Vinho, história e natureza na Vinícola Dal Pizzol

Quando se pensa em vinícola normalmente o primeiro pensamento é associar a programa de adulto e degustação de vinho. Mas o espaço da Vinícola Dal Pizzol, localizado no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, mostra que é possível agradar o paladar dos pais sem descuidar dos vinhos, tornando a sua visita para todas as idades.

Fomos em um dia bastante quente na vinícola e chegamos atrasados para a degustação com passeio completo que acontece pela manhã, e acabamos desistindo da que aconteceria a tarde devido ao calor. Mas nem por isso deixamos de aproveitar o espaço.

A Vinícola

Fundada em 1974 com o nome de Vinícola Montes Lemos, a Dal Pizzol foi criada e idealizada por descendentes de imigrantes oriundos da Província de Treviso na Itália, que cultivaram os primeiros parreirais em terras brasileiras nos anos de 1878.

Localizada na Rota Cantinas Históricas, contribuiu com seu grande espaço externo e seu museu para retratar a vida dos que se instalaram em Faria Lemos, tornando o passeio uma mistura de sabores, cultura e tradições.

Para quem está de carro, há estacionamento no local próximo a loja onde podemos comprar e degustar vinhos e do pequeno museu em espaço coberto. Não é possível entrar com o carro na área do parque, sendo que todo o passeio é feito a pé através dos caminhos já existentes.

A caminhada é super tranquila, pois o lugar é extremamente agradável, e como fomos na baixa temporada, não encontramos nenhum tumulto para circular pelo local. Tendo eventualmente um espaço só para nós.

O Museu

Próximo ao espaço onde é possível comprar os rótulos e realizar degustação está uma sala onde encontramos um pequeno museu. Através das peças exibidas ele permite ao visitante ver os mais variados tipos de abridores de garrafa, exemplares raros de vinhos, bonitos vasos e claro a própria história da vinícola contada por rótulos.

Mas ele não se resume a isso, pois na área externa há o Ecomuseu com algumas relíquias da família como o primeiro vinhedo, máquinas antigas, uma Enoteca para quem faz a degustação no tour completo, arados e carroças utilizados antigamente, casas de madeira entre outras peças antigas.

O Espaço Externo

A Dal Pizzol é o tipo de vinícola que vale a pena ir com criança, pois tem um espaço com brinquedo de madeiras só para elas. E como a degustação para quem faz o passeio completo é próximo ao parquinho, elas têm distração garantida enquanto os pais bebem bons vinhos.

Também há um lago com gansos, muitas flores, e todo um espaço para caminhar e sentir o ar junto toda a natureza que te envolve.

No local também é possível conhecer o Vinhedo do Mundo, uma coleção onde são cultivados aproximadamente 400 tipos de uva de 30 países diferentes. O que a torna a maior coleção privada da América Latina e uma das três maiores do mundo.

Cansou? Tem balanços e pallets com colchonete para sentar ou até mesmo deitar espalhados embaixo das árvores. Só não pode se assustar com os pavões que passam circulando e embelezando o local.

Alimentação

Quando fomos não estava disponível o food truck que fica no Giardino Dal Pizzol que oferece tábuas de frios e lanches rápidos, e também não havia a possibilidade de piquenique.

Acabamos almoçando no Ristorante Dal Pizzol, que serve uma sequência de pratos tipicamente italianos e tem algumas opções à la carte, o que nos atendeu bem na época. Infelizmente não guardei o valor gasto para vocês terem uma noção.

O restaurante fica em um prédio térreo de tijolo a vista junto ao lago, bem fácil de achar. E também oferece mesas na rua, o que pode ser uma ótima opção para quem gosta de fazer suas refeições ao ar livre.

Mas quero retornar para fazer o piquenique no local, pois com todo o espaço, vale muito a pena.

Degustação

Como não fizemos o tour completo, eu e a mãe deixamos para fazer a degustação no final do passeio. A mãe optou pela degustação de 3 rótulos e eu optei pela de 5, onde também ganhei uma bonita taça para tomar vinho tinto.

Na época eu degustei o vinho branco chardonay, três vinhos tintos e uma espumante.

O que nós achamos…

Para quem escolhe ir para o Vale dos Vinhedos para relaxar o espaço da Dal Pizzol é uma excelente pedida. Como disse no início do texto, em família, é praticamente obrigatório, pois tem espaço para as crianças brincarem, sem se tornar mais uma visita chata a uma vinícola.

Mas mesmo para quem vai em casal ou até mesmo sozinho, o local possui uma calma que permite tanto o romantismo quando uma caminhada tranquila para descobrir todo o espaço. Fora que os balanços para quem gosta de ler convidam para umas duas boas horas de leitura.

O atendimento é muito gentil, e não existe tempo cronometrado para aproveitar o espaço. Então recomendamos e muito.

Quando ir

Por ser ao ar livre, recomendo dias em que a chuva não seja uma companhia. No verão é possível viver a experiência da vindima – onde envolve colheita da uva, a pisa e claro degustação de vinho – que aqui é diferente, sabe o vinhedo do mundo que citei acima? Pois então, com vagas limitadas e pouquíssimos dias, é nele que ocorre a experiência.

Para curtir uma tábua de frios ou um piquenique embaixo das árvores, temperaturas mais amenas e dias de céu azul podem ser uma boa pedida.

No verão não esqueça de chapéu, óculos escuros, garrafinha de água e protetor solar. Pois o Rio Grande do Sul sabe ser muito quente. Ilusão achar que aqui é sempre frio e que o máximo de calor é 27º como me disseram uma vez.

No auge do frio gaúcho eu já não recomendo tanto, pois nosso inverno além de ser muito gelado, é úmido, piorando a sensação térmica. Claro que um bom vinho tinto ajuda a esquentar, mas talvez você não aproveite tanto o local.

Valores

Como os preços mudaram muito de 2020 para cá, assim como as experiências se ampliaram na Vinícola, acho mais fácil vocês consultarem diretamente no site http://www.dalpizzol.com.br/enoturismo, e assim vocês já podem reservar as que mais gostarem.

O que eu me recordo: é possível passear somente no parque pagando um valor pelo ingresso, quando realizada alguma experiência, ele se tornava gratuito.

Maiores Informações:
Endereço: RS 431, Km 5,3 – Rota das Cantinas Históricas
Contato: (54) 3449.2255 ou dalpizzol@dalpizzol.com.br
Horários de atendimento do Parque Temático do Vinho: de segunda à sexta das 9h às 17h, sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.

  • Visita realizada em Janeiro/2020
  • Alice estava com 6 anos e 8 meses
  • Todos os gastos foram pagos por nós

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

Um comentário em “Vinho, história e natureza na Vinícola Dal Pizzol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s