Caminho das Serpentes

Um parque de mosaicos inspirado no Parque Guell, com a vantagem de estar em harmonia com a natureza e proporcionar aos seus visitantes momento de pura tranquilidade em meio ao colorido.

Caminho das Serpentes - Poti
O parque é pequeno, mas o tempo de visita irá depender da sua curiosidade ou relaxamento

Localizado em Morro Reuter o parque pertence a artista plástica Cláudia Sperb, uma gaúcha de Novo Hamburgo que realiza exposições tanto no Brasil quanto no exterior. A céu aberto vimos várias obras misturadas com árvore, gramas, algumas servido de arquibancada para uma vista deslumbrante.

Colocamos o carro no pequeno estacionamento que há em frente ao local, apertamos uma campainha e esperamos junto ao portão. Ao entrar nos deparamos com uma série de placas, havia dois caminhos: seguir reto ou dobrar a direita e pegar o Caminho da Poti.

Caminho das Serpentes - Fusca
Que tal uma voltinha de táxi?

Optamos pelo Caminho da Poti e passamos pelo painel Rega Flor, onde a mistura de material forma diferentes imagens. Do lado contrário uma estátua de um cavalo branco parece nos avisar do mundo paralelo que iremos encontrar.

Em um pequeno espaço misturando brinquedos e livros está à biblioteca Carlos Urbim, uma homenagem a um jornalista e escritor muito querido, ao qual indico os livros principalmente para quem tem criança.

Caminho das Serpentes - Serpente
Como diz o nome: Serpente

Seguindo o caminho veremos suas serpentes coloridas, podendo ela estar apenas dormindo no chão ou pronta para o bote como se fosse o próprio Boitatá (personagem das lendas brasileiras).

Meu espaço favorito foi o palco, com o seu banco solitário, ele propicia um momento de contemplação do vale, ao seu redor uma arquibancada e diversas obras.

Caminho das Serpentes - Parquinho
Parquinho para os pequenos não quererem ir embora

Com crianças deixe-as aproveitar o parquinho, a casa de fantoches, o fusca táxi cujas rodas parecem ter o mundo inteiro para percorrer. Subir escadas e descobrirem borboletas, abrir portas e encontrar pequenas casas de madeira.

Como diz uma das placas é necessário sentir a energia do local, que também funciona como pousada, que possui uma cozinha comunitária, e cujos ateliers ficam abertos para quem quiser espiar as obras inacabadas.

Caminho das Serpentes - palco
Vista do palco e de algumas obras

Há também obras da Cláudia Sperb espalhadas em outras salas, de forma que mesmo os adultos podem se sentir crianças desvendando os segredos de cada espaço.

Oficinas:
Para quem gosta ou tem interesse em fazer suas próprias obras de arte, o local oferece oficinas para todos os níveis, dos iniciantes aos que já são artistas.

Caminho das Serpentes - Placa
É muito fácil sentir a magia

Pousada:
O local oferece quatro quartos identificados por cores, tivemos a oportunidade de entrar em um deles que estava desocupado. Era bastante bonitinho, o banheiro com mosaicos coloridos. Mas é um local para quem curte ficar em contato com a natureza, ler um livro, pois os quartos não possuem TV nem internet, e o sinal na região pela nossa operadora não era dos melhores.

Sobre a visita
Quando fomos não havia visita guiada, e a pessoa que nos atendeu é meio Mestre dos Magos para quem se distrai andando para o local, ele aparece na hora que você deseja ir embora para abrir o portão.

Caminho das Serpentes - Vista
Sentar e deixar os pensamentos voarem

Amamos o lugar, que é extremamente bonito e agradável de ficar. Minha única sugestão era ter uma placa com alguma frase tipo “Pode Entrar”, pois é avisado na entrada que em dois lugares você não pode entrar (um deles é a casa da própria Claudia se não me engano) e nesta caminhada livre às vezes surge à dúvida se realmente podemos abrir aquela porta.

Informações:
Endereço: RS 873 km 2 número 2280 – Morro Reuter
Horário de funcionamento: Sábado e Domingo das 11:00 às 18:00
Valores: R$ 18,00 por pessoa, crianças até 10 anos não pagam (informação abril/2019)
Site Caminho das Serpentes

* Entrada do parque paga por nós

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul:

20 comentários em “Caminho das Serpentes

  1. Perfeita opção de passeio em família e até mesmo com amigos após uma semana agitada de trabalho, não é mesmo? A conexão com a suavidade da natureza faz muito bem para nossa saúde física, mental e espiritual!

    Abraços!

    Curtir

  2. Gostei muita da forma que apresentou o parque mais o que me chamou muito atenção foi a paisagem vista no ponto do palco é muito bonita. Realmente é um otimo local para passeio no final de semana

    Curtir

Deixe um comentário