Quem viaja está exposto a certas situações como atraso de voo e extravio de bagagens, o que muita gente não sabe é que o passageiro deve ser indenizado em situações mais graves.
Em janeiro de 2011 viajei com a minha mãe para Porto Seguro por uma grande agência de turismo. O voo do pacote era fretado tanto para a ida quanto para a volta, o que permitia ida e retorno mais rápidos.
Foram sete dias maravilhosos, mas o retorno ficou marcado pelo voo que deveria ter decolado com todos os passageiros as 1h45 da manhã e só o fez às 07h30.
Chegamos à meia-noite em um aeroporto sem estrutura nenhuma, onde não havia lugar para todos. Como no check-in nos avisaram que 1h05 iriam anunciar o portão de embarque, alguns aguardaram em pé e outros nas escadas.
Quando o atraso se concretizou, fomos atrás dos guias, um disse que o avião estava com a chegada atrasada, outra havia dito que o avião só iria chegar entre 3 e 4 horas da manhã e que os ônibus haviam sido disponibilizados para descanso (o detalhe é que ela só avisou aos passageiros que ela conhecia). Quando perguntado o que aconteceria se o avião não chegasse neste período ela simplesmente deu os ombros e disse que isso era problema da companhia aérea.
Fomos todos dormir dentro do ônibus, ali pelas 3hs da manhã um guia nos avisou que o avião havia chegado e em 10 minutos começaria o embarque. Começou a correria, mas na fila da sala de embarque as passagens e os documentos eram olhados lentamente.
Quando todos estavam na apertada sala de embarque dos portões 1 e 2 veio à notícia: o aeroporto estava com o balizamento desligado e o avião estava indo para Salvador por não ter muito combustível.
Os guias sumiram e a empresa aérea deu um voucher para a refeição, mas as lanchonetes do aeroporto só possuem salgadinho, chocolate e refrigerante. Enquanto as crianças dormiam no chão, desculpas esfarrapadas eram dadas de tempos em tempos, a equipe da agência evaporou, sua loja estava às escuras e os ônibus desapareceram.
O sol se apresentou as 5 horas da manhã, iluminando e torrando as malas que estavam na rua. A sala de embarque é dos passageiros e os funcionários do raio x quase surtam com o entra e sai constante. Os banheiros estão imundos e tudo o que as pessoas queriam era ir pra casa.
Eu nunca havia tido problema com voo, e a sorte foi ter uma passageira que também era advogada e passou a pegar os dados de todos que esperavam e no retorno um escritório entrou em contato com a gente. Eles providenciaram tudo e conseguiram acordo logo após a primeira audiência, na qual fomos indenizadas. Mas confesso que se não tivesse ninguém, talvez tivesse ficado por isso mesmo, pois eu não sabia nada a respeito naquela época.
Por este motivo achei muito legal a ideia da startup Resolvvi, a ponto de entrar no seu programa de Parceria como afiliados, pois quem gosta de viajar não está imune a problemas como os que enfrentamos.
Mas o que é a Resolvvi?
É uma empresa de tecnologia onde os passageiros podem verificar gratuitamente se os problemas que tiveram com o seu voo são elegíveis para obterem indenização conforme as normas da ANAC (Resolução 400) ou de casos com precedentes de ganho de causa. E caso a resposta seja positiva, pode iniciar todo o processo on-line de forma gratuita, sendo cobrado 30% da indenização quando a mesma for paga. Caso o pedido seja negado, o custo não é repassado ao cliente.
Quais os problemas que podem gerar indenização?
– Atraso, cancelamento, overbooking ou perda de conexão com atraso superior a 4 horas;
– Extravio de bagagem por no mínimo 3 dias.
Não se esqueça de pegar um documento junto com a empresa aérea registrando as situações, eles podem servir de prova caso o processo vá para a justiça. O valor não recupera o tempo perdido, mas hoje acredito que se todos cobrarem quando houver problemas as companhias irão buscar melhorar para amenizarem o seu prejuízo com este tipo de situação.
Chegou neste post por ter sofrido um dos problemas passíveis de indenização? Entra em contato com a Resolvvi, eles possuem chat on-line para tirar as dúvidas. Depois retorne e nos conte nos comentários como foi a experiência.
* Imagem de Free-Photos por Pixabay
Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul:
menina, esse post é de utilidade publica, quem que viaja bastante e nunca teve algum problema chato com as empresas, precisamos msm conhecer nossos direitos
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
CurtirCurtir
Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
É sempre bom sabermos essas regras, pois as empresas tentam esconder.
Não sei o que é overbboking…
Beijokitaz
http://www.devaneiosdemissl.com
CurtirCurtir
Olá,
Overbooking é quando a empresa aérea vende um número de passagens superior ao número de assentos comportados pela aeronave. Então na hora de embarcar não tem lugar para todo mundo.
CurtirCurtir
Maravilhoso seu post, com certeza tirou muitas duvidas MINHAS
obrigada por compartilhar
CurtirCurtir
Que bom!
