Gastronomia: Restaurantes em Veneza

Ficamos três noites em Veneza e com isso tivemos a oportunidade de experimentar alguns restaurantes da cidade, além de um almoço em Burano. Neste post compartilho com vocês os locais que aprovamos e indicamos e o que não recomendamos.

Gastronomia - Ristorante Pizzeria Mira Bar II
Nosso primeiro em Veneza almoço foi assim: pertinho do Canal

Mas antes de tudo uma pequena explicação. Em uma refeição típica italiana o almoço/jantar pode seguir a seguinte sequencia:

Antipasti: pode ser pão, presunto, queijo, entre outros.

Primi: as opções são pratos com massas, risoto ou sopa.

Secondi: a base do secundo prato é proteína, sendo algum tipo de carne ou ovos acompanhados com verduras e/ou legumes.

Insalatone: é a salada, eles costumam comer no final e não no inicio da refeição

Dessert: a sobremesa para adoçar a vida

E sempre vem um pão acompanhando a comida.

Mas você não é obrigado a solicitar todos os pratos, os garçons já estão acostumados com os turistas, então você pode optar pela quantidade que a sua fome pedir.

Restaurantes que aprovamos e indicamos

Ristorante Pizzeria Mira Bar

Nosso primeiro almoço na beira do canal, em um restaurante bem próximo ao hotel. As mesas ficavam junto ao canal, de onde se enxergava a estação de trem pela qual chegamos.

O local é agradável, o atendimento foi rápido, e a comida boa, saímos bastante satisfeitos. Apenas o preço um pouco salgadinho ao ter a taxa de serviço adicionada.

Gastronomia - Ristorante Pizzeria Mira Bar
Nossos pedidos no almoço do primeiro dia

O que pedimos:

Para todos pedimos de entrada um Antipasto: Salada Caprese

Nos pratos principais, o Marco e a Alice (que compartilharam as refeições) pediram:

Primi Piatti: Espaguete ao molho Pomodoro
Secondi Piatti: Peito de frango com salada e batata frita

Eu e a Vovó Zu, por não estarmos com tanta fome, fomos de Pizza havaiana.

As bebidas foram água e vinho.

O total gasto foi de 94 euros, a taxa de serviço costuma ser bem salgadinha como vimos no decorrer dos dias, ficando entre 2,50 e 5 euros por pessoa.

Endereço: Sestiere Santa Croce 555/A,

Ristorante Pizzeria Roma

Próximo ao hotel, na beira de um dos canais, este foi o local escolhido para o nosso jantar.

O atendimento foi um pouco demorado, mas a cidade iluminada à noite amenizou um pouco da fome.

Desta vez não pedimos entrada, indo direto para os pratos principais. O Marco e a Alice foram de pizza, eu e a vó Zu de risoto. Ambos os pratos aprovados, principalmente o risoto, que a Alice também comeu comigo, que estava simplesmente delicioso.

Gastronomia - Ristorante Pizzeria Roma
Vinho e boa comida para encerrar o primeiro dia

De bebida pedimos água, coca-cola e vinho. O total gasto aqui foi de 82,00 euros.

Endereço: Cannaregio 122/B

Ristorante Pedrocchi

Saímos caminhando pelas ruas próximas ao hotel, quando em uma espécie de praça havia um cantor se apresentando e vários restaurantes na rua. Fomos olhando os cardápios e o Restaurante Pedrocchi nos pareceu uma boa opção.

O garçom que nos atendeu foi bastante simpático, ganhamos espumante ao sentar na mesa (não foi cobrado) e optamos pela seguinte sequencia de pratos:

Entrada: Baccala Mantecato con Polenta, que consistia em salada, polenta e bacalhau com azeitona. Bem gostoso.

Gastronomia - Ristorante Pedrocchi
Música e boa comida fecharam o segundo dia

Nos pratos principais, seguimos escolhendo apenas um, Alice foi de massa penne a bolognesa, O Marco optou pelo Fiorentina que consistia em carne vermelha, batata-frita e salada, e eu e a mãe optamos em experimentar o Risotto Al Nero Di Seppia.

O vinho de acompanhamento para o risoto foi um Pinot Grigio da Giuseppe & Luigi, que combinou bem.

Todos aprovaram os pratos, o risoto negro estava delicioso. E a conta fechou em 89,50 euros.

Endereço: Sestiere Cannaregio 278/a

Ristorante Riva Rosa

Em um restaurante bem bonitinho, próximo ao desembarque do vaporetto e das pontes de Burano, o local possui mesas na parte interna e externa. Não havíamos feito reserva,  pois não tinha nem ideia de que horas iriamos chegar na ilha, mas mesmo assim fomos atendidos.

Quando chegamos, fomos direcionado para uma mesa externa, o ponto positivo era ver a movimentação, o negativo era o grande calor, então a dica aqui é pedir uma bebida bem gelada como um aperol spritz.

