Caminho Vale do Rio das Antas – Vinícola Salton

Nossa visita a Salton não foi nada planejada. Almoçamos no Restaurante Pignatella que fica ao lado da sede, e resolvemos aproveitar o embalo, já que o vai e vem da chuva nos fez abandonar a ideia de piquenique em definitivo.

Compramos o ingresso na hora para o Tour Intenso, cujo valor é R$30 por pessoal com 50% do valor revertido em crédito na loja. Crianças não pagam.

Salton - Fábrica
Área industrial: do recebimento da uva ao seu engarrafamento

O prédio é imenso, cheio de pinturas, algumas que são brincadeiras utilizando imagens conhecidas com integrantes da família. Elevadores são disponibilizados para quem possui algum problema de locomoção.

O que vimos de diferente na Salton em relação às outras vinícolas foi à parte industrial, do recebimento das uvas até o seu engarrafamento, é possível ver a automatização de todo processo.

Salton - Barris
Barris e as linhas mais preciosas da Salton

Durante o passeio visitamos a cave das Bordalesas, onde os barris são de carvalho importado e armazenam os vinhos premiuns da vinícola, Mas a parte mais legal é nas cava subterrânea, em um ambiente que lembra antigos castelos e possuem estátuas de anjo iluminando diferentes pontos, é possível ver a réplica das taças de vinhos utilizadas pelos Papas Bento XVI e Francisco.

Salton - Anjo
Em um ambiente escuro, vários anjos iluminam diversos pontos, o que pode assustar os mais desavisados

A taça do Papa Bento XVI possui mais detalhes e é mais fina, a do Papa Francisco é mais simples de aparência, mas com um tamanho considerável. Junto às taças estão as garrafas dos chamados vinho do Papa.

Salton - Papa
O Papa é Pop e também gosta de vinho

Ainda nas cavas foi possível ter um breve deslumbre da sala especial de degustação para quem faz o tour gerações, onde os vinhos experimentados são 6 premiuns.

Saímos das cavas e subimos na vida indo para o auditório de degustações. Achei legais as mesas que possuíam um descarte para quem não desejava beber todo o conteúdo da taça ou até mesmo engolir.

Foram degustados 5 títulos na seguinte sequencia:
Vinho Intense Branco Chardonnay
Vinho Paradox tinto Cabernet
Vinho Talento 3 uvas – conhecido como o vinho do Papa, depois de um gole você está perdoado de todos os pecados, amém.
Espumante Brut
Espumante Moscatel

Agora o mais legal da degustação para nós foi à enóloga ensinando a experimentar os vinhos. Foi uma pequena aula que ia desde o segurar a taça, o girar do vinho até parar para perceber a diferença do primeiro e segundo gole. Agora sim dá para fazer um charme nos restaurantes antes de autorizar que a taça seja completada.

Salton - Fachada
A fachada com o seu relógio solar é muito bonita, assim como o seu jardim

O fechamento deste tour, que não inclui a visita aos vinhedos para a nossa tristeza, ocorre no jardim da Salton, onde se pode observar a fachada e o seu relógio solar.

Ao final fomos para a loja trocar os nossos créditos pelo Grape Tea, um chá gelado que mistura uva moscato com ingredientes como chá verde, chá branco, limão, água de coco, pitaia, lichia, entre outros. Confesso que não sou muito fã dos vinhos da marca, mas este chá definitivamente conquistou o meu coração.

Salton - Chá
Com o nosso vale-compras trouxemos eles para casa, todos muito bons.

Vale a pena?
Se você é curioso, tem vontade de saber como é a fabricação industrial, gosta de lugares bonitos e experimentar diferentes vinhos, o passeio se paga.

Se você curte algo mais pessoal, com aquele ar mais intimista, provavelmente irá se decepcionar. Nós, por exemplo, como compramos na hora fomos encaixados em outro grupo que veio com agência de turismo. A nossa guia era muito legal, mas como ocorre nas grandes vinícolas, é mais impessoal.

Mais informações:
Endereço: Rua Mário Salton, 300 – Distrito de Tuiuty Bento Gonçalves
Site Salton

* Passeio patrocinado por nós
* Viagem realizada em janeiro/2019
* Alice estava com 5 anos e 8 meses

Planeje sua viagem em parceria com o blog:

Organizando sua viagem através das nossas parcerias, você garante as melhores condições sem pagar nada mais por isso e nos ajuda a manter o blog com publicações independentes.

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a rentcars e não pague IOF.

2 comentários em “Caminho Vale do Rio das Antas – Vinícola Salton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s