Vale dos Vinhedos: Lugares para curtir uma boa gastronomia ao ar livre

Que a Serra Gaúcha é cheia de encantos e mesa farta, ninguém dúvida. E para quem procura lugares ao ar livre para curtir uma boa gastronomia sem muita pressa, o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves oferece ótimas opções.

Nós fomos em janeiro/22 e descobrimos quatro lugares para curtir os sabores com muita tranquilidade, junto a eles incluímos mais dois lugares que havíamos experimentados em anos anteriores. E agora quando retornar quero ver se encontro outros mais, pois amei a experiência. Então a ideia é ir alimentando este post com cada novo lugar que conhecermos.

Vallontano Risoteria e Café

Com mesas internas e externas, o restaurante Vallontano tem espaço para quem quer ficar no ar condicionado e para quem deseja ficar ao ar livre no seu deque. Especializado em risotos, possui em seu cardápio combinações que fogem do tradicional.

Nós já fomos duas vezes neste restaurante e o risoto deles é realmente muito bom, a ponto do pessoal de casa me pedir para tentar reproduzir em alguns almoços de domingo.

Ele fica junto a Vinícola Vallontano Vinhos Nobres e por isso o pessoal sempre dá uma dica de qual vinho da vinícola harmoniza mais com o prato escolhido, para quem desejar ter o acompanhamento da bebida.

Também ocorre de ter alguma sugestão especial do dia, que nem sempre está no cardápio, vale ouvir com atenção e ver se a opção não irá atrair o seu paladar.

Na primeira vez que fomos pedimos risoto de pera com gorgonzola e salmão na crosta que era acompanhado de risoto de abacaxi com limão. Alice foi de massinha do menu kids. De sobremesa foi Panna Cotta e Petit Gateau.

Na segunda vez, agora com menos fome, teve risoto de figo e de bacalhau. Alice foi novamente de massinha no kids, e desta vez pulamos a sobremesa.

Em relação aos preços, o valor médio de um prato de risoto individual em janeiro/22 era de 65,00, conforme a combinação ele pode se tornar mais caro. O prato kids estava 28,00, mas se for uma criança maior que come igual a um adulto, ele pode não satisfazer.

Como o restaurante é pequeno, vale a pena fazer uma reserva prévia para garantir a mesa no lugar de preferência. Eu sempre reservo por e-mail.

Maiores Informações
Endereço: RS 444, Km 16, Estrada do Vinho, Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves
Terças à domingos: 11 às 17 horas
E-mail: cafe@vallontano.com.br

Vineyards Wine and Food

Localizado junto a Vinícola Titton foi a nossa escolha para um almoço de domingo muito quente, onde queríamos fugir de grandes quantidades de comida.

Com mesas em uma parte mais alta junto ao caixa e outro em frente à loja da vinícola com a sombra das árvores, é possível realizar uma refeição bem tranquila, que se torna muito refrescante com uma espumante estupidamente gelada.

Nós fomos de pizza, escolhemos os sabores copa e figo e costela gaúcha, que atendeu muito bem nós quatro, além de serem maravilhosas. Elas são em formato retangular e são servidas já cortadas, então se quiser pular os talheres e ir direto para o guardanapo como nós fizemos, fique à vontade.

Na saída ainda compramos algumas garrafas extras, pois o motorista da rodada não havia experimentado a espumante rose com a mulherada do grupo.

Achei o custo-benefício muito bom, o valor das pizzas fica entre 49 e 59 reais e as espumantes a partir de 45 a garrafa. Valores de Janeiro/22.

Eu fiz a reserva pelo perfil do Instagram, quando chegamos havia só mais uma família e ficamos bem separados – eles na área de cima e nós na área de baixo junto das árvores -, o que nos permitiu ter uma refeição sem preocupações.

Agora queremos voltar para provar as tábuas que são bem elogiadas.

Endereço: Linha Leopoldina, Km 06 Vale Dos Vinhedos – Bento Gonçalves
Quintas e sextas : das 13:00 às 17:30
Sábados, domingos e feriados : das 10:00 às 18:00
Contato: @vineyardswineandfood

Cuca e Marmellata

Compartilhando espaço com as Videiras Carraro (ao qual depois de ver o piquenique nos parreirais deles queremos experimentar), está o Cuca e Marmellata cuja especialidade são, como o nome já dá uma pista, seus pães e cucas caseiros.

