Vigneto Octavio – hospedagem em uma casa centenária no Vale dos Vinhedos

Para quem gosta de vinhos, sabe que a Serra Gaúcha é um dos lugares para ir e voltar muitas vezes. Por este motivo, o que não falta são opções de hospedagem na cidade de Bento Gonçalves para ficar próximo as vinícolas. E no último verão optamos em ficar em uma casa em meio ao Vale dos Vinhedos que encantou a todos, com direito a pedido de retorno pela Alice.

Quem acompanha o blog deve ter percebido que pelo menos uma vez por ano vamos a Bento Gonçalves. É o momento de relaxar, conhecer novas vinícolas, fazer passeios ao ar livre, conhecer novos vinhos e claro, reabastecer a adega.

Da estrada de acesso no Vale dos Vinhedos enxergamos a nossa casa temporária

Em janeiro de 2022 não foi diferente, exceto que não queríamos ficar em um hotel. Com o aumento da flexibilização das máscaras e a pequena ainda sem vacina, queríamos um lugar que ficássemos à vontade, o que nos fez querer fugir dos buffets de café da manhã.


Foi quando me lembrei dos posts com de um amigo no Instagram, onde ele estava em uma casa muito bonitinha. O bom é que ele sempre marca o local onde esteve e foi assim que eu encontrei a Vigneto Octávio.

A Casa

É possível enxergar a distância a casa de madeira amarela que fica sob uma base de pedra. Construída há mais de cem anos, já foi o teto de muitas famílias que vieram fazer a sua história em terras gaúchas. Atualmente ela fica localizada em um terreno com outras casas, e é uma opção muito agradável no vale dos vinhedos.

Internamente ela possui quatro quartos com ar condicionado, um banheiro, lavabo, uma cozinha aberta e equipada e a sala com direito a lareira. Tudo muito bonitinho e confortável.

Os quartos e a sala e cozinha integradas

No nosso caso ocupamos dois quartos, e os outros dois ficaram fechados, o que funciona bem para dar um tempo entre um locatário e outro. Em ambos havia jogo de lençol, coberta, travesseiro, e jogo de toalhas para cada dupla.

Também havia álcool em gel e pequenas amenidades, tudo muito cheiroso e dentro do tema da região, a minha mãe saiu querendo comprar o sabonete líquido que eles disponibilizavam na casa.

Um mimo de boas-vindas, as regras da casa, banheiro e lavabo

A cozinha é bem equipada, atendendo tanto quem opta por comprar comida pronta quanto quem deseja cozinhar. E se não dá tempo para ir em todas as vinícolas, é possível comprar vinhos de algumas que ficam na adega da casa, ou experimentar o gostoso suco que fica na geladeira – ao qual nós não resistimos. Os preços ficam disponibilizados na casa, etiquetados nas próprias garrafas, assim como o código para o pix que fica em um cantinho da pia, sendo bem fácil efetuar o pagamento.

Um corredor que conta história

E naturalmente eu não poderia esquecer de falar da decoração, com ênfase no ponto que mais nos chamou a atenção, pois é impossível não dedicar um tempo ao corredor onde estão várias fotos da família, que te levam a viajar por várias gerações e ficar imaginando o que aconteceu com cada um deles.

A área externa

Se internamente a casa é confortável e nos atendeu muito bem, externamente ela é um charme, e irá conquistar quem gosta de fazer aquela foto diferenciada para o Instagram.

Barril cadeira para sentar, placa para foto na rede social, garagem e espaço para brincar

Começa pela varanda com poltronas para você pode ficar sentado observando o local, ou na área lateral, onde é possível acender uma fogueira e curtir um calorzinho a noite. Como nós fomos no verão, não fizemos a experiência da fogueira, pois Bento já estava quente que chegue, mas para quem vai no frio vale a pena investir na madeira para curtir uma noite romântica ou quem sabe de histórias de terror.

