Após descer do avião o primeiro lugar que somos direcionados é a imigração. Muitas pessoas tem medo ou receio desta parte, e neste post conto a nossa experiência.
Nós já entramos por três países diferentes: Portugal, Espanha e França, e não observei grandes mudanças na forma de atendimento. Apesar de nunca nos terem pedido um documento, vou listar para vocês o que sempre levo e o que ajuda a dar mais tranquilidade.
Quando chegamos à imigração na Europa há uma separação entre os que possuem passaporte europeu e todos os demais. Eu não preciso dizer que as chances de um brasileiro pegar uma fila gigante são de pelo menos 50%.
Hoje não é necessário ter visto prévio, a partir de 2021 irá vigorar o ETIAS, que eu vou explicar um pouco mais no final do post.
Mas o que eu preciso levar para o pessoal da imigração não me barrar?
1) Passaporte brasileiro válido
Quando viajamos para a Europa como turista podemos ficar no máximo 90 dias, para um prazo maior é necessário solicitar com antecipação outro tipo de visto como para estudante por exemplo.
Como o seu passaporte deve estar válido durante toda a viagem, o recomendado é que ele tenha pelo menos seis meses de validade após a data marcada para o início da mesma. Lembrando que se o seu passaporte estiver com o prazo de validade expirado você nem sai do Brasil.
Como fazemos? Depois de levar um susto e demorar mais de um mês para receber o novo passaporte nas vésperas de uma viagem, sempre renovamos seis ou cinco meses antes de viajar.
Ainda não tem passaporte? Leia as nossas dicas de como tirar o seu no post: PASSAPORTE BRASILEIRO – O QUE É NECESSÁRIO PARA ADULTOS E CRIANÇAS TEREM O SEU?.
2) Passagem de Volta
Lembra do prazo de dias que comentei acima? Ele também é válido para as passagens. Então quando solicitado, você deve apresentar o comprovante de passagem de volta impresso – sim, a forma analógica ainda pode ser mais eficiente que a tecnológica na hora de mostrar os documentos – dentro deste prazo de 90 dias.
Como fazemos? Eu imprimo a reserva completa, com as datas de ida e volta caso seja feita a conferência.
3) Reserva de hotel ou carta-convite
Tenha impresso as reservas dos hotéis que você irá ficar ou a carta-convite assinada pela empresa, instituição ou residente que irá lhe receber.
No caso da carta-convite é indicado que ela seja escrita na língua do país em que você irá ficar, informando nome completo do residente, do convidado e as datas. Nunca nos hospedamos desta forma, então não tenho o modelo e desconheço se elas possuem alguma taxa.
Como fazemos? Levamos todos os comprovantes de reserva impressos.
Precisando de dicas de como reservar a sua hospedagem? Leia o nosso post PLANEJAMENTO: COMO RESERVAR HOSPEDAGEM?.
4) Seguro Viagem
O seguro viagem deve ter cobertura de no mínimo 30 mil euros e é exigido pelos países do Tratado de Schengen.
Mesmo que não houvesse obrigatoriedade, o seguro é altamente recomendável para os casos de despesas médicas, cujo atendimento não é gratuito nos países europeus e pode sair bem caro para os nossos bolsos.
Como fazemos? O nosso cartão de crédito oferece cobertura para três de nós (eu, Marco e Alice). Para a mãe eu faço uma pesquisa e normalmente contrato um seguro intermediário que tenha um bom custo-benefício. Assim garantimos uma viagem tranquila.
O custo de um seguro viagem é bastante em conta. Se você quiser simular, consulte a página da Seguros Promo.
Para saber mais sobre seguro viagem, clique no nosso post SEGURO VIAGEM – É REALMENTE NECESSÁRIO?.
5) Comprovação financeira
Para entrar nos países da Europa um agente da imigração pode solicitar que você possua em média 65 euros por pessoa para cada dia que for ficar no local.