Nós compramos em um site antecipadamente o Brunch deles, que era composto de:

Entrada: Tábua de frios e queijos, Ovos mexidos, Cesta de cucas doces e salgadas, Pães, Frutas frescas e frutas secas, Geleias, mel e nata.
Bebidas: Café, Chás, Sucos de uva e laranja, Água aromatizada.

Prato principal: Filé em lascas, pães, tomates confit, vinagrete e creme de queijo, Salada caprese, Polenta na chapa, Brusquetas.
Bebida: Drink Mimosa (espumante com suco de laranja), Espumante (1 garrafa, servido em taças durante o prato principal e sobremesa).

Sobremesas: Cuca morna de creme com sorvete de Flor de leite, calda de caramelo e farofa com nozes ou Tiramisù.

Mas nós não conseguimos experimentar nem metade de tudo o que foi oferecido, até porque acabamos nos empolgando com a entrada, a ponto de só a Alice, que comeu corretamente com parcimônia conseguiu experimentar a estrela da casa que é a cuca com sorvete, e ela aprovou.

Foi outro lugar que passamos a maior parte do tempo sozinhos durante a refeição, e nossa mesa ficou longe inclusive dos funcionários que nos atendia.

Uma coisa interessante é que eles não servem tudo de uma vez, eles vão colocando aos poucos e se sentíamos necessidade podíamos pedir reposição, evitando assim o desperdício.

Na saída vimos um pessoal chegar sem reserva e pedir individualmente conforme o que constava no cardápio, então na baixa temporada, acho uma solução melhor do que fazer a reserva de algo com tanta coisa, como foi no nosso caso.

Agora se fosse é bom de garfo, vale a pena, tudo o que provamos era muito bom.

O valor do brunch em janeiro/22 era de 132,00 reais por adulto e 69,00 reais para crianças entre 07 e 17 anos.

Endereço: Via Trento, 1458 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
Todos os dias das 10h às 18h
Contato: @cucaemarmellata

Piquenique na Don Giovanni

Apesar de relacionar com a Vinícola Don Giovanni o piquenique é do Restaurante Nature, que ocupa uma bonita área dentro da vinícola.

Compramos a experiência da cesta com uma caminhada pelos girassóis pelo site Wine Locals, que lista várias experiências possíveis no Vale dos Vinhedos.

No espaço externo do restaurante há mesas e cadeiras para a realização do piquenique, que vem em caixas contendo itens como:

Queijo brie envolto na massa filo
Queijo grana padano em lascas
Queijo colonial
Presunto cru fatiado fino
Copa lombo artesanal
Corações de alcachofra
Bruschetta de cebola caramelada com gorgonzola
Pão de fermentação natural
Mix de nuts com damascos e castanhas
Figada caseira
Mini brigadeiros
Tortinha de banana e doce de leite
Água mineral

Além disso cada cesta dá direito a uma garrafa de espumante entre algumas opções apresentadas, todas da Don Giovanni. Experimentamos dois tipos diferentes – nós solicitamos uma cesta individual e outra para duas pessoas – e gostamos muito de ambas.

O legal aqui é que se você não aguenta comer tudo, eles embalam para você levar, então se mais tarde bater uma fominha, não precisa ficar com saudade das delícias, pois elas vão estar a mão.

Os valores das cestas em janeiro/22 eram 375,00 reais para duas pessoas e 262,50 reais para a individual.

Devido à seca que atinge o Estado do Rio Grande do Sul os girassóis estavam meio tristes no dia da nossa caminhada, pois nem eles tão amigos do sol estavam resistindo a tanto tempo sem chuva – ainda bem que ela voltou a cair justamente no dia da nossa visita, após conseguirmos fazer o passeio. Se as fotos não ficaram tão bonitas, fica o lembrete de que devemos cuidar melhor do nosso meio-ambiente.

Maiores Informações
Endereço: Linha Amadeu, KM 12 – Interior, Pinto Bandeira
Site: http://www.dongiovanni.com.br

Piquenique na Larentis

Fomos em janeiro de 2020 após fazer a reserva diretamente no site da vinícola. Com estacionamento no local e placas indicativas, é muito fácil chegar de carro.

Escolhemos a experiência como nosso almoço de sábado, em um dia bastante ensolarado, próximo as 11hs da manhã. Onde começamos com a degustação dos vinhos, para escolher qual iria para a cesta, e uma breve caminha pelo local.

Gostamos tanto da experiência que retornamos em 2022 para comprar alguns vinhos, e assim nos deparamos com duas novidades: uma loja novinha e um balanço em meio ao parreiral.

