Entre os pontos turísticos de parada obrigatória em uma primeira visita a cidade de Roma está o Pantheon ou Panteão, um monumento da Roma Antiga que se mantem preservado e possui entrada gratuita.

Um pouco de História
A construção original deste edifício é de 27 A.C., época do imperador Augusto, e foi planejada pelo comandante e arquiteto Marco Vipsânio Agrippa que dedicou o edifício a uma série de deuses da Roma pagã, fazendo jus ao significado de Pantheon no grego antigo: templo dedicado a todos os deuses.
Escavações arqueológicas revelaram que a obra original foi destruída, e o Pantheon como conhecemos hoje, foi construído entre os anos 118 e 125 D.C. por ordem do imperador Adriano.

Sendo então obra do imperador Adriano a inscrição M AGRIPPA L COS TERTIVM FECIT (Marcos Agrippa, filho de Lúcio, cônsul pela terceira vez) que vemos na fachada do Pantheon, acima das grandes colunas.
Com o passar dos séculos o local foi passando por transformações, inclusive se tornando um templo católico em 609, quando o Papa Bonifácio IV o converteu na igreja cristã Basílica di Santa Maria della Rotonda.

Esta mudança garantiu a durabilidade da construção, pois a maior parte dos edifícios da Roma Antiga passaram por abandono, destruição e espoliação nos primeiros séculos da idade média.
Visita ao Pantheon
O número de turistas no local é grande, sendo necessário encarar uma fila para entrar no local, mas ela é bastante rápida. Mas isso não evita que seja um passeio um tanto tumultuado em períodos de maior fluxo de turistas.

Por isso recomendo uma dose de paciência, pois não podemos deixar o fluxo nos impedir de admirar a sua arquitetura.
Logo na entrada é possível observar o seu formato circular. Assim como a bela cúpula que ainda hoje é a maior construção em cimento já realizada sem sustentação, sendo apenas um molde de madeira que recebeu um jorro de cimento.

Uma curiosidade é o oculus descoberto que permite uma iluminação natural do espaço. Durante a nossa visita estava chovendo e foi possível sentir as gotas de água quando se estava mais ao centro do Pantheon. Mas a chuva não foi forte o suficiente para acompanhar as gotas saírem do piso em direção aos antigos canos romanos que permanecem em funcionamento.
Hoje além de igreja o local guarda estátuas, é possível encontrar as de Augusto e Agripa, assim como túmulos de pessoas importantes para a história da Itália, como os reis italianos Vittorio Emanuele II e Umberto I, e o pintor renascentista Raffaello Sanzio e sua noiva.

Para quem não resiste a um souvenirs, próximo à porta de acesso a uma pequena loja com alguns itens a venda.

Depois de ter olhado a parte interna e sanado a curiosidade, retorne a parte externa e observe com calma o tamanho das suas colunas e a obra como um todo, pois é realmente impressionante e maravilhoso que ainda seja possível conhecer um edifício como o Pantheon.
Maiores informações
Endereço: Piazza della Rotonda
Como chegar: Caminhando
Horário:
Segunda a sábado: 9h às 18h30
Domingo: 9h às 13h
Fecha: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.
Valores: Entrada Gratuita
Site: Pantheon
Ficou curioso para saber os outros pontos que visitamos em Roma? Leia o nosso post Roteiro 3 dias em Roma.
Quer saber nossas dicas de restaurante? Leia o nosso post Gastronomia: Restaurantes em Roma.
Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:
O Pantheon é um dos meus monumentos preferidos em Roma (e olha que é difícil elencar os preferidos em uma cidade tão linda e cheia de atrativos como Roma). Concordo que o passeio é um pouco tumultuado, mas definitivamente vale a visita.
CurtirCurtir
Com certeza vale!
CurtirCurtir
Que lugar mais lindo *O* Morro de vontade de visitar vários lugares assim, acho tão interessante e cativante
CurtirCurtir
Adoraria conhecer o Panteão, um local tão imponente e repleto de História. Roma é uma cidade encantadora, seus pontos turísticos impressionam pela beleza e riqueza cultural, é uma viagem e tanto!
CurtirCurtir
Quando fui a Roma tive o privilégio de conhecer o Pantheron e fiquei impressionada!!! Que lugar heim? Considerei um dos lugares que mais gostei na cidade. Ótimas dicas
CurtirCurtir
O Pantheon é realmente impressionante.
CurtirCurtir
Oi
Eu amo Roma é maravilhosa 🥰 que lugar incrível, e as fotos ficaram lindas
CurtirCurtir
Oi, tudo bem? Gente que lugar mais incrível. Realmente muitas pessoas. Deve ser difícil para fotografar com esse tumulto. Mas um passeio que vale a pena com certeza. Um abraço, Érika =^.^=
CurtirCurtir
Vale, sim! Em Roma tudo vale a pena.
CurtirCurtir
Olá Andrea,
O Pantheon parece ser uma dessas estruturas que nos espantados e de queixo caído, já fiquei aqui encantada para conhecer. Gostei de conhecer um pouco da história do local e de saber esses detalhes sobre o passeio, que a paciência é necessária, inclusive. Como sempre seu post está muito completo e maravilhoso!
Beijos!
CurtirCurtir
Eu não consigo nem imaginar a sensação de estar em um lugar tão histórico como o Pantheon!
Nosso sonho aqui em casa é conhecer a Itália. Roma e seus monumentos históricos estarão na lista!
CurtirCurtir
Olá, Aninha.
Vale a pena realizar este sonho, a Itália é maravilhosa.
CurtirCurtir