Dia 14 – Compras, Carne, Torre Eiffel e Paris Iluminada

A hora de voltar para casa está chegando, com isso as comprinhas são liberadas. Fomos para o 6º arrondissement para conhecer a famosa Citypharma, conhecida por ser o paraíso dos dermocosméticos. E não, sua fama não é em vão. Cremes para o rosto, hidratante para a pele sensível, água termal, protetor solar, sacola cheia por um preço risível se comparado com o Brasil.

Para os interessados de plantão, um aviso, ela é pequena, seus corredores estreitos, e onde está a muvuca estão os produtos desejados. Portanto paciência e tranquilidade. Se não falar francês ou inglês pode acontecer de encontrar alguém que sabe alguma coisa de português tornando a comunicação um pouco mais fácil.

Com criança? A dica é deixar na rua com alguém que não esteja interessado nos produtos oferecidos, devido ao aperto e a quantidade de itens é muito fácil perder de vista os pequenos, fora que é bastante incomodo para eles. Alice chegou a entrar comigo, mas não aguentou dez minutos do tumulto, para facilitar ela ficou com o papai na rua enquanto eu e a vovó entramos na gincana.

Paramos também em uma MAC, que embora não seja baratíssima, antecipava novidades e no custo x benefício comparado com o Brasil também vale a pena. E estava vazia.

Almoço

O restaurante escolhido foi especialmente pensando no meu marido (já que as compras começaram, hora de deixa-lo feliz para carregar as sacolas). Como bom gaúcho ele sente muita falta de carne de gado, algo que não era muito comum pelos lugares que passamos (para quem gosta de peixe como eu, a felicidade está garantida).

IMG_2036

Seguindo a dica da Cozinha Vibrante (as dicas da Letícia são muito boas, vale muito a visita neste blog) fomos conhecer o L’Entrecôte de Paris. O prato servido é único: salada verde, entrecôte de bife e batata frita. O que eles irão te perguntar: o que queres beber e o ponto da carne.

A carne é realmente gostosa, e o molho saboroso. Batatinhas e salada também. O único porém é que para os carnívoros a quantidade servida talvez deixe a desejar. Para nós foi feito em cima de três pessoas, e o Marco ficou com o gostinho de quero mais. Mas vale sim a recomendação, e a sugestão para quem come meio quilo de carne em uma sentada é calcular uma pessoa a mais, pois definitivamente não temos o mesmo apetite dos franceses.

Algumas voltas a mais, caminhada pela ponte dos cadeados e retornamos ao hotel para descansar um pouco já que os outros dois passeios do dia prometiam.

Torre Eiffel

Li em vários blogs de viagem a dica de comprar o ingresso para Torre Eiffel com antecedência, que com eles você tem dia e hora marcada otimizando o passeio.

Fizemos isso: Não
Pegamos fila: Sim
Nos arrependemos: Não
Compraríamos ingresso antecipado se retornássemos: Não

O motivo? Para quem leu os dias anteriores deve ter observado uma palavra quase rotineira: chuva. Sim, pegamos uma semana inteira de chuva, em alguns momentos pela janela do hotel não enxergávamos os prédios com maior distância. Lembrando que a Torre Eiffel é um mirante, se você comprou ingresso para em um dia de chuva com visão limitada simplesmente não irá valer a pena.

Então foi no final de uma linda tarde de sol, sem o carrinho da Alice (já que havia uma placa indicando que não era a permitida à entrada do mesmo) que primeiro enfrentamos a fila da revista (a torre é toda cercada e para acessar o perímetro você tem as bolsas revistadas), e após a fila para comprar os ingressos, que já te encaminha para o elevador (o acesso ao segundo piso foi bastante ligeiro).

Não foi rápido, mas também não foi uma baita demora. O que eu achei ruim é que eles só estavam vendendo ingresso até o segundo piso, quem quisesse ir ao terceiro piso (ou o topo da torre), tinha que entrar em outra fila no segundo andar para comprar o ingresso complementar e depois enfrentar a fila do elevador.

Nós optamos em ficar apenas no segundo piso, pois com todo o tumulto e a curiosidade de Alice achamos que ali já estava suficiente bom para enxergar Paris pelos quatro lados da torre. Além disso, devido a algo vermelho que estava lá no alto, ficamos desconfiados que a Lady Bug estava enfrentando algum vilão naquele momento, o que explicaria toda essa dificuldade para acessar o último piso.

A vista é linda e completa. No nosso caso pudemos avaliar o quanto havíamos andado pela cidade, uma espécie de retrospectiva de todos os dias vividos até ali. Seu charme, barulho, gastronomia, museus e encantos nos fazendo apaixonar e querer voltar.

Passeio Noturno de Barco pelo Sena

Se existe um passeio que eu diria tem que fazer é o de barco pelo Sena no turno da noite. Após o passeio pela Torre Eiffel atravessamos a rua e fomos para a parte dos barcos. Próximo às dez da noite embarcamos.

IMG_2103

Conforme o sol se despedia, luzes iam surgindo, no caminho barcos passavam e a cada túnel uma gritaria. Em algumas pontes pessoas abanavam e no cair da noite vimos pessoas cantando e dançando a beira do Sena.

Alice simplesmente adorou a bagunça, naquelas poucas horas, usando o título de um livro de Ernest Hemingway, Paris foi uma festa. Entre os turistas, sorrisos vinham de forma fácil, e o brilho nos olhos era um espelho do que se via.

Quando o sol nos abandonou deixando apenas a lua brilhar, surgiu a Paris romântica, sirenes e buzinas não eram mais ouvidas, apenas a água de encontro ao nosso barco. A luminosidade dos prédios antigos que pareciam nos transportar no tempo. A beleza em estado puro em uma cidade cheia de personalidade.

Era quase meia-noite quando retornamos a pé para o hotel, que ficava bem próximo. Nosso medo inicial foi se dissipando ao ver várias pessoas saindo dos barcos e fazendo o mesmo trajeto. E como é bom caminhar tendo a lua e pessoas que amamos como companhia.

* Quer ver as fotos? Siga o nosso instagram @3geracoese1mala
* Viagem realizada em junho-julho/2017
* Patrocinada por nós
* Alice estava com 4 anos e 1 mês

2 comentários em “Dia 14 – Compras, Carne, Torre Eiffel e Paris Iluminada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s