Agora a parte favorita da Alice era os fundos, com um grande balanço junto aos parreirais, os colchonetes coloridos para quem quer ficar sentado ou deitado só curtindo o lugar.

Quem não curte um balanço?

E mesmo havendo mais casas no terreno, havia todo um espaço só para a casa, onde a pequena podia literalmente correr para cima e para baixo, gastando a energia acumulada.

É na área externa que também fica a garagem, com uma cobertura de telha também bem próxima aos parreirais, atende diversos tamanhos de carro. Só não vale estacionar na grama.

Localização

A casa fica dentro do Vale dos Vinhedos próxima a diferentes vinícolas como Cava do Sol, Miolo, Lídio Carraro, entre outras. Além dos restaurantes como O Guri e Pizza Entre Vinhos.

Para quem deseja ir ao centro de Bento Gonçalves, fazer o passeio da Maria Fumaça, a casa fica a cerca de 10 km, o que dá em torno de 20 minutos de distância.

Visitantes

Como comentei acima, a outras casas no terreno, algumas também para serem locadas pelo Airbnb e outras que as pessoas da família ainda habitam.

Então dependendo do horário e da época, é muito fácil encontra-los, principalmente no período da vindima, que foi quando estivemos, e assim ter um bom bate-papo.

Nosso visitante chegando tranquilo para ver se a Alice se animava a brincar

Mas ao contrário do que eu posso ter dado a entender, naturalmente não são eles os visitantes, e sim a turma de cachorros que por lá mora, e podem gerar boas risadas, como o sequestro de uma meia devolvida sã e salva.

Embora a Alice tenha frustrados as expectativas de brincar com todos eles – eles ficavam cuidando de cantinho quando ela iria começar a brincar -, já que ela se assustou um pouco com o tamanho, virava e mexia tinha um Golden sorrindo para nós ou um labrador pedindo carinho.

Como encontra-los

A Vigneto Octávio tem um perfil no Instagram com o nome da casa e o link que leva direto para a página deles no Airbnb, onde é possível ver a disponibilidade e mandar perguntas para o Cristiano, que é o anfitrião.

Cansou? Se atira no colchonete para praticar um pouco de nadismo

Nós fizemos tudo pela plataforma e gostamos bastante, pois estava tudo conforme as fotos, além do atendimento extremamente gentil de todos.

Vale a pena?

Vale muito a pena, seja para se hospedar em casal ou em família como a gente foi. E nem precisa ser um fã de vinhos como nós, pois o lugar por si só já serve para dar aquela desestressada, pois é muito calmo e bonito.

Alice aprovou e pediu para voltar

Na época achei o custo benefício muito bom, e por isso deixo a dica aqui no blog para quem procura uma hospedagem diferente, perto da natureza, e com espaço para ficar ao sol ou acender uma fogueira.

  • Alice estava com 8 anos e 8 meses
  • Todos os custos da hospedagem foram pagos por nós
  • Nos hospedamos em janeiro/2022

Quer mais ideias de hospedagem? Sem ideia de onde ir? Abaixo compartilho sugestões de blogs amigos para vocês conhecerem as dicas deles e assim terem novas ideias de viagens.

Vamos Por Aí – Onde ficar em São Paulo: 10 melhores opções
De Lugar Nenhum – Onde ficar em Milão?
Entre Polos – Melhores Bairros para ficar em Buenos Aires
Viagem e Cura – Melhores hotéis em Lisboa Portugal
Destinos Por Onde Andei… – Vila Galé Marés Resort, Camaçari, Bahia
Cantinho de Ná – Hospedagem em apartamento na Europa
Mundo Viajante – Onde ficar em Búzios (RJ)
6 Viajantes – Onde se hospedar em Montevidéu
Uma Viagem Diferente – Hotéis em Salvador: Guia Completo

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

9 comentários em “Vigneto Octavio – hospedagem em uma casa centenária no Vale dos Vinhedos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s