Caminhos de Pedras – Parque da Ovelha

O bonito casarão verde, construído no ano de 1917, indica que você chegou ao Parque da Ovelha ou Casa da Ovelha, uma fazenda que além de produtos derivados do leite de ovelha propicia algumas vivências para os seus visitantes.

Parque das Ovelhas - Fachada
A casa verde e a escultura da ovelha amamentando avisam: você chegou a casa da ovelha

Chegamos ao parque um pouco depois das 11h30 da manhã, que possui um estacionamento ao lado da casa. Ao lado da porta de acesso a loja tem uma bancada com o horário de todas as atividades e uma atendente que fornece as informações. No nosso caso, poderíamos começar a participar ao meio-dia. Compramos os ingressos na loja -eles aceitam cartão de crédito, criança até 5 anos é isento, de 5 a 10 e melhor idade pagam meia- e aproveitamos para tirar umas fotinhos enquanto aguardávamos.

Abaixo relato as atividades que participamos, mas isto pode ser alterado conforme programação do parque:

Degustação
Entramos pela porta principal da casa, em sua sala mesas que lembram antigas salas de aula e um ar condicionado para atenuar o calor. Na degustação são apresentados os queijos feitos à base de leite de ovelha – experimentamos 3 tipos, muito bons – e um doce de leite de leite de ovelha (gostei tanto que trouxe um potinho para casa). Também são mostrados os cosméticos que eles produzem, mas esses só são experimentados na loja.

Parque das Ovelhas - Degustação
Mesa com os produtos a base de leite de ovelha

Alimentação de ovelhas
Com a barriga levemente enganada fomos para a próxima atividade, que consiste em pegar um pote de ração, colocar um pouco na mão e deixar as ovelhas pegarem. Conforme a explicação, elas não possuem dentes superiores, somente na parte inferior na mandíbula, e com isso não haveria o risco de levar uma mordida.

Parque das Ovelhas - Alimentação
Duas ovelhas simpáticas para me encorajarem

Só eu tive coragem de participar, Alice ficou só olhando, Marco e minha mãe fotografando. Confesso que o cheiro no local não é dos melhores e de início eu tive certo estranhamento. Mas depois achei uma dupla de ovelhas simpáticas e dei todo o meu pote para elas. Mas não me animei a reabastecer e voltar.

Depois da atividade é solicitado que se lave as mãos em um banheiro próximo.

Amamentação
Os bebês das ovelhas não possuem nem um mês de vida, e ao ver os visitantes chegarem já se agitam esperando a sua mamadeira. Com todos sentados são iniciadas as recomendações:
– Apenas uma mamadeira para cada um
– Levantar o braço e deixar à ovelhinha beber todo o conteúdo
– Quando terminar, pegar ela no colo para não sair andando a esmo, pode-se tirar uma foto e depois colocar com todo cuidado nos cercados indicados.

parque das Ovelhas - Amamentação
Alice e o bebê ovelha

O Marco não quis pegar a ovelhinha, optando em filmar. Alice ficou de minha auxiliar, pois como menina de apartamento ainda possui bastante medo dos bichinhos, e recebemos uma bem picorrucha para alimentar. Seguindo as indicações levantei o braço de forma que a nossa ovelha bebê tomasse toda a sua mamadeira. Ao final a peguei com cuidado no colo, pois ela ainda é bem frágil, e mostrei para a Alice como tocar. Com o mesmo cuidado coloquei no cercado, para que ela não machucasse as patinhas.

O que me agoniou foi à forma como algumas pessoas pegaram os bichinhos, alguns não deram toda a mamadeira, outros faziam pose para tirar foto e depois iam largando de qualquer jeito, várias trancando antes as pernas dos bichos na madeira mais alta do cercado. Para quem for fazer, cuidado com as ovelhinhas, elas são bebês, não se esqueçam disso.

Falcoaria
Eu achei essa parte muito legal e ao mesmo tensa. Explico. Um veterinário especializado em falcoaria nos mostra Eloá, um falcão fêmea que além de se apresentar no parque também trabalha em aeroportos.

São realizadas manobras de voo, onde a ave passa ou pousa muito próximo aos visitantes, a ponto de ser possível observar detalhes como as suas garras.

Parque das Ovelhas - Falcoaria
Eloá aguardando instruções

Mas não se assuste, a ave de rapina que faz a demonstração é bem treinada, e não levou nenhum dos pequenos que assistia a apresentação, nem atacou os que ficavam em pé só para fotografar.

Pastoreio
Hora da Tinha, de Tinhosa, e o show de dois cães da raça Border Collie na movimentação das ovelhas. Quem gosta de cachorro vai adorar a explicação do treinador, que salienta várias vezes a lealdade e amizade dos cães com ele.

Parque das Ovelhas - Pastoreio
Os guias das ovelhas

Nesta exibição, utilizando comandos verbais ou apitos, o treinador guia os movimentos dos cães e por consequência das ovelhas, que vão mudando de lugar conforme os dois pastores caninos se aproximam.

Grande Rebanho| Ordenha
Os cachorros trazem um número bem maior de ovelhas agora, entre apitos e comandos elas passam bem próximas as visitantes. A seguir todos são convidados a subirem e observarem a separação do rebanho por cores, que identificam a situação atual da ovelha.

Após elas são colocadas em máquinas que realizam a ordenhado leite, que irá virar os produtos encontrados na loja.

Com o fim desta parte, o ciclo recomeça com a degustação de alimentos.
No dia em que fomos não assistimos a Tosquia, por esta ter ocorrido pela manhã, e quem não ficou para a tarde não viu o grande rebanho e a ordenha.

A Loja
Há vários produtos, desde os que tem como base o leite de ovelha como queijo, doce de leite, cosméticos, até ovelhas de pelúcia, chapéus e livros.

Os preços não são baratos, mas principalmente os produtos derivados de leite não são tão fáceis de encontrar. Fica a critério de você ter gostado ou não e se quer levar um pouco mais da experiência para casa.

Informações gerais:
O parque é uma das atrações do Caminhos de Pedra
Endereço: RODOVIA LINHA PALMEIRO, 400- DISTRITO DE SÃO PEDRO – BENTO GONÇALVES – RS
Informações atualizadas sobre horários e valores no site do Parque da Ovelha.

* Passeio pago por nós
* Alice com 5 anos e 8 meses
* Realizado em Janeiro/2019

Planeje sua viagem em parceria com o blog:

Organizando sua viagem através das nossas parcerias, você garante as melhores condições sem pagar nada mais por isso e nos ajuda a manter o blog com publicações independentes.

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a rentcars e não pague IOF.

4 comentários em “Caminhos de Pedras – Parque da Ovelha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s