Culinária Regional: Churrasco Gaúcho

O Rio Grande do Sul tem uma rica mistura culinária, mas ao pensar na figura típica gaúcha é quase impossível ao perguntar uma comida o churrasco não ser a primeira resposta.

O churrasco é um elemento tão enraizado na cultura que as construtoras aprenderam que para construir aqui precisam incluir uma churrasqueira nos apartamentos e na área social dos seus condomínios, já que na maioria das casas a chance de pelo menos um churras no findi é quase certa.

Essa popularidade vem do século XVII na região dos pampas, onde temos Brasil, Argentina e Uruguai. Os períodos longos em que os homens ficavam no campo exigiam comidas de preparo prático. Um buraco no chão era a churrasqueira, varas eram espetos, sal grosso bastava de tempero e uma faca afiada terminava de resolver o assunto.

Comida tipica churrasco 4
O churrasco faz parte dos costumes gaúchos

O churrasco pode ter apenas uma carne como estrela ou várias, conforme o gosto e tamanho da fome do vivente. Entre as mais comuns estão à picanha, costela, fraldinha, maminha, alcatra, filé mignon. Não raro elas terão companhia de salsichões, pão com alho, coração e asinha de galinha.

Aqui em casa somos meio divididos em relação a esta comida tão típica. Costumo brincar que tenho um trauma de infância, pois quando eu e a minha mãe morávamos no Paraná em todas as férias que voltávamos a Porto Alegre para visitar familiares era uma semana almoçando e jantando churrasco.

Comida Tipica Churrasco 2
Concentração do Marco para pegar o próximo pedaço

Por este motivo tenho preferência por churrascarias como a Schneider, que além do rodízio de carnes possui outras opções. A Schneider mistura o conceito de churrascaria e comida alemão com um farto Buffet de saladas e pratos quentes, além do rodízio de churrasco. É uma das nossas favoritas já que o Marco e a Alice são fãs de muita carne e eu e a mãe trocamos facilmente por um peixe.

Comida Tipica Churrasco
Opções para quem prefere peixe, sim ou não para continuarem a passar as carnes, sobremesa e abacaxi assado com canela

O Marco gosta de praticamente tudo, mas eu não dispenso o abacaxi assado com canela, a paleta de carneiro com geleia de amora e o queijo. No Buffet quente de Porto Alegre há muitas opções de pratos a base de camarão, salmão e bacalhau. E na parte das saladas há diversas opções. Só não se esqueça de deixar um espaço para a sobremesa, além das típicas como pudim e ambrosia você pode encontrar uma torta de morango ou de sorvete.

Mais informações
Av. Getúlio Vargas, 3.815, em São Leopoldo
Av. Bahia, 29 – Navegantes, Porto Alegre

Além da que eu citei, para quem deseja provar esta típica comida gaúcha não faltam opções para todos os bolsos e gostos. Vou listar algumas que são bastante populares e podem estimular não só a sua saliva mas como a sua curiosidade.

Galpão Criolo:
Uma das mais tradicionais de Porto Alegre fica junto ao Parque Harmonia, onde ocorrem os piquetes de comemoração a Revolução Farroupilha. Com mais de 30 anos seu ambiente é como o seu nome diz: um grande galpão, que remete as tradições gaúchas.

Seu sistema é de rodízio, onde diferentes tipos de carnes são passadas, além de Buffet de pratos quentes e saladas. As sobremesas também são típicas, como sagu e ambrosia.

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, s/nº
Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, no Centro Histórico, em Porto Alegre

35 CTG
A churrascaria Roda de Carreta fica dentro do Centro de Tradições Gaúchas 35, sendo às vezes mais conhecida por 35CTG. Ela oferece espeto corrido, mini espeto (com menos quantidade de carne), além de Buffet de saladas, pratos quentes e sobremesas.

Além do churrasco há shows com danças e músicas tradicionais do Rio Grande do Sul.

Av. Ipiranga, 5300, Jardim Botânico, Porto Alegre

Barranco
Outro lugar tradicional de Porto Alegre, a diferença aqui é que os pratos são a La carte, inclusive o churrasco. Atende bem quem deseja experimentar sem exagerar.

