Dia 5 – Bate e Volta – Montserrat

Nosso primeiro bate-volta foi para um dos mais populares para quem está turistando em Barcelona: Montserrat.

Você sabia que este post faz parte de um roteiro completo? Acompanhe a nossa trip completa por Barcelona com todos os detalhes dia-a-dia.

Para isso fomos à estação da Plaça de Espanya para pegar um trem da FGC e seguindo as placas de indicação encontramos, antes das roletas que validam os tickets, um quiosque que vende os pacotes para a visita. As opções eram:
– trem + cremallera (um trem menor que sobre a montanha)
– trem + teleférico
– trem + transporte de acesso + funiculares + espaço audiovisual

Dentro do trem é necessário ter cuidado com as estações, o pessoal do teleférico desce primeiro. Para os impacientes a cremallera é operado pela FGC também, por este motivo os horários são sincronizados.

Para saber sobre valores, clique aqui .

Montanha Montserrat
Vista da estação

Na grande montanha está o Monastério de Montserrat e o Parque natural da montanha de Montserrat. Chamada de montanha sagrada é um local muito belo, que propicia um agradável dia, principalmente para quem curte uma viagem em ritmo mais calmo.

Optamos pelo trem cremallera, cuja subida nos encantou com sua vista permitidas pelas suas grandes janelas. Ao chegar nossa primeira parada foi no centro de informação para pegar um mapa. Havia um grande movimento, pois pessoas chegavam tanto de trem, como de carro e ônibus de excursão.

Com o mapa na mão, nos dirigimos à igreja. O local estava em reforma, o que tornava tudo um pouquinho confuso. Inicialmente entramos em uma fila, que mais tarde descobrimos ser o caminho da Virgem dentro da igreja. Com isso fomos para dentro da igreja para assistir o coro de meninos.

Basílica
A basílica é belíssima, cheia de detalhes, tem suas origens no século XVI. Na área do altar possuí várias pinturas e o seu dourado a ilumina. Há também a imagem da La Moreneta, como também é conhecida a virgem de Montserrat, cujos detalhes podem ser vistos mais de perto no caminho que leva o seu nome.

Basilica Montserrat interna
Espera pelo coral

Escolania de Montserrat
Inicialmente um coro de pessoas mais velhas cantam duas músicas. A seguir temos o coral dos meninos, que cantam lindamente por uns 10 minutos. Este coral é um dos mais antigos da Europa, que existe desde o século XIV. A igreja enche para assisti-los, então se quiser vê-los de perto e sentado é necessário chegar cedo.

Para saber os horários em que o coro canta, clique aqui .

Almoço
Fomos ao Restaurant Hostal Abat Cisneiro e optamos pelo menu gastronomic para os adultos e o menu infantil para Alice.

No menu adulto você experimenta 6 aperitivos, escolhe um prato principal e uma sobremesa. Bebida inclusa. No menu infantil é entrada, prato principal, sobremesa e bebida.

Almoço entrada
Entrada para todos

Menu Adulto:

Menu infantil:

Este almoço é para ir sem pressa, para curtir a experiência gastronômica, beber um bom vinho e sentir cada sabor que você colocar na boca. É também para curtir o ambiente e ser bem atendido.

Caminho da Virgem
No turno da tarde parece que os turistas evaporam, e foi super-rápido para entrar e realizar o caminho da Virgem de Montserrat, a padroeira da Catalunha. Um caminho interno por dentro da basílica, que lhe dá um novo olhar de toda a construção.

O que eu mais gostei foi uma escada onde nas laterais figuras femininas conhecidas eram retratadas, começando por Eva. A presença feminina é muito forte, não só pela virgem de Montserrat, mas por todas as referências entre o antes e depois de passar por sua imagem.

É um lugar para ir caminhando devagar, são muitos detalhes a serem observados até chegar à santa, ali a passagem é rápida, alguns aproveitam para fazer algum pedido, outros apenas para observar toda a obra.

Seguimos até ir para a parte externa, passamos pela área das velas e nos dirigimos à área dos funiculares.

Funicular de Sant Joan
Se você quer uma vista fantástica da montanha não deixe de pegar este funicular. Para os aventureiros um bônus a mais: várias trilhas disponíveis para percorrer o local.

Para quem vai com criança pequena como nós, vale sentar e curtir a paisagem, caminhar pelas partes mais seguras e olhar para as pedras e ver que imagem elas lhe parecem.

Para fazer a prova dos nove você pode ir ao centro de interpretação que fica em cima da estação, onde fotos aproximadas deixam este reconhecimento mais fácil.

Tem outro funicular no local, o Santa Cova, mas ele estava fechado quando fomos.

Espai audiovisual
Joias, música, histórias e obras de arte contam um pouco da história da montanha, do coral, do mosteiro e do santuário. É uma visita rápida, mas bem legal. Dependendo do tipo de ingresso comprado, ela está incluída.

O espaço fica junto a uma lojinha, é só mostrar o cartão para uma das atendentes e a entrada é liberada.

No local também há um museu com obras de pintores como Picasso e Monet, nós optamos em não visitá-lo.