Esta comprovação considera não só dinheiro vivo, mas também cartão de crédito, cartão pré-pago ou travel money. Para os cartões tenha sempre o extrato atualizado comprovando o limite do cartão de crédito e/ou o saldo do cartão do cartão pré-pago.
Como fazemos? Nós usamos a dobradinha dinheiro + cartão de crédito, com isto sempre temos impresso o extrato do cartão atualizado (se a viagem for noturna do mesmo dia de saída do Brasil, senão do dia anterior) mostrando o limite disponível.
Em dúvida sobre o que utilizar? Leia o nosso post DINHEIRO OU CARTÃO?.
6) O que levamos a mais
Além de todos os itens acima, nós também levamos impressos na nossa pasta de viagem:
– Tickets das atrações compradas antecipadamente;
– Reserva de locação de carro;
– Passagens de trens compradas antecipadamente para deslocamento interno;
– Certidão de nascimento da Alice;
– Outros documentos com foto além da do passaporte;
– Comprovante de vinculo empregatício, normalmente o recibo de férias com a data de retorno.
7) Autorização de viagem
Este item irá entrar em vigor em 2021.
Hoje o visto é dado na hora na imigração, o passaporte é carimbado e boa viagem.
Mas em 2021 haverá mais um acréscimo para os brasileiros que desejam viajar para o espaço Schengen. Será necessário preencher um formulário online e solicitar o ETIAS (Sistema de Informação e Autorização de Viagem), cuja resposta será enviada por e-mail.
Esta autorização será válida por 3 anos e deve custar cerca de 7 euros, não sendo cobrada de menores de 18 anos ou maiores de 70 anos.
Então a partir de 2021 esta autorização também deve estar impressa junto com todos os demais documentos da lista para ser apresentado na imigração.
Mas qual o motivo de tantos documentos?
Sabemos que muitas pessoas entram de forma ilegal em países da Europa e dos Estados Unidos. Todos estes documentos servem para você comprovar que não está indo para morar, mas apenas para passear.
Nós nunca tivemos nenhum documento solicitado, até hoje chegamos, entregamos os passaportes, respondemos perguntas simples, os passaportes foram carimbados e aproveitamos a viagem.
Mas como é melhor prevenir do que remediar, nunca deixo de levar a minha pasta completa e sempre impressa, pois não temos garantia de acesso à internet, sendo o papel ainda a forma mais segura de comprovar.
Como é o nosso processo na imigração?
Notem que eu falo do nosso processo, pois observo que pode mudar conforme o estilo do viajante, eu já vi pessoas saírem acompanhadas de agentes após apresentarem o passaporte no balcão da imigração. Mas a grande maioria segue viagem.
No nosso caso normalmente eles conferem os rostos, nesta hora ninguém deve estar de chapéu ou algo que os esconda.
O passaporte da Alice é sempre mais verificado, havendo conferência dos nossos nomes como pais.
Perguntas que respondemos até hoje:
– Para onde estamos indo?
– Se éramos de São Paulo?
– Quantos dias íamos ficar?
– Onde estava tão frio? – este após sair de um dia muito frio de Porto Alegre e chegar com blusão de lã
– Por que não ficávamos em Portugal? – após declarar que iriamos para Madrid
Capas de passaporte
Nos últimos tempos as capas de proteção aos passaportes viraram moda, e eu tenho uma que uso para diferenciar o passaporte da Alice.
Pode acontecer do agente da imigração solicitar a retirada do mesmo, não tem muito sentido já que não interfere na leitura do código que fica em página interna, mas como não se pode contrariar apenas retire e depois coloque de volta.
Resumo da ópera: se você está indo apenas para turismo, fique tranquilo, leve os documentos impressos com você e aproveite a viagem. A imigração pode ser mais tranquila do que você imagina.
Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhora-lo cada vez mais:
Eu nunca viajei para fora e confesso que imagino que passar pela imigração seja uma bicho de sete cabeças, tenho muito medo sei lá porque. Mas com seu post entendo que é só estar com tudo regulamentado e provas que dá certo.
Beijos,
Marcela Miranda
CurtirCurtir
Olá, Marcela.
