Planejamento: Como alugar um carro

Neste post conto para vocês como foi o nosso processo de locação para utilizar um carro na Europa.

Quando começo a construir os nossos roteiros, uma das coisas que sempre busco é a forma de transporte. Até hoje os trens haviam suprido as nossas necessidades, mas chega uma hora que você irá precisar de um carro.

1) Requisitos nossos
A primeira coisa que eu fiz foi ver o que era necessário para alugar um carro no exterior. O que eu encontrei:

– Idade mínima de 25 anos, havendo algumas exceções que permitem a partir de 21 anos.
– Ter a PID – Permissão internacional. Conto no post Como solicitar a PID o nosso processo.
– Ter CNH emitida a mais de dois anos e passaporte.
– Ter cartão de crédito internacional dentro da validade, da titularidade do motorista e com limite disponível para bloqueio de caução. Este limite é variável conforme os seguros contratados, por exemplo, no nosso caso tivemos um bloqueio de 300 euros.

2) Requisitos carro
A segunda avaliação foi do tipo de carro que iriamos precisar. Ele deveria comportar 4 pessoas, 2 malas médias e as mochilas.

Com estes dados eu pesquisei no site da Rentcars, ao qual somos afiliados, e da Rentalcars onde vi várias referencias.

Utilizando os filtros consegui avaliar o tipo de carro que precisávamos e calcular mais ou menos quanto gastaríamos com este item durante a viagem.

3) Forma de Pagamento
Nos sites pesquisados encontramos duas formas de pagamento:

a) Pagamento diretamente para a locadora na retirada do veículo no valor total em cartão de crédito.

b) Pagamento online no site da Rentcars com possibilidade de parcelar no cartão de crédito ou pagar via boleto bancário com 5% de desconto.

Lembrando que além deste valor era necessário ter um limite para o caução.

Nossa escolha: devido a grande variação do dólar nos últimos tempos, e o valor do caução que limitaria o nosso cartão, resolvemos optar pelo pagamento antecipado, o que nos fez escolher a Rentcars.

Vantagens e desvantagens do pagamento antecipado

A grande vantagem do pagamento antecipado é não se preocupar com a variação da moeda do país de destino e não precisar pagar IOF. Você chega na locadora e apresenta o comprovante de reserva paga e está tudo certo.

A desvantagem do pagamento antecipado é se a locadora não dispõe do tipo de veículo desejado ou com configuração semelhante. Se você já pagou precisa ficar esperando o veículo chegar ou aceitar o que eles te oferecerem.

Seguros
Como ocorre com os nossos veículos, as locadoras também ofertam seguros na hora de contratar um carro. São várias denominadas por diferentes siglas que parecem uma sopa de letrinhas.

Quando iniciei as pesquisas me deparei com:

LDW (Loss Damage Waiver) e CDW (Collision Damage Waiver): proteções contra danos, furtos, roubos e avarias ao veículo.

Qual o risco de não contratar este seguro? Em caso de dano você paga integralmente o reparo.

TP (Theft Protection): proteção contra roubo do veículo.

Este seguro serve para locais onde a cobertura de roubos não está sendo coberta pela CDW, tornando-se um complemento necessário dependendo da localidade que você está.

EP (Extended Protection)/ LP (Liability Protection) / SLI (Supplemental Liability Insurance) / TPL (Third Part Liability) / ALI (Additional Liability Insurance): proteção contra danos materiais e pessoais causados a terceiros.

Esta proteção é para o caso de acidentes ou avarias causadas a terceiros e cobre também ferimentos, mortes ou invalidez dos passageiros.

Qual o risco de não contratar este seguro? Caso você seja responsável por algum acidente todos os custos de reparo com o veículo, tratamentos médicos serão repassados integralmente para você.

PAI (Personal Accident Insurance): proteção para danos, despesas médicas, assistência e resgates.

Qual o risco de não contratar este seguro? Se você tem seguro viagem, nenhum. Eles se equivalem, tornando desnecessário contrata-lo.

Além disso, na contratação existe a possibilidade do seguro com coparticipação, isto é, se ocorrer algum dano no veículo você paga a franquia ou sem coparticipação, onde o valor é um pouco mais alto, mas você não precisa pagar nada em caso de dano.

Como foi a nossa experiência

O processo de locação no Brasil com a Rentcars foi bastante tranquilo, minha única ressalva foi que na época a seleção do local de retirada não estava funcionando, o que nos obrigou a ir para o telefone, cujo atendimento foi bastante atencioso. Ao final dos ajustes, nos encaminharam um link para o pagamento.

Quando fui escrever este post fiz a mesma simulação e pelo que eu vi o bug foi corrigido e foi possível realizar a seleção sem precisar telefonar.

Em relação aos seguros, no momento da contratação pelo site haviam dois seguros disponíveis: LDW/CDW e ALI e nós contratamos os dois optando pela opção sem coparticipação.

O processo em si é muito fácil e rápido, basta pesquisar um pouco os requisitos desejados para colocar no filtro e retornar os que estão aptos a serem contratados.

Em breve irei fazer um novo post sobre o assunto, mas contanto a nossa experiência com a locadora Sixt em solo italiano.

E você? Possui alguma dica? Tem alguma experiência para contar? Ficou alguma dúvida? Compartilha nos comentários.

* Os custos referente ao carro locado foram pagos por nós
* Imagem de Elisa Riva via pixabay

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhora-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

13 comentários em “Planejamento: Como alugar um carro

  1. Que post incrível para quem pretende viajar pela Europa e ter mais conforto e comodidade alugando um carro. Sem suas dicas parece um processo difícil, mas com conhecimento vamos percebendo ser totalmente possível. Muito legal falar dos seguros e da importância. Obrigado por compartilhar.

    Curtir

  2. Olá Andrea,

    Achei as suas dicas para alugar um carro na Europa muito práticas e que com certeza irão ajudar muitas pessoas. Você tirou algumas dúvidas que tinha acerca disso e já me deixou mais preparada para uma futura viagem. Essa questão dos requisitos, principalmente, é mais do que importante. Parabéns pelo post!

    Beijos!

    Curtir

  3. Eu sempre tento alugar carro nas viagens mais longas ou de deslocamentos maiores. As dicas aqui são bem preciosas e algumas delas eu não conhecia. Vou adotar a partir de agora. Obrigado!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s