Ficamos quatro noites em Roma e com isso tivemos a oportunidade de experimentar alguns restaurantes da cidade. Neste post compartilho com vocês o que adoramos, o que foi mais ou menos e o que não recomendamos.
Mas antes de tudo uma pequena explicação. Em uma refeição típica italiana o almoço/jantar pode seguir a seguinte sequencia:
Antipasti: pode ser pão, presunto, queijo, entre outros.
Primi: as opções são pratos com massas, risoto ou sopa.
Secondi: a base do secundo prato é proteína, sendo algum tipo de carne ou ovos acompanhados com verduras e/ou legumes.
Insalatone: é a salada, eles costumam comer no final e não no inicio da refeição
Dessert: a sobremesa para adoçar a vida
Mas você não é obrigado a solicitar todos os pratos, como vocês podem ver abaixo era muito comum cada um optar por um tipo, e ninguém nos impediu ou reclamou de fazer isso.
Restaurantes que aprovamos e indicamos
Pub Restaurante The Flann O’Brien
Todas as noites passávamos por ele e a música nos chamava a atenção, e foi ele que fechou com chave de ouro a nossa estadia em Roma.
Como estávamos com criança e íamos jantar, fomos direcionados para parte mais ao fundo, decorada com itens retro e quadros, torna o ambiente muito legal. E o atendimento super gentil. Mesmo um pouco afastados, ouvíamos a música irlandesa que tanto nos chamou a atenção nos outros dias.
Nosso pedido:
Fettucine bolognese: foi o pedido da Alice, que gostou bastante, a massa fresca com carne e queijo ralado atendeu bem aos requisitos da pequena.
Hambúrguer: o Marco estava a fim de lanchar, e aprovou o seu hambúrguer acompanhado de batata-frita e cebola empanada.
Risotto Gorgonzola e nozes: pedido meu e da vovó Zu, muito bom, o melhor prato que comi em Roma.
Como no local eles fazem sugestão de harmonização dos pratos com cerveja, pedi uma sugestão para o nosso atendente, que fez par perfeito com o risoto.
O valor total do jantar foi de 68,40.
Localização:
Endereço: Via Nazionale, 17, 00184
Site: flannobrien
Restaurante Pantharei
Seguindo pela rua lateral ao Pantheon, bem próximo ao monumento, encontramos em uma pequena rua o restaurante Pantharei. Não havíamos feito reserva, e o local estava razoavelmente cheio, mesmo assim rapidamente estávamos seguindo o garçom em direção a uma mesa.
A primeira coisa que nos foi perguntada é se tínhamos alguma restrição alimentar, o motivo estava a nossa frente: para veganos e pessoas com alergia eles dispõe de um buffet especial.
Como não era o nosso caso recebemos o menu com as opções do local.
Enquanto fazíamos a escolha nos foi servido pão, algo que ocorre em todas as refeições. Como achamos muita coisa pedir um primeiro e segundo prato acabamos optando por pedir um para cada, ficando assim: para Alice uma lasanha que ela dividiu com o Marco, para o Marco carne com alface, e eu e a mãe fomos de massa Penne ala vodca.
A massa e a lasanha estavam deliciosas, a carne o Marco achou que faltava um pouco de tempero na carne.
Para beber pedimos 1/2 de vinho da casa, água e uma Coca-Cola.
O valor total do almoço foi de 38,50 euros.
Localização:
Endereço: Via della Minerva, 19
Site: pantharei
Osteria Angelino
Fundada em 1899, esta Osteria fica bem próxima ao Coliseu, sendo uma boa alternativa para quem vai passar o dia por lá. O ambiente é recheado de camisas de futebol, discos e fotos, o que é muito legal.
O atendimento é bem objetivo, e recomendo pedir uma entrada, já que os pratos levaram em média quarenta minutos para serem servidos.
Nosso Pedido:
Antipasto
Caprese: salada de tomate com mozzarella di bufala
Uma salada bastante fresca e saborosa, que em um dia de calor atendeu como entrada.
Primeiro Prato
Espaguete carbonara: ovo, bacon, pimenta preta e pecorino Fettuccine: bacon, pecorino romano, alcachofra e pimenta preta
Espaguete all’amatriciana: tomate fresco, guanciale, pimenta preta e pecorino romano
Fettuccine con guanciale e carciofi: bacon, pecorino romano, alcachofra e pimenta preta
As massas são frescas e saborosas, o problema aqui é a pimenta preta que estava em todos os pratos e não imaginávamos que iria se sobressair tanto nos sabores dos pratos.