Caminhando a esmo
Antes de descer ainda demos mais uma caminhada, fomos até o mirador dos apóstolos, passamos por bancas de comidas típicas e ao final, enquanto esperávamos o horário da cremalheira entramos em uma loja de souvenir (ainda me arrependo de não ter comprado as meias deles).

mirante dos apóstolos
Mirador dos Apóstolos

Algumas observação:
– Neste dia não utilizamos o carrinho para facilitar a mobilidade. Com crianças da faixa etária da Alice ele não se faz necessário, visto que é um passeio muito tranquilo.
– O local possui banheiros gratuitos em diferentes áreas, mas na manhã como o movimento é grande, não se deixe apertar.
– Existem outros restaurantes além do que almoçamos, com preços variados.
– Para quem quiser dormir no local, há hotel. Principalmente para quem gosta de fazer trilha, pode ser uma opção interessante.

Recomendamos bastante este bate-volta, é um passeio tranquilo, para todas as idades, onde admiramos tanto prédios quanto a própria natureza.

* Quer mais fotos? Siga nosso instagram @3geracoese1mala
* Alice estava com 5 anos e 1 mês
* Viagem realizada no mês de junho/2018
* Patrocinada por nós

Publicidade

27 comentários em “Dia 5 – Bate e Volta – Montserrat

  1. Montserrat é mesmo uma lindeza e uma delícia de passeio para quem está em Barcelona.
    Adorei a dica das figuras femininas nas laterais da escada, quando estive lá não reparei nisso. E esse almoço, então? Fiquei com água na boca! 😀

    Curtir

      1. Lindíssimo local, a arquitetura da basílica é maravilhosa e a forte presença histórica religiosa é um atrativo a mais. Sem dúvida foi um passeio inesquecível, Montserrat encanta seus visitantes.

        Curtir

  2. Gente, esse lugar é maravilhoso!!! Merece ser divulgado!! Eu nem sabia que existia quando o cruzeiro pelo mediterrâneo que eu estava fazendo parou em Barcelona e tinha essa opção de passei. Fiquei maravilhada! Excelente matéria rica de detalhes, bateu uma saudade 😊

    Curtir

  3. Olá Andrea,

    Adoro ler sobre suas viagens, pois você conta tudo nos mínimos detalhes, que a sensação que tenho é que viajei junto com você. Este parece ser um excelente passeio de bate-volta, coisa que amo em uma viagem, pois fico com a sensação de que aproveitei bastante daquele lugar mesmo em um “curto período de tempo”. Adorei as fotos e as dicas!

    Beijos!

    Curtir

    1. Que legal, fico muito feliz!
      Aqui adoramos bate-volta para cidades pequenas ou locais específicos como é Montserrat, e realmente eles são uma possibilidade de desvendar muito mais coisas se você não quer ficar se deslocando de mala e cuia para lá e para cá. Bjos

      Curtir

  4. Olá!

    Meu chefe sempre vai em Montserrat quando ele visita os filhos na Espanha e ele só fala maravilhas desse lugar.
    A sua matéria sobre esse bate-volta delícia me deixou com mais vontade ainda de conhecer o lugar.
    Uma coisa mais linda que a outra. Amo esse contato com natureza e construções. Deve ser um passeio incrível!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    Curtir

    1. Montserrat é realmente lindo, e tem a vantagem de ser um passeio de múltiplos gostos, mesmo quem não curte a parte do monastério pode aproveitar as trilhas ou quem sabe só ficar sentado curtindo a vista. Bjos

      Curtir

  5. Bom saber que é possível fazer esses pequenos bate-voltas de Barcelona. Fiquei curioso para conhecer esse Caminho da Virgem. Você acha que Montserrat tem uma boa estrutura hoteleira para um pernoite?

    Curtir

    1. Olá, Leo.
      Pois então, o restaurante em que almoçamos fica em um hotel, não cheguei a visita-lo, mas me pareceu bem legal. E creio que na cidade também tenha, pois muitas pessoas vão a Montserrat para escalar e fazer trilhas.

      Curtir

  6. Muito interessante! Eu não tenho o hábito de viajar… na realidade, nem gosto muito. Mas esses lugares parecem incríveis pelas fotos!! Mesmo assim, não sei se eu teria coragem de ir kkkk.

    O único lugar que eu tenho um pouco de vontade de visitar é o museu do Louvre, na França. Gosto muito de arte.

    Curtir

  7. Olá ♥
    Lendo o seu post a vontade de viajar aumentou kkkk… Que lugar incrível ♥
    Achei Montserrat linda e com toda a certeza entraria no meu roteiro caso fosse pra Espanha, a Basílica é linda e as fotos dos pratos chega deu vontade 🙂
    Lugar lindo que eu já quero conhecer.
    ótima quinta

    Curtir

  8. Olá! Eu adoro posts de viagens. Sempre me sinto junta da pessoa, ainda mais quando ele é tão detalhado assim. Acho que é uma forma incrível mesmo da pessoa incentivar as outras a seguir aquela dica. Eu, certamente, colocaria numa viagem, parece ser um lugar belíssimo. E, confesso, fiquei babando pelas comidas rs. Adorei, paranbéns. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s