Guia Gramado com Criança

Uma cidade que pode ser romântica ou mágica, que rouba sorrisos independente da idade. Sim, este lugar existe e está localizada a cerca de 2 horas de carro da capital gaúcha Porto Alegre. Gramado é a queridinha dos turistas brasileiros e provavelmente o destino mais procurado no estado do Rio Grande do Sul quando se trata de turismo.

Guia Gramado - Chocolate
Gramado encanta desde o cuidado de suas ruas até as vitrines das lojas

De colonização predominantemente alemão, sua arquitetura transporta os seus visitantes para a Europa, e a cidade possui atrações para todos os meses do ano, permitindo tanto tomar um sorvete em dias que o famoso termômetro marca 30 graus ou curtir um café colonial quando a temperatura lá fora baixa do zero (e surge aquela esperança de neve para aqueles que vieram especificamente passar frio).

Guia Gramado - Termômetro
A tranquilidade de Gramado no mês de fevereiro

Confesso não ser muito fã do frio, e normalmente realizamos as nossas viagens para fora do Brasil neste período justamente para fugir, pelo menos durante alguns dias, do congelamento que ocorre aqui no Sul. Assim sendo, tudo o que relato ocorre nas outras três estações do ano.

Por sermos do Sul, visitar Gramado não nos é incomum, então este é um post que terá atualização constante. Se quiser nos dar dicas de lugares, restaurantes e hotéis coloque nos comentários que mais tarde ele pode aparecer aqui.

Lembrando que todos os lugares pagos citados foram patrocinados por nós mesmos.

O que fazer e ver em Gramado

Festivais

A cidade é sede de vários eventos, mas dois em especiais atraem muito público, um é o Festival Internacional de Cinema. Todo mês de agosto o tapete vermelho do Palácio de Festivais recebe nomes famosos que competem pelos Kikitos. Em frente ao palácio a versão brasileira da calçada da fama, onde as estrelas eternizam mãos de grandes nomes do cinema ibero-americano. Por ser no auge do frio, nunca vimos de perto.

Guia Gramado - Calçada da Fama
Calçada da Fama: as crianças não resistem em colocar as suas próprias mãos

Outra grande atração é o Natal Luz, onde a cidade se transforma e a magia natalina toma conta das ruas, fazendo até os grandinhos acreditarem em Papai Noel. Entre os meses de novembro e janeiro shows gratuitos e pagos são disponibilizados aos visitantes. E na minha humilde opinião, este é um dos melhores períodos para ir com os pequenos, por todo o encantamento que há.

gramado
Parada de Natal na Avenida Principal

Este aqui não só fomos como passamos a noite de Natal na cidade. E não vou mentir a cidade não é um destino exatamente econômico neste período. Não sentimos tanto por termos optado por um pacote do hotel do SESC.

Para saber mais sobre esta viagem especial leia o nosso post Natal em Gramado.

Avenida Borges de Medeiros

É a rua principal da cidade. É nela que está a rua coberta, muitas lojas, o Palácio de Festivais, restaurantes, lojas de chocolates, a catedral, e também onde ocorre o desfile gratuito de natal e de páscoa.

Catedral

A centenária igreja de pedra que já foi de madeira merece atenção desde a sua calçada até a sua parte interna, com seus bonitos vitrais. Vizinha do Palácio dos Festivais, ao seu lado existe uma fonte para colocar cadeados.

Para saber sobre a Catedral, leia o nosso post GRAMADO – IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO.

Rua Coberta

A Rua Madre Verônica acabou sendo conhecida pelo seu telhado de vidro que protege os visitantes em dias de chuva ou sol mais forte.

Natal Luz - Rua Coberta
A Rua Coberta durante o período do Natal Luz

Local onde palcos são montados para apresentações e eventos gratuitos, possui em suas laterais lojas e restaurantes. É um dos pontos mais visitados na cidade. Acesso pela Avenida Borges de Medeiros.

Praça Major Nicoletti

Ao lado da rua coberta, possui banheiros públicos e possui bancos para quem deseja apenas sentar e descansar observando a movimentação.

Lago Joaquina Rita Bier

O lago artificial é o bonito cenário de um dos mais tradicionais espetáculos do Natal Luz: Nativitaten.

Nos demais períodos é um lugar agradável para caminhar e observar as árvores araucárias que lhe fazem companhia.

Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld, 919 – Planalto

Lago Negro

Próximo ao centro da cidade um parque com um grande lago de cor verde escura, com trilhas para quem quer percorrer com calma este tranquilo espaço junto à natureza. Com entrada gratuita permite aos seus visitantes sentar na grama e apenas curtir.