Fico muito feliz.
CurtirCurtir
Amei suas dicas! Eu adoro viajar mas algumas coisa nÃo sabia! Beijos
CurtirCurtir
Adorei as dicas! Eu nunca viajei de avião, mas agora sei como vou agir em uma situação como essa.
Beijos!
CurtirCurtir
Olá
Super dicas, deve ser realmente muito desagradável passar por esse tipo de situação, dá uma sensação de impotência tão grande e ainda por cima ninguém da uma satisfação, então é sempre bom saber nossos direitos nesses casos
CurtirCurtir
Viajei uma vez de avião e não tive problemas, porém já ouvi muitos relatos de problemas o que realmente é muito desagradável. Ótimo post!
CurtirCurtir
Quanto transtorno em um voo nacional, fico imaginando um internacional com escalas e várias outras burocracias, ainda bem que havia uma advogada lá. Que as companhias aéreas melhorem seus atendimentos ao cliente. Obrigada pelo post esclarecedor!
CurtirCurtir
Gente que situação absurda. Com certeza temos que correr atrás dos nossos direitos.
CurtirCurtir
Imagino o transtorno! E, como você, confesso que sem a ajuda da advogada, eu também teria deixado passar… Embora inadmissível, é recorrente que problemas como este aconteçam pelos aeroportos a fora, é quando entra em cena o descaso em relação ao atendimento às pessoas com deficiência, o problema aumentam ainda mais.
CurtirCurtir
Eu gostei das suas dicas porque eu ja passei por isso e sei como é difícil
CurtirCurtir
É sempre bom ter alguém para nos orientar em momentos como esses, né? Esses problemas com empresas áreas podem acabar com a viagem 😦
CurtirCurtir
É verdade, as vezes ficamos tão perdidos que ter quem oriente é tudo de bom.
CurtirCurtir
Valiosas dicas. Nunca tinha ouvido falar da resolução 400. Vou ficar esperta nos meus próximos voos.
CurtirCurtir
Sempre estamos sujeitos a imprevistos em viagens, mas alguns são passíveis de indenização e precisamos conhecer nossos direitos. Obrigada por divulgar essa empresa, dica super útil.
CurtirCurtir
Super prático esse post. Todos estamos sujeitos a problemas, né. Vou indicar o post para umas amigas que viajam bastante.
CurtirCurtir
Ainda não viajei de avião mas confesso que uma das minhas dúvidas seria essa e seu post chegou na hora certa, obrigada
CurtirCurtir
Nossa, que tenso isso né. Já tive problemas com empresas aéreas. O vôo atrasou e eu perdi 1 dia da viagem. Também entrei com processo e ganhei uma boa indenização. Adorei a ideia da startup, super prático. Com certeza usarei se tiver problemas futuros. Obrigada por compartilhar.
CurtirCurtir
oi!
Eu adorei a dica 😀 não conhecia Revolvvi,ja tive muita dor de cabeça por causa de empresas aéreas..
CurtirCurtir
Nós nunca passamos por um problema assim, mas é muito bom saber que há uma solução simples e justa como esse site!
CurtirCurtir
Realmente um post de utilidade publica. Gostei muito desse site que indicou que vê se o problema é passível de indenização. Muito bom!
CurtirCurtir
q interessante, n conhecia essa empresa. eu resolvi por conta depois de xingar muito no twitter hauehau só assim pra me devolverem o dinheiro por cancelamento
CurtirCurtir
Olá já passei por uma situação bem parecida com essa , voltando da Bahia.. não sabia que era situação indenizatória, vou guardar essa informação.
CurtirCurtir
Maravilhoso seu post, com certeza tirou muitas duvidas MINHAS
CurtirCurtir
Muito bom ler esses relatos para que possamos ter uma ideia do que fazer em determinadas situações.
CurtirCurtir
Super importante esse post, principalmente para quem viaja com frequência. Já encaminhei para meus amigos viajantes
CurtirCurtir
Dica essencial pra carregar salva na viagem! Adorei a dica, obrigada!
CurtirCurtir
De forma geral a situação das empresas de aviação é muito ruim aqui no Brasil. Viajar é sempre uma roleta russa do vacilo. Bom saber que já existem serviços especializados nisso. Mas, se existe é por que tem muita necessidade e muitos processos.
Post muito interessante.
Um abraço
CurtirCurtir
São ótimas dicas para quem está constantemente viajando. Um descaso total isso que fizeram com você e com os outros passageiros, mas ainda bem que essa advogada estava presente para ajudá-los.
Futuramente quando eu pretender viajar por alguma companhia, irei utilizar as suas dicas!
CurtirCurtir
Eu nunca tive nenhum tipo de problema com empresa aérea, mas esse post seu é ouro, hein? Nossa!! Espero guardar essas dicas na caixola e não passar aperto. Mas, caso aconteça algo, já sei o que fazer!!
Valeu demais. Utilidade pública total.
Beijão
CurtirCurtir