Barcelona – Lado B

Quando planejamos um roteiro de viagem, buscamos o que cada lugar tem que mais combina com a nossa personalidade.

Inevitavelmente são realizadas comparações com o lugar que moramos, mas nem mesmo nos chamados países de primeiro mundo encontramos a perfeição.

Você sabia que este post faz parte de um roteiro completo?Acompanhe a nossa trip completa por Barcelona com todos os detalhes dia-a-dia.

No caso de Barcelona vou listar os pontos que mais nos chamaram atenção, alguns a título de curiosidade, outros para maiores cuidados.

1) Mendigos
Há muitos mendigos pelas ruas, da mesma forma com que já havíamos nos deparado em Paris no ano anterior. A diferença é que com o calor muitos usam os bancos que estão à sombra, ou parques, para passarem o dia dormindo.

Alguns não se dão nem ao trabalho de se levantar para realizar suas necessidades, abrindo as calças deitados e mijando sobre si. A cena bizarra pode provocar constrangimento ou gargalhadas.

2) Ambulantes
Em Porto Alegre há muita reclamação dos ambulantes informais que tomam conta do centro da cidade, atrapalhando a passagem e a venda dos próprios lojistas.

Pois nos calçadões das praias de Barcelona o espaço é tomado por imigrantes/refugiados que vendem todo o tipo de produto falsificado. Em alguns momentos é uma caminhada de obstáculo entre tapetes, bolsas e calçados. Sem esquecer as camisetas de time de futebol, no nosso caso das seleções já que estávamos em plena Copa do Mundo.

Lembro que em 2012 na Itália nos avisaram horrores que era crime comprar este tipo de produto, que se a polícia visse iriamos presos e tal. Mas em Barcelona eles e policiais conviviam lado-a-lado aparentemente sem problema. Vimos pessoas negociando, outras experimentando, tudo muito natural.

Nós, pelo sim pelo não, optamos em não adquirir nada, por mais bonitas que fossem as bolsas Luís Vitor oferecidas.

3) Mãos-leves
Foi na porta da igreja Santa Maria del Mar que vimos os policiais recolhendo vários smartphones de três rapazes. Embora as movimentações sejam bem mais discretas que em Paris, serviu para nos alertar logo de início que o clima praiano não aliviava nos furtos.

Então os avisos de cuidado com os batedores de carteira não devem ser ignorados. Toda atenção se faz necessária ao percorrer as ruas e andar em transporte público, por mais que você se sinta seguro.

4) Troco
Táxi, mercado, sorveteria, foram alguns dos lugares que ou não devolveram o troco certo ou tentaram nos passar a perna. Então não tenha pressa em conferir nem em pedir o que falta, pois os espertinhos estão em todo os lugares.

Sobre os taxistas, tanto o de vinda quando o de volta para o aeroporto foram corretos. Já o que pegamos na Plaça da Catalunya inventou voltinhas para transformar uma corrida de 6 euros em 10 (na verdade deu 9, mas ele pegou o dinheiro e se mandou sem dar o troco).

5) Excesso de cachorro
Não estranhe se você estiver sentado no trem e do teu lado surgir alguém com um baita bicho só na coleira. Barcelona é uma cidade pet friendly e eles circulam por quase todos os lugares.

Se você adora cachorro, vai enlouquecer com eles pelas ruas e transportes públicas. Se você não curte ou é alérgico, terá que ter atenção para não ter um parado ao seu lado quando menos esperar.

Mas nada disso irá te impedir de se encantar por esta cidade colorida, de construções magnificas, aos quais é possível ficar dias e dias descobrindo as suas ruas ou fazendo bate-volta a cidades próximas.

Destino super-recomendado, mesmo!

Um comentário em “Barcelona – Lado B

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s