Tendo a documentação impressa e respondendo as perguntas com tranquilidade, da forma mais objetiva possível, tornam o processo bem mais fácil e ágil.
CurtirCurtir
Muito importante falar desse assunto, é bom a pessoa ficar sabendo os documentos para não ser barrado, é sempre bom está prevenida em relação aos documentos, muito bom você contar a sua experiência, bjs.
CurtirCurtir
Eu e minha irmã passamos tranquilas na imigração da Espanha
Achei ate que seria tenso, pelas pesquisas que fizemos
CurtirCurtir
A primeira vez que eu entrei na Europa foi por Madrid, em um período que eles estavam impedindo a rodo de brasileiro entrar. Felizmente deu tudo certo, mas também achamos que ia ser tenso na época.
CurtirCurtir
Olá… eu sempre digo que a melhor maneira de passar por uma imigração é ter os documentos impressos (aqueles mesmo que você lista) e falar a verdade com tranquilidade. Nós já passamos as mais diversas situações nos mais diferentes países, mas nunca fomos desrespeitados. Já precisamos sim mostrar dinheiro e documentos, muito tempo atrás. Já passamos sem nenhuma pergunta e já tivemos que responder (sugiro objetividade) muitas perguntas. 🙂
CurtirCurtir
A alfândega é uma caixa de surpresas, mas concordo com você, objetividade e a verdade somado a documentação impressa são fundamentais para receber o visto e aproveitar a viagem.
CurtirCurtir
Agora q tenho passaporte italiano, nem lembro mais como é essa preocupação rs Aí fui pros EUA e Canadá ano passado e estranhei rs (mesmo entrando com o passaporte italiano lá, a canadense me encheu de perguntas!)
CurtirCurtir
Pois então, precisamos pesquisar para ver se temos direito também. Aquela fila fazia do passaporte europeu eventualmente é objeto de desejo hehehe
CurtirCurtir
Muito útil essa postagem, aqui está tudo super bem explicado como funciona quando chegamos a Europa de uma forma bem clara e sucinta.
CurtirCurtir
Adorei as dicas, se tudo der certo, ano que vem vamos para Europa! Essas dicas foram preciosas!
beijos!
Dany Bello
CurtirCurtir
Vai dar tudo certo!
Organizando os documentos fica mais fácil ainda.
CurtirCurtir
Oi Andrea! Achei a postagem muito boa e cheia de dicas super importantes. Como nunca fui para Europa, fiquei surpresa com alguns fatos. Acho que o do seguro era o único que sabia mesmo. Bom, espero que consiga usar logo essas informações maravilhosas logo. Parabéns pelo post tão completo. Beijos
CurtirCurtir
Fico na torcida para que você consiga viajar logo.
CurtirCurtir
oi!
parabéns pelo excelente post 😀 você trouxe informações super valiosas para quem planeja viajar..
CurtirCurtir
Fomos para a Itália e achamos a imigração bem tranquila. Como temos intenção de visitar outros lugares ainda, amamos a dica de como funciona a imigração na Europa.
CurtirCurtir
Gente que frescura. Meu irmão viaja bastante e nunca pediram para ele extrato do cartão.
Ele sempre disse que foi tranquilo as viagens e tudo mais.
Mas por um lado é útil saber disso
CurtirCurtir
Olá, Helana.
Como eu comentei no texto, como o seu irmão, nós nunca precisamos apresentar nada, mas pessoas são questionadas e se a documentação não estiver completa para sanar as dúvidas dos agentes ela pode ser extraditada.
Como deve ter lido existe um valor mínimo exigido, se você for utilizar um cartão de crédito e te pedirem uma comprovação, como você irá fazer?
Realmente entrar na Europa é tranquilo, principalmente se você estiver com tudo a mão para comprovar que vai realmente para turismo. Caso contrário, você pode ter que voltar e além da viagem perder dinheiro com tudo o que reservou por não ter cuidados simples. Portanto, uma frescura que pode custar bem caro.