Av. Protásio Alves, 1.578, Petrópolis, em Porto Alegre

Komka Churrascaria
Inaugurada em 1967 esta churrascaria familiar está entre as mais tradicionais de Porto Alegre.

Aqui o sistema é a la carte, o cliente escolhe o tipo de carne e espeto, e recebe uma carne muito saborosa.

No menu também estão saladas, massas, aperitivos, acompanhamentos e sobremesas.

Komka - Acompanhamentos

O local é bastante procurado, então exige paciência para estacionar e aguardar a mesa.

Possui espaço kids para as crianças.

Endereço: Av. Bahia, 1275 – Navegantes, Porto Alegre

Na Brasa Steak
Quer um churrasco sofisticado? Temos também. Na opção rodizio de carne onde duas são no espeto e as demais grelhadas. Saem os buffets e vem um menu degustação servido na mesa com opções como queijo brie e geleia de damasco, salada quinoa e carpaccio.

Rua Ramiro Barcelos, 389, Floresta, em Porto Alegre

Além das famosas é possível encontrar algumas muito simples nos bairros, como a Quilate que fica na Zona Norte de Porto Alegre e serve um vazio delicioso por um preço que cabe tranquilamente no bolso.

E você, curte um bom churrasco? Ficou com vontade de experimentar? Conhece alguma que você acha que deve ser conhecida? Deixa nos comentários para a gente.

* A refeição citada foi paga por nós, cerca de R$ 92,00 por pessoa.

Comida tipica Churrasco 5

Este post faz parte de uma blogagem coletiva onde outros viajantes também compartilham as suas deliciosas dicas de #culinariaregional. Aproveite para despertar o seu paladar clicando nos links abaixo:

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul:

32 comentários em “Culinária Regional: Churrasco Gaúcho

  1. Há muito anos atrás, quando ainda não era moda aqui em São Paulo, me lembro de ter reparado nas churrasqueiras em varandas de apartamentos em Porto Alegre. Gosto muito de churrasco, mas por aqui ele acontece mais em ocasiões festivas. Vou guardar as dicas das churrascarias. ˆ.˜

    Curtir

    1. Aqui tem várias opções, o engraçado que as vezes você olha e não dá nada, e depois quando experimenta a comida do lugar adora. Se conhecer uma diferente na tua próxima vinda retorna para nos indicar.

      Curtir

  2. Um bom churrasco é sempre um motivo de comemoração ou o inverso? Aqui em casa (e de certa forma, entre a roda de amigos) a gente também aprecia muito assar uma carne, mas igual ao do Sul, difícil viu! Pena só não ter conhecido as suas dicas quando fomos a Porto Alegre – na vontade de comer um bom churrasco, confesso que pagamos um valor pelo buffet mais nem comemos muito e nem saímos tão felizes!

    Curtir

  3. Confesso que não sou chegada em carne não, pior ainda se for carne vermelha… Aí nos churrascos todos aqui de sp eu fico só no queijo coalho, pão de alho, pão com vinagrete etc ehhehe E NUNCA saio para comer em churrascaria, mas quando estive em Porto Alegre, experimentei a Roda de Carreta que vc citou no CTG e adorei as apresentações!

    Curtir

    1. As apresentações são muito legais mesmo.
      Eu também não sou fanática por carne, mas sempre tem algo nos buffets e principalmente as sobremesas típicas que me salvam hehehehe

      Curtir

  4. Churrasco é uma unanimidade nacional, de norte a sul, não tem quem não aprecie. Preciso provar o verdadeiro churrasco gaúcho e dicas suas é o que não faltam. Amei suas sugestões, todas anotadinhas aqui. Beijos.

    Curtir

  5. Ainda não conhecemos o Rio Grande do Sul, mas sei que quando formos faremos uma imersão no churrasco gaúcho, meu marido e filhos amam churrasco, além de comer gostar de fazer, vão querer aprender os segredos com certeza.

    Curtir

      1. Ahh um churrasquinho acompanhado por uma salada de batata 😍 Não tem nada melhor. Apesar de também n ser fascinada por carne, é impossível recusar e n pegar ao menos um pedaço.

        Curtir

  6. Esse post deveria ter um aviso bem grande, logo no início: proibido ler com fome! hehehehehe

    Que delícia de lugar, eu que estou morando fora do Brasil faz um tempo sinto uma falta danada do nosso bom e velho churrasquinho. E sou como você, não dispenso um abacaxi na brasa com canela (salivei).

