Evento – La Bella Vendemmia

Um dia após realizar a nossa reserva no hotel Villa Michelon, recebi uma mensagem do local para nos convidar a participar de um evento cultural e gastronômico realizado pelo hotel chamado La Bella Vendemmia. Seria uma oportunidade dos quatro vivenciarem a vindima, e como era a minha viagem de aniversário, topamos.

La Bella Vendemmia

Conforme nos foi contado na noite do evento e consta também no blog do hotel, é uma festa que existe a mais de uma década, sendo o lançamento oficial da vindima no Vale dos Vinhedos. A festa que foi iniciada pelo patriarca da família Michelon e hoje tem seguimento pelas mãos da sua filha Elaine.

Experiência:

Participamos da primeira festa, que ocorreu no dia 11/01, que infelizmente não contou com a presença das soberanas, então podemos dizer que era uma pré-festa para a abertura oficial.

vindima - local
Junto a Casa do Filó se tem início e fim do evento que celebra uva e histórias

As 18hs, no horário marcado, fomos até a área da Casa do Filó, onde após a nossa identificação, recebemos um avental e um boné. Com todos observando o espaço, iniciou-se o discurso da diretora-geral do hotel Elaine. Entre histórias da comunidade e repasse da programação, ela transmitiu o laço afetivo que existe entre os moradores da região.

vindima - parreiral
O evento é composto por famílias, que seguindo a música vão até o parreiral do hotel

O passo seguinte é a visita guiada ao parreiral modelo, acompanhados de música e explicação sobre os tipos de uvas, vinhos e parreirais. Misturado com histórias da colonização na região. A seguir chegamos em um espaço destinado especialmente para a colheita simbólica.

vindima - arvore
Detalhe das árvores aos quais os parreirais são ligados

Uma observação de um comportamento que notei neste trajeto: achei muito chato que algumas pessoas não prestaram atenção ao que estava sendo dito, colhendo uvas pelo caminho que não eram as selecionadas, apenas para tirar fotos. Eu adoro fotografar, mas elas são uma parte para me fazer recordar os bons momentos que vivemos, e acredito piamente que isto deve ser o principal: o que está sendo vivido.

Chegando no espaço destinado, foi na colheita simbólica que a diversão começou para a Alice. Munida de tesoura, com o auxilio do papai que a levantou até a altura dos cachos, ela encheu o cesto e adorou a diversão. As uvas escolhidas são as de cor verde, pois são as mesmas utilizadas para a pisa.

vindima - colheita
Toda atenção para colher os cachos de uva, e a parte mais divertida da festa para Alice

Com os cestos cheios retornamos ao ponto inicial. Aniversariantes são convocados para auxiliar na colocação das uvas colhidas no tanque redondo de madeira. Terminado o trabalho, é hora de iniciar a pisa, isto é, o esmagamento das uvas com os pés.

Somente eu e a vovó quisemos participar, e é bem divertido e escorregadio. O tempo da brincadeira por grupo é curto, então a fila que se forma entre os interessados anda rapidamente. Pelas uvas terem a casca verde, não ocorre de se sair manchado. Próximo ao tanque é disponibilizado água para lavar os pés na entrada e na saída, assim como toalhas.

vindima - pisa
Divertido e escorregadio, mas não caímos

Em tom de brincadeira é dito que o suco gerado será servido no café da manhã do dia seguinte. Por via das dúvidas no outro dia optamos por suco de laranja.

Após a pisa chega a hora esperada por muitos: comilança. Com apresentações musicais, seja de instrumentos ou corais, são disponibilizadas mesas com queijo, salame, copa, cuca, pão colonial, e nos pratos quentes são servidos risoto, macarrão a bolonhesa, pão com linguiça e polenta. De sobremesa sagu. As bebidas são água, suco e vinhos tinto e branco. Tudo a vontade e muito bom, apenas o vinho não nos agradou muito.

Para quem coleciona taças, para as bebidas são dadas uma para cada pessoa como logotipo do evento.

E a música segue até o final do evento.

Valores 2019:
Adulto: 210,00
Criança: 60,00

Maiores informações no site da Villa Michelon.

* Evento pago por nós
* Alice estava com 5 anos e 8 meses

Planeje sua viagem em parceria com o blog:

Organizando sua viagem através das nossas parcerias, você garante as melhores condições sem pagar nada mais por isso e nos ajuda a manter o blog com publicações independentes.

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a rentcars e não pague IOF.

2 comentários em “Evento – La Bella Vendemmia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s