Férias de Verão: Barra de Ibiraquera

Há muito tempo eu ouvia falar na lagoa e praia da Barra de Ibiraquera, sendo principalmente referência para famílias com crianças. Depois de dois anos pensando em conhecer e mudando de destino, fomos descobrir a beleza natural e calma que este lugar possui.

Costumo brincar que as férias de janeiro são para descansar. Dormir um pouco mais, relaxar e apenas curtir. Pelo menos até a nossa pequena ir para o colégio grande (onde as regras mudam e o planejamento será bem diferente). Este fato torna as praias de Santa Catarina o nosso destino natural neste período do ano, já que são relativamente próximas para quem mora no Rio Grande do Sul.

barra de ibiraquera ponte
Uma das pontes de acesso a lagoa

Como escrevi no início, eu já possuía algumas referências do lugar, minha mãe havia acampado próximo a lagoa no início dos anos 2000, e uma amiga costuma ir com frequência com a família. Mas toda vez que eu solicitava orçamento, me assustava com o valor das pousadas.

Recebemos uma nova indicação, com um valor mais amigável, e batemos o martelo ao fazer a reserva via Booking. Como somos de Porto Alegre, optamos em viajar no dia 30 de dezembro para fugir do movimento maior, mesmo assim levamos quase cinco horas (descontando o almoço).

O acesso a Barra de Ibiraquera, que fica no município de Imbituba, é via BR101, as ruas internas são estreitas, mas relativamente tranquilas. Escolhemos a Pousada Paraíso da Lagoa, que ficava realmente de frente para a lagoa e a menos de 1 km de distância da área que lagoa e mar ficam frente a frente.

O local é realmente familiar e tranquilo. As pessoas caminham despreocupadas em qualquer horário. Pousadas com estacionamento aberto ou na rua não são incomuns, e não há nenhum problema com isso, pois o local passa segurança.

A Lagoa

Imensa, a lagoa vai além do espaço da Barra de Ibiraquera, possuindo altura diferente conforme o ponto. Próximo à praia ela é extremamente rasa, em frente à pousada que ficamos já possuía quase um metro, então sempre vale observar e ir com calma no caso de desconhecimento.

Durante os dias quentes famílias aproveitam as águas calmas e mornas. Na área junto à praia não é raro ver adultos sentados em cadeiras no meio da lagoa enquanto observam as crianças brincarem. Em outros pontos a prática de slalom, kitesurf e canoagem. Outro item comum são as boias de unicórnio nos mais variados tamanhos.

barra de ibiraquera lagoa
A Lagoa é rasa e de águas mornas, verdadeira festa para a criançada

Seu pôr-do-sol é muito bonito, estando na lagoa, não perca o espetáculo dos raios de luz despedindo-se lentamente das águas. Para quem gosta de boas energias, eis o momento para não pensar em nada e apenas assistir o espetáculo.

Já à noite a lagoa é dos pescadores e suas lanternas, onde a pesca de camarão já faz parte do cotidiano.

Quando fomos à ligação entre a lagoa e o mar estava fechada. Mas existe um comitê que avalia as condições para abertura da barra e união dos dois. Não é algo frequente, e ela ocorre para esvaziamento da lagoa e renovação da vida marinha do local.

Praia

Um mar de cor clara, frio e com ondas tendo morros e a ilha do Batuta como companheiros de paisagem. Não é incomum ver o pessoal praticando widsurf e kitesurf em suas ondas, colorindo o céu do local. Tanto que em outubro ocorre Ibiraquera Wave Contest, reunindo profissionais do esporte.

barra de ibiraquera praia
A longa extensão de areia, com vista para a Ilha do Batuta, garante espaço para todos

Surfistas também se aventuram, suas ondas convidam a pratica, e o aluguel de prancha está junto à praia. Mas ela não é agitada demais para os banhistas, as crianças adoram entrar e sair de suas águas, cuja profundidade aumenta lentamente. Além disso, os salva-vidas estão sempre de olho, caminhando pela praia e soando o seu apito quando veem alguém indo além dos limites.

A praia também é ponto de passagem da Baleia Franca, que todos os anos passam pelo litoral sul de Santa Catarina nos meses de julho a novembro.

