Gastronomia: Onde comer em Siena

Siena foi a nossa base para descobrir um pouco do interior da Toscana. Ficamos hospedados três noites na cidade e com isso tivemos a oportunidade de experimentar alguns restaurantes. Neste post fizemos uma relação dos locais visitados e qual foi a nossa opinião sobre eles.

Embora você irá perceber quando chegar lá, não custa lembrar que na Itália não existe o pecado da gula, são tantas escadas para subir que calorias se tornam um detalhe. Cada região tem o seu prato típico, isto é, aqueles cozinhados com ingredientes locais. E não esqueça da taça de vinho para harmonizar e lembrar de como a vida é bela.

Alguns dos pratos típicos da região da Toscana são:

Papa al pomodoro: sopa de pão, tomate, cebola, manjericão, azeite e outros temperos.

Queijo Pecorino: Feito com leite de ovelha, muito vendido nos mercados.

Ribollita: sopa de pão amanhecido, feijão e vegetais que sobram de outras refeições, um reaproveitamento gourmet ao toque italiano com azeite de oliva.

Panzanella: perfeito para o verão, é uma salada feita com pão, tomate, manjericão, vinagre e azeite, dependendo do restaurante, pode ter acréscimos de pimentão, cebola ou outro ingrediente.

Pappardelle al Cinghiale: massa com carne de javali, é um prato que exige em torno de 24 horas de preparação.

Bistecca alla Fiorentina: é um grande pedaço de carne bovina, que pode variar de 800g pra cima, com osso, tradicionalmente mal passada, mas em alguns restaurantes eles pergunto o ponto. É para quem gosta de comer carne.

Panforte di Siena: este doce é um primo do panetone, sendo também uma tradição de Natal. A receita que vem desde a Idade Média possui frutas cristalizadas, e pode – ou não – ter chocolate.

Sequência de Pratos

Em uma refeição típica italiana o almoço/jantar pode seguir a seguinte sequência:

Antipasti: pode ser pão, presunto, queijo, entre outros.
Primi: as opções são pratos com massas, risoto ou sopa.
Secondi: a base do secundo prato é proteína, sendo algum tipo de carne ou ovos acompanhados com verduras e/ou legumes.
Insalatone: é a salada, eles costumam comer no final e não no início da refeição
Dessert: a sobremesa para adoçar a vida

E sempre vem um pão acompanhando a comida.

Mas você não é obrigado a solicitar todos os pratos, os garçons já estão acostumados com os turistas, então você pode optar pela quantidade que a sua fome pedir.

Aprovamos e recomendamos

Osteria Nonna Gina di Lella e Dado

Nas duas primeiras noites passamos por esta Osteria e o cheiro que vinha dela era maravilhoso. Na terceira noite resolvemos que era ali que íamos jantar, e foi a melhor escolha de todas.

O atendimento é bem objetivo, não tem muita frescura. O cardápio é escrito a mão e a comida é maravilhosa. Alice foi de spagueti, a mãe de fusilli tierra de siena e eu de gnocchi alla Lella, o Marco foi em um prato que tinha carne e salada misturada.

O charme do menu escrito a mão

Para adoçar a vida ainda experimentei o Bacio di Lella, um doce gelado e muito gostoso, que vem embrulhado em papel alumínio.

De acompanhamento vinho da casa, ao final, junto com a conta, vinha aperitivos para beber, sendo feitos por eles mesmo.

Pratos aprovadíssimos

Total da conta para quatro pessoas: 49 euros.

Sim, o local é bom, bonito e barato, e não pode faltar na sua lista de onde comer quando estiver em Siena.

Endereço: Pian dei Mantellini, 2

Ristorante al Mangia

Nossa primeira janta em Siena foi no estilo bem turista, onde fica a Praça Central da cidade – a Piazza del Campo. Em uma mesa na rua, tivemos um bom atendimento e o que foi servido está bem gostoso.

O que pedimos:
Entrada: Bruschetta Caprese e batata-frita, além do tradicional pão.
Segundo prato: Scottona (novilho) e vitella tonnada

Para beber um bom chianti e água.
Total para os quatro: 81,00 euros

Endereço: Il Campo, 43, 53100

Archivio del gusto

Em nosso único almoço na cidade, enquanto caminhávamos aleatoriamente nos deparamos com este restaurante. O atendimento foi muito gentil, como haviam várias pessoas fumando na rua, fomos colocados em uma mesa interna, onde havia ar condicionado.

