Santa Maria degli Angeli e dei Martiri

A Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri – em português Santa Maria dos Anjos e dos Mártires – não estava no meu roteiro, mas foi ao passar pela Piazza della Republica procurando outra igreja que suas portas nos chamaram a atenção e acabamos entrando para conhecê-la.

Inicialmente sua frente simples de tijolos pode não atrair tanto a sua atenção, mas não deixe as aparências te enganarem, ela é muito bonita por dentro.

Santa Maria degli Angeli - Porta
Portas de bronze do escultor polonês Igor Mitoraj

História da Basílica

Dedicada aos mártires cristãos, ela foi construída no terreno ocupado pelas termas de Diocleciano – termas que foram da grandeza ao abandono após uma das tentativas de se conquistar Roma – onde Michelangelo trabalhou entre os anos de 1563 e 1564 para adaptar a igreja a uma parte da estrutura remanescente. Após a morte de Michelangelo as obras foram continuadas pelo seu aluno Jacopo Del Duca.

Santa Maria degli Angeli - Altar
Altar da Basílica

Em 1700 ela teria mudanças no projeto original feitas pelo arquiteto Clemente Orlandi, onde duas entradas foram fechadas e reduzindo as janelas romanas que davam luz a basílica. Estas alterações tentaram ser remediadas mais tarde por Luigi Vanvitelli, onde o sucesso foi parcial.

Santa Maria degli Angeli - Fachada
Fachada da Basílica

Mais mudanças se seguiram ao longo dos anos, sendo as mais recentes a instalação do órgão monumental na Capela de São Bruno que realmente atraí olhares e a instalação do vidro na cúpula da basílica, que parece trazer mais luminosidade para a mesma.

Motivos para visitar a Santa Maria degli Angeli e dei Martiri

A Basilica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri é a única igreja renascentista de Roma, e ela impressiona. Se as portas de bronze do escultor polonês Igor Mitoraj te convidam a entrar, o seu interior convida a explorar.

Ela te provoca a andar devagar, e olhar do chão ao teto, sendo que pelo segundo a luz é convidada a iluminar o local de forma sutil.

Santa Maria degli Angeli - Anjo
O impressionante anjo de Ernesto Lamagna

Logo na entrada tem um belo anjo negro, obra de Ernesto Lamagna que o esculpiu no final do século XX. Sua forma magra parece pousar suavemente pelo triangulo que lhe serve de base.

Outra obra que eu achei interessante é “Testa Di S. Giovanni Battista”. A grande cabeça amordaçada foi feita por Igor Mitoraj toda em mármore e foi doada pelo artista em 2006.

Santa Maria degli Angeli - Testa
Testa Di S. Giovanni Battista

Nas paredes da igreja também encontramos quadros sacros e o seu altar cercado com as paredes rosadas do mármore dão um encanto todo especial ao lugar.

Em um pequeno jardim externo há uma obra de Tsung Dao Lee homenageando Galileo Galilei, onde Fé, Razão e Ciência tornam-se celebração eucarística em memória ao pai da ciência moderna.

Santa Maria degli Angeli - Galileu Galilei
Galileo Galilei por Tsung Dao Lee

Aliás, na sala de ligação entre a igreja e o jardim há uma sala, quando fomos ela contava a história da igreja e possuía um altar para Maria.

O que eu não fotografei e também deve ser observado é a linha Meridiana traçada por Francesco Bianchini em 1703, que indicava o meio-dia e a chegada dos solstícios e os equinócios, além de funcionar como calendário gregoriano. A linha Meridiana fica frente ao túmulo do Marechal Diaz.

Santa Maria degli Angeli - Orgao
Órgão monumental na Capela de São Bruno

A entrada na igreja é gratuita, então estando em Roma não deixe de visita-la. Nós ficamos muito felizes do acaso ter nos levado até lá, e tenho certeza que você também irá gostar.

Maiores Informações:
Localização: Piazza della Repubblica.
Horário: Todos os dias, das 7:00 às 19:30 horas.
Preço: Entrada gratuita.
Site: Santa Maria degli Angeli e dei Martiri

Ficou curioso para saber os outros pontos que visitamos em Roma? Leia o nosso post Roteiro 3 dias em Roma.
Quer saber nossas dicas de restaurante? Leia o nosso post Gastronomia: Restaurantes em Roma.

* Viagem realizada em Setembro/2019
* Alice estava com 6 anos e 4 meses

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

23 comentários em “Santa Maria degli Angeli e dei Martiri

  1. Que igreja linda! E que viagem fantástica deve tá sendo essa! Adoro a história romana e passear pelas ruas dessa cidade com certeza é um dos meus sonhos! Adorei o post e poder conhecer um pouco sobre essa obra arquitetônica da humanidade.

    Curtir

  2. Eu fico realmente impressionada com a arquitetura desses lugares… me deixam fascinada. Certamente esse era um lugar que gostaria de conhecer.
    Adorei o post, ficou muito completo,

    Curtir

  3. Mais um lugar maravilhoso para a lista. Vai para o roteiro! Preciso passar uma semana em Roma para tentar conhecer tudo. Em cada cantinho muita história.

    Curtir

  4. Que lugar lindo só a gente ver as fotos por dentro da igreja a gente fica impressionada com tanta beleza, as fotos deixa a gente babando, foi um maravilhoso passeio na Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, bjs.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s