Lago Negro - 2
O Lago Negro é um parque gratuito onde se pode caminhar ou simplesmente ficar sentado em uma sombra

Próximo a ele um restaurante alemão com uma torre de Rapunzel e uma aldeia de artesanato.

Para saber mais sobre leia o nosso post Lago Negro.

Zoo Gramado e Parque Gaúcho

Somente animais brasileiros, seja bem-vindo a um Zoo organizado e integrado junto à natureza. O Zoológico de Gramado não é muito extenso, mas com certeza agrada crianças e adultos.

Zoo Gramado - Entrada
O Zoológico de Gramado só possui espécies brasileiras

O ingresso conjunto permite encerrar o passeio do Parque Gaúcho, um local onde antigas tradições são apresentadas e os visitantes podem experimentar um mate e andar a cavalo.

Nossa experiência completa está no post ZOO GRAMADO E PARQUE GAÚCHO.

Praça das Comunicações ou Praça das Etnias

Uma praça bem bonitinha que está ao lado da rodoviária. É um local onde ocorrem feiras, que podem ser de produtos de natal, comidas típicas, ou de acordo com o que está acontecendo na cidade.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1848 – Centro

Casa do Colono

Localizada na Praça das Comunicações é um lugar para comprar cucas e pães assados no fogão à lenha, além de queijos, geleias, sucos, entre outros produtos lights. Sim, em Gramado você engorda se comer tudo de bom que aparece pela frente.

Largo da Borges

Confesso que fico na dúvida em definir o local como uma rua coberta sem saída ou um pequeno shopping. Possui várias lojas, restaurante, sorvete e outros itens que podem agradar o paladar. A estrutura é bastante moderna e uma alternativa para fugirmos dias de chuva.

Cristais de Gramado

Com produtos que lembram os vidros de Murano, com direito a uma apresentação de como um vaso é feito, a loja de Cristais está na chegada de Gramado, antes do pórtico de entrada para quem vem de Porto Alegre. Nela você poderá encontrar itens como taças, vasos e semijoias. Há muitas coisas bonitas, lembro-me de ter me apaixonado pelas taças, mas os preços não eram muito convidativos na época.

Endereço: Rod. RS 115, Km 36, 36161 – Várzea Grande

Belverede Vale do Quilombo

Ao visitar a cidade vizinha de Canela não deixe de parar no mirante do Vale do Quilombo e admirar a vista que os 850 metros de altitude proporcionam.

Pelo que pesquisei, existe possibilidade de realizar trilhas e chegar a cachoeiras. Como ainda não fizemos nada disso, fica o estudo para realizar em uma de nossas futuras visitas.

Guia Gramado - Casamento
Que tal uma cerimônia ou renovação de fotos sem precisar ir a Las Vegas?

Mundo a Vapor

A famosa fachada é inspirada em um acidente que ocorreu em 1895 na estação de Montparnasse em Paris e mesmo entre os que não entram muitos param para tirar pelo menos uma foto junto à locomotiva.

Canela - Mundo a Vapor 2
A energia contada em diferentes maquetes

No local maquetes com movimento contam sobre suas fontes de energia de maneira fácil e engenhosa, indo do vapor a energia eólica, no espaço também é possível andar em um trenzinho.

Os detalhes desta visita que me surpreendeu positivamente eu conto no post Mundo a Vapor.

Mini Mundo

Vizinho do Lago Negro, o Parque Mini Mundo é de fácil acesso, inclusive para estacionar. A entrada é bem organizada, com a área para venda de ingressos e uma loja que vende produtos infantis.

Mini Mundo - Panorâmico
Um mundo em miniatura

Ao subir a rampa é possível ver flores e o primeiro ponto de venda de lanches como pipoca. O primeiro lugar que vimos foi o Museu Paulista, onde um grupo acompanhava as explicações de um funcionário do local. Foi interessante descobrir que é mais fácil conseguir autorização de reprodução de locais no exterior do que do nosso próprio país.

Além do museu foi possível ver lugares como a Igreja de São Francisco de Assis (Minas Gerais), o Jardim Botânico de Curitiba, o cais do porto de Porto Alegre, o aeroporto de Bariloche, e um dos mais legais que é Mônaco com a presença do Ayrton Senna.

Ficou curioso sobre a nossa visita? Contamos mais no post Mini Mundo.

Roteiro Raízes Coloniais

Além dos pontos tuísticos localizados no centro da cidade de Gramado, existem algum roteiros feitos por agências locais, que te levam a conhecer pontos que fazem parte da história da região.