A comida foi muito gostosa, e os pratos bem bonitos, daqueles que já fazem o estômago se prepararem pelos olhos. Nossos pedidos:

Entrada: Caprese con mozzarella di bufala campana
Pratos principais: Alice foi de Pici freschi al ragù di cinta senesee batatas, eu e a mãe de Spaghetti allo scoglio sfumati con Vernaccia di San Gimignano con cozze, vongole e scampi e o Marco de Salmone Mandorle Pistacch.

As bebidas foram água, refrigerante e duas taças de vernaccia bem geladas.

Total da brincadeira: 101 euros para quatro pessoas, mas por ser a última refeição na Toscana, pode.

Endereço: Via di Monna Agnese, 8

Poderia ser melhor

Antica Tratorria Papei

Localizada próximo a Piazza del Campo, em uma área mais baixa, escolhi o local por ter lido ótimas referências, mas como diz o chef Jacquin, faltou tômpero.

O local estava bem cheio quando chegamos e aguardamos um tempo em pé até haver uma mesa disponível. Como todos estavam com fome, eu e o Marco pedimos bisteca fiorentina e batata assada, e a mãe e a Alice foram de tortellini com carne moída.

Além disso experimentei a sobremesa ao qual li vários elogios: a torta della nonna. E se eu já havia achado a comida mais ou menos, para uma formiga profissional como eu, aqui foi o que determinou a vontade de não mais retornar. Foi a sobremesa mais sem gosto que já provei na minha vida. E o pior, a moça que nos atendeu, que era tri simpática, resolveu me dar uma fatia bem generosa.

Para não dizer que não gostamos de nada, o vinho da casa era um chianti bem gostoso.

Total da conta para os quatro: 98 euros.

Endereço: Piazza Mercato, 6

Não esqueça

Você está na Itália, e se for verão, entre uma caminhada e outra, não deixe de se refrescar com um gostoso sorvete. O único efeito colateral, é que ao voltar ao Brasil, os que vendem no mercado perdem a graça.

* Viagem realizada em setembro/2019
* Alice estava com 6 anos e 4 meses
* Todas as refeições citadas foram pagas por nós

Seu apetite não foi saciado? Está buscando mais dicas gastronômicas? Você está com sorte, este post faz parte de uma blogagem coletiva sobre #ondecomerem diferentes lugares, tanto no Brasil, quando fora como o nosso. Leia e fique com fome.

Vamos viajar pra onde agora?: – Onde comer em Teresópolis
Expedições em Família – Onde comer em Cunha – Estrada Real

Let’s Fly Away – Almoço na vinícola Cristofoli: bom vinho e charme em Bento Gonçalves
Viajante Móvel – Onde comer em Gramado e Canela – Dicas de restaurantes
Destinos Por Onde Andei… – Onde comer bem e barato no Porto
6 Viajantes – 20 Cafés e Casas de Chá de Montevidéu que valem uma visita
Vamos Por Aí – 5 Restaurantes temáticos em São Paulo que você precisa conhecer
Uma Viagem Diferente – Re Restaurante Dona Suzana, Salvador – Bahia
Across The Universe – 6 Docerias em Brasília que vale a pena conhecer
Me Leva Viajar – Onde comer em Garopaba – Restaurante Tasca dos Açores
Experiência Barbara – Onde comer em São Paulo – Viaje pela gastronomia!
Chicas Lokas na Estrada – Onde tomar café no Rio de Janeiro
Cantinho de Ná – Onde comer em Madrid – tapas, churros e muito mais
Viajante Econômica – Onde comer em Santos comidas típicas santistas
Mulher Casada Viaja – Onde comer na Rodovia Castelo Branco, SP

30 comentários em “Gastronomia: Onde comer em Siena

  1. Amei demais este post! Amo dicas de gastronomia e ter dicas de onde comer no locais para onde viajamos, com as experiências, é sensacional! Amo comida italiana e gostei bastante de suas dicas de onde comer em Siena, e seu sincero depoimento, expondo as experiências verdadeiras. Muito obrigada!

    Curtir

  2. Não tem coisa pior que pagar caro e ainda se decepcionar com uma refeição ainda mais em um lugar recomendado. Adorei você ter incluído na sua lista de onde comer em Siena também um lugar que não recomenda.

