Basílica de São Pedro

A Basílica di San Pietro é o maior e mais importante edifício do catolicismo, sendo um dos locais mais visitados do mundo, seja pela fé ou pelos admiradores da arte. Por isso ela é parada obrigatória para quem vai a Roma pela primeira vez.

Dedicada ao apóstolo Pedro, considerado um dos principais entre o grupo que acompanhava Jesus Cristo, e que viria a ser o primeiro Papa e Chefe da Igreja, o local é realmente suntuoso e hoje sedia os principais eventos realizados pela Igreja Católica, como as missas de Natal, Páscoa e Semana Santa.

Basilica de São Pedro
A famosa cúpula que é vista de diferentes pontos de Roma

Mas mesmo que você não seja católico nem acredite em religião, vale a visita e o respeito, pois você estará visitando um Patrimônio Mundial da Humanidade declarado pela UNESCO.

Localização Praça de São Pedro

A Basílica fica localizada na Praça de São Pedro, uma das mais bonitas e conhecidas do mundo. Cercada por 284 colunas, 88 pilastras e 140 estátuas, ela pode abrigar em dias de evento cerca de 300.000 pessoas. A construção é do século XVII e foi realizada por Bernini e seus discípulos durante o papado de Alexandre XII. Na área central da praça há um obelisco trazido do Egito e duas fontes, uma de Bernini e outra de Maderno.

Basilica de Sâo Pedro - Praça de São Pedro
A Praça de mesmo nome e grandes celebrações

História

O primeiro templo dedicado a São Pedro era simples e foi erguido no século IV por Constantino, no local onde existia o Circo de Nero. Com o passar dos anos a basílica foi sendo modificada até a sua consagração definitiva em 18 de novembro de 1626.

Construída entre 1506 e 1626 no local onde Pedro teria sido crucificado e sepultado, hoje tem enterrado sob o altar o corpo do apóstolo que se tornou o primeiro Papa, o que fez com que o corpo de vários de seus sucessores também passasse a repousar na Basílica.

Basilica de São Pedro - Interno 2

A construção possui estilo renascentista e barroco, e teve a participação de vários arquitetos durante os cem anos de construção, entre eles Bramante, Michelangelo e Carlo Maderno.

Sua famosa cúpula é vista de vários pontos de Roma. A obra foi iniciada por Michelangelo, teve continuidade com Giacomo Della Porta e foi finalizada em 1614 por Carlo Maderno. O belo trabalho destes três serviu de inspiração para outras construções famosas, como St. Paul’s Cathedral de Londres e o Capitólio de Washington.

Basilica de Sâo Pedro - Interno

Uma curiosidade, embora a basílica receba a maior parte das cerimonias papais, ela não é a sede oficial do Papado, que na verdade fica na Basílica de São João de Latrão. Esta basílica junto com a de São Pedro, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros formam as quatro basílicas patriarcais de Roma.

Interior

A Basílica de São Pedro tem capacidade estimada para abrigar cerca de 200 mil devotos, mas em dias comuns não há muitos lugares para se sentar e nem todos os espaços estão liberados para visita.

Com 190 metros de comprimento e uma cúpula de 136 metros o local parece ser uma continuação dos Museus do Vaticano, devido a quantidade de obras de arte sacras que estão expostas, entre as mais famosas o Baldaquino de Bernini, La Pietà de Michelangelo e a estátua de São Pedro em seu trono.

Basilica de São Pedro - La Pietà
La Pietà de Michelangelo

Como tudo é superlativo nesta igreja, quem circula pelos seus caminhos pode se deparar com 45 altares, 11 capelas, 390 estátuas e 10 mil metros quadrados de mosaicos. Tornando-a a maior de todas as igrejas católicas.

Visita

Para nós que fomos por conta, ao finalizar a visita aos Museus do Vaticano saímos do complexo e fomos caminhando até a Praça de São Pedro, que é tão grandiosa quanto a própria Basílica.

Pegamos uma fila para passar pela inspeção, que foi relativamente rápida no meio de uma ensolarada tarde de setembro, a entrada na Basílica é gratuita, mas quem quiser subir a cúpula – seja de escada ou elevador – precisa comprar ingresso.

Basilica de São Pedro - Praça
A fila se forma na praça, e a inspeção ocorre próxima as colunas

Estava em nossos planos subir a cúpula pode ver a imagem clássica do formato da praça pelo alto, mas acabamos não indo, pois eu ainda estava me recuperando da torção de um pé e achei que não ia dar certo encarar os degraus da escada caracol que complementam o elevador. Os demais integrantes da família foram solidários e optaram em entrar apenas na basílica.

Apesar da fila para entrar, é fácil circular na parte interna, cuja palavra para definir é grandiosidade. Como não há muitos bancos, ela parece ser uma continuação do museu. O teto dourado, os mosaicos dos pisos, as estátuas embutidas nas paredes, as palavras em latim espalhadas pelas colunas, são de uma riqueza de materiais e detalhes que deixam qualquer um de boca-aberta.

Outras Dicas
– Próximo à entrada há uma área com banheiros e armários para guardar objetos e mochilas de maior tamanho;
– Nós pegamos a troca de guarda em uma das áreas da basílica, é interessante de ver o protocolo.
– A subida a cúpula embora seja imperdível não é para todos os públicos, visto que o seu último trecho é por uma empinada e estreita escada caracol, além dos seus 320 degraus se você for de elevador, senão são 551. Preparo físico se faz necessário para se ter a bela visão da praça e de Roma.
– É possível realizar a visita ao túmulo de São Pedro e a necrópole do Vaticano. Este é um item que ficou para uma viagem futura a Roma, pois menores e 16 anos não podem entrar, o que significa que a Alice não tem acesso permitido. Se você ficou interessado, pode solicitar agendamento neste site, a visita possui um custo.
– Se o período da tua viagem combinar com o período que o Papa estiver em Roma, você pode reservar ingresso para participar da Audiência Geral que ocorre às quartas-feiras de manhã. Para isso você deve fazer a reserva com uns 3 meses de antecedência. As informações estão no site da Prefeitura da Casa Pontifícia.

Maiores informações:

Localização
Piazza San Pietro, 00120. Cidade do Vaticano

Horário
De outubro a março: das 07:00 às 18:30 horas.
De abril a setembro: das 07:00 às 19:00 horas.
A cúpula abre uma hora depois e fecha uma hora antes.

Preço
A entrada à basílica é gratuita.
Subida à cúpula:
Elevador até o terraço e 320 degraus a pé: 8€.
Subida a pé (551 degraus): 6€.

Transporte
Metrô: Ottaviano, linha A (vermelha).

Ficou curioso para saber os outros pontos que visitamos em Roma? Leia o nosso post Roteiro 3 dias em Roma.
Quer saber nossas dicas de restaurante? Leia o nosso post Gastronomia: Restaurantes em Roma.

* Ingressos pagos por nós
* Alice estava com 6 anos e 4 meses
* Viagem realizada em setembro/2019

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

6 comentários em “Basílica de São Pedro

  1. Me emocionei muito quando visitei a Basílica de São Pedro e olha que nem sou dos católicos mais fervorosos. Um local que qualquer pessoa precisa conhecer, ter noção da grandiosidade. Não cheguei a subir a cúpula e numa próxima vez,pretendo fazer.

    Curtir

Deixe um comentário