No caso do Roteiro Raízes Coloniais nós realizados 4 paradas pelos seguintes locais: Casa Centenária, Ervateira Marcon, Museu Fioreze, encerrando para almoço na Família Foss.

Para saber mais detalhes, convido a ler o nosso post Gramado: Roteiro Raízes Coloniais, onde compartilho mais fotos e observações de cada parada. Mas já adianto para os mais apressadinhos que vale a pena.

Outras atrações ainda não visitadas:
A Mina de Gramado
O Reino do Chocolate
Mundo Encantado
Aldeia do Papai Noel
Museu do Perfume Fragram
Vinícola Ravanello
Igreja do Relógio
Dreamland Museu de Cera
Harley Motor Show
Centro Municipal de Cultura
Kartódromo
Snowland
Hollywood Dream Cars
Super Carros
Museu de Pedras Preciosas
Museu Medieval

Gastronomia

Bistrot Brillat: Cardápio para todos os gostos, comida deliciosa, com opção de menu kids. A localização na rua coberta facilita em dias de chuva. Peca no atendimento, solicitamos uma cadeirinha que nunca chegou.

Café Colonial Bela Vista: sempre surpreende, pois estão sempre acrescentando itens novos. Farto, pão, bolos, torta fria, pães caseiros são servidos a mesa. Grelhados são passados de tempos e tempos. Para sobremesa, deliciosas tortas e sorvetes para os dias de calor. Para quem vai sem carro, eles oferecem transporte gratuito, que busca e retorna para o hotel.

Casa da Velha Bruxa - Sundae
Sundae na Casa da Velha Bruxa

Casa da Velha Bruxa: A Bruxa recepciona os clientes na porta, existem mesas na parte externa para quem quer observar a avenida principal e interna para quem quiser curtir a decoração. E os sorvetes são deliciosos. No post Casa da Velha Bruxa contamos mais sobre o local.

Hard Rock Café: unidade da conhecida rede londrina, fica localizado em uma esquina próximo à avenida principal de Gramado. O cardápio segue a linha de fast-food americana com hambúrgueres, costelinha de porco, batata-frita e sorvete. Em relação as bebidas, há para todos os gostos, de água, suco e refrigerante até as alcoólicas como cerveja, vinho e drinks. Como nas outras unidades, tem como peça de decoração fotos, roupas, instrumentos e acessórios de grandes figuras do Rock e Pop mundial.

Luz, som e fast food

Pizzaria Kongo: Pizzaria temática em que a decoração simula uma floresta em todos os detalhes e sons, com direito a barulho de animais e tempestades, o que acaba transformando o local em uma atração turística também. Não é para chegar, comer uma fatia de pizza e ir embora. É necessário chegar com tempo para curtir tanto o rodízio com mais de oitenta sabores entre salgadas e doces quanto o ambiente. Como ela não é barata, vale a pena ficar de olho nos sites de ofertas.

Veja também o nosso post sobre os Restaurantes Temáticos de Gramado.

Pizzaria Mão na Arte: Na Avenida das Hortênsias esta pizzaria utiliza forno a lenha e seu menu é a lá carte. As pizzas são muito boas, em noites quentes pode-se ficar nas mesas da rua. O atendimento é bom também.

Guia Gramado - Pizza
Pizza assada em forno a lenha

Ristorante Carpe Vit: a comida é saborosa e o atendimento é bom. O local possui um ambiente simples. Em dias de maior movimento a dica é não ficar no primeiro salão (onde tem as janelas), pois o caixa para pagamentos fica ali. Para crianças pequenas há cadeirinhas.

Restaurante Sabor da Nonna: para quem busca um Buffet com saladas, pratos quentes e carne, é uma opção de preço mediano quase em frente ao Hotel Sky. A comida não é inesquecível, mas também não é ruim. Optamos por este restaurante em um dia que não podíamos demorar muito.

Hauberts Restaurante - carnes
Tradicional Fondue

Restaurante Bêrga Môtta: Para quem visita as cidades de Gramado e Canela há muitas opções de passeios que propiciam contato com a natureza, boa gastronomia ou os dois juntos, como é o caso do Ecoparque Sperry e do restaurante Bêrga Môtta.

Bergamota - Comida
Uma pequena amostra do buffet

Sabor Rural: Localizado a 3km do centro em uma área verde, oferece um buffet que mistura a culinária gaúcha, italiana e alemã. O que garante opções de carne, pratos quentes, saladas e boas sobremesas. Com mesas internas e externas, é um lugar para chegar e ficar sem pressa, seja sentado apreciando à vista, seja caminhando pelo local. Pois além da ótima comida, tem todo o ambiente para aproveitar, sendo um lugar imperdível para quem tem crianças.