    Curtir

  3. Acho difícil, mas não impossível, comer mal na Itália. Mas com certeza ter dicas de onde comer em Siena vai facilitar a busca. Não curti os restaurantes da Piazza del Campo, acho caros e do tipo pega-turista. Mas na piazza atrás, a del Mercato, tem o La Finestra, com preços honestos e a comida boa.

    Curtir

    1. Eu gostei do restaurante que fomos a noite na Piazza, e não achei o valor tão caro, mas fomos em setembro, quando a temporada já está mais calmo.
      No geral se come bem na Itália, mas pegamos algumas coisas mais ou menos pela nossa estadia, o que faz parte da experiência e do gosto pessoal de cada um.

      Curtir

  4. Quantas delícias vocês comeram. Ainda não fomos pra Toscana mas com este post já sei tudo sobre onde comer em Siena, na Itália. Somos como vcs, vamos achando os restaurantes ao longo da caminhada. Achei o custo benefício um pouco alto, mas vcs estavam em quatro pessoas e na Itália, então pode. 😅

    Curtir

  5. Que saudade de Siena! Jantar com um bom vinho nessa cidade linda é uma experiência inesquecível. Lugares pequenos e com comida incrível. Não tem como errar. 🙂

    Curtir

  6. Que post delicioso, amei suas dicas de onde comer em Siena, fiquei com água na boca. As massas são as minhas refeições prediletas na Itália, você mostrou uma variedade grande delas, até difícil escolher entre tantas delícias. O panforte seria minha opção de sobremesa, com certeza, rsrs.

    Curtir

  7. Quando estivemos em Siena eu ainda não tinha blog nem o hábito de fotografar onde e o que comíamos, mas lembro que compramos uma pizza num restaurante na Piazza del Campo e nos sentamos no chão para comer. Foi uma delícia, comemos devagar apreciando o visual daquele lugar encantador e cheio de história. Vi que você não gostou de um dos restaurantes e chegou nele por indicação não foi? Como gosto e opinião é muito pessoal isso acontece, mas o que mais importa é que os demais foram aprovados :).

    Curtir

  8. Adorei as dicas de onde comer em Siena! Não sabia dessas particularidades da gastronomia toscana. Fico imaginando se iria conseguir comer essa salada no final depois de tantas delícias. kkkk

    Curtir

  9. Siena foi uma das cidades que visitei na minha primeira viagem para Europa, mas foi só de passagem. Quero voltar e com certeza vou conferir essas suas dicas de lugares onde comer em Siena. Adorei!

    Curtir

  10. Olá. Fiquei com água na boca com estas dicas de onde comer em Siena! Logo agora na hora do almoço! Muito bom adorei! Espero ter a oportunidade de conhecer Siena e estes restaurantes!

    Curtir

  11. Gente, fiquei com água na boca só de ver essas fotos, itália é um destino incrível para comer!! Acho que é uma gastronomia incrível e é sempre bom saber onde comer quando viajamos né

    Curtir

  12. Os pratos estavam com uma cara ótima. Já os preços de Siena, alguns muito bons, outros nem tanto, mas valeu pelas indicações de onde comer. Já temos um roteiro gastronômico quando voltarmos à cidade.

    Curtir

  13. Adoro post sobre gastronomia e onde comer em locais do mundo afora. Este post sobre onde comer em Siena está maravilhoso, com fotos e dicas maravilhosas. Convenhamos que o destino ajuda pois a Italia é um otimo local para turismo gastronomico.

    Curtir

  14. Seu post me deu fome hahahhaah. Um prato mais delicioso que o outro. Fiquei doida pra provar o queijo de leite de ovelha e aquela pasta com recheio de javali (Pappardelle al Cinghiale:), mas suspeito que deva ser o prato mais caro do Menu hehehe. Eu amo comer, se não fosse por questão de custo, eu faria questão de pedir todos os pratos hahahaha. Estou ligada que ia ficar muito caro pro meu bolso, mas sonhar pode né? hehehe

    Curtir

  15. A Gastronomia da Itália é de deixar a gente com água na boca! Adorei as dicas de Onde comer em Siena, uma cidade que está nos meu planos já faz muito tempo!

    Curtir

  16. A cada linha desse post minha fome aumenta mais e mais. Eu ADOREI Siena mas fui somente em um bate volta e comemos somente uma pizza rapidinho. As dicas de onde comer em Siena estão ótimas, não vejo a hora de voltar e provar todos os pratos típicos.

    Curtir

Deixe um comentário