Garopaba – Dicas da nossa praia favorita

Localizada a 76 km de Florianópolis no litoral sul de Santa Catarina, Garopaba é uma das praias preferidas de quem mora no estado do Rio Grande do Sul e da baleia franca que passa pelo seu mar entre os meses de julho e novembro.

Por conta da sua infraestrutura e da paixão do Marco por esta praia há muitos anos, é frequentada por nós desde o início no nosso namoro. Motivo pelo qual Garopaba foi a praia eleita no verão de 2016 para a estreia do contato da Alice com o mar. E desde lá retornamos a ela em 2017 e 2020.

Então este post é atualizado de tempos em tempos, conforme retornamos a nossa praia do coração.

garopaba

A Praia

Ótima estrutura, excelentes restaurantes, segura e familiar. Garopaba é a praia perfeita para vir com a família. Seu mar permite relaxar, praticar esporte e brincar a vontade. Água verde, inicialmente parece fria, mas rapidamente se acostuma.

Salva-vidas circulam pela areia, escolinhas de surf para os pequenos e grandes. Anos atrás eu fiz aulas nesta escola e o pessoal era muito legal. Para quem quer experimentar vale a pena.

Garopaba

Para quem fica em Garopaba, no final do dia, uma boa opção é caminhar pelo centro histórico e admirar as casas no melhor estilo português, aproveite para atravessar a praça, suba os degraus e veja a Paróquia São Joaquim graciosa e reformada. Aproveite para tirar lindas fotos do entardecer e depois em direção ao Pastelão, ir à lojinha de artesanato comprar as lembrancinhas ou ver um pintor em ação.

Não deixe de caminhar pelo centrinho, comer sorvete e olhar vitrine, comprar biquíni e sentir a brisa do mar. A noite a sensação de liberdade e bem estar aconchega o coração, fazendo esquecer a violência que nos vigia nas capitais.

Também é possível caminhar pelo calçadão a beira-mar, que é bem iluminado, e ver o caminhão com música passar.

O único aspecto negativo nos últimos verões foram as mães d’agua. Em 2016 eu e o Marco fomos premiados, Alice escapou por estar no meu colo e a vovó Zu por estar fora da linha que ela veio. Mas passamos vinagre e em pouco tempo nossas pernas voltaram ao normal.

Para quem gosta de circular, pode aproveitar para ir às praias vizinhas como Rosa, Ferrugem, Silveira, Guarda do Embaú e Pinheira.

Praia da Vigia

Praia da Vigia

Se você subir a Rua do Pastelão toda vida (como diz o pessoal de Santa Catarina) irá chegar na Praia da Vigia. Com águas tranquilas, sem ondas, é ótimo para ir com crianças e se tornou a favorita da Alice em 2020 e nossa também, já que a sua água transparente permita visualizar as mães da água facilmente. No último dia havia até um caçador de mãe da água, um senhor que era morador local utilizava uma rede para retirar as que estavam próximas.

Praia da Vigia Multi

A faixa de areia é curta, então não espere muito espaço para atividades beira-mar. O bacana aqui é chegar com sua máscara de mergulho ou boia e aproveitar a água. Muitas pessoas também chegam de caiaque para descansar.

Onde se hospedar?

Pousada Maré Mar

Foi a nossa escolha em 2016. Ela fica em frente ao mar. Ficamos em um apartamento de dois quartos, com cozinha, sala, um banheiro e sacada. Com ar nos quartos e sem café da manhã. A limpeza era diária e a troca de toalhas e lençóis a cada três dias.

Gostamos bastantes, não sofremos com barulho, a pousada oferecia cadeira e guarda-sol, então respeitar os horários e levar as bugigangas foi fácil. Atendimento bom, tranquilo. Permitia-nos sair à noite e volta com segurança.

Possui estacionamento coberto, só usamos o carro para chegar e ir embora, já que o objetivo das nossas miniférias era descansar.

Pousada Bronzatto

Foi a nossa escolha em 2017 e 2020. Pertinho do mar, ela fica na última rua que dá na beira-mar antes da ponte de acesso ao centro histórico. A localização é ótima, pois fica próximo ao mar, restaurantes e afins.

hospedagem

Preço justo, limpa, camas confortáveis, estacionamento, café da manhã com pães e bolos caseiros, tudo muito novinho e gostoso. Pessoal extremamente atencioso. Fornecem cadeiras e guarda-sol. Um lugar realmente legal de ficar.

Pousada
Apartamento que ficamos em 2020

Optamos por um quarto com mezanino, que possuía cozinha e sacada com churrasqueira. A minha dica para quem vai com criança muito pequena é não pegar os apartamentos de frente com sacada, pois os mesmos não possuem rede de proteção. No penúltimo dia de 2017, Alice então com 3 anos, eu dei um minuto de bobeira para guardar o protetor e quando vi a nossa pequena estava tentando escalar a sacada, o anjo da guarda foi mais forte desta vez, mas não dá para bobear. Eles possuem apartamentos laterais, alguns no mesmo formato para quem vai em um número maior de pessoas como nós, que não possuem a sacada.

Entre os laterais também há alguns menores, em 2020 resolvemos estender em um dia a nossa estadia e tivemos que mudar de um quarto de frente para um com vista para o pátio, e apesar de ser para até 5 pessoas, achamos o espaço bem mais apertado.

Mercado

Para o café e janta da Alice fizemos muitas comprinhas no supermercado Silveira. Existe outro grande supermercado também, mas acabamos nos acostumando com esse mesmo e que já sabíamos que aceitava vale alimentação.

Onde Comer?

garopaba2
Adoro a Gastronomia de Garopaba, na alta temporada é possível cada dia comer em um local diferente (já fomos no mês de março e este quesito foi mais complicado), tendo opções para todos os bolsos e gostos. Abaixo listo os lugares que já experimentamos.

Gelomel: Possui restaurante Buffet a beira mar e um Buffet de sorvete, ambos na avenida principal. Sorveteria tradicional de Garopaba possui sabores diversos e muito saborosos. Recomendo: limão, chocolate, doce de leite e chocolate branco.

O Buffet do restaurante é bem variado (embora não mude de um dia para o outro), atende diferentes gostos (do vegano ao carnívoro), lugar limpo e organizado. O valor é um pouco salgado e é bastante comum ter fila.

Embora o Marco adore, costumo brincar que é bom de ir uma vez na temporada para não enjoar do gosto nem se estressar com a espera. Eles não gostam que se faça reserva em mesas, normalmente encaminhando diretamente para a fila em que o pessoal está se servindo.

Pastelão: Lugar obrigatório em Garopaba. Além de possuir uma vista linda, os pastéis são maravilhosos. Algumas dicas: os pequenos são enormes, podendo ser divididos entre duas pessoas sem problemas. Dê preferencia a pasteis com molho e queijo, pois pelo tamanho alguns sabores podem torna-los muito secos (como de carne moída). Se sobrar, é possível embalar e levar pra casa.

Pastelao

Setentaesete: Adoramos este restaurante localizado a beira-mar. O menu é a La carte, e dependo do prato escolhido a pessoa tem direito a se servir em um pequeno Buffet de salada e pratos quentes, com opções bem interessantes.

Já fomos almoçar e jantar, nossas melhores experiências foram ao meio-dia, quando o restaurante está mais tranquilo e o atendimento é muito bom. Fomos uma única vez jantar, e justamente quando levamos os nossos compadres o atendimento foi bem confuso, com pequenos erros que tornaram a refeição menos agradável.

Setentaesete

Dica: para quem gosta de camarão e pratos leves não deixe de experimentar o camarão no abacaxi, é maravilhoso.

MilkSkakeFest: Na avenida principal, o local oferece milk-shake, pizza cone, açaí e sorvete. Todos deliciosos. Para o milk-shake, açaí e a pizza é fornecida uma senha, o sorvete por peso é na hora. Perfeito para sobremesa ou lanche rápido.

MilkSkakeFest

No caso do milk-shake vem parecido com as fotos, exemplo o ouro branco vem com pedaços do bombom. Virou a nossa sorveteria preferida.

Sabores do Mar: Restaurante a beira-mar, ambiente agradável, para o almoço indico as mesas externas. Prato executivo de peixe com molho de camarão excelente (peixe e molho com camarão, arroz, feijão e batata frita bem sequinha). Suco natural. O atendimento é bom, mas um pouco demorado.

Sorveteria Tropicalha: O buffet mescla sabores comuns e outros diferentes, como o kinder ovo. Os sabores de fruta são bons. Lugar tranquilo e preço padrão das demais sorveterias.

Inshallah: Na porta pessoas com roupas típicas te recebem. O cliente pode escolher entre mesas com cadeiras e ou sofás. Para quem vai com criança pequena os sofás são uma ótima opção, pois são grandes e ali basta dar um brinquedo ou tablet que eles se distraem. O ambiente é lindo.

Inshallah

Atendimento muito bom e a pizza divina. A massa fininha e crocante, os ingredientes saborosos, tornam seu sabor dos deuses. Atendimento só a noite também. Curiosamente se você passar de dia, pode não dar nada pelo local, mas é escurecer que as portas se abrem e a iluminação torna o ambiente um charme só.

Panquecas: Somos suspeitos para falar deste lugar, já que tudo começou na universidade onde a mamãe se formou. Da Unisinos para o mundo, considero as melhores panquecas do mundo, lugar agradável, atendimento rápido, e um sabor que nunca decepciona.

Panquecas

Uma panqueca vale por uma refeição, vale pedir para dividir para provar salgada e doce. Preços para todos os bolsos e opções para todos os gostos. Em Garopaba só funciona a noite.

Al Andaluz Gastronomia e Chopperia: Restaurante com dois ambientes, externo com vista para o mