10 lugares Comfort Food na Serra Gaúcha

O Rio Grande do Sul possui uma cultura riquíssima, e para quem gosta de boa comida e fartura, ele é um destino imperdível. E na bela Serra Gaúcha lugares para curtir com os olhos e com o paladar formam duplas perfeitas.

Neste post compartilho lugares que proporcionam mais do que gastronomia, pois eles também oferecem uma experiência de vivenciar o local, sendo preciso destinar mais tempo que em uma refeição tradicional, sendo perfeitos para quem curte uma refeição comfort food.

Abaixo compartilho com vocês 10 lugares que conquistaram o nosso coração e nos dão vontade de voltar várias vezes:

1) Vinhos Cristofoli

Comida de mãe harmonizada com vinhos, espumantes e suco de uva para as crianças e motorista da rodada, ao ar livre próximo aos parreirais da vinícola.

IMG_0249
Harmonização de bons vinhos com pratos caseiros em meio as uvas

Localizada no distrito de Faria Lemos em Bento Gonçalves, a vinícola é familiar e oferece várias opções que aproveitam o seu espaço, permitindo brindar com boa gastronomia em espaços bem bonitos.

2) Pizza entre Vinhos

Localizada no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves esta pizzaria a La carte permite que os clientes caminhem pelo local e escolham o vinho que irá acompanhar a sua pizza. Rodeados de garrafas de vinhos, as pizzas são maravilhosas, tanto as salgadas quanto as doces, valendo curtir cada garfada sem pressa.

Pizza entre vinhos

3) Casa Vanni Espaço Gastronômico

No Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves, no porão de uma casa que possui um lindo jardim com redes, está a Casa Vanni. A comida é ótima, assim como o atendimento e o lugar. Perfeito para repor as energias e dar uma descansada antes de seguir o caminho. Uma dica: o filé da casa é imperdível.

Casa Vanni

4) Vinícola Larentis

Em meio ao parreiral é oferecido um piquenique com direito a toalha xadrez no chão, almofadas, cesta com pães, frios, geleias, além de um vinho/espumante, suco de uva e água.

Larentis

Localizada no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, o local é pequeno, e não é para sentar, comer, tirar foto e ir embora. Não. É para curtir a paz, o silêncio em meio às uvas, beber uma espumante gelada com os pés descalços. E quem sabe até tirar uma soneca acomodado nas almofadas.

5) Restaurante Bêrga Môtta

Localizado dentro do Ecoparque Sperry, um parque com trilhas e cachoeiras. É um passeio super indicado para quem está visitando as cidades de Gramado – Canela em um dia de sol, se for na primavera ou verão melhor ainda.

Bergamota - detalhes
Boa comida e cachoeiras

O restaurante oferece produtos próprios, no Buffet saladas da própria horta, atendimento simpático e a sensação de que não há pressa para comer. Há mesas tanto na área fechada quanto ao ar livre, e o ambiente é extremamente agradável, combinando com a comida saborosa que é servida.

E se você exagerou um pouco, basta depois seguir as trilhas para conhecer as cachoeiras e gastar as calorias extras, com criança opte pelas trilhas mais fáceis.

6) Restaurante Sabor Rural

Próximo à área central de Gramado, uma grande pipa de vinho é a entrada para este restaurante que serve em sistema Buffet comidas típicas de origem italiana.

Sabor Rural

Com horta orgânica, animais circulando, lago para pescar, parquinho, é um lugar perfeito para quem gosta de ficar ao ar livre acompanhado de boa gastronomia. Para quem tem criança, é garantia de gasto de energia, sendo correndo pelo espaço livre, ou descobrindo os segredos do lugar.

7) Espaço Tibet

Em Três Coroas, cidade vizinha de Gramado, um restaurante colorido, com comida perfumada e deliciosa, atendimento gentil e uma sensação de tranquilidade.

Como diz o nome, o local é um pedacinho da cultura tibetana em espaço gaúcho, a decoração, roupa dos atendentes e a comida nos transportaram da correria do dia-a-dia para uma pausa no tempo.

IMG_9826
Ambiente colorido e comida perfumada

Aqui os pratos são escolhidos a La carte, nós recebemos indicação de entrada e prato principal. Tudo muito bem servido, tanto que não sobrou espaço para a sobremesa. Vale a pena também curtir o seu jardim, cheio de detalhes.

