Para permanecer eternamente jovem como a personagem Adaline (se você ainda não assistiu a este filme eu recomendo: A Incrível História de Adaline) escolhi Bento Gonçalves para comemorar o meu aniversário.
Os brindes iniciaram em uma quinta-feira na vinícola Pizzato vinhas e vinhos, que fica bem próxima ao hotel que nos hospedamos, o Villa Michelon. O contato havia sido iniciado por e-mail, onde todas as dúvidas foram rapidamente respondidas.

Optamos em realizar a degustação orientada, que não necessita de agendamento prévio para grupos pequenos, isto é, menos de 10 pessoas. Pagamos uma taxa de R$ 20,00 por pessoa para provar 8 opções das Marcas Fausto e Pizzato.
Mesmo sendo um dia de semana de baixa temporada na serra, o local estava movimentado. Quem nos atendeu foi o Pedro, e junto na mesa havia duas paulistas que também adoram um vinho, então boas conversas foram iniciadas durante a degustação.
O que experimentamos:
Espumantes: Fausto Brut e Pizzato Brut Rose
Vinho Branco: Pizzato Chardonnay e Pizzato Sauvignon Blanc
Vinhos tintos: Fausto Cabernet, Fausto Merlot, Fausto Egiodola e Fausto Verve.
Como aniversariante do dia ainda tive a oportunidade de experimentar o DNA99, e entender porque este merlot tem sido considerado um dos melhores vinhos brasileiros. Durante a nossa visita ele não estava disponível para venda, sendo necessário entrar em uma lista de espera.

Para acompanhar toda essa degustação, optamos em pedir uma tábua com queijos, pães, damasco, castanhas e frutas secas para um maior equilíbrio. Gostei tanto do azeite que acompanhava a tábua que acabei trazendo um para casa.
Se você vai com criança como nós o local oferece um pequeno espaço kids com uma mesinha e jogos. No caso da Alice ela ficou mais interessada em comer os queijos e tomar a água que era fornecida junto com os vinhos, mas sem distração eles não ficam durante o tempo em que se experimenta os vinhos.

Após a degustação aproveitamos uma pausa da chuva para conhecer os vinhedos. Identificados pelo tipo de uva, aprendemos sobre o motivo de na frente dos parreirais sempre haver rosas. Para quem desconhecia como nós, elas são usadas para sinalizar o aparecimento de pragas. Como a flor é delicada e bastante susceptível a contrair as mesmas doenças das uvas, ela manifesta os sintomas antes que o parreiral seja afetado, permitindo que uma ação seja tomada antes que a colheita seja afetada.
O local é bem bonito, valendo parar e admirar a região. Mais do que fotos, vale sentir a calma do local. Uma dica: use repelente, os borrachudos atacam durante os passeios e as chances de sair com as pernas avermelhadas são grandes.

Na volta fizemos umas comprinhas, pois é impossível sair do lugar de mãos abanando. Difícil é escolher, pois todos os vinhos são bons. Saímos com espumante, vinho branco e um tinto para o inverno. Confesso que fiquei namorando as caixas, mas o meu senso prático ganhou desta vez.
Mais informações
Endereço: Via dos Parreirais, S/Nº, Santa Lúcia Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves, RS
Para acessar o site da vinícola clique aqui.
* Patrocinado por nós mesmos
* Visita realizada em janeiro/2018
* Alice estava com 5anos e 8 meses
Planeje sua viagem em parceria com o blog:
Organizando sua viagem através das nossas parcerias, você garante as melhores condições sem pagar nada mais por isso e nos ajuda a manter o blog com publicações independentes.
Um comentário em “Vinícola: Pizzato vinhas e vinhos”