Planejamento: Conectividade – Levar ou comprar o chip no local?

Finalmente aderimos aos chips de telefone em nossas viagens. Neste post conto a nossa experiência com um de empresa brasileira e outro que compramos na Itália.

Faz uns dois anos que estou querendo aderir aos chips de telefone para me manter conectada, pois não são raras as vezes que o Google Maps dá uma bugada e acabávamos perdidos ou andando mais que o necessário por não ter rede e o mapa off-line ser para carros.

Especificamente na Itália outro fator pesou mais: pela primeira vez iriamos dirigir na Europa, tornando o chip um item obrigatório. Se quiser saber mais sobre locação de carro leia o nosso post Como alugar carro.

Com medo de nos perdemos na Toscana, optamos por dois caminhos, saímos com um chip do Brasil e compramos um na Itália.

Viaje Conectado
Este chip nós ganhamos para testar durante a viagem, pois é da mesma empresa da Seguros Promo ao qual somos filiados.

Eu gostei bastante, pois funcionou muito bem. Ele usava o sinal da Vodafone e só perdia o sinal em lugares que realmente não o tinha. Foi super aprovado por nós.

Como ele funciona:
Na aquisição você informa o destino e o tempo de viagem, este será o período em que ele ficará habilitado.

Para o caso da Europa este chip possui algumas particularidades, como:
– Ele não funciona no Brasil, você só deve coloca-lo no aparelho quando já estiver no seu destino.
– É necessário realizar uma configuração para começa-lo a usar. Eles me enviaram um vídeo e foi bem rápido, o único requisito é ter um wi-fi, pois foi necessário realizar um download.

Existe diferença na configuração do IOS e do Android, mas seguindo o passo-a-passo em menos de 5 minutos você já está conectado.

Tim
Em Veneza compramos por 26 euros (valor setembro/2019) um chip da Tim com 10 gb de internet, mais sms e ligações locais. Levamos mais tempo pois toda a vez que pensávamos em comprar haviam pessoas esperando nas lojas e somente um atendente.

Para realizar a compra foi necessário apenas escolher o plano, apresentar o passaporte e pagar.

Este foi colocado no telefone do Marco que é dual chip, a configuração foi rápida e já saímos da loja com ele funcionando.

Em comparação com o sinal da Vodafone, a Tim era mais fraca, acontecendo de algumas vezes eu ter sinal e no telefone do Marco não.

Avaliação Geral:
De um modo geral os dois chips valeram a pena e nos atenderam plenamente durante a viagem. Como não ficamos 24 horas conectados, até sobrou internet nos dois chips, pois o nosso uso era mais para localização, alguma informação extra e algumas lives no IG. Apenas em Roma eu utilizei mais, já que o wi-fi do hotel era bem ruinzinho.

Em termos de valores, o da Viaje Conectado é mais caro, sendo o seu maior benefício não precisar perder tempo em loja para comprar um chip, principalmente se o seu roteiro for do tipo maratona (vários lugares em poucos dias).

Ficou em dúvida sobre o seu perfil?

Eu diria que se você viaja em um ritmo mais tranquilo, não sente necessidade de estar conectado em tempo integral, vale a pena esperar e comprar no aeroporto ou na primeira loja que encontrar no seu primeiro dia de passeio.

Agora se você já quer ter internet na sua primeira conexão fora do Brasil, ou vai passar por vários lugares em curto período de tempo, ou ainda é como nós que vai postergando a compra e só sente falta quando se perde ou o wi-fi do hotel é ruim, vale a pena já sair com chip do Brasil.

Ficou mais fácil? Ainda em dúvida? Deixa a sua pergunta nos comentários que vamos tentar ajudar.

* Imagem da capa Mohamed Hassan by pixabay

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

19 comentários em “Planejamento: Conectividade – Levar ou comprar o chip no local?

  1. Taí um assunto no qual eu sempre tive bastante cuidado, mas que de uns tempos pra cá preciso me atualizar mais. Muita coisa mudou e eu também tenho ficado cada vez mais conectado. Gostei muito das dicas e vão me ajudar muito. Abraços!

    Curtir

  2. É sempre importante saber desse assunto do chip quando se faz viajar, pois está conectado em qualquer lugar é essencial, gostei de saber das suas informações sempre ficava pensando como é viajar para um outro país e se manter conectada, muito bom o seu post, bjs.

    Curtir

  3. Ah que legal.. eu tinha muita dúvida em relação à isso. Irei viajar no começo do ano e ainda não tinha visto essa questão do chip… veio em muito boa hora esse post.

    Curtir

  4. Faz muito tempo que não viajo para fora do Brasil e eu tinha mesmo muitas dúvidas sobre como usar outro chip fora do país. Que dica boa que você deu, ja vou ficar mais antenada.

    Curtir

  5. Eu tenho um chip que uso em Portugal outro no Brasil, sendo que quando estou no wi fi, o what zap funciona nos dois. Vale muito ter um chip de viagem., abraços perfumados!

    Curtir

  6. Olá!

    Eu sempre tive essa curiosidade a respeito, pois da forma que sou antenada, iria querer fazer vários vídeos e fotos e ir postando nas redes sociais. Adorei as suas dicas!

    Curtir

  7. Oi! Nossa, finalmente uma dica que você dá e eu já sabia haha Sempre vejo as blogueiras que eu sigo comentando sobre pegar um chip para ter melhor acesso a internet. Mas, sempre adoro ver como você descrever as dicas. Beijos

    Curtir

  8. É necessário esse assunto do chip, pois estando em um país estrangeiro, um telefone é primordial para nos comunicarmos com alguém em uma emergência. Muito válido esse post.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s