Pedimos de entrada para todos Sarde in Saor, que era uma sardinha com cebola e polenta branca, um dos pratos típicos da região.

Gastronomia - Ristorante Riva Rosa II
Recarregando as energias para seguir caminhando pelas ilhas

De prato principal as meninas pediram Risotto di “Go” e o Marco foi de Bacalla Alla Veneziana. Todos bem gostosos, mas em porções não muito grandes. Para quem tem mais fome, aqui a sequencia dos pratos pode ser interessante.

De sobremesa a mãe pediu um Millefoglie crema, uma espécie de mil folhas e eu o tradicional Tiramisu. Ambos também foram aprovados. Alice optou em pegar um sorvete durante a nossa caminhada.

As bebidas foram água, vinho e aperol spritz.

Este aqui foi o restaurante mais caro em Veneza, com o risoto saindo na casa dos 21 euros. E é outro lugar que a taxa de serviço é puxada: 14 euros para nós quatro. Valor total da brincadeira 165 euros.

Compensa o custo x benefício? Confesso que fiquei um pouco na dúvida, pois pelas indicações esperava um pouco mais, mas creio que no balanço geral, ao incluir as sobremesas, podemos dizer que não estava tão fora da média.

Endereço: Via San Mauro, 296, 30142 Burano

Gastronomia - Ristorante Pedrocchi II

 

Restaurantes que não recomendamos

Bar e Restaurante Ai Do Dai San Marco

Com pratos que custavam em média 20 euros com bebida inclusa, que no nosso caso foi água e vinho, os adultos foram de risoto e a Alice de massa.

O lugar estava bem vazio quando chegamos, e assim ficou durante o tempo em que estivemos. O atendimento foi normal, e a comida também.

Gastronomia - Bar e Restaurante Ai Do Dai San Marco

Os pratos não eram ruins, mas também nada inesquecível. O tipo de lugar que você não tem vontade de retornar.

O valor total gasto aqui foi de 82,80 euros.

Endereço: Calle Dei Fabbri San Marco 878,

Trattoria Bella Venezia

Com ambiente bonitinho, o que não curtimos neste restaurante foi o atendimento. Como não estávamos com fome, pedimos inicialmente apenas duas pizzas, pois sabíamos que pelo tamanho padrão elas nos atenderiam. Mas o garçom insistiu dizendo que devíamos pedir individualmente, pois as deles eram pequenas.

Caímos na conversa do garçom e pedimos duas quatro queijos e duas margheritas. Mas o resultado foram sobras de pizza, já que elas tinham o mesmo tamanho de todas as outras que já havíamos comido e duas nos atenderiam perfeitamente.

Gastronomia - Trattoria Bella Venezia
Distraindo a pequena enquanto a pizza não chega

A pizza em si não tinha nada demais, não era ruim mas também longe de ser inesquecível.

Aqui 4 pizzas, uma água, duas cocas, meio litro de vinho e a taxa saíram por: 72,24 euros.

Endereço: Rio Terà Lista di Spagna, 129

E você, já foi a Veneza? Quais os restaurantes que você indica? E de quais devemos fugir? Deixe nos comentários para trocarmos referências.

* Viagem realizada em Setembro/2019
* Alice estava com 6 anos e 4 meses
* Todas as despesas foram pagas por nós

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

14 comentários em “Gastronomia: Restaurantes em Veneza

  1. Otimo ter dicas verdadeiras, principalmente porque também viajamos com crianças e queremos comer bem, sem perder tempo desnecessário, ser mal atendido ou pagar caro demais por algo comum. Queria usar essas dicas por agora, mas está complicado…

    Curtir

  2. Dicas gastronômicas são sempre bem-vindas!! Ainda mais com a alta do euro e dólar, precisamos estar atentas aos valores, aproveitar ao máximo as refeições, analisando custo/ benefício!!

    Curtir

  3. Amo referências de gastronomia! Experimentar bons restaurantes e culinária local sempre faz parte dos meus roteiros. Saudade de Veneza. Não consegui ir a Burano. Já estou louco para voltar.

    Curtir

  4. Não me lembro de quais restaurantes comemos em Veneza, mas não tivemos do que reclamar.
    Adoro dicas de restaurantes, nos ajuda a planejar uma viagem com menos surpresas.
    E com os preços dica ainda mais prático, obrigada por compartilhar.

    Curtir

  5. Ficamos tão pouco tempo em Veneza que já quero voltar pra aproveitar mais, inclusive a gastronomia da cidade. Dicas bastante úteis para nós que investimos sempre em boas refeições nas viagens, que também não precisam ser com preços astronômicos. Obrigada por disponibilizar até os preços de forma detalhada.

    Curtir

Deixe um comentário