    Curtir

  7. É engraçado o seu artigo no sentido de… Sempre fui um pouco esquisita com as gastronomias diferentes de cada país e, o curioso é que cada vez que viajo e vamos a um restaurante de gastronomia local peço normalmente um churrasco e espanto-me sempre com as várias formas que o fazem e apresentem de local para local.
    Mal abri o seu artigo fez-me cliques de nostalgia e também… Cresceu alguma água na boca pelas suas fotografias!
    Porque … Em cada canto do mundo em que estejamos é sempre bom estar em casa!

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    Curtir

  8. Uma coisa eu falo, sou chegada em churrasco, foi uma delícia e novidade ver o churrasco no chão nasci em São Paulo mas com a mistura da minha família quase em todo Brasil, então cada dia era um jeito diferente de comer, ótimo post.

    Curtir

  9. Meu deus que post é esse! Queria comer tudo rs. Eu moro fora do Brasil há um tempo e não vejo muito churrasco por aqui, então apesar de não ser das mais chegadas, eu ando com um pouco de vontade agora rsrs. Quando estava aí nem ligava muito mas quando não temos acesso, aí a coisa muda né! Mas eu também prefiro churrascarias que tenham um bom buffet de saladas e outras opções porque não consigo comer tanta carne de uma só vez assim hehe.

    Curtir

  10. Que maldade um post desses com essas fotos maravilhosas! haha mesmo depois do almoço ainda me deu água na boca! Qual é a faixa de preço nos restaurantes que vocês indicaram?

    Curtir

    1. Olá, Dhebora.
      Tem para todos os bolsos, os mais tradicionais possuem um valor mais salgado, podendo sair mais de 70 por pessoa. Mas existem churrascarias mais simples que podem sair na faixa de 30 a 40 por pessoa.

      Curtir

  11. Olá
    Sou de São José do Rio Preto, a cidade de onde surgiu o conceito Churrasco Paulista, pensa em um lugar que tem churrascaria, mas confesso que sou como você, vou mais pelo buffet do que pelas carnes, mas meu marido só fica nelas.

    Curtir

  12. Meu marido é gaúcho, então nem preciso dizer que aqui em casa o churrasco é de lei. Sempre estamos visitando as indicações de churrascarias dos amigos e suas sugestões são ótimas.

    Curtir

  13. Antes de ‘varandas gourmet’ virarem a tendência em SP, lembro que achava estranho ver churrasqueiras em apartamentos e dentro das casas do RS.
    Quando estive na serra, participamos de um churrasco fogo de chão com dança e música típicas, que guardo com carinho na lembrança. Olha, gringo ia gostar deste post, podia estar em Inglês!

    Curtir

  14. Morro de vontade de apreciar um bom churrasco gaúcho, espero quando tiver a oportunidade de viajar para esse estado poder me acabar em uma churrascaria.

    Curtir

  15. Oh coisa boa esse post hein! Sempre fui fã de um bom churrasco, meus pais sempre fizeram e sempre me levaram para comer ótimos churrascos, mas foi em uma viagem de lua de mel à Gramado que realmente vi o que é um bom churrasco. Maravilhoso!

    Curtir

  16. Churrasco é muito bom eu gosto muito, o churrasco gaúcho é bom demais que delícia, o churrasco me deu uma fome agora, já me deu vontade de comer o churrasco gaúcho bjs.

    Curtir

  17. Quando fiz uma roadtrip pelo sul do Brasil, minha unica frustração foi não ter comido um bom churrasco Gaucho!
    Consegui comer Eisbein quando fui a pomerode, mas o churrascão Gaúcho não. Quero muito voltar a Bento Gonçalves, e quando eu for, quero dessa vez passar uns dias em Porto Alegre pra poder fazer um tour gastronomico e conhecer todas essas churrascarias hahahaha

    Curtir

  18. ah!!! Como eu AMO essa rica mistura culinária gaúcha!! O Churrasco Gaúcho é realmente sensacional, uma verdadeira delícia que amo deliciar toda vez que estou no Rio Grande do Sul!

    Curtir

Deixe um comentário