Gramado – Mini Mundo

Uma cidade com pontes, castelos e acontecimentos cuja história completa está no jornal local. Quem se permite conhecer o Mini Mundo na cidade de Gramado pode se encantar.

Localizado na cidade de Gramado e vizinho do Lago Negro, o Parque Mini Mundo é de fácil acesso, inclusive para estacionar. A entrada é bem organizada, com a área para venda de ingressos e uma loja que vende produtos infantis.

Mini Mundo - Entrada
Entrada do Mini Mundo e Alice com o jornal de notícias do local

Ao subir a rampa é possível ver flores e o primeiro ponto de venda de lanches como pipoca. O primeiro lugar que vimos foi o Museu Paulista, onde um grupo acompanhava as explicações de um funcionário do local. Foi interessante descobrir que é mais fácil conseguir autorização de reprodução de locais no exterior do que do nosso próprio país.

Além do museu foi possível ver lugares como a Igreja de São Francisco de Assis (Minas Gerais), o Jardim Botânico de Curitiba, o cais do porto de Porto Alegre, aeroporto de Bariloche, e um dos mais legais que é Mônaco com a presença do Ayrton Senna.

Mini Mundo - Senna
Aquele momento que a saudade vem com tudo: Senna e seu eterno capacete amarelo

No mundo das miniaturas há vida. Casamentos, acidentes de trânsito e eventos podem ser acompanhados nos detalhes informados ou pelas mãozinhas que indicam que a notícia está no jornal local, disponibilizado gratuitamente para os visitantes.

Alguns dos eventos: um grupo de vacas protestando na estrada contra o barulho, uma melancia gigante em uma feira de orgânicos e uma turma se preparando para o verão no Museu do Ipiranga.

Além das miniaturas, há dois espaços para as crianças brincarem, um junto a uma das casinhas e o outro na área mais acima com jogo da memória, escorregador, entre outros. Além de áreas muito bonitinhas que parecem saídas de filme e um corredor contando a história do parque cronologicamente.

Sobre as casinhas, é possível as crianças entrarem e brincarem, em uma há sala, cozinha e quarto, na outra uma sala de aula.

Aos visitantes também fica a dica de observar as obras estilo Edward Mãos de Tesoura nos jardins, onde é possível identificar o formato dos personagens do parque. Sobre os personagens eles andam pelo local e ficam disponíveis para quem quiser tirar foto, se a criança não curtir muito (como o caso da nossa Alice) eles não são invasivos.

Mini Mundo - Star wars
Que a força esteja com você!

Para quem fica com fome o local também oferece um espaço de alimentação, bem próximo a um poço onde o pessoal atira moedas.

O parque também festeja as datas especiais, quando fomos havia um painel em homenagem o dia das mães, quem postasse foto no Instagram ganhava uma cartela de imãs de geladeira. Alice adorou o meu presente.

Um Pouco de História

Tudo começou em 1979 com uma casinha de boneca e um conjunto de castelos e trenzinhos construídos para atender ao pedido dos netos. Para dividir com os hóspedes do seu hotel, o Ritta Höppner, eles foram incluídos novas miniaturas, que passaram a representar diferentes partes do mundo. Até que em 1983 foi realizada a abertura do parque Mini Mundo.

Mini Mundo
Um mundo em miniatura que encanta grandes e pequenos

O legal deste parque de miniaturas é que ele segue em ampliação, tanto de lugares que atraem o olhar dos visitantes em outros países, como de destinos brasileiros. Além disso, existe uma busca por materiais mais resistentes, e algumas das áreas, como a Usina do Gasômetro, foram reconstruídas.

Vale a Pena Visitar?

Sim, além de ter itens para atrair a atenção das crianças (como livros, personagens e fantasias) o parque agrada pessoas de todas as idades. O detalhe das maquetes, a movimentação dos trens, o anuncio de embarque do aeroporto, te fazem viajar momentaneamente para outros lugares sem caminhar muito.

Mini Mundo - Panorâmico
A fácil circulação permite aos visitantes observarem todos os detalhes

Não é um passeio longo, e mesmo com os visitantes, é fácil passar de um lado para o outro para observar com calma o que mais chama a atenção.

Como ele é aberto, é um passeio para dia sem chuva, podendo ser facilmente combinado com uma ida ao Lago Negro.

Maiores Informações:
Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291
Telefone: (54) 3286.4055
E-mails: parque@minimundo.com.br ou minimundo@minimundo.com.br
Horário de funcionamento: das 9:00 as 17:00
Site: Mini Mundo

Valores:
Inteiro – R$ 42,00
Meio Ingresso – R$ 21,00
– Sênior* (acima de 60 anos), conforme Lei 10.741/03;
– Estudantes**, crianças de 3 até 15 anos e beneficiados, conforme Lei 12.933/13 e 13.104/08;
– Crianças até 2 anos: Isentas.

* Passeio realizado em Maio/2019
* Ingressos pagos por nós
* Alice estava com 5 anos e 11 meses

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a rentcars e não pague IOF.

39 comentários em “Gramado – Mini Mundo

  1. Ah que delícia esse post. Amei matar saudades de Gramado e do Mini Mundo. Realmente é uma atração maravilhosa. Fiquei encantada com os detalhes das miniaturas. Vale muito a pena conhecer. Parabéns pelo post, excelentes informações

    Curtir

  2. Nossa que legal ♥♥♥ Adoraria poder visitar um dia, quem sabe ♥♥ Adoro esse tipo de coisa, acho tão interessante. Eu quando criança teria um treco de tanta felicidade se fosse ai.

    Curtir

  3. Oi, tudo bem? Que dica mais legal. Quando estive em Gramado quase fui lá mas acabou não dando tempo… uma pena. Quem sabe na próxima viagem. Adorei os clicks. Beijos, Érika =^.^=

    Curtir

  4. Olá!

    Gente, eu sou apaixonado por esse lugar só de ver pessoas postando fotos. Nunca fui, mas gostaria muito de ir. Deve ser mesmo um sonho viver essa cidade. Iria tirar tantas fotos! ❤ Amei forte suas fotos.

    Bjão,
    Diego França

    Curtir

  5. Que gracinha o Mini Mundo, realmente é um local que encanta crianças e adultos. Só de ver as fotos já fiquei louca de vontade de conhecer, deve ser um passeio mágico!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s