A vantagem aqui é que a quantidade não é imensa, então dá-lhe pão e vinho da casa. No caso da Alice ela acabou dividindo um pouco do prato do Marco que era carne.
Segundo Prato:
Bisteca: bisteca com osso
O pedaço de carne é realmente grande, o que o Marco estranhou neste caso foi (novamente) a falta de tempero, o que havia em excesso nas massas faltava na carne. Mas o corte é realmente macio, e com o limão ganha um sabor diferente.
Não provamos a sobremesa, pois queríamos procurar uma sorveteria próxima para seguir experimentando os gelatos italianos.
Bebidas
Fomos de água, coca e meio litro de vinho da casa.
O valor total com as bebidas para quatro pessoas ficou em 81,00 com taxa de serviço.
Localização:
Endereço: Via Capo d’Africa 6, Colosseo, 00184
Restaurantes que atendem quando a fome bate
La Cucina Nazionale
O La Cucina foi o primeiro restaurante que experimentamos em solo italiano. Já era dez da noite quando o encontramos aberto e com clientes. O ambiente era bonitinho e agradável, e fomos direcionados a sentar na área interna.
No menu pizzas e massas a preços amigáveis. Nossas escolhas foram:
Eu e o Marco fomos de pizza Margherita, diferente da nossa ela é o molho de tomate e queijo. Achei a massa um pouco dura, sendo mais fácil comer com a mão. Era boazinha, mas nada demais.
Para a Alice escolhemos um spaghetti al pomodoro. Ela gostou e comeu bem, conseguindo repor as energias após uma viagem tão exaustiva.
Minha mãe que ainda estava enjoada do voo escolheu um gelato vaniglia e gostou.
Nas bebidas fomos de água, suco e refrigerante, pois ninguém estava com animo para beber vinho.
Não nos cobraram o coperto, taxa que vem na conta da maior parte dos restaurantes. O atendimento é normal, nem muita simpatia mas também nenhuma grosseria.
Em nossa opinião geral foi bom, não é algo inesquecível, mas supriu bem a nossa fome da primeira noite.
Localização:
Endereço: Via Nazionale, 3,
Site: la-cucina-nazionale
Praça de Alimentação Estação Termini
Na estação de trens você irá encontrar massa fresca, sushi, lanches, pizza, sorvete, frutas e doces.
Na verdade há mais de uma praça de alimentação, estando sem fome é possível circular e ver qual local mais te agrada.
O local é organizado, não é lotado, e os preços são amigáveis. É uma opção para quem está aguardando trem ou está hospedado por perto e não quer gastar muito.
Localização:
Endereço: Piazza dei Cinquecento, 1,
Site: romatermini
Restaurantes que não recomendamos
Doveralú Cafe
Próximo ao hotel, com ambiente bonitinho, logo nos atraiu a atenção. Ficamos em uma mesa interna e logo fizemos os nossos pedidos. E aí entrou o primeiro ponto negativo do lugar: o garçom que nos atendeu fazia questão de dificultar, além de ter uma cara de deboche permanente.
Nosso pedido:
Lasagna al ragu: é a nossa lasanha de carne, este foi o pedido da Alice e ela gostou.
Pizza Margherita: com a massa um pouco mais grossinha do que há do primeiro dia, agradou ao Marco.
Bruschetta: eu pedi de tomate e a mãe de salmão. E aqui está o segundo ponto negativo. O pão de base era duro demais, parecia com aquelas balas quebra-queixo. Além disso, vieram com uma parte queimada. O meu por ser de tomate ainda ficou com o meio mais macio, pelo líquido da fruta. Mas no caso da mãe, eles levaram meia hora para trazer um azeite que ajudasse a molhar o pão e a bruschetta se tornar mais comível.
De bebidas eu e a Alice fomos de água, e o Marco e a mãe foram de refrigerante.
A parte divertida deste jantar é que a conta não incluía taxa de serviço, ela só era cobrada se o cliente autorizasse. E neste momento, seguindo o exemplo do nosso atendente, nos fizemos de desentendidos, e pagamos apenas o valor da nota. E assim a cara de deboche foi substituída por uma de insatisfação, ficando parecida com as nossas após comer as bruschettas.
Valor gasto nesta refeição: 42,50.
Localização:
Endereço: Via Nazionale, 215, 00184
Site: doveralu
* Todas as refeições foram pagas por nós
* Alice estava com 6 anos e 4 meses
* Viagem realizada em setembro/2019
Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:
- Que tal receber cashback dos itens contratados para a sua viagem e já fazer uma poupança para a próxima? Faça como nós e se cadastre no Méluiz, é facil e gratuito.
- Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
- Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
- Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
- Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.