A Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri – em português Santa Maria dos Anjos e dos Mártires – não estava no meu roteiro, mas foi ao passar pela Piazza della Republica procurando outra igreja que suas portas nos chamaram a atenção e acabamos entrando para conhecê-la.
Inicialmente sua frente simples de tijolos pode não atrair tanto a sua atenção, mas não deixe as aparências te enganarem, ela é muito bonita por dentro.

História da Basílica
Dedicada aos mártires cristãos, ela foi construída no terreno ocupado pelas termas de Diocleciano – termas que foram da grandeza ao abandono após uma das tentativas de se conquistar Roma – onde Michelangelo trabalhou entre os anos de 1563 e 1564 para adaptar a igreja a uma parte da estrutura remanescente. Após a morte de Michelangelo as obras foram continuadas pelo seu aluno Jacopo Del Duca.

Em 1700 ela teria mudanças no projeto original feitas pelo arquiteto Clemente Orlandi, onde duas entradas foram fechadas e reduzindo as janelas romanas que davam luz a basílica. Estas alterações tentaram ser remediadas mais tarde por Luigi Vanvitelli, onde o sucesso foi parcial.

Mais mudanças se seguiram ao longo dos anos, sendo as mais recentes a instalação do órgão monumental na Capela de São Bruno que realmente atraí olhares e a instalação do vidro na cúpula da basílica, que parece trazer mais luminosidade para a mesma.
Motivos para visitar a Santa Maria degli Angeli e dei Martiri
A Basilica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri é a única igreja renascentista de Roma, e ela impressiona. Se as portas de bronze do escultor polonês Igor Mitoraj te convidam a entrar, o seu interior convida a explorar.
Ela te provoca a andar devagar, e olhar do chão ao teto, sendo que pelo segundo a luz é convidada a iluminar o local de forma sutil.

Logo na entrada tem um belo anjo negro, obra de Ernesto Lamagna que o esculpiu no final do século XX. Sua forma magra parece pousar suavemente pelo triangulo que lhe serve de base.
Outra obra que eu achei interessante é “Testa Di S. Giovanni Battista”. A grande cabeça amordaçada foi feita por Igor Mitoraj toda em mármore e foi doada pelo artista em 2006.

Nas paredes da igreja também encontramos quadros sacros e o seu altar cercado com as paredes rosadas do mármore dão um encanto todo especial ao lugar.
Em um pequeno jardim externo há uma obra de Tsung Dao Lee homenageando Galileo Galilei, onde Fé, Razão e Ciência tornam-se celebração eucarística em memória ao pai da ciência moderna.

Aliás, na sala de ligação entre a igreja e o jardim há uma sala, quando fomos ela contava a história da igreja e possuía um altar para Maria.
O que eu não fotografei e também deve ser observado é a linha Meridiana traçada por Francesco Bianchini em 1703, que indicava o meio-dia e a chegada dos solstícios e os equinócios, além de funcionar como calendário gregoriano. A linha Meridiana fica frente ao túmulo do Marechal Diaz.

A entrada na igreja é gratuita, então estando em Roma não deixe de visita-la. Nós ficamos muito felizes do acaso ter nos levado até lá, e tenho certeza que você também irá gostar.
Maiores Informações:
Localização: Piazza della Repubblica.
Horário: Todos os dias, das 7:00 às 19:30 horas.
Preço: Entrada gratuita.
Site: Santa Maria degli Angeli e dei Martiri
Ficou curioso para saber os outros pontos que visitamos em Roma? Leia o nosso post Roteiro 3 dias em Roma.
Quer saber nossas dicas de restaurante? Leia o nosso post Gastronomia: Restaurantes em Roma.
* Viagem realizada em Setembro/2019
* Alice estava com 6 anos e 4 meses
Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:
uau que lugar maravilhoso! roma deve ser recheada de igrejas maravilhosas como essa
CurtirCurtir
Com certeza, o que não falta em Roma são igrejas.
CurtirCurtir
Lindo lugar, merece com certeza uma visita. Muita história né?
CurtirCurtir
Sim, muitos e muitos anos de história.
CurtirCurtir
Nossa sem palavras pra essa obra de arte, a entrada é inicgmatica, nem imaginamos essa lindeza que tem por dentro, esse altar é incrível.
CurtirCurtir
Se um dia eu for a Roma essa Basílica com certeza estará no meu trajeto, é linda! Bjs (•‿•)
CurtirCurtir
Que igreja linda! E que viagem fantástica deve tá sendo essa! Adoro a história romana e passear pelas ruas dessa cidade com certeza é um dos meus sonhos! Adorei o post e poder conhecer um pouco sobre essa obra arquitetônica da humanidade.
CurtirCurtir
A viagem foi uma delícia. Roma é um encanto, espero que você realize o seu sonho.
CurtirCurtir
Eu fico realmente impressionada com a arquitetura desses lugares… me deixam fascinada. Certamente esse era um lugar que gostaria de conhecer.
Adorei o post, ficou muito completo,
CurtirCurtir
É tudo tão lindo, esse órgão no altar é espetacular! Mas será que só eu que estou achando a porta e o anjo sombrio?
CurtirCurtir
Olá, Miriam.
Não, já vi outras pessoas comentarem que de luz ele não tem nada, mas a obra é muito bonita vista de perto, ela tem algo de diferente.
CurtirCurtir
oi!
Essa Capela de São Bruno é simplesmente maravilhosa ❤ linda, tenho muita vontade de ir a Roma…
CurtirCurtir
Que incrível! Amei saber mais! Fiquei super curiosa para conhecer! Excelente postagem. Parabéns.
CurtirCurtir
Que coisa mais linda! Estou maravilhada com a Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri. Amei suas fotos e seus relatos.
Beijos,
CurtirCurtir
Que igreja linda! Amo visitar igrejas e observar a arquitetura. Quando eu for pra Roma, essa basílica será com certeza uma das coisas que eu irei ver!
CurtirCurtir
Passei por lá, mas não entrei na igreja. Parece ser linda, amei as fotos.
Beijos
Mari
CurtirCurtir
Ela é muito bonita, se tiver uma nova oportunidade não deixe de entrar.
CurtirCurtir
Que lugar incrível!
A arquitetura é espetacular.
Bjs
CurtirCurtir
Nossa, fiquei encantada com essa Basílica! Realmente vale a pena o desvio do roteiro, ainda mais tendo visitação gratuita. Gostei muito das fotos, já quero conhecer! A história também é muito interessante.
CurtirCurtir
Mais um lugar maravilhoso para a lista. Vai para o roteiro! Preciso passar uma semana em Roma para tentar conhecer tudo. Em cada cantinho muita história.
CurtirCurtir
Roma é uma cidade para vários dias ou viagens. Vale a pena.
CurtirCurtir
Que lugar lindo só a gente ver as fotos por dentro da igreja a gente fica impressionada com tanta beleza, as fotos deixa a gente babando, foi um maravilhoso passeio na Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, bjs.
CurtirCurtir
Ola
lugar lindo né, sempre achei as igrejas católicas tão misteriosas, quando eu era pequena, ficava encantada com o lugar. Adorei saber sobre essa Basília.
beijos!
CurtirCurtir