Café Cedinho – Um pedaço de Alice no País das Maravilhas em Porto Alegre

Inspirado no clássico Alice no País das Maravilhas escrito por Lewis Carroll o Café Cedinho em Porto Alegre encanta pelas cores, detalhes e pela gastronomia, como se ao passar pela porta você tivesse acessado um pequeno pedaço das maravilhas do mundo de Alice.

Eu, Andrea, conheci o Café Cedinho no final de dezembro de 2019 em um encontro de encerramento do ano do grupo de leitura ao qual frequento em Porto Alegre. Eu me encantei pelo lugar na época, mas acabei nunca escrevendo um post sobre ele. Com a amenização dos números da pandemia, após dois anos de encontros virtuais o grupo resolveu se encontrar novamente e foi justamente no Café Cedinho o reencontro. E assim criei vergonha na cara para finalmente escrever o post.

Um pouquinho de história…

Após 20 anos sonhando em abrir uma cafeteria em Porto Alegre, as advogadas e empresárias Paula Brum e Naiá Mânica realizaram o seu sonho em 01/10/2019, ao abrir o Café Cedinho em uma bonita casa na Cidade Baixa, bairro tradicional entre os porto-alegrenses.


Usando como base tempo, sonho, literatura, café e uma a história cheia de encantamentos, somaram uma casa antiga que foi integralmente reformada, traz no cardápio pratos que fizeram parte de experiências das duas proprietárias ao frequentarem outros cafés.

O Café Cedinho

Mistura de cafeteria e bistrô, encontramos desde pratos quentes para um almoço ou jantar como risotos, até aqueles pratos feitos para compartilhar entre casais, familiares e amigos, como brusquetas, além de quiches, tartelettes, doces, cheesecakes e fatias de torta para adoçar a vida, além de diferentes tipos de café, chás, sucos e bebidas alcóolicas.

Por ser em uma casa, as mesas estão espalhadas em diferentes salas, cada uma com a sua característica. O que permite um espaço exclusivo para grupos maiores.

No local há mesas pequenas para duas pessoas, poltronas, mesas grandes e arredondadas com bonitas cadeiras, além da decoração com relógios, chapéus, fotos, frases e outros objetos que remetem a história.

Eles também fazem, e este eu ainda não experimentei, o chamado Chá de mesa posta, que possui um cardápio com diversos itens por um valor fixo, e exige reserva antecipada.

Como disse no início, eu me encantei, sou uma apaixonada por livros, e pelo nome que escolhi para a minha filha, acho que ficou claro que as minhas expectativas eram altas e sim, foram atendidas, pois souberam brincar com a história ao usar elementos diversos tanto do livro quanto dos filmes.

Para quem está pegando leve…

Nós estamos retornando a frequentar os locais em Porto Alegre muito lentamente, no caso da última visita ao Café Cedinho eu e a mãe nos encontramos com pessoas que não são do nosso convívio diário, e mesmo com a liberação total das máscaras ainda não abrimos mão de usar as nossas.


Para não ficar na vontade após ver algumas pessoas lanchando, o local oferece a opção de você levar embalado para casa o que deseja comer. E foi o que fizemos.

A minha dica aqui é ao fazer o pedido, já combinar o horário de entrega, pois em nossa visita eles esperaram para providenciar os pedidos quando resolvemos ir embora, o que nos atrasou uns vinte minutos. Acho que desta forma evita qualquer stress e fica mais organizado para todo mundo.

Mas já adianto que vem bem embalado, dependendo da distância, é só chegar em casa e dar aquela aquecida de 30 segundos no micro-ondas, tempo para abrir um bom vinho e fechar o dia.

A Gastronomia

Em 2019 eu comi no local, fui de drink e torta de morango. Agora em 2022 trouxe para casa dois tipos de brusquetas. Para terem ideia de valores atuais, as brusquetas são um kit com 8 fatias de pão com o acompanhamento escolhido por R$ 30,00 reais e a fatia de torta fica na casa dos R$ 18,00 reais.

Nas duas visitas gostei muito do que pedi, então deixo como dica de boa pedida para quem mora ou está visitando a capital dos gaúchos, que cá entre nós, tem ficado muito bonita e merecendo uns dias de turismo no roteiro de quem vem com o objetivo de só conhecer a Serra Gaúcha.

