Paris – Lado B

Dizer que Paris é linda, recheada de cultura e romantismo provavelmente é algo que você já sabe/imagina.

Mas ela também possuí um lado B que pode enlouquecer ou empobrecer os turistas que por ali andam. E são milhares.

Então vamos a algumas coisas que você irá encontrar e não devem ser dada importância para não te estressarem:

1) Buzinas e sirenes por todos os lados

Ao circular próximo a grandes avenidas, não tem jeito, a trilha sonora que ficará no seu ouvido está longe de ser Jacques Brel cantando Ne Me Quitte Pas e sim muitas buzinas (de carro, ônibus, motos, bicicletas). Para completar a dupla, sirenes. São carros da polícia indo e vindo com as sirenes sempre ativas em qualquer horário do dia (durante a noite, pelo menos próximo ao Sena, uma estranha calma paira no ar).

2) Revistas

Não importa se é museu, shopping ou evento a céu aberto, você ou sua bolsa ou os dois serão revistados. Sempre.

3) Acessibilidade

Para quem vai com carrinho de bebê, prepare-se para dar voltas e voltas, ou ter que passar por várias portas até chegar a um elevador. Definitivamente na maior parte dos locais não foi uma tarefa exatamente fácil.

4) Golpistas

O Daniel Duclos do Ducs amsterdam e o Viaje na Viagem relatam diversos golpes que são aplicados nos turistas próximos a monumentos e museus mais requisitados. Não é difícil fugir deles, mas é necessário ficar bem atento para não te distraírem e levarem algo de valor. O que vimos durante a viagem:

a) Pedidos de assinatura: na grande maioria mulheres e meninas, basta ignora-las e seguir o seu caminho. Quem responde elas já puxam pelo braço e não largam mais. O que pode acontecer: te coagirem a dar dinheiro após a assinatura ou durante a conversa outra vir e levar carteira, celular…

b) Copo: é incentivado ao turista a apostar para ver se irá acertar em qual copo está à bolinha. Um comparsa se faz de apostador com uma nota de 50 euros na mão. Quem entra na brincadeira leva prejuízo certo.

c) Anel: pode ser homem ou mulher, nas duas vezes que vivenciamos foram homens, que jogam um anel no chão e te chamam para dizer que você perdeu. Se todos os anéis estiverem em seus dedos não dê bola e siga o seu caminho. O golpe aqui é colocar o anel na tua mão e depois tentar te extorquir.

d) Fotografar: do nada aparece alguém querendo que você o fotografe junto ao prédio/monumento/jardim em questão. Pode ser como forma de distração ou para aplicar golpe. É o mais difícil e confesso que criei uma paranoia com isso, e por mais cara de boazinha que a pessoa tivesse eu não aceitava fotografar por medo deste golpe.

e) Carente ou desligado: São aqueles que começam a se aconchegar demais a você, principalmente em áreas de grande tumulto. Ou que te perguntam sobre onde fica algo que fica literalmente na frente deles.

5) Simpatia francesa

No geral não tenho nada a reclamar, em lojas, restaurantes e apart-hotel fomos muito bem atendidos, havendo inclusive pessoas que já falam algo de português. Mas no sistema de transporte ou mercado você terá mais chance de conhecer a famosa simpatia francesa com toda a sua estupidez e grosseria. Aqui vale mais a pena dar um sorriso e deixa-los grunhindo.

Eles também não são fãs de faixas de segurança, então sempre tenha cuidado antes de atravessar a rua.

6) Sujeira

Sim há algumas pessoas fedorentas e a limpeza em alguns lugares deixa e muito a desejar.

7) Mendigos

Há muitas pessoas dormindo e pedindo nas ruas. Mulheres com cabeças cobertas deitadas no chão e um pote próximo para receber esmola. Famílias inteiras pedindo algo para comer. Como acontece no Brasil, não é fácil ver a situação delas.

Não vimos nenhuma violência semelhante as que ocorrem no Brasil, e foi possível andar de dia e a noite pelas ruas parisienses em total segurança. Mas como qualquer cidade não é perfeita, e para curtir totalmente a estadia, é preciso estar ligado com objetos de valor e levar quaisquer outras situações numa boa. Sorria, você está em Paris.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s