Basílica de Santa Maria della Salute

O formato arredondado da Basílica e a grande cúpula que é vista em diferentes pontos da cidade de Veneza informa: chegamos a Basílica de Santa Maria della Salute.

Basílica de Santa Maria della Salute - Fachada

A basílica construída para celebrar o fim da peste é uma das mais conhecidos de Veneza, mas curiosamente ela é supertranquila de se visitar. Bastante simples por dentro, ela chama a atenção pelo seu formato e pelas pinturas de Tiziano e Tintoretto.

Um pouco de História

Em 1630 uma peste estava dizimando os habitantes de Veneza, o que fez com que o patriarca da cidade, Giovanni Tiepolo realizasse uma promessa: se a cidade ficasse livre daquele mal, ele iria erguer uma igreja em Veneza dedicada a virgem Maria, dando-lhe o nome de Santa Maria della Salute.

Basílica de Santa Maria della Salute - Altar

O patriarca se juntou aos 80.000 mil mortos pela peste, mas mesmo assim a pedra fundamental para a sua construção foi colocada em abril de 1631, e após mais de cinquenta anos a construção foi finalizada em novembro de 1687.

Arquitetura da Basílica

Externamente ela é muito próxima ao canal, sua grande cúpula guarda a estátua da Virgem Maria no alto.

Na fachada principal várias estátuas decoram a estrutura com representações de reis e profetas como David, Isaías e Jeremias.

Basílica de Santa Maria della Salute - Cúpula

Internamente ela possui um formato octogonal. A iluminação da cúpula é rodeada por seis capelas menores.

No altar principal está a estátua que representa a Virgem com um menino, simbolizando a saúde defendendo Veneza da peste.

Obras Artísticas

No interior da basílica é possível encontrar obras de Tiziano como a Morte de Abel, o Sacrifício de Abraham e David e Golias todas inspiradas no Antigo Testamento, como também São Marcos no trono, com os santos Cosme, Damião, Sebastião e Roque e As bodas de Caná.

Basílica de Santa Maria della Salute - Obras

Parte das obras ficam na Sacristia, que possui ingresso a parte. Nós não fomos nesta parte.

Festa della Madonna della Salute

Todo dia 21 de novembro a cidade celebra a Festa de Nossa da Saúde, onde é feito uma ponte de barcas entre a Praça de São Marcos e a basílica, utilizada pelas pessoas para se aproximarem do local e rezarem.

Nossa Visita

A visita a Basílica de Santa Maria della Salute é relativamente rápida, ao mesmo tempo que interessante, sendo um local que se encaixa perfeitamente naquele dia que você chega e quer caminhar e se ambientar pela cidade.

Basílica de Santa Maria della Salute - Pendulo

O local não é cheio, no nosso caso haviam mais pessoas sentadas em suas escadarias observando o canal do que dentro da Basílica. O que nos permitiu olhar os detalhes com calma e depois seguir o passeio.

Por toda a sua história, arquitetura, recomendo que a conheçam.

Ela pode ser combinada com os seguintes locais: Piazza San Marco, Palazzo Ducale, Basílica de São Marcos e Campanile de San Marcos.

Maiores Informações:
Endereço: Dorsoduro, 1 – Campo della Salute

Horário:
Todos os dias, das 9:30 às 12:00 e das 15:00 às 17:30 horas.

Valores:
Entrada gratuita.
Entrada à sacristia: 4€ (estudantes 2€).

Site: Basílica de Santa Maria della Salute

Transporte:
Vaporetto: Salute, linha 1.

* Viagem realizada em Setembro/2019
* Alice estava com 6 anos e 4 meses
* Todas as despesas foram pagas por nós

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

8 comentários em “Basílica de Santa Maria della Salute

  1. Adorei as informações do seu texto! A Basílica é linda, é maravilhosa, imponente e certamente, com tanta monumentalidade assim, é vista desde longe! Quero muito conhecer! Fiquei apaixonada com tanta beleza de suas estruturas arquitetônicas e pelas obras de Tiziano. Os elementos ornamentais me deixaram fascinada. Ela é belíssima por dentro e por fora!! Amei seu texto! Obrigada por compartilhar!

    Curtir

  2. Eu adorei conhecer Veneza mas acabei não entrando nessa Basílica. Depois de ler essas informações no post me deu vontade de voltar. Incrível

    Curtir

  3. Linda homenagem para Nossa Senhora. Bem que o fato poderia se repetir nos tempos atuais e basílicas assim belíssimas -como esta de Veneza- fossem erguidas pela cessação da atual pandemia. Ótimo post!

    Curtir

Deixe um comentário