Praia da Ferrugem

Nos últimos anos optamos em chegar à praia escolhida e só voltar a ligar o carro quando fosse hora de ir embora. Nestas últimas férias resolvemos nos aventurar até uma das praias próximas e a escolhida foi a Praia da Ferrugem, ao qual tínhamos uma vaga lembrança.

Eu e o Marco havíamos conhecido a Ferrugem quando ainda éramos namorados (long time ago), e a lembrança que eu havia guardado era de suas pedras, das ondas batendo e do pequeno lago que suas águas formavam. Agora em 2019 vivenciamos a praia e conto como foi a nossa tarde no local.

ferrugem 1
Praia da Ferrugem e as pedras que estavam na nossa memória

Para chegar a Ferrugem basta pegar a estrada que leva a Garopaba e seguir o Google Maps (digo isso por que só vimos à placa com indicação para quem vinha de Garopaba, não para quem estava vindo da BR 101). O caminho é tranquilo e estacionamos em uma das ruas próximas ao acesso a praia, não vimos necessidade de deixar em estacionamento, mas eles estão disponíveis na avenida de acesso para quem os desejar.

Se você quer tranquilidade e/ou está com criança, não deve cometer o erro que cometemos: não vá para a área mais vazia, e sim para onde o povo está.

ferrugem 3
Parece calminha, mas após a primeira onda o mar é mais fundo

Explico: a Ferrugem tem uma grande extensão de areia, com pedras em suas pontas. O mar é limpo, claro e gelado, com ondas para quem gosta de praticar surf, o que torna a praia bastante popular. A areia é fofa, do tipo que afunda, e também com uma textura mais grossa.

Entramos em um ponto que era praticamente o meio da praia. A maior parte da população estava do lado direito (ao qual eu descobri depois ser onde fica a parte mais calma com piscinas naturais) e o lado esquerdo onde estava bem mais vazio e onde estavam as pedras que nos lembrávamos.

ferrugem 2
Quem sobe tem uma bela visão de toda a praia

Devido à memória do passeio anterior acabamos indo em direção as pedras. O que vale neste caminho: a vista é muito bonita, e se você encarar a subida – que precisa ser feita com cuidado para não se machucar ou escorrer nas pedras – você irá chegar a um pequeno lago formado pela água das ondas que batem nas pedras.

Em relação ao mar, neste ponto é necessário ter muito cuidado com as crianças, pois a parte rasa é pequena, há bancos de areia, e se você for distraído pode se ver com água pela cintura rapidamente.

ferrugem 4
Espiando a Praia da Barra

Não tivemos muita sorte nesta tarde em relação ao vento, que estava muito forte, impedindo a abertura de guarda-sol e levando tudo o que era mais leve. Para quem mora no Rio Grande do Sul, podemos dizer que é a versão catarinense do nordestão, que te faz sair da praia com areia da cabeça aos pés.

Como a areia torna a caminhada um tanto pesada, acabamos desistindo de ir para a outra ponta, no qual acredito que aproveitaríamos muito mais, já que o calmo tende a ser bem mais tranquilo.

ferrugem 5
As pedras molhadas pelo mar são bem escorregadias, cuidado ao caminhar

Em relação à estrutura, não chegamos a consumir nada, mas achamos a praia bem bonitinha, com várias opções de restaurante e hospedagem, além de mercadinho e farmácia.

E você, já foi na Ferrugem? Se tivéssemos ido para a direita teríamos curtido mais a praia? Conte para nós.

Como chegar:
De avião
O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis, a 100 quilômetros

De carro
Acesso pela BR-101 até o Km 274 (trevo de Garopaba) e SC-434

* Todas as refeições foram pagas por nós
* Viagem realizada nos meses de dezembro/janeiro 2019
* Alice viajou com 5 anos e 8 meses

Planeje sua viagem em parceria com o blog:

Organizando sua viagem através das nossas parcerias, você garante as melhores condições sem pagar nada mais por isso e nos ajuda a manter o blog com publicações independentes.

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a rentcars e não pague IOF.

4 comentários em “Praia da Ferrugem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s