Praça de São Marcos: o coração de Veneza

Veneza tem inúmeros pontos turísticos muito interessantes, mas não estou exagerando ao dizer que a Praça de São Marcos, definida como o salão mais bonito da Europa por Napoleão, é o ponto obrigatório para todos os visitantes.

Praça de São Marcos - Vista Campanário
Praça de São Marcos vista do Campanário

Com 180 metros de comprimento por 70 metros de largura, em sua volta estão cafés, lojas, o Campanário, a Torre do Relógio, a bela Basílica de São Marcos, o Museu Correr e o Palácio Ducal. Circulando por ela muitos turistas, fotógrafos, noivos fazendo ensaios e pombos.

História:

Única praça de Veneza, foi iniciada no século IX em uma pequena área em frente a primeira Basílica de São Marcos. O tamanho atual só veio em 1177 quando aterraram o rio Batário e ela foi pavimentada.

Praça de São Marcos - Detalhes
Os detalhes da Praça lhe dão ainda mais charme e elegância

Historicamente é o local de todos os eventos importantes da cidade, soma-se a isso o fato de ser a base do arcebispado desde o século XIX e de receber muitos festivais.

Acqua Alta

Por ser o local mais baixo de Veneza, a Praça de São Marcos é um dos primeiros locais a serem inundados quando a água sobe no Mar Adriático, evento comum no inverno.

Normalmente as autoridades colocam passarelas no local para manter a circulação dos pedestres, mas para quem viaja nesta época vale o investimento em galochas e roupas impermeáveis.

Não deixe de observar

A Torre do Relógio – Torre dell’Orologio – a bela torre possui dois mouros de bronze, um velho representando o passado e um jovem representando o futuro, que tocam o sino conforme a passagem das horas. Mas não se engane imaginando que eles batem na hora exata, já que o passado bate 2 minutos antes da hora cheia e o futuro 2 minutos depois.

Construída no século XV, o relógio indica horas, meses, fases lunares e signos do zodíaco, informações que já foram muito utilizadas pelos navios ancorados no bacino de São Marcos.

Praça de São Marcos - Torre Relógio
Torre do Relógio: símbolos zodíacos e representação do passado e do futuro

As grandes colunas: na entrada da praça, junto ao Grand Canal, construídas em granito estão as Colunas de São Marcos e São Teodoro. As duas foram trazidas de Constantinopla e instaladas em Veneza no ano de 1172. No alto o Leão Veneziano, símbolo da cidade. Para os supersticiosos a dica é não passar pelo meio das duas, já que no passado era o local das execuções públicas.

Praça de São Marcos - Colunas
As grandes colunas

Não deixe de Visitar

A Basílica de São Marcos e o Palazzo Ducale, você com certeza não irá se arrepender. E para quem gosta de uma vista panorâmica não pode deixar de ir no Campanário.

Praça de São Marcos - Basilica e Campanario
Basílica de São Marcos e o Campanário

Proibido Sentar

Não é permitido sentar nos degraus que estão ao redor da praça, logo alguém virá lhe chamar a atenção e pedir para que você levante.

Nossa Visita

Passamos pela praça algumas vezes durante a nossa estada em Veneza, no final da tarde, com sombra, ela era bem mais cheia, pela manhã havia uma maior tranquilidade, já a ao meio-dia as filas estavam grandes para acessar a basílica e o campanário, já há tarde parecia haver um retorno de um meio-termo.

Praça de São Marcos - Nós
As 3 gerações na Praça de São Marcos

Mesmo para quem já esteve na cidade, aqui é uma parada obrigatória, seja para admirar os prédios na volta, seja para ver o Grand Canal, ou apenas para ver o fluxo de pessoas que circulam pelo coração da cidade.

Nós não abrimos a mão para tomar café sentados na praça, mas há muitos para os que desejam. Só não tenho ideia de valores.

Praça de São Marcos - Bancas
Uma das bancas que ficam na Praça de São Marcos

Sem carros, as crianças podem correr atrás dos pombos enquanto você simplesmente observa os prédios que estão a sua volta e fica imaginando todos os anos de história e torcendo para que Veneza dure para sempre.

Maiores Informações:
Endereço: Centro histórico de Veneza
Valor: Gratuito
Transporte Vaporetto: San Zaccaria ou San Marco, linhas 1, 2, 41, 42, 51, 52, N e LN.

* Viagem realizada em Setembro/2019
* Alice estava com 6 anos e 4 meses
* Todas as despesas foram pagas por nós

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

2 comentários em “Praça de São Marcos: o coração de Veneza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s