Dunas

Fazia anos que eu não ficava em uma praia com dunas. Tenho lembranças das férias no litoral gaúcho, onde em algumas praias era necessário escalar pelo menos uma para chegar ao mar. Este ano só admiramos os grandes morros de areia, que não atraíram a atenção da Alice. Mas para quem não resiste, é possível inclusive praticar Sandboard.

barra de ibiraquera acesso
Acesso as dunas, praia e lagoa

Centrinho

O centro da Barra de Ibiraquera é pequeno, observa-se que ele vem crescendo aos poucos. Mas isso não significa que você precise obrigatoriamente alugar um local com cozinha ou comer todos os dias no mesmo restaurante. Existem várias opções, para diferentes tipos de gosto, no nosso post sobre Gastronomia da Barra divido com vocês a experiência dos lugares que conhecemos, e aviso que havia outros que não entramos.

barra de ibiraquera mapa
Mapa que fica próximo a praia

Não há mercados grandes, apenas pequenos e pequeninos, além de farmácia, fruteira e peixarias (não espere encontrar produtos frescos em todas, alguns são congelados). Lojas são poucas também, o que torna uma lista do que você não pode ficar sem essencial.

As calçadas não são grandes, então é comum o pessoal andar pela rua. De carro circule em baixa velocidade nas proximidades da praia.

Hospedagem

Há várias pousadas na praia, algumas mais próximas ao mar, outras a lagoa, sendo a Ilha do Batuta a mais próxima dos dois. Os preços são bem variáveis conforme o período, e há opções de estrutura e valor para diferentes perfis, sendo disponibilizados desde apartamentos (como foi a nossa opção) até suítes com café da manhã.

barra de ibiraquera jardim
Jardim próximo a pousadas, restaurante e acesso a praia/lagoa

Praias próximas

Para quem gosta de passear por praias próximas, Barra de Ibiraquera é de fácil acesso a lugares como Garopaba, Ferrugem, Praia do Rosa, Praia do Luz, Praia da Vila, Praia da Ribanceira entre outras.

Como já ficamos em Garopaba inúmeras vezes, este ano optamos por passar à tarde na Ferrugem e em um dia de chuva fomos até Imbituba onde aproveitamos para ir a um mercado de grande porte.

Nossa opinião

Adoramos o lugar, é bonito, tranquilo, e para quem vai com criança uma festa, já que o público principal é de famílias. Alice saiu pedindo para retornar, pois as águas calmas e rasas da lagoa os permitem ser mais livres (sem a mãe chata pedindo para ter cuidado o tempo todo).

O fato de sempre ver policiamento e salva-vidas aumentam a sensação de segurança, aliviando o peso da paranoia de ficar se cuidando o tempo todo.

Um lugar que recomendamos para quem deseja apenas relaxar e curtir água e areia.

* Viagem totalmente paga por nós
* Viagem realizada nos meses de dezembro/janeiro 2019
* Alice viajou com 5 anos e 8 meses

Este post faz parte de uma blogagem coletiva onde outros viajantes também compartilham os seus #destinosparaoverao. Aproveite pra conhecer estas outras dicas clicando nos links abaixo:

Destinos por onde andeiVisitar Cozumel, um sonho realizado!
Diário de TuristaViagem com cachorro: Hospedagem pet friendly em Angra dos Reis (RJ) 
Viajante ComumTOP 7 – PRAIAS LINDAS PARA CURTIR O VERÃO NO BRASIL!
Contando Destinos5 destinos para aproveitar o verão na Europa
Pelo Mundo com Manu3 destinos para curtir o verão no Brasil 

Planeje sua viagem em parceria com o blog:

Organizando sua viagem através das nossas parcerias, você garante as melhores condições sem pagar nada mais por isso e nos ajuda a manter o blog com publicações independentes.

14 comentários em “Férias de Verão: Barra de Ibiraquera

    1. É verdade, com quem é do Sul acontece o contrário, se as praias de Santa Catarina estão ali, as outras só de avião. Mas com criança vale a pena vir uma hora aqui para o sul, fazer um combinado Beto Carrero e praias. Abraços.

      Curtir

  1. Que destino delicioso, água doce e salgada tão pertinho, dá até para escolher onde molhar os pezinhos.
    Com certeza as crianças adoram este lugar, gostaria muito de conhecer, adorei as fotos e dicas.
    Seu texto é fácil de ler, porque você escreve muito bem, parabéns!

    Curtir

  2. Confesso que eu nunca havia ouvido falar na Barra de Ibiraquera mas já fiquei encantada com esse refúgio. Sempre bom ter mais uma opção pra relaxar e se desligar um pouco da correria do dia a dia.

    Curtir

    1. Eu também não tinha muitas referências, acabei indo de tanto uma amiga comentar que adorava. E para nós valeu muito a pena, saímos com vontade de ficar um pouco mais. Abraços

      Curtir

Deixe um comentário