Maiores Informações
Café Cedinho
Endereço: Travessa Comendador Batista, 5 – Cidade Baixa – Porto Alegre
Horário de Funcionamento: Terça a Domingo: 13 às 20h30min
Whats: 51.980261060
Perfil no Instagram: @cedinhocafe

  • Visitas realizadas em dez/2019 e abril/2022
  • Por ser uma discussão de livros adultos Alice ainda não visitou o lugar conosco
  • Todos os gastos foram integralmente pagos por nós

Gostou da dica? Ficou curioso para conhecer mais cafés e confeitarias? Deixo abaixo as dicas de alguns blogs amigos para você consultar.

Vamos viajar pra onde agora? – Café do viajante em Curitiba
Uma Viagem Diferente – Cafeterias em São Paulo
Expedições em Família – Cafés, Confeitarias e Docerias imperdíveis de Belo Horizonte
Cantinho de Ná – A Brasileira, cafeteria tradicional em Portugal
6 Viajantes – 5 Cafeterias em Montevidéu para levar as crianças
Destinos Por Onde Andei… – Majestic Café, requinte e tradição no Porto
Chicas Lokas na Estrada- Dica de Cafeterias para os Amantes do Café em Contagem
Viajando com Moises- Cafés mais caros do mundo
Viagem e Cura – Melhores Cafeterias em Salvador
Elizabeth Werneck- 15 Melhores cafeterias do Rio de Janeiro: O guia completo!

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

18 comentários em “Café Cedinho – Um pedaço de Alice no País das Maravilhas em Porto Alegre

  1. Olha só que encantador. Estive em POA por algumas vezes e nem sabia da existência desse Café encantador. Minha filha vai amar. Adorei demais a dica do Café Cedinho e saber que ele é um pedaço de Alice no País das Maravilhas em Porto Alegre.

    Curtir

  2. que lugar delicioso, parece que estamos dentro do filme da Alice no Pais das Maravilhas. Fora as delicias para comer junto com um café!
    Alessandra Kleis

    Curtir

  3. Ahhhhh que coisa mais fofa essa café cedinho de Porto Alegre. Sou apaixonada pela Alice no país das maravilhas, irei amar esse pedacinho em POA

    Curtir

  4. Que fofura esse café em Porto Alegre! Eu amo o mundo encantado de alice no país das maravilhas, e tenho certeza que amaria conhecer pessoalmente

    Curtir

  5. Adorei essa opção de cafeteria em porto alegre, o café cedinho de fato é uma excelente opção para os amantes de uma boa cafeteria, e adoro alice no pais das maravilhas também. bjao

    Curtir

  6. Sensacional o café cedinho, adoro essa cafeteria e sem dúvida uma das melhores em Porto alegre, voce teria algum post sobre comidas em Porto Alegre também ? bjos

    Curtir

  7. Tive a oportunidade de conhecer a café cedinho, sem dúvidas a melhor cafeteria de Porto Alegre. Uma opção sensacional em uma cidade igualmente incrivel

    Curtir

  8. Eu quero conhecer o Café Cedinho, que fofura. Vendo as fotos parece que nos sentimos na casa da vó, é isso mesmo? Quanta delicadeza e capricho. Por aqui também estamos voltando a frequentar os lugares públicos com cautela e em alguns eu uso máscara ainda.

    Curtir

  9. Ahh, que fofo esse Café Cedinho! Adorei a decoração baseada em Alice no País das Maravilhas. Vou querer conhecer quando voltar em Porto Alegre.

    Curtir

  10. Que delicia esse lugar, o café Cedinho em Porto Alegre, ainda não conheço, mas fiquei com muita vontade de conhecer, e adoro a proposta de espaços separados para grupos, tenho grupos de amigas e ficamos muito mais a vontade quando o local permite essa separação.

    Curtir

  11. Adoro ir em fazendas para tomar café da manhã ou almoçar, então fiquei encantada com a sua dica. Inclusive quem sabe na minha próxima viagem pelo sul eu consiga incluir mais uma parada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s