O desejo é retornar mais vezes para curtir o local

ST. Hauberts Restaurante: serve o tradicional fondue, fomos em um período em que vários restaurantes estavam em promoção na sequencia. O local é bonitinho, o fondue é bom, mas o atendimento bem mais ou menos. Contamos mais da nossa experiência no post ST. HAUBERTS RESTAURANTE.

Para saber mais sobre o restaurante e o ecoparque que ele fica, leia o nosso post NATUREZA E BOA COMIDA – UM PASSEIO PELO ECOPARQUE SPERRY E ALMOÇO NO RESTAURANTE BÊRGA MÔTTA.

Hospedagem

Petit Casa da Montanha: Foi o primeiro hotel que fomos com a Alice em Gramado. O atendimento extremamente cordial, quartos confortáveis, café da manhã muito bom, próximo a rua coberta. Para ler mais sobre a nossa experiência leia o nosso post HOTEL PETIT CASA DA MONTANHA E HOTEL CASA DA MONTANHA.

Casa da Montanha - Petit
Previsão do tempo e mimo antes de dormir

Casa da Montanha: Como o Petit o atendimento é impecável, tendo toda uma estrutura para os hóspedes, incluindo uma piscina coberta. Fica na avenida principal de Gramado e possui estacionamento. Para saber mais acesse o post HOTEL PETIT CASA DA MONTANHA E HOTEL CASA DA MONTANHA.
.

SESC Gramado: uma opção muito econômica para os comerciários associados ao SESC mesmo em período de alta temporada. Com refeições inclusas em horários não flexíveis (café da manhã, almoço e jantar) ele fica distante da área central, mas oferece uma van que de tempos em tempos larga os hóspedes em Canela ou em Gramado. Possui uma estrutura com piscina coberta e sala de jogos. Para reservar é necessário acessar o site do SESC ou ir na unidade mais próxima.

Hotel Sky - Externo
O bonito prédio do Hotel Sky

Hotel Sky: para quem busca boa localização, preços econômicos, café da manhã gostoso e farto. É um hotel grande com estacionamento gratuito. Conto a nossa experiência no post HOTEL SKY GRAMADO.

Pousada Vovô Nino: localizada próximo ao Lago Negro e o Mini Mundo, esta pousada familiar possui um atendimento bastante atencioso. Com um bom café da manhã e estacionamento gratuito é uma boa opção na cidade. Conto a nossa experiência no post Hospedagem em Gramado: Pousada Vovô Nino.

Dicas? Sugestões de passeio que ainda não conhecemos? Algo que as crianças se apaixonam? Deixe nos comentários, pois adoramos descobrir coisas novas.

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

17 comentários em “Guia Gramado com Criança

  1. Oi, tudo bem? Estive em Gramado e Canela agora no final do ano e foi simplesmente incrível. Nunca imaginei que a cidade seria tão linda, tranquila e fotogênica. Vale a pena somente o casal, com crianças, com os amigos, o importante é aproveitar cada cantinho da cidade inclusive o café colonial. Beijos, Érika =^.^=

    Curtir

    1. Olá, Erika.
      Sim, as duas cidades são uns encantos. Quando voltar a serra não deixe de incluir outras cidades como Nova Petrópolis e Dois Irmãos, principalmente se você curte gastronomia.

      Curtir

  2. Gramado é uma cidade que oferece muitas atrações pra fazer com criança, como também para adultos, um ótimo destino pra ir com a família.

    Curtir

  3. Oi! Aaaaaaaaaai, eu fui em Gramado, numa clássica lua de mel. E olha, eu amei. Me apaixonei pelo lugar como nunca antes. Sai frustrada, porque fomos em pleno inverno e só peguei 2 dias de frio mesmo hahaha. Mas que experiência maravilhosa. Me senti fora do Br, com a educação, os modos, a segurança… tudo! Sinto muita vontade de voltar.
    Não vi nesse post, não sei se você já foi, mas dois lugares que eu amei, foram o Terra Mágica Floryball – se eu adulta amei, imagino crianças rs -, e a Pizzaria Cara de Mal. Certamente são lugares que eu recomendo e voltaria. Agora, uma coisa que eu não fiz e me arrependo foi não ter provado nenhum Café Colonial. Espero mudar isso logo. AMEI a postagem e me deu saudades. Beijos.
    https://almde50tons.wordpress.com/

    Curtir

Deixe um comentário