No final de 1875 imigrantes italianos chegaram à cidade de Bento Gonçalves e foram alojados no que hoje conhecemos como Distrito de São Pedro. Em meio à mata, cerca de duzentos lotes são destinados à colonização italiana.
O mato virou casas, plantação, vinho, o município cresceu, e todo o acervo de casas antigas passou a ser recuperado em 1987,quando o Engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e o Arquiteto Júlio Posenato idealizaram o roteiro Caminhos de Pedra, que segue em ampliação até os dias de hoje.

Para quem curte uma slow travel, um dia não basta. Sendo assim em nossa primeira ida no ano de 2019 não conseguimos ver nem 10%. Isso me fez ficar com muita dúvida de como escrever este post, mas como é um lugar que queremos voltar, resolvi listar tudo o que tem neste lindo roteiro utilizando como base o site oficial do Caminhos de Pedra. Com isto, conforme formos conhecendo os ponto, vamos criando post exclusivos e linkando neste post central.
Recordando que tudo o que relatamos é patrocinado por nós mesmos.
Mas o que o roteiro das pedras tem?
Centro de Atendimento ao Turista
Localizado junto a um posto de gasolina e a placa de aberto, paramos no local para pegar o mapa-guia do roteiro. Infelizmente ele estava na realidade fechado. E assim identificamos alguns dos lugares pelas placas ao longo da estrada e no Parque das Ovelhas pegamos um mapinha. Achei uma pena.
O que visitamos ou paramos próximos para ver:
Parque da Ovelha
Este foi o lugar que me fez ir até o Caminhos de Pedra. Após uma programação de dois dias basicamente adulta, eu queria algo diferente para a Alice. O ar de mini fazenda e interação com os bichos atrai a atenção dos pequenos. Da amamentação até a degustação, a forma de condução das ovelhas pelos cães, chama a atenção de todos. Conto a nossa experiência completa no post sobre a nossa visita.

Casa das Cucas Vitiaceri
Nós adoramos cuca. Novinha e quentinha então, nem se fala. Por este motivo os olhos brilharam ao ver o nome no mapa que pegamos no Parque da Ovelha.
A venda dos produtos fica no porão da casa, que também possui uma área envidraçada com mesas para quem quer fazer um lanche. E como descobrimos, eles também oferecem piquenique.

Compramos as nossas cucas, que foram o nosso lanche ao chegar em casa. Pegamos de morango e chocolate, e uma só de chocolate, e elas são realmente deliciosas.
Casa da Erva Mate
Não entramos na casa, que fica em frente à Casa das Cucas, mas só o seu visual externo já é uma graça. Apesar de sermos gaúchos falsificados (isto é, não tomamos chimarrão), em uma próxima ida vamos querer ver mais de perto.

Restaurante Nona Ludia
Paramos aqui antes de ir embora, quando o restaurante já estava fechado para admirar a casa e sua famosa árvore. A bela construção foi iniciada pelo ano de 1880, que na troca dos donos chegou a ser rebocada, para depois ser restaurada no projeto do roteiro.
Ao lado da casa fica a enorme árvore Maria Mole (ou Umbu), cuja pequena gruta que existe no seu tronco serviu de casa para os primeiros italianos que chegaram na região. Essa história nos foi contada na Vindima, e ao ver o tamanho do local é impossível não ficar impressionado.

O restaurante serve gastronomia típica italiana, que vai da sopa de Capeletti, passando por salada de batata, massas, carnes e sobremesa. Conhecer a parte externa só alimentou a minha curiosidade em conhecer a área do restaurante.
Casa Vanni Espaço Gastronômico
Saímos tarde do Parque da Ovelha e chegamos meia hora antes do fechamento, mas o atendimento foi simpático igual. Conto neste post a nossa rápida experiência, que ficou com gostinho de quero voltar.

