Uma cidade com pontes, castelos e acontecimentos cuja história completa está no jornal local. Quem se permite conhecer o Mini Mundo na cidade de Gramado pode se encantar.
Localizado na cidade de Gramado e vizinho do Lago Negro, o Parque Mini Mundo é de fácil acesso, inclusive para estacionar. A entrada é bem organizada, com a área para venda de ingressos e uma loja que vende produtos infantis.

Ao subir a rampa é possível ver flores e o primeiro ponto de venda de lanches como pipoca. O primeiro lugar que vimos foi o Museu Paulista, onde um grupo acompanhava as explicações de um funcionário do local. Foi interessante descobrir que é mais fácil conseguir autorização de reprodução de locais no exterior do que do nosso próprio país.
Além do museu foi possível ver lugares como a Igreja de São Francisco de Assis (Minas Gerais), o Jardim Botânico de Curitiba, o cais do porto de Porto Alegre, aeroporto de Bariloche, e um dos mais legais que é Mônaco com a presença do Ayrton Senna.

No mundo das miniaturas há vida. Casamentos, acidentes de trânsito e eventos podem ser acompanhados nos detalhes informados ou pelas mãozinhas que indicam que a notícia está no jornal local, disponibilizado gratuitamente para os visitantes.
Alguns dos eventos: um grupo de vacas protestando na estrada contra o barulho, uma melancia gigante em uma feira de orgânicos e uma turma se preparando para o verão no Museu do Ipiranga.
Além das miniaturas, há dois espaços para as crianças brincarem, um junto a uma das casinhas e o outro na área mais acima com jogo da memória, escorregador, entre outros. Além de áreas muito bonitinhas que parecem saídas de filme e um corredor contando a história do parque cronologicamente.
Sobre as casinhas, é possível as crianças entrarem e brincarem, em uma há sala, cozinha e quarto, na outra uma sala de aula.
Aos visitantes também fica a dica de observar as obras estilo Edward Mãos de Tesoura nos jardins, onde é possível identificar o formato dos personagens do parque. Sobre os personagens eles andam pelo local e ficam disponíveis para quem quiser tirar foto, se a criança não curtir muito (como o caso da nossa Alice) eles não são invasivos.

Para quem fica com fome o local também oferece um espaço de alimentação, bem próximo a um poço onde o pessoal atira moedas.
O parque também festeja as datas especiais, quando fomos havia um painel em homenagem o dia das mães, quem postasse foto no Instagram ganhava uma cartela de imãs de geladeira. Alice adorou o meu presente.
Um Pouco de História
Tudo começou em 1979 com uma casinha de boneca e um conjunto de castelos e trenzinhos construídos para atender ao pedido dos netos. Para dividir com os hóspedes do seu hotel, o Ritta Höppner, eles foram incluídos novas miniaturas, que passaram a representar diferentes partes do mundo. Até que em 1983 foi realizada a abertura do parque Mini Mundo.

O legal deste parque de miniaturas é que ele segue em ampliação, tanto de lugares que atraem o olhar dos visitantes em outros países, como de destinos brasileiros. Além disso, existe uma busca por materiais mais resistentes, e algumas das áreas, como a Usina do Gasômetro, foram reconstruídas.
Vale a Pena Visitar?
Sim, além de ter itens para atrair a atenção das crianças (como livros, personagens e fantasias) o parque agrada pessoas de todas as idades. O detalhe das maquetes, a movimentação dos trens, o anuncio de embarque do aeroporto, te fazem viajar momentaneamente para outros lugares sem caminhar muito.

