Aldeia e Paz – Dia 7

Em nosso sétimo dia em terras portuguesas tivemos um roteiro mais tranquilo, onde fomos até Mafra e ao maior jardim oriental da Europa.

Você sabia que este post faz parte de um roteiro completo? Acompanhe a nossa trip completa por Portugal com todos os detalhes dia-a-dia.

Jardim do Cerco

Infelizmente no dia em que fomos o palácio estava fechado para visitações, com isso nos dirigimos até o jardim barroco que fica ao lado. E valeu bastante a pena, pois ele é lindo. Para quem tem criança, vale ainda mais a pena, pelo espaço que tem para correrem e brincarem.

Em seus oito hectares o Jardim do Cerco possui flores embelezando, um chafariz, espelho de água, pássaros, pessoas fazendo sessões de foto, horta, caminhos para longas caminhadas, parquinho para as crianças brincarem, árvores frondosas e uma sensação de sossego.

A horta dos frades ou horto das aromáticas apresenta diversas espécies como utilização medicinal e condimentar, sua construção foi ordenada por D. João V e o visitante irá encontrar alguns tipos bem conhecidos como alecrim, arruda, camomila e coentro.

Um lugar onde o cigarro e o salto alto são proibidos conforme indicados nas placas, mas a alegria e o relaxamento não.

Do Palácio visitamos a igreja que estava aberta e foi utilizada pela família real antes de virem para o Brasil. Ela fica na parte central da construção e segue o estilo barroco italiano. Por dentro ela tem o formato de cruz e a sua cúpula foi a primeira a ser construída em Portugal. Internamente ela e bastante bonita, valendo a parada.

Próximo a basílica fomos até uma confeitaria chamada Fradinho comer um doce típico de mesmo nome. O doce Fradinho é um pastel de feijão, doce de ovo e amêndoa que é bem gostoso, não saia sem experimentar.

Maiores Informações:
Endereço: Largo Gen. Conde de São Januário, Mafra
Site: Palácio de Mafra

Horários:
Jardim do Cerco
9h00 às 17h00 (outubro a março)
9h00 às 19h00 (abril a setembro)
Entrada livre

Palácio de Mafra
Todos os dias, exceto 3ª feiras das 09.30h às 17.30h (última entrada 16.45h)

Basílica
Diariamente das 09.30 às 13.00h (última entrada 12.45h) e das 14.00 às 17.30h

Fradinho
Endereço: Praça da República, 28/30
Horário: 07:00 – 20:00

Aldeia-Museu José Franco

Localizada entre Ericeira e Mafra a pequena cidade reconstrói a história do oleiro José Franco, nos anos de 1920. No local estão o ofício de sapateiro do pai, a escola primária, a olaria do avô e muitas outras memórias de sua infância.

Um lugar para os pequenos portugueses não esquecerem as origens. A beleza na pequena cidade construída pelo artista José Franco está na simplicidade e ingenuidade com que ela se mostra, deixando por um momento todos pequenos e algumas vezes saudosistas.

Para os visitantes é uma aula de cotidiano, ali estão o poço e a capela, o galo e as panelas, as chaves e os amigos, os brinquedos e as obras, os detalhes que tornam o faz de conta tão reais, o armazém e a escola.

Aliás, foi na escola que vivenciei o momento mais legal do passeio, a vó de origem portuguesa explicava para os netos, que estavam junto as antigas classes de madeira, como as aulas funcionavam no tempo da bisa.

Na aldeia também não falta representação da fé, seja por agradecimento ou poesia. Lembrando que temos mais motivos para celebrar do que lamentar.

E como é um local para os pequenos, para finalizar está o parquinho, afinal, sempre existe disposição para brincar mais um pouquinho.

Para os grandes tem uma lojinha com várias coisas bonitinhas, indicado para quem não resiste uma lembrancinha.