Outros lugares que estão na rota conforme o site de turismo de Bento e não tivemos tempo de parar:
Atual Estofados
Casa di Dolci
Foto à Moda Antiga e Rótulos Personalizados
Atelier João Bez Batti
Casa do Tomate
Salumeria Caminhos de Pedra
Caminho da Aventura Parque
Casa das Massas e Artesanato
Casa da Tecelagem
Porão de Pedra
Casa da Confecção
Casa Fracalossi / Restaurante Café Colonial
Gran Mangiar Restaurante
Restaurante Casa Ângelo
Churrascaria Cavalet
Ristorante Del Pomodoro
Benevento Chocolate & Café
Le Sorelle
Pousada Cantelli
Pousada Casa Barp
Lovara Vinhas e Vinhos
Vinícola Casa Fontanari
Cantina Strapazzon
Vinícola Salvati & Sirena
Planeje sua viagem em parceria com o blog:
Organizando sua viagem através das nossas parcerias, você garante as melhores condições sem pagar nada mais por isso e nos ajuda a manter o blog com publicações independentes.
O roteiro Caminhos de Pedra,em Bentos Gonçalves, é bem interessante, um lugar bucólico para passear e descansar! Imagino que um passeio de bicicleta por aí deve ser bem gostoso! Adorei as dicas!
CurtirCurtir
Passear e descansar, palavras certeiras! Não havia pensado em bicicleta, mas pode ser uma boa ideia mesmo.
CurtirCurtir
Adorei o Roteiro Caminhos de Pedra, confesso que não conhecia… me deu vontade de fazer esse passeio – já anotei, em mais de um dia pra fazer com calma! Legal o Parque da Ovelha 🙂
CurtirCurtir
Se uma hora vieres a Bento Gonçalves tem vários roteiros que podem ser mesclados, vale a pena conhecer a capital gaúcha do vinho. O ritmo vai conforme o viajante (nós somos muito calmos), mas se quiser imersão total tem pousada também, nós não ficamos, mas fiquei curiosa.
CurtirCurtir
Morro de vontade de conhecer esse roteiro Caminhos de Pedra, foi ótimo saber que é preciso mais de um dia, assim consigo me organizar melhor quando tirar a vontade do papel!
CurtirCurtir
Vale a pena conhecer. O tempo vai muito conforme o teu estilo, nós somos bem calmos mas sei de quem já fez quase todos os pontos no mesmo dia. E tem outros roteiros também que dá para mesclar, como o do Vale do Rio das Antas e do Vale dos Vinhedos.
CurtirCurtir
Ainda não tinha ouvido falar desse roteiro Caminhos de Pedra. Achei bem interessante e pelo que pude constatar, precisa de pelo menos uns 2 a 3 dias para poder ver tudo né?
CurtirCurtir
Depende do teu ritmo de viagem, Leo. Algumas pessoas fazem em um dia, nós somos fãs de fazer tudo com calma, então acabamos ficando um pouco mais em cada lugar.
CurtirCurtir
Adorei conhecer esse roteiro caminhos de pedra. Quanta coisa pra fazer! Preciso muita de uma viagem dessas, obrigada pelas dicas.
CurtirCurtir
Bento tem muita coisa para fazer, vale a pena se hospedar na região e aproveita-la por inteiro.
CurtirCurtir
Olha, já tinha ouvido falar, mas não tinha lido sobre o Caminhos de Pedra, gostei bastante de conhecer. Um bom roteiro de viagem para família realmente.
CurtirCurtir
Com certeza, é o tipo de passeio que agrada a todas as idades.
CurtirCurtir
Tenho muita vontade de ir a Bento Gonçalves, mas não conhecia o roteiro Caminhos de Pedra. Adorei saber mais e quero visitar essa Casa da Erva Mate.
CurtirCurtir
Bento tem vários roteiros, além do de pedra, tem do vale do rio das antas e o mais famoso que é o vale dos vinhedos. Uma viagem até Bento tem muitas opções, vale a pena.
CurtirCurtir
Que passeio delicioso! Quando vi a primeira foto não imaginei que seria no Brasil! Também amo cucas… Só faltou a foto de uma para abrir o nosso apetite aqui. Bateu vontade de conhecer Bento Gonçalves!
CurtirCurtir
Não deu tempo de tirar a foto das cucas hahahaha
É um passeio muito bonito, vale muito a pena.
CurtirCurtir
O Caminhos de Pedras é charmoso e encantador! Um roteiro que sempre que volto a Bento gosto de refazer. Amei ler o seu texto, as dicas e as fotos, mantei as saudades desse lugar lindo
CurtirCurtir
Que bom, Michele! Fico muito feliz.
CurtirCurtir
Quando eu fui pra Bento Almoçei no Benevento Chocolate e Café que fica no “Caminhos de pedra”, Eu queria muito ter ficado mais tempo em Bento pra conhecer tudo o que eu tinha pra conhecer mas eu só tinha 2 dias. Quero voltar e ficar pelo menos uma semana em Bento Gonçalves pra curtir cada cantinho dessa cidade dos Sonhos!
CurtirCurtir