Planejamento: Como Solicitar a PID

A Permissão Internacional para Dirigir, mais conhecida pela sua sigla PID, é um dos documentos necessários para quem quer dirigir no exterior.

Quando resolvemos alugar um carro na Europa, este foi um dos itens mais controversos nas pesquisas, em alguns lugares era dito como obrigatório, em outros que ninguém pedia, e ainda que em caso de acidente ela poderia ser solicitada. Sabe o ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Pois então, sou fã dele. E nós fizemos a nossa e agora conto o nosso processo.

Uma observação importante: como somos gaúchos, o que relato aqui é o processo realizado no nosso estado. Desconheço se há variações de uma região para outra – sei que os valores mudam bastante – então se você não é do Rio Grande do Sul aconselho a pesquisar no DETRAN do seu estado.

Mas o que é a PID?
A PID é um documento reconhecido internacionalmente, traduzido em oito idiomas (alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, japonês e russo) que comprova a habilitação do condutor.

No Brasil a PID emitida é válida nos territórios das Partes Contratantes da Convenção sobre Trânsito Viário, e deve ser apresentada junto com a Carteira Nacional de Habilitação – CNH – e as duas devem estar dentro do prazo de validade.

Conforme o site do DETRANRS ela não é obrigatória, mas é uma facilitadora em caso de blitz no exterior, como em atendimento em acidentes e resgate de seguros.

Quais os pré-requisitos
No caso do Rio Grande do Sul é ter uma CNH expedida pelo DETRANRS, caso você seja de outro estado e esteja morando por aqui, é necessário primeiro pedir a transferência do registro da carteira de motorista para o RS.

Como solicitar a PID?
Para pedir a sua PID é necessário ir presencialmente a um CFC – Centro de Formação de Condutores munido de CNH, RG e comprovante de residência. Alguns CFC’s fazem a cópia destes documentos na hora, outros podem pedir para você apresentar. No nosso caso eles tiraram cópia na hora sem nenhum custo adicional.

Estando tudo certo, o CFC irá lhe fornecer a GAD-E, que é a guia com a taxa de expedição do documento. Esta guia também pode ser emitida antecipadamente pelo site do DETRANRS. No nosso caso pegamos no CFC mesmo, após garantirem que estava tudo certo para emitir o documento.

Após o pagamento ela leva em torno de 5 dias úteis para ficar pronta, sendo retirada no mesmo CFC que você fez a solicitação.

Qual a validade?
Antigamente ela tinha a mesma validade da CNH, mas isto mudou. Hoje o seu prazo é de no máximo três anos da data de sua emissão ou até a data de expiração da validade da CNH, o que ocorrer primeiro.

Exemplo:
Se você renovou a sua CNH mês passado e fez a PID neste mês, ela vale no máximo três anos.

Se você fez a PID agora e a sua CNH vence no próximo ano, ela vale até o próximo ano.

Valores
No Rio Grande do Sul, ano de 2019, está sendo cobrado para expedir a PID R$ 61,58.

Mas este valor muda de estado para estado e sobre correções.

Para maiores informações consulte o site do DETRAN do seu estado.
Para os gaúchos, no site do DETRANRS basta acessar o menu Principais Serviços | PID – Permissão Internacional para Dirigir.

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhora-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

14 comentários em “Planejamento: Como Solicitar a PID

  1. Que legal o teu post! Eu desconhecia completamente essa PID. Na minha ignorância achava que tinha de tirar algo semelhante a CNH em cada país. Adorei mais esse novo conhecimento.

    Curtir

  2. Caraca, não sabia que tinha isso não kkk achei que era só apresentar a sua carteira, pegar o carro e sair.
    Vou salvar o post para depois procurar tirar a minha.

    Curtir

  3. Eu não tinha a mínima ideia de que precisava pedir esse documento para dirigir em outro lugar, mas sempre existe burocracias a serem cumpridas em todos os lugares mesmo, faz parte. Beijo

    Curtir

  4. Mais uma dica super útil pra quando eu foi fazer o meu intercambio! Fiquei sabendo que pra cidade que eu vou, o transporte publico não é muito bom, então vou precisar providenciar tudo isso, como sou de são paulo, vou dar uma pesquisada por aqui, adorei! Obrigada, mais uma vez hahahahahaha

    Curtir

  5. Olá! Nossa, Andrea, seus posts são feitos para me elucidar tanta coisa. Acho que não tem nada que eu chegue aqui sabendo e isso é ótimo. Começando por você fugir de temas clichês.
    Eu JAMAAAAIS iria saber que existe isso. Eu achava que era só ter carteira de motorista normal. Não minto que acreditava existir uma regra, mas algo de tipo, tem que ter há X anos, ou coisa parecida.
    Uma informação maravilhosa, sem dúvidas. Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s