A natureza de Canela vista pelos bondinhos aéreos do Parques da Serra

Localizado em meio a natureza e com vista para a Cascata do Caracol, o passeio de bondinho do Parques da Serra é uma atração aparentemente rápida, mas que merece ser curtida com calma.

Bondinhos indo para a Estação Animal

No final de semana antes de tudo fechar no Brasil, lá no mês de março/2020, passamos um final de semana em Gramado, e aproveitamos para conhecer este parque na cidade vizinha de Canela que há tempos despertava a nossa curiosidade.

Parques da Serra Bondinhos Aéreos

Na cidade de Canela, com vista para montanhas, vales e cascata do Caracol foi construído o Parques da Serra, os bondinhos, com tecnologia suíça, percorrem 840 metros em cabines para até 08 pessoas sentadas. As cabines são todas envidraçadas, e para ter uma bela visão da paisagem, é necessário cuidar de que lado irá sentar.

A cascada é a grande estrela, mas não a única a ser vista

Para quem curte algo mais radical, há o Eagle, que é uma espécie de tirolesa, onde uma cadeira com espaço para duas pessoas simula o voo de uma águia, descendo 180 metros por um cabo de aço, o que conforme a propaganda permite uma visão diferente da Cascata do Caracol. Não andamos nela, então não tenho como dar maiores detalhes.

Como funciona

A bilheteria e o acesso aos carros ocorrem no mesmo local, não havíamos comprado ingresso antes pois não sabíamos como estaria o tempo, mas existem sites como o Laçador de Ofertas que permitem compra antecipada com desconto. Para quem vai de carro não há valor extra para estacionar.

Chegamos em um horário que o estacionamento estava bem cheio, e acabamos deixando o carro em um local bem mais para cima do acesso principal, o que foi um pouco de sorte como vou contar para vocês depois.

Descemos até a estação central, que faz a ligação com a estação animal e a estação cascata, e onde fica o embarque do Eagle.

Estação Central

Além do acesso ao bondinho e ao Eagle, aqui há um pequeno espaço com o primeiro mirante para a cascata e lojas com chocolates, roupas e souvenires.

Embarcando no bondinho

O ingresso vale para uma volta tranquila, não dá para repetir, então faça cada estação com calma, para não ficar pensando que você não aproveitou bem. Além disso não são permitidos animais, para este passeio deixe o pet em algum lugar seguro.

Na época em que fizemos o passeio, conforme a fila de espera, eles faziam o preenchimento total da cabine, com pessoas que não estavam juntas. Lembro que duas vezes dividimos a cabine com mais três pessoas (nunca compartilhando o mesmo banco) e na última conseguimos um bondinho só para nós.

Estação Animal

É a primeira parada do passeio, com o segundo mirante da cascata. Logo na saída você se depara com lojinhas e uma trilha, onde há arvores identificadas e estátuas de animais da região, simulando os seus hábitos. Mas caso você observe com atenção a mata fora da trilha, poderá observar animais de verdade.

Trilha, santa e flores

Seguindo a trilha, que é bem curtinha, encontramos o Espaço das Esculturas que Falam. Principalmente com crianças, o local chama a atenção pelas 85 peças de madeira que representam os animais. Talhadas pelo artista plástico Masaharu Hata, cada animal tem uma espécie de rolo e instruções de como o mesmo deve ser passado na peça, e assim reproduzir os seus sons. É muito divertido e ao mesmo curioso.

Espaço interativo esculturas que falam

O cenário, que lembra uma floresta, foi criado por outro artista plástico Rodrigo Huelsmann, e é muito bonitinha e o acesso possui limite de pessoas, podendo ocorrer de ter que aguardar um pouco para entrar no local.

Espírito natalino sempre presente na Serra Gaúcha

Ao lado há uma lancheria para quem quiser comer ou beber algo, só lembrando que é proibido embarcar com comidas e bebidas nos bondinhos. Quando fomos também havia próximo as árvores um trenó do papai Noel, recordando que o espírito natalino permanece o ano inteiro nesta parte da serra gaúcha.

Banco para relaxar e quem sabe comer uma pipoca enquanto só observa

Para quem quer ouvir o barulho da mata ou só observar a natureza, há vários bancos disponíveis. Então é só sentar e curtir.

Estação Cascata

Hora de descer e ir para a terceira parada, aquela que tem a melhor vista da Cascata. Logo que você sai do bondinho e desce, o melhor espaço é destinado para equipes que fotografam os turistas, caso você seja como nós, que raramente se interessa em comprar estas fotos, já vá com o celular ou máquina preparada para tirar a sua foto.

A estrela do parque: Cascata do Caracol

Passada esta área, as pessoas se aglomeravam para conseguir o melhor espaço junto a cascata e tirar aquela selfie com a bela paisagem ao fundo. Então se você quiser o local, recomendo um pouco de paciência, mas com calma se tem um espaço para observar a pela movimentação das águas.

Depois basta pegar um bondinho e retornar para a estação central, dando fim à sua volta.

