Qual transporte escolher em Roma chegando pelo Aeroporto Fiumicino?

Neste post relato as opções de transporte para quem chega a Roma pelo Aeroporto Leonardo da Vinci, popularmente chamado de Fiumicino. Ao final do post complemento com uma pesquisa feita para a forma de transporte do seu aeroporto secundário, chamado de Ciampino.

Após a compra das passagens, iniciei a pesquisa sobre qual seria a melhor forma de transporte para nós ao chegar a Roma, levando em consideração que já estaria noite e na teoria o hotel ficava a cerca de dez minutos da estação de trem Termini.

Normalmente eu pesquiso diretamente táxi ou transfer, mas nesta viagem fomos com menos mala, sem carrinho, e agora divido o que eu encontrei e o que motivou a minha escolha.

Trem Metropolitano
A linha regional FR1 faz a ligação do aeroporto Fiumicino a Roma, passando por várias estações sem passar pelo Termini.

Os trens passam a cada 15 minutos, e funcionam das 05:58 as 23:18, e possui um custo de 8 euros.

Pelo horário, pelas paradas, pela necessidade de pegar um táxi na estação, pelos batedores de carteira que podem aproveitar as trapalhadas de quem está com malas e mochilas, esta opção foi rapidamente descartada.

Ônibus
Empresas como a Terravision e a SIT possuem linhas que fazem o trajeto aeroporto Fiumicino ao centro de Roma.

Os valores vão entre 4 e 6 euros, dependendo da compra ser antecipadamente, ou de se comprar bilhete ida e volta.

Esta opção foi descartada pelo tempo de deslocamento, que por ser mais lenta, pode levar uma hora. Mas é uma opção bem em conta, principalmente para quem já consegue viajar só com a mala de mão – esta bem mais fácil de transportar.

Leonardo da Vinci Express
O trem expresso da Trenitalia liga o aeroporto Fiumicino a estação Termini, e o melhor, não possui paradas, realizando o trajeto em 32 minutos.

Suas partidas possuem diferentes programações, variando de 15 a 45 minutos, e funciona saindo do aeroporto das 06:08 ás 23:23, no sentido inverso, isto é da Termini ele funciona das 05:20 as 22:35.

O valor do ticket para uma viagem é de 14 euros. Crianças menores de 4 anos não pagam, e crianças até 12 anos acompanhadas de um adulto pagante também são gratuitas. E não há restrição para o tamanho das malas.

O ticket pode ser comprado antecipadamente na página da Trenitalia ou no próprio aeroporto no guichê ou em máquinas de atendimento.

Nós quase optamos por ele, mas pela diferença de 6 euros acabamos optando por uma opção mais confortável.

Para ver os valores atualizados ou comprar antecipadamente, consulte o site da Trenitalia.

Transfer
Cheguei a cotar alguns transfer, mas o valor médio era de 60 euros. Como os táxis são tabelados no aeroporto de Roma, acabei descartando esta opção.

Táxi
Para encontrá-los no aeroporto basta seguir as placas e logo chegará ao ponto oficial. O bacana é que os valores são tabelados, então você já sabe o quanto irá gastar, e não há cobrança de taxa extra pelas bagagens.

No caminho irão aparecer pessoas lhe oferecendo táxi, não aceite, vá direto ao local indicado.

Nós optamos pelo táxi, chegamos a cogitar o Leonardo Express, mas na soma dos valores a diferença não foi tão grande assim, e nos permitimos este conforto após tantas horas de voo.

Pagamos 48 euros pela corrida que foi bastante tranquila, levamos cerca de 40 minutos do aeroporto até o hotel.

Para saber o valor atualizado no momento da sua viagem, consulte o site ADR.

Aeroporto Ciampino
Roma possui um segundo aeroporto chamado Ciampino que possui mais proximidade com estação Termini e abriga algumas companhias low-cost.

Confesso que não o conheço, mas como ele apareceu nas pesquisas para o aeroporto que iriamos utilizar, aproveitei para compartilhar com vocês.

Aqui os trens regionais que vão até a estação Termini não ficam próximos ao aeroporto, mas sim na cidade de Ciampino, sendo necessário pegar um ônibus do aeroporto até o centro da mesma.

Para sair de forma direta existem duas opções:

Táxi
Mesmo sistema do aeroporto Fiumicino, preço tabelado – custava cerca de 30 euros no período da consulta e bagagens não são taxadas.

Aqui a dica é a mesma, procure o ponto oficial e fuja dos táxis clandestinos.

Para o valor atualizado consulte o site ADR.

Ônibus
Existem linhas que fazem o trajeto do aeroporto até a estação Termini, aqui encontrei novamente o nome da Terravision com preços iguais aos praticados no aeroporto Fiumicino.

Neste caso o tempo de viagem é mais curto, cerca de quarenta minutos saindo de pontos próximos ao setor de embarque internacional.

Ficou alguma dúvida? Deixe-a nos comentários que vamos tentar te auxiliar.

Ficou curioso para saber os outros pontos que visitamos em Roma? Leia o nosso post Roteiro 3 dias em Roma.
Quer saber nossas dicas de restaurante? Leia o nosso post Gastronomia: Restaurantes em Roma.

* Viagem realizada em setembro/2019
* Alice estava com 6 anos e 4 meses
* Patrocinada por nós

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

12 comentários em “Qual transporte escolher em Roma chegando pelo Aeroporto Fiumicino?

  1. Muito boas as dicas que você trouxe, pra quem está em outro país é importante saber as opções de transportes pra usar, escolher um transporte é uma das coisas mais importantes de uma viagem bjs.

    Curtir

  2. Oie, tudo bem? Ótimas dicas para quem vai viajar ainda mais usar transporte para sair do aeroporto. Vai ser útil para quem está indo pela primeira e não sabe o que fazer. Um abraço, Érika =^.^=

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s