Maiores Informações:
Endereço: N116 34, 2640-401 Mafra
Horário: 09h às 19h
Visitação Gratuita
Site: Aldeia Jose Franco

Budha Eden

Localizado na Quinta dos Loridos está um belíssimo jardim oriental que pertencem aos mesmos proprietários da Bacalhôa. Logo na entrada estão os Budas em diversas posições, possibilitando ao visitante colocar moedas nos locais onde deseja ter sorte.

O jardim foi criado como forma de protesto a destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, e o espaço é grandioso. São cerca de 35 hectares onde obras de arte se misturam as diversas esculturas de diferentes tamanhos e a própria natureza, em uma integração bonita de se ver.

Entre o lago com peixes, dragões, soldados e esculturas africanas há um imenso espaço a ser percorrido pelos caminhos já desenhados. Assim como a grande escadaria que levam as maiores estátuas do parque.

Quando o cansaço bate é possível descansar nas cadeiras próxima a loja e o restaurante. No local também são vendidos vinhos. Aliás, para quem não conseguiu realizar a visitação na vinícola aqui também é possível degustar alguns rótulos com agendamento prévio.

Independente da crença, a visita vale muito a pena. É o tipo de lugar para caminhar muito, respirar, sentar, curtir a natureza e ficar impressionado.

Não vá com pressa, abra sua mente e namastê.

Maiores Informações:
Endereço: Quinta dos Loridos, 2540-420
Horário: 09.00 às 18.00, todos os dias exceto dia 1 de Janeiro e 25 de Dezembro
Valor: 5 euros, crianças até 12 anos não pagam
Site: Budha Eden

* Viagem realizada em Agosto/2015
* Como guias tivemos o pessoal da Além Mar Turismo
* Alice estava com 2 anos e 2 meses na época
* Viagem patrocinada por nós mesmos

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços, sem perder o seu desconto Genius. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.

37 comentários em “Aldeia e Paz – Dia 7

    1. Quantos lugares encantadores! Gostaria muito de conhecer o Jardim Oriental. Fiquei tocada com a simplicidade da aldeia José Franco, deve ser um local muito agradável de se visitar.

      Curtir

  1. No final do ano farei uma road trip por Portugal e já estou anotando algumas dicas suas. Pena que não conseguiu visitar o palácio né? Mas quando viajamos nem sempre tudo acontece da forma como planejamos. Ótimas dicas

    Curtir

  2. Que maravilha os lugares que você visitou, esse jardim é maravilhoso muito verde, gosto muito de lugares em que a natureza está presente, o museu é incrível foi um bom passeio seu, bjis.

    Curtir

  3. Portugal realmente parece incrível, eu já comi o doce frandinho mas o gosto nem deve chegar perto do que você experimentou. Estou precisando fazer uma visita ao meu amigo que mora em Portugal! Beijos

    Curtir

  4. Tô adorando acompanhar os posts sobre a viagem de vocês, a cada dia um relato sobre um lugar mais lindo que o outro. Confesso que Portugal não era um país que me atraia, mas agora da até vontade de viajar pra conhecer. Feliz por vocês!

    Curtir

  5. O lugar parece ser lindo mesmo, como o próprio nome diz, deve ter um ar calmo e de paz ❤ Acho muito legal as informações que deixa no final do post! Muito útil

    -june damasceno

    Curtir

  6. Sem dúvida são lugares muito bonitos. Não sou grande fã de jardins, mas adorei tudo mesmo assim.
    Gostei mais ainda dos budas do Bhuda Eden. Sensacionais.

    Curtir

  7. Olá Andrea,

    Amei conhecer esses lugares, parecem ser simplesmente maravilhosos e ter um ar que faz super bem a qualquer pessoa. Já anotei todas as dicas, quero conhecer!

    Beijos!

    Curtir

  8. Os lugares são incríveis, tanto pela foto quanto pela descrição. Se eu tivesse a oportunidade, iria sem dúvidas. Acho muito válido compartilhar experiências e vivências como essas. Quando temos a mente aberta para aprender, ensinar fica mais fácil, e lugares assim fazem parte dessa construção.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s