Nós temos aqui no blog um post bem detalhado da experiência, chamado Piquenique nas parreiras da Vinícola Larentis, mas já adianto que para quem viaja em ritmo tranquilo como nós, vale muito a pena.

Endereço: Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves
Segunda a Sexta: das 9h às 17h
Sábado, domingo e feriados: das 10h às 17h
Site: http://www.larentis.com.br/enoturismo

Almoço nos Parreirais Vinícola Cristofoli

Em abril/2017 nós resolvemos festejar o aniversário da vovó em Bento, em uma vinícola que ela havia lido uma reportagem e gostado muito.

E foi assim que fizemos tanto o tour vinho e paisagem quanto o almoço harmonizado junto aos parreirais na Vinícola Cristofoli.

Ambos foram maravilhosos, no caso específico do almoço, são comidas caseiras cheias de sabor acompanhadas de ótimos vinhos, em um espaço que convida a comer com calma, sentindo o gosto de cada prato, tendo uma boa conversa, e esquecendo todo o stress do dia-a-dia.

Eu conto todos os detalhes em um post sobre a Vinícola Cristofoli, mas como aconteceu com todos, já tenho vontade de retornar, pois sei que agora eles têm mais novidades.

Endereço: ERS 431 km 06, s/nº – Faria Lemos – distrito – Bento Gonçalves
Segunda a Sexta-Feira: das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 18:00
Sábados: das 09:30 às 18:00
Domingos: das 12:00 às 17:00
Feriados: das 09:30 às 17:00
Site: vinhoscristofoli.com.br

Ficou com alguma dúvida? Já foi para Bento Gonçalves e tem mais sugestões de lugares para conhecer? Deixa aí nos comentários, nós vamos amar responder e seguir dicas.

* Todas as refeições citadas tiveram os custos pagos por nós

Este post faz parte de uma blogagem coletiva muito saborosa chamada Dicas Gastronômicas onde blogs amigos fazem sugestões de lugares no Brasil e exterior. E deixo abaixo os links caso você tenha curiosidade de conferir.

Felipe, o pequeno viajante – Onde comer em Kathmandu, Nepal
Entre Mochilas e Malinhas – Conheça o Beco Hexagonal em São Paulo
Cantinho de Ná – Onde comer no Porto: dicas da gastronomia local
De Lugar Nenhum – Onde comer em Maceió
Dani Turismo – Onde Comer em Jeri?
Vamos viajar pra onde agora – Onde Comer em Recife?
6 Viajantes – Como economizar com alimentação na Disney

14 comentários em “Vale dos Vinhedos: Lugares para curtir uma boa gastronomia ao ar livre

1. Sou louca para fazer a rota do Vale dos Vinhedos e adorei as dicas de onde comer por lá. Já vou deixar anotado aqui para incluir no meu futuro roteiro.

2. Sou louca para conhecer o Vale dos Vinhedos, adorei saber dos lugares para curtir uma boa gastronomia ao ar livre, não tinha a menor idéia, agora só falta conferir tudo quando puder ir. Suas dicas com os valores dão uma ótima idéia para completar a elaboração do roteiro de viagem, obrigada.

3. Sou completamente apaixonada pelo Vale dos Vinhedos e tudo que ela oferece. Desses todos só conheci o Valontano. Já coloquei seu post como favorito pois as sugestões são excelentes. Parabéns!
    Beijocas

4. Como eu amo esse clima de serra: uma boa combinação de ambientes naturais/rústicos e boa gastronomia.

Uma delícia fazer piquenique nas vinícolas! pena que não é viável, financeiramente, fazer isso todos os dias. Com quantos anos você já considera uma boa idade para as crianças participarem dos eventos?

1. Olá,
      Acho que não existe resposta certa para esta pergunta, vai muito da personalidade da criança. A Alice nos acompanha nas visitas as vinícolas desde os dois anos, sendo que com gastronomia junto foi com cerca de quatro anos. Como normalmente os piqueniques ocorrem em locais abertos, alguns com muito espaço para correr, eu particularmente acho que dá para ir em qualquer idade.
      Minha sugestão é pesquisar o espaço da vinícola antes, ver o que vem na cesta e assim ver se a criança vai curtir também, a minha adora.

5. O Vale dos Vinhedos é realmente especial e com uma gastronomia diferenciada. Adorei suas dicas. Que delícia esses lugares para comer ao ar livre.