CurtirCurtir
Que post explicativo. Estava precisando de algo assim mesmo. Bastante informação acertada em um único lugar. Salvando já aqui.
CurtirCurtir
Já fui varias vezes para à Europa. Na primeira vez confesso que fiquei um pouco tensa com essa coisa de imigração. Mas sempre deu tudo certo. Então Bora viajar!
CurtirCurtir
Na primeira vez sempre rola uma tensão, né?
Isso mesmo, bora viajar que tem muita coisa bacana para se conhecer.
CurtirCurtir
Olá Andrea,
Esse post está simplesmente maravilhoso, pois traz dicas muito valiosas sobre essa questão de viagem. Quero muito fazer uma viagem para Portugal em breve, então já fiquei feliz com esse post, que me fez ter uma noção maior de tudo que será necessário na Imigração. Parabéns pelo post com tantas informações úteis!
Beijos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico feliz de ter sido útil.
Portugal é lindo, você irá adorar.
Beijos
CurtirCurtir
Um ótimo guia para não ter problemas depois, eu adorei! Espero poder conhecer a Europa um dia.
CurtirCurtir
Vou ficar na torcida para o dia chegar logo.
CurtirCurtir
Eu tô meio preocupada porque eu vou estudar na europa daqui um tempo e já tô me pré ocupando com o tanto de papel e documento que foi solicitado pra mim, mas tô bem confiante de que tudo dará certo e seu post me deixou mais tranquila, espero que tudo dê certo e obrigada pelas dicas, vou me preparar melhor agora!
CurtirCurtir
Olá, Bianca.
Visto de estudante é um pouco diferente do de turista (que relatamos aqui), mas você fazendo toda a documentação certinha é tranquilo. Quando for tirar o seu visto de estudante não deixe de pegar orientação com a escola.
CurtirCurtir
Sempre tive o sonho de viajar para a Europa, você me deu bastantes dicas que vão ser bem útil para quando eu começar a me programar!!
CurtirCurtir
Vale a pena conhecer, eu recomendo.
CurtirCurtir
Eu adoro muito seus posts. Não que eu esteja planejando viajar por enquanto, pois não estou. Mas, por seu cuidado no detalhamento. Sempre informando valores, fazendo listas, checando item por item, etc. Acho de um cuidado muito admirável! hehehhe
E como sou curiosa, gostei muito de adicionar essas informações aos meus conhecimentos.
Beijão e ótimas viagens. Vocês são uns profissionais dessa “modalidade”. hahahaa
CurtirCurtir
Muito legal conhecer um pouco mais sobre como funciona a imigração na Europa, já entrei pela Holanda e pela Itália e é basicamente o que você disse mesmo.
Beijos
Mari
CurtirCurtir
Por mais que eu conheço pessoas que já viajaram pra fora do país, nunca perguntei como funciona essa parte, agora entendi e amei matar a curiosidade e saber como será quando eu puder ir!!!
CurtirCurtir
Parabéns pelo blog, muito útil e interessante!
CurtirCurtir
Obrigada!
CurtirCurtir
Amei o artigo, tudo bem explicadinho e fácil de entender.
CurtirCurtir
Olá, tudo bem? Achei o post extremamente informativo, eu mesma não sabia sobre essas informações.
Um beijo.
CurtirCurtir
Acho que não tem muito segredo né vdd rs. Estando com tudo certinho entra em qualquer que seja o país.
Excelente post.
CurtirCurtir
O lance de como entrar na imigração na Europa seria então manter a calma e levar os documentos certinhos né? Achei ótimo o post, sempre bom ter a visão de outras pessoas, mesmo que cada caso possa ser um caso, a gente vai se preparando melhor pro que pode vir.
CurtirCurtir
Olá,
Sim, ter toda a documentação já ajuda e muito no caso em que eles resolvam pedir provas de que você realmente está indo só para turismo. Estando tudo certo e ficando calmo para conversar e mostrar, é possível seguir a viagem tranquila.
CurtirCurtir