8) Colina Verde

Como já diz o nome, este restaurante próximo à cidade de Nova Petrópolis, fica em uma pequena colina cercado de muito verde. Bastante procurado, exige reserva prévia ou paciência para quem deseja esperar.

Colina Verde
Esperando a nossa mesa observando a natureza

Os pratos são servidos na mesa e a reposição oferecida regularmente, eles são em sua maioria de origem alemã, além de alguns itens da culinária italiana e gaúcha. Aqui é tudo muito farto, então para reduzir o desperdício vale chegar com fome. Eu particularmente me apaixonei pelos pratos com maça, tanto o frango quanto uma panqueca. Alice já amou a sopinha que dá entrada a refeição.

9) Restaurante El Paradiso

Localizado em Morro Reuter, é um lugar para ficar horas, principalmente se estiver com crianças. Com um grande espaço ao ar livre, com pracinha, balanço e piscina, é um lugar para chegar sem pressa de sair.

El Paradiso - Area Interna
Um lugar onde se pode passar horas

O sistema é Buffet, com pratos quentes – havendo uma área para os veganos -, saladas, sobremesas, mas, além disso, há chá feito na hora e uma mesa de bolos para quem vai ficando e tem vontade de beliscar algo à tarde. Tudo muito bom e com ótimo atendimento.

10) Café Colonial Walachay

Imagina um lugar em que você come bastante e depois pode deitar na rede para jiboiar? Este lugar existe e fica em Morro Reuter.

O café colonial alemão é farto com salgados, pães, bolos, cucas, geleias e tortas, com vinho e suco de uva incluídos. Além disso, possui espaço kids e uma vista maravilhosa, que convida a sentar e admirar.

Cafe Walachay - Gastronomia
Depois deste café só nos restou sentar para admirar a vista

Espero que tenham gostado das nossas dicas. Nós estamos sempre procurando por lugares diferentes e tranquilos para curtir uma boa refeição, se tiver mais sugestões, deixe nos comentários. Nós vamos adorar.

* Todos os gastos nos lugares mencionados foram pagos por nós

Este post faz parte de uma blogagem coletiva onde outros viajantes também compartilham as suas dicas. Aproveite para descobrir outros #Top10 clicando nos links abaixo:

Expedições em Família – Curitiba com crianças – 10 atrações Top para curtir
Se Joga no Roteiro – Top 10 pontos turísticos nas Serras Gaúchas! 
Viajante Móvel – 10 Hotéis mais diferentes do mundo
Vamos viajar pra onde agora – 10 lugares para comer em Orlando
6viajantes – Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília
Experiência Barbara – Além da Garden Route: os 10 mais da África do Sul
Disney e Outros Lugares Incríveis – 10 passeios imperdíveis em Los Angeles
CincoCantos Travel Blog – Top 10 melhores praias secretas na Flórida
Destinos por onde andei… – 10 atrações imperdíveis em Santiago, Chile
AnnaCarvalhoTravels – 10 Motivos para visitar a Turquia
Blog Vamos Viajar? – 10 motivos para fazer um Destination Wedding

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

14 comentários em “10 lugares Comfort Food na Serra Gaúcha

  1. Sem dúvida o Rio Grande do sul oferece muitas experiências incríveis de vivenciar o turismo imersivo. Já desfrutamos de algumas lá, mas a sua lista está completa e vejo que preciso voltar logo pra desfrutar de várias. Excelentes opções de passeio! Amei o texto. Parabéns!

    Curtir

  2. Que lista dos sonhos é essa? Parecem lugares encantados que saíram de livros. Visitei a Serra Gaúcha e não conheci esses lugares. Já tenho um grande motivo para voltar. Amei o post!

    Curtir

  3. Adoro um lugarzinho comfort food!! É tão bom chegar em um lugar aconchegante, ficar ali alguns minutos curtindo, e se for aliado a uma boa gastronomia, ai que é perfeito!!! Adorei as dicas!!

    Curtir

  4. Adorei as indicações. Da ultima vez aproveitamos um pirquenique e umas rotas alternativas que fizeram valer a viagem, serra gaucha é sempre tudo de bom!

    Curtir

  5. Meu marido é gaúcho e vez ou outra visitamos essa região , por isso estamos sempre pesquisando lugares diferentes e bacanas p conhecer . Esse seu post foi um achado maravilhoso com esses 10 lugares Comfort Food na Serra Gaúcha. Adorei!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s