazer uma viagem é preciso pesquisar muito, é bom sempre comparar os preços nos sites, obrigada por compartilhar bjs.

    Curtir

  2. Sempre quando vamos viajar escolhemos o hotel pela Booking. Os filtros são fáceis de usar e auxiliam a busca do quarto ideal.
    Ótimas dicas pra quem deseja viajar sem gastar absurdos e ter conforto de acordo com o seu bolso.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    Curtir

  3. oi!
    Eu adorei suas dicas 😀 são maravilhosas, eu sempre planejo a viagem com meses de antecedência para não correr riscos, e já usei o Booking 😉

    Curtir

  4. Que legal a postagem
    pois agora que esta quase nas ferias,, principalmente da criançada, muitos gostam de sair e se hospedar para curtir
    e essas dicas ajudara muitos
    amei
    bjs

    Curtir

  5. Quantas opções bacanas! Com certeza os sites selecionados vão ajudar muito quem vai viajar e está em busca de hotéis e pousadas com preços mais em conta. Vou até dar uma olhadinha para ir me planejando para futuras viagens!

    Curtir

  6. Ah que post maravilhoso. Viajar realmente é uma das coisas mais gostosas que existem, porém se não for bem planejada pode se tornar um pesadelo. No começo eu tinha muita dificuldade com essa questão da hospedagem e aos poucos fui aprendendo.. mas tem muitas dicas nesse seu post que me ajudarão muito.

    Curtir

  7. Olá! Adorei a postagem, bem explicadinho! Viajar é maravilhoso! Mas temos que encaixar tudo ao orçamento, que as vezes é apertado! No fim sempre dá certo e a experiência é incrível!

    Curtir

  8. Nada como comparar sites e aproveitar o melhor preço, não é mesmo? E você nos trouxe questões que muitas vezes, na ansiedade do passeio, ignoramos, só vamos nos lembrar delas quando já estamos em viagem e aí surgem os transtornos. Muito bom, vale sempre conferir esse post antes de fazer as malas!

    Abraço!

    Curtir

  9. Oi Andrea, sua linda, tudo bem?
    Uma amiga fez exatamente isso, como o pacote pela agência estava cara para o orçamento dela, e o sonho dela era fazer essa viagem, ela se virou sozinha e começou a pesquisar tudo de forma independente e no fim amou e deu tudo certo. Eu não saberia por onde começar, por isso adorei as informações que trouxe, facilitou muito.
    beijinhos.
    cila.

    Curtir

  10. Olá,

    Esse foi o post mais completo que já vi sobre o assunto, então já gostei bastante. Você deu muitas dicas valiosas para quem procura hospedagem e já peguei várias delas, pois irei viajar em breve e estava em dúvida de como encontrar uma hospedagem bacana. A questão dos filtros é realmente importante. Adorei!

    Beijos!

    Curtir

  11. Gente esse post veio na melhor hora possível! No próximo sábado vou ficar noiva e estávamos pensando em viajar para poder comemorar! Ler seu post me fez expandir meu conceito de viagem e vai me ajudar muito! Amei!

    Curtir

  12. Oi Andrea! UAU, que post. Achei muito interessante e importante. Eu tenho muita dificuldade em ver hospedagem de hotéis e pousadas, porque nunca sei como ver tudo o que preciso e me ligar em preço. Com isso, sempre acabo dependente de ajuda do meu pai, que entende super disso. Já salvei esse post pra tentar usar as suas dicas para a viagem que estou planejando. Mandou super bem. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    Curtir

  13. Gostei do seu post pois eu não viajo nunca, sou bem leiga nesses assuntos e acho q teria muuuuitaa dificuldade e dúvidas até salvei aqui porque sei que vai ser muito útil. Obrigada pelas dicas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s