O Mirante fora dos bondinhos

Saímos da estação central e fizemos uma trilha diferente para chegar ao estacionamento, lá encontramos um outro mirante, só que vazio, naturalmente a vista não é tão boa quanto da estação Cascata, mas te permite observar a região com mais calma, longe da muvuca.

Uma outra visão do local

O local não tem sombra, então em dias muito quentes não se aproveita tanto, mas com uma temperatura amena, vale até fazer um lanche admirando a paisagem.

Funcionamento em época de COVID-19

Como relatei, este passeio foi feito antes da pandemia mudar os nossos hábitos de passeio e viagem, pelo que vi no blog do Parque, as cabines dos bondinhos estão sendo higienizadas e um protocolo com distanciamento, uso de máscara e gel está sendo adotado.

Com isso os bondinhos não são mais compartilhados, sendo o embarque realizado por famílias ou individualmente. Não encontrei o número de pessoas em cada estação, mas imagino que a mesma deve estar limitada, principalmente da Cascata.

Ingressos

É possível comprar na hora, no site oficial do parque ou nos de site de oferta.

Os valores de setembro/2020 no site oficial são:
Adultos: 46,00
Sênior: 23,00
Crianças de 06 a 12 anos: 23,00
Crianças de 0 a 05 anos: Gratuito

Como chegar

O parque fica na Estrada da Ferradura, 699, próximo ao Parque Caracol. Nós fomos de carro, utilizando a RS 466. A rodovia é bem sinalizada, sendo bastante fácil chegar ao destino.

Para quem não está de carro, uma outra opção é utilizar a linha de turismo chamada Bustour, que percorre os pontos turísticos de Gramado e Canela.

Funcionamento

Normalmente ele abre todos os dias das 9h às 17h, mas é bom acompanhar o site oficial para se organizar, pois no mês que estou escrevendo este post, por exemplo, ele irá fechar todas às quartas-feiras.

Mais informações no site Parques da Serra.

As araucárias compartilham sua sombra em dias de sol
  • Viagem realizada em março/2020
  • Alice estava com 6 anos e 10 meses
  • Todos os custos foram pagos por nós

Procurando outros destinos para curtir a natureza no Brasil? Deixo como sugestão outros blogs amigos que também contam as suas experiências.

Vamos viajar pra onde agora – 10 destinos de natureza no Brasil
Dica das twins – Trilhas no interior de São Paulo e Minas Gerais
Lugares de Memória – Jardim Botânico do Rio: um guardião da diversidade vegetal
Sentidos do Viajar – 5 Destinos naturais no Brasil
Viaje com Norma – Fervedouros do Jalapão – Quais são os melhores e onde ficam
Viaje24h – Como fazer trilha no costão da Serra do Rio do Rastro

Que tal receber cashback dos itens contratados para a sua viagem e já fazer uma poupança para a próxima? Faça como nós e se cadastre no Méliuz, é facil e gratuito.

12 comentários em “A natureza de Canela vista pelos bondinhos aéreos do Parques da Serra

  1. Eu e minha famííia fizemos este passeio há dois anos. Estávamos também com crianças menores de 3 anos. Todos nós, amamos. Os bondinhos ãos lindos e dão mesmo uma vista maravilhosa da região e da Cascata. As trilhas entre uma estação e outra são ótimo passeio. Amei as esculturas de madeira, que falam. Obrigada por me fazer relembrar deste delicioso passeio.

    Curtir

  2. Saudades do Sul do Brasil. Que bom ver a natureza de Canela por outro ângulo, vista dos bondinhos aereos do parque, eu ainda não vi o parque por esse ângulo. Vou providenciar isso da próxima vez que estiver lá. Parabéns pelo post.

    Curtir

  3. Canela já é lindo e vendo assim de cima com esses bondinhos aereos é ainda mais encantadora. Uma natureza bela e de tirar o folego . Parabéns peplo post e pelas belas fotos.

    Curtir

  4. Que vista sensacional. Canela e arredores tem uma natureza fenomenal mesmo, e essa vista pelos bondinhos aéreos do parque da serra é de tirar o fôlego 🙂

    Curtir

  5. Adorei seu texto e a visão da Natureza de Canela através dos bondinhos aéreos do Parques da Serra. Este foi um dos passeios mais incríveis que fizemos na Serra gaúcha. Adorei matar a saudade pelo seu texto!

    Curtir

  6. Dentre tantas maravilhas na nossa serra gaúcha, a natureza transborda beleza. Conseguimos apreciar, desfrutar de tantas maneiras diferentes. O post está excelente, mostrando esta famosa e magnifíca atração da natureza de Canela e sua cascata do Caracol através dos altos do bondinho!! Show!

    Curtir

  7. A serra gaúcho tem tantos encantos !! Confesso que adorei o passeio para ver a natureza de canela através dos bondinhos. um excelente post mostrando a beleza natural do lugar.

    Curtir

  8. Que bom relembrar minha visita a Cascata do Caracol através desse artigo! A natureza de Canela vista pelos bondinhos é realmente fantásticas e os parques são incríveis!

    Curtir

Deixe um comentário