Roteiro Caminhos de Pedra

No final de 1875 imigrantes italianos chegaram à cidade de Bento Gonçalves e foram alojados no que hoje conhecemos como Distrito de São Pedro. Em meio à mata, cerca de duzentos lotes são destinados à colonização italiana.

O mato virou casas, plantação, vinho, o município cresceu, e todo o acervo de casas antigas passou a ser recuperado em 1987,quando o Engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e o Arquiteto Júlio Posenato idealizaram o roteiro Caminhos de Pedra, que segue em ampliação até os dias de hoje.

Caminhos de Pedra - Restaurante Nona Ludia
O roteiro do Caminhos de Pedra mistura história e natureza

Para quem curte uma slow travel, um dia não basta. Sendo assim em nossa primeira ida no ano de 2019 não conseguimos ver nem 10%. Isso me fez ficar com muita dúvida de como escrever este post, mas como é um lugar que queremos voltar, resolvi listar tudo o que tem neste lindo roteiro utilizando como base o site oficial do Caminhos de Pedra. Com isto, conforme formos conhecendo os ponto, vamos criando post exclusivos e linkando neste post central.

Recordando que tudo o que relatamos é patrocinado por nós mesmos.

Mas o que o roteiro das pedras tem?

Centro de Atendimento ao Turista
Localizado junto a um posto de gasolina e a placa de aberto, paramos no local para pegar o mapa-guia do roteiro. Infelizmente ele estava na realidade fechado. E assim identificamos alguns dos lugares pelas placas ao longo da estrada e no Parque das Ovelhas pegamos um mapinha. Achei uma pena.

O que visitamos ou paramos próximos para ver:

Parque da Ovelha
Este foi o lugar que me fez ir até o Caminhos de Pedra. Após uma programação de dois dias basicamente adulta, eu queria algo diferente para a Alice. O ar de mini fazenda e interação com os bichos atrai a atenção dos pequenos. Da amamentação até a degustação, a forma de condução das ovelhas pelos cães, chama a atenção de todos. Conto a nossa experiência completa no post sobre a nossa visita.

Parque das Ovelhas - Fachada
Casa da Ovelha – oportunidade de pequenos e grandes terem contato com os animais

Casa das Cucas Vitiaceri
Nós adoramos cuca. Novinha e quentinha então, nem se fala. Por este motivo os olhos brilharam ao ver o nome no mapa que pegamos no Parque da Ovelha.

A venda dos produtos fica no porão da casa, que também possui uma área envidraçada com mesas para quem quer fazer um lanche. E como descobrimos, eles também oferecem piquenique.

Caminhos de Pedra - Casa das Cucas
Uma passada por aqui faz bem ao paladar

Compramos as nossas cucas, que foram o nosso lanche ao chegar em casa. Pegamos de morango e chocolate, e uma só de chocolate, e elas são realmente deliciosas.

Casa da Erva Mate
Não entramos na casa, que fica em frente à Casa das Cucas, mas só o seu visual externo já é uma graça. Apesar de sermos gaúchos falsificados (isto é, não tomamos chimarrão), em uma próxima ida vamos querer ver mais de perto.

Caminhos de Pedra - Casa da Erva Mate
Casa da Erva Mate – mesmo para quem não é fã desperta a curiosidade

Restaurante Nona Ludia
Paramos aqui antes de ir embora, quando o restaurante já estava fechado para admirar a casa e sua famosa árvore. A bela construção foi iniciada pelo ano de 1880, que na troca dos donos chegou a ser rebocada, para depois ser restaurada no projeto do roteiro.

Ao lado da casa fica a enorme árvore Maria Mole (ou Umbu), cuja pequena gruta que existe no seu tronco serviu de casa para os primeiros italianos que chegaram na região. Essa história nos foi contada na Vindima, e ao ver o tamanho do local é impossível não ficar impressionado.

Caminhos de Pedra - Arvore Casa
E pensar que famílias moravam neste espaço

O restaurante serve gastronomia típica italiana, que vai da sopa de Capeletti, passando por salada de batata, massas, carnes e sobremesa. Conhecer a parte externa só alimentou a minha curiosidade em conhecer a área do restaurante.

Casa Vanni Espaço Gastronômico
Saímos tarde do Parque da Ovelha e chegamos meia hora antes do fechamento, mas o atendimento foi simpático igual. Conto neste post a nossa rápida experiência, que ficou com gostinho de quero voltar.

Casa Vanni - Entrada Restaurante
Um restaurante que merece um tempo para curtir o seu espaço externo

Outros lugares que estão na rota conforme o site de turismo de Bento e não tivemos tempo de parar:

Atual Estofados
Casa di Dolci
Foto à Moda Antiga e Rótulos Personalizados
Atelier João Bez Batti
Casa do Tomate
Salumeria Caminhos de Pedra
Caminho da Aventura Parque
Casa das Massas e Artesanato
Casa da Tecelagem
Porão de Pedra
Casa da Confecção
Casa Fracalossi / Restaurante Café Colonial
Gran Mangiar Restaurante
Restaurante Casa Ângelo
Churrascaria Cavalet
Ristorante Del Pomodoro
Benevento Chocolate & Café
Le Sorelle
Pousada Cantelli
Pousada Casa Barp
Lovara Vinhas e Vinhos
Vinícola Casa Fontanari
Cantina Strapazzon
Vinícola Salvati & Sirena

Planeje sua viagem em parceria com o blog:

Organizando sua viagem através das nossas parcerias, você garante as melhores condições sem pagar nada mais por isso e nos ajuda a manter o blog com publicações independentes.

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a rentcars e não pague IOF.

19 comentários em “Roteiro Caminhos de Pedra

    1. Se uma hora vieres a Bento Gonçalves tem vários roteiros que podem ser mesclados, vale a pena conhecer a capital gaúcha do vinho. O ritmo vai conforme o viajante (nós somos muito calmos), mas se quiser imersão total tem pousada também, nós não ficamos, mas fiquei curiosa.

      Curtir

  1. Morro de vontade de conhecer esse roteiro Caminhos de Pedra, foi ótimo saber que é preciso mais de um dia, assim consigo me organizar melhor quando tirar a vontade do papel!

    Curtir

    1. Vale a pena conhecer. O tempo vai muito conforme o teu estilo, nós somos bem calmos mas sei de quem já fez quase todos os pontos no mesmo dia. E tem outros roteiros também que dá para mesclar, como o do Vale do Rio das Antas e do Vale dos Vinhedos.

      Curtir

  2. O Caminhos de Pedras é charmoso e encantador! Um roteiro que sempre que volto a Bento gosto de refazer. Amei ler o seu texto, as dicas e as fotos, mantei as saudades desse lugar lindo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s