Não é um passeio longo, e mesmo com os visitantes, é fácil passar de um lado para o outro para observar com calma o que mais chama a atenção.
Como ele é aberto, é um passeio para dia sem chuva, podendo ser facilmente combinado com uma ida ao Lago Negro.
Maiores Informações:
Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291
Telefone: (54) 3286.4055
E-mails: parque@minimundo.com.br ou minimundo@minimundo.com.br
Horário de funcionamento: das 9:00 as 17:00
Site: Mini Mundo
Valores:
Inteiro – R$ 42,00
Meio Ingresso – R$ 21,00
– Sênior* (acima de 60 anos), conforme Lei 10.741/03;
– Estudantes**, crianças de 3 até 15 anos e beneficiados, conforme Lei 12.933/13 e 13.104/08;
– Crianças até 2 anos: Isentas.
* Passeio realizado em Maio/2019
* Ingressos pagos por nós
* Alice estava com 5 anos e 11 meses
Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul:
- Que tal receber cashback dos itens contratados para a sua viagem e já fazer uma poupança para a próxima? Faça como nós e se cadastre no Méluiz, é facil e gratuito.
- Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
- Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
- Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
- Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.
Olá , fui ao mini mundo a 30 anos atrás kkkk, era totalmente diferente …seu post me despertou uma grande vontade de levar meus netos para conhecer esse lugar encantador . Ótima dica para um find na serra.
CurtirCurtir
ah me lembro quando estive em Gramado tbm visitei o mini mundo, mt legal!
CurtirCurtir
eu morro de vontade de ir a gramado amei as fotos e post
CurtirCurtir
E pensar que estive no RS e não conheci este lugar. Que pena! Pelo teu post fico só imaginando a lindeza que é esse parque!!!
CurtirCurtir
Venha nos visitar mais vezes, a Serra Gaúcha merece.
CurtirCurtir
Adorei o post e as fotos estão lindas, eu sou apaixonada por Gramado e quero muito conhecer esse lugar e pretendo conhecer o “Mini Mundo” quando for.
Beijos.
Giovanna Otuka
CurtirCurtir
Ah que delícia esse post. Amei matar saudades de Gramado e do Mini Mundo. Realmente é uma atração maravilhosa. Fiquei encantada com os detalhes das miniaturas. Vale muito a pena conhecer. Parabéns pelo post, excelentes informações
CurtirCurtir
Sou apaixonada por Gramado, fui uma vez em lua de mel e me encantei por todos os lugares que passei. Quero voltar agora, mas com meus filhos
CurtirCurtir
Vale a pena, a cidade recebe bem os pequenos.
CurtirCurtir
Nossa que tudo de bom esse lugar, eu iria pirar vendo isso tudo de perto, nossa Senna deixou e dá saudades.
CurtirCurtir
Saudades eternas do ídolo.
CurtirCurtir
Minhas filhas enlouqueceriam em visitar um lugar desses. Na verdade, acho que eu também.
CurtirCurtir
Gramado tem muitas atrações legais né? O mini mundo parece ser super divertido. Já quero conhecer!
CurtirCurtir
Tem, e a cada dia surgem mais atrações. É uma cidade de braços abertos para o turismo.
CurtirCurtir
Sou doida para conhecer Gramado. Vou incluir o Mini Mundo no meu roteiro!
CurtirCurtir
Venha, a cidade é muito bonitinha.
CurtirCurtir
Que lugar incrivel!
Eu tenho mt vontade de conhecer Gramado
CurtirCurtir
Vale a pena, em qualquer estação do ano.
CurtirCurtir
Já conhecia esse mini mundo e realmente é muito legal, né.
CurtirCurtir
Uauuuu fiquei encantada com esse lugar. Um mini mundo é algo super instrutivo , lúdico e ótimo para visitar! Gostei!
CurtirCurtir
Que lugar lindo! ❤ #JáQueroIr 😂 Espero que vocês tenham se divertido muito! 💙
CurtirCurtir
que top, com certeza as crianças piram né! amei
CurtirCurtir
Já tinha visto fotos do Mini-mundo em Gramado, mas não tinha lido nada sobre a história. Que linda história familiar. Um dia espero levar o meu filho
CurtirCurtir
Nossa que legal ♥♥♥ Adoraria poder visitar um dia, quem sabe ♥♥ Adoro esse tipo de coisa, acho tão interessante. Eu quando criança teria um treco de tanta felicidade se fosse ai.
CurtirCurtir
Post intensamente interessante, sempre estou acompanhado suas postagens tenho seu blog salvo em meus favoritos em meu navegador.
CurtirCurtir
Fico feliz que você goste!
CurtirCurtir
Deve ser uma cidade boa pra morar ou até mesmo passar alguns dias.
Pra conhecer os melhores lugares e tudo mais.
Amei a sugestão.
CurtirCurtir
Gramado é uma cidade encantadora, realmente vale a pena conhecer.
CurtirCurtir
oi!
Que legal 😀 eu adorei a dica é maravilhosa, preciso levar meus sobrinhos para conhecer 😉
CurtirCurtir
Sempre vejo as fotos do Mini mundo de Gramado e me arrependo de não ter entrado. Preciso voltar a Gramado para conhecer. Atração para crianças e adultos né?
CurtirCurtir
Com certeza, para viajar entre as maquetes não tem idade.
CurtirCurtir
Oi, tudo bem? Que dica mais legal. Quando estive em Gramado quase fui lá mas acabou não dando tempo… uma pena. Quem sabe na próxima viagem. Adorei os clicks. Beijos, Érika =^.^=
CurtirCurtir
Olá!
Gente, eu sou apaixonado por esse lugar só de ver pessoas postando fotos. Nunca fui, mas gostaria muito de ir. Deve ser mesmo um sonho viver essa cidade. Iria tirar tantas fotos! ❤ Amei forte suas fotos.
Bjão,
Diego França
CurtirCurtir
Nossa Andrea, estou encantada com esse lugar!! Não tinha ideia de que existe esse parque. Já coloquei na minha lista de passeios e viagem à fazer. Obrigada por compartilhar. Adorei!! Beijos
CurtirCurtir
Essa cidade é muito bonita, parece retirada de um jogo de RPG ou uma série com temática medieval. Sempre quis visitar ❤
CurtirCurtir
Juro pra você que não sabia da existência do Mini-mundo, e olha que moro no RS, o lugar parece incrivelmente lindo.
CurtirCurtir
É bonito e interessante, vale conhecer.
CurtirCurtir
Essa atração em Gramado deve ser incrível, espero conhecer um dia.
CurtirCurtir
Que gracinha o Mini Mundo, realmente é um local que encanta crianças e adultos. Só de ver as fotos já fiquei louca de vontade de conhecer, deve ser um passeio mágico!
CurtirCurtir