Visitando o Fórum Romano e Palatino

Localizado junto ao Coliseu, com ingresso incluído no mesmo bilhete, a visita ao Fórum Romano e ao Palatino podem ser um complemento, ocupando assim um dia inteiro na cidade de Roma.

Palatino 5
Em um grande espaço a praça que já foi a principal de Roma

Quando montei o roteiro, já tinha agendado o Coliseu para o turno da manhã. Programei para almoçarmos e desvendar os dois lugares no turno da tarde. Tudo aparentemente muito tranquilo.

Acesso

A entrada para o Fórum Romano e Palatino é única, pegamos uma fila para acessar, mas nada que nos deixou horas esperando. Para encontra-la vá em direção ao Arco de Constantino e depois a Sacra Via – rua principal da antiga Roma-, o acesso é bem fácil e tranquilo de encontrar.

Palatino 2
Ruínas e casas completas contam o período do Império Romano

Mas nós fomos em setembro, na alta temporada – meses de julho e agosto – a fila não é tão tranquila, e dependendo do horário ela chega a fazer voltas no complexo, então é sempre um ponto de atenção saber em que época se irá visitar.

Um pouco de história

Toda história tem uma lenda, neste caso é a própria Roma, que teria sido fundada em 753 a.C por Rômulo, sendo ampliada pouco a pouco conforme ia se impondo e aumentando o seu território.

Palatino - Início de tudo
Local que teria sido a cabana de Rômulo e o início de Roma

Ainda no período da monarquia, a região que seria o ponto central de Roma, foi drenada para a construção de uma rede de esgotos. Mas em 509 a.C. veio a República e o início da construção de grandes edifícios públicos.

O Fórum Romano foi uma praça retangular que era o centro político, religioso, jurídico e administrativo da antiga Roma. Cada imperador que assumia construía algo para deixar o seu nome na história, o que tornava a sua ampliação permanente.

Construído entre as colinas Palatino, Capitólio e Quirinal durante 10 séculos, o local foi o coração de Roma, teve em seu espaço cerimônias triunfais, eleições e gladiadores.

Falando em colinas, o Palatino era uma das sete de Roma próxima ao rio Tibre, Sua localização era de fácil defesa pelo seu isolamento. E veio a se tornar o local da casa do imperador Augusto e mais tarde de Nero, Domiciano, Adriano e Septímio Severo, além de outros romanos influentes da época.

Palatino 3
O Estádio de Domiciano

Lembram da lenda que eu comentei no início do texto? Pois então, a loba que amamentou os gêmeos Rômulo e Remo teria saído justamente do Palatino. E curiosamente é ele que preserva mais prédios para contar a história do período.

Sobre preservação, principalmente no Fórum, as construções foram destruídas pelo homem e pelo tempo após a queda do Império Romano. Prédios como a Basílica Emília e o Templo do Divino Júlio e estátuas de imperadores desapareceram, restando em alguns casos apenas o terreno que ocupavam.

As informações desta parte histórica foram retiradas do livro Roma ontem e hoje de Giuseppe Gangi, que na próxima ida ao Fórum irei levar junto.

A nossa visita

Após passar pelas catracas a primeira coisa com que nos deparamos foi com o arco de Tito, que definitivamente não perdeu a sua grandiosidade.

A sua construção foi derivada do dinheiro saqueado por Tito de Jerusalém, e após a morte do imperador em 81 d.C. recebeu a inscrição Senatus Populusque Romanus Divo Tito Divi Vespasiani F(ilio) Vespasiano Augusto que significa O Senado e o Povo Romano ao divino Tito, filho do divino Vespasiano, Vespasiano Augusto.

Palatino e Forum Romano - Arco Entrada
O Arco de Tito e sua inscrição

Também encontramos um painel com mapa do local, e aqui vai a minha primeira dica, se você não tiver um – como foi o nosso caso – fotografe. Pois conforme se vai andando, o sentimento que se tem é de estar perdido no local, visto que as explicações nos cartazes não são muitas, e vários dos locais literalmente viraram pó.

Nós entramos no caminho que dava acesso ao Palatino, e a partir daí foi como entrar em um labirinto. Em alguns momentos andávamos em circulo, em outros não achávamos saída. Resumindo: não era tão tranquilo quanto na teoria.

Palatino

Mas também nos deparamos com mirantes, construções quase intactas e lugares que ainda preservam a sua beleza.

O local é grande, e confesso que senti falta de um guia ou mapa para nos indicar o melhor trajeto, pois não é dado nenhum e são poucas as orientações existentes no local.

O resultado é que acabamos visitando apenas a área do Palatino, pois o fim da paciência da Alice somado ao sol nos fez sair do local antes de caminharmos por tudo.

Palatino 4
Domus Flavia

Então seguem as minhas dicas para quem vai em um dia quente:
– Leve um mapa do local em papel ou no celular;
– Vá de chapéu;
– Leve água;
– Estude o local antes e anote o que deseja ver para fazer um roteiro mínimo de visita (me arrependi amargamente de não ter feito isso);
– Com criança procure ou crie uma história que estimule a curiosidade deles, pois olhar apenas para ruínas pode ser bastante tedioso para os pequenos;
– Esteja preparado para caminhar pelo menos duas horas, então roupas e sapatos confortáveis são essenciais.

Mas não fique achando que não gostamos, pelo contrário, é um lugar que eu voltaria munida de mais informações, pois ele merece muita calma para ser admirado.

Resumindo: vou ter que retornar para ver o Fórum Romano, mas só depois que a Alice estiver maior 😛

Ficou curioso para saber os outros pontos que visitamos em Roma? Leia o nosso post Roteiro 3 dias em Roma.
Quer saber nossas dicas de restaurante? Leia o nosso post Gastronomia: Restaurantes em Roma.

* Ingressos pagos por nós
* Viagem realizada em Setembro/2019
* Alice estava com 6 anos e 4 meses

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

35 comentários em “Visitando o Fórum Romano e Palatino

  1. Que passeio maravilhoso conhecer lugares como esses é muito bom, achei bastante interessante o Fórum Romano, não conheço Roma pessoalmente mais sei que é um lugar magnífico, bjs.

    Curtir

  2. Gente, que roteiro incrível! Roma é um dos lugares que sonho conhecer e, agora, junto ao Coliseu, tenho mais o Fórum e o Paladino pra visitar hahahahaha obrigada pelas dicas para o dia quente, é sempre importante lembrar mas nem sempre lembramos

    Curtir

  3. O Arco de Tito sempre me despertou curiosidade, uma vontade imensa de passar por ele! E apesar dos contratempos, parece que a Alice se divertiu muito!

    Curtir

  4. Nossa as fotos ficarão maravilhosas, essa história da loba é muito expressiva, e estar em um local com toda essa história deve ser de arrepiar, legal essas dicas para dias quentes

    Curtir

Deixe um comentário