Pantheon de Roma

Entre os pontos turísticos de parada obrigatória em uma primeira visita a cidade de Roma está o Pantheon ou Panteão, um monumento da Roma Antiga que se mantem preservado e possui entrada gratuita.

Pantheon - Fachada
Fachada do Pantheon de Roma

Um pouco de História

A construção original deste edifício é de 27 A.C., época do imperador Augusto, e foi planejada pelo comandante e arquiteto Marco Vipsânio Agrippa que dedicou o edifício a uma série de deuses da Roma pagã, fazendo jus ao significado de Pantheon no grego antigo: templo dedicado a todos os deuses.

Escavações arqueológicas revelaram que a obra original foi destruída, e o Pantheon como conhecemos hoje, foi construído entre os anos 118 e 125 D.C. por ordem do imperador Adriano.

Pantheon - Praça
Praça em frente ao Pantheon

 

Sendo então obra do imperador Adriano a inscrição M AGRIPPA L COS TERTIVM FECIT (Marcos Agrippa, filho de Lúcio, cônsul pela terceira vez) que vemos na fachada do Pantheon, acima das grandes colunas.

Com o passar dos séculos o local foi passando por transformações, inclusive se tornando um templo católico em 609, quando o Papa Bonifácio IV o converteu na igreja cristã Basílica di Santa Maria della Rotonda.

Pantheon - Tumulo
Estátuas do Pantheon

Esta mudança garantiu a durabilidade da construção, pois a maior parte dos edifícios da Roma Antiga passaram por abandono, destruição e espoliação nos primeiros séculos da idade média.

Visita ao Pantheon

O número de turistas no local é grande, sendo necessário encarar uma fila para entrar no local, mas ela é bastante rápida. Mas isso não evita que seja um passeio um tanto tumultuado em períodos de maior fluxo de turistas.

Pantheon - Entrada
Alice e Vovó Zu se preparando para entrar no Pantheon

Por isso recomendo uma dose de paciência, pois não podemos deixar o fluxo nos impedir de admirar a sua arquitetura.

Logo na entrada é possível observar o seu formato circular. Assim como a bela cúpula que ainda hoje é a maior construção em cimento já realizada sem sustentação, sendo apenas um molde de madeira que recebeu um jorro de cimento.

Pantheon - oculus
O oculos descoberto do Pantheon

Uma curiosidade é o oculus descoberto que permite uma iluminação natural do espaço. Durante a nossa visita estava chovendo e foi possível sentir as gotas de água quando se estava mais ao centro do Pantheon. Mas a chuva não foi forte o suficiente para acompanhar as gotas saírem do piso em direção aos antigos canos romanos que permanecem em funcionamento.

Hoje além de igreja o local guarda estátuas, é possível encontrar as de Augusto e Agripa, assim como túmulos de pessoas importantes para a história da Itália, como os reis italianos Vittorio Emanuele II e Umberto I, e o pintor renascentista Raffaello Sanzio e sua noiva.

Pantheon - tumulo 2
Túmulo do Rei Umberto

Para quem não resiste a um souvenirs, próximo à porta de acesso a uma pequena loja com alguns itens a venda.

Pantheon - Altar
Altar do Pantheon

 

Depois de ter olhado a parte interna e sanado a curiosidade, retorne a parte externa e observe com calma o tamanho das suas colunas e a obra como um todo, pois é realmente impressionante e maravilhoso que ainda seja possível conhecer um edifício como o Pantheon.

Maiores informações
Endereço: Piazza della Rotonda
Como chegar: Caminhando
Horário:
Segunda a sábado: 9h às 18h30
Domingo: 9h às 13h
Fecha: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.
Valores: Entrada Gratuita
Site: Pantheon
 

Ficou curioso para saber os outros pontos que visitamos em Roma? Leia o nosso post Roteiro 3 dias em Roma.
Quer saber nossas dicas de restaurante? Leia o nosso post Gastronomia: Restaurantes em Roma.

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

12 comentários em “Pantheon de Roma

  1. O Pantheon é um dos meus monumentos preferidos em Roma (e olha que é difícil elencar os preferidos em uma cidade tão linda e cheia de atrativos como Roma). Concordo que o passeio é um pouco tumultuado, mas definitivamente vale a visita.

    Curtir

  2. Adoraria conhecer o Panteão, um local tão imponente e repleto de História. Roma é uma cidade encantadora, seus pontos turísticos impressionam pela beleza e riqueza cultural, é uma viagem e tanto!

    Curtir

  3. Quando fui a Roma tive o privilégio de conhecer o Pantheron e fiquei impressionada!!! Que lugar heim? Considerei um dos lugares que mais gostei na cidade. Ótimas dicas

    Curtir

  4. Olá Andrea,

    O Pantheon parece ser uma dessas estruturas que nos espantados e de queixo caído, já fiquei aqui encantada para conhecer. Gostei de conhecer um pouco da história do local e de saber esses detalhes sobre o passeio, que a paciência é necessária, inclusive. Como sempre seu post está muito completo e maravilhoso!

    Beijos!

    Curtir

  5. Eu não consigo nem imaginar a sensação de estar em um lugar tão histórico como o Pantheon!

    Nosso sonho aqui em casa é conhecer a Itália. Roma e seus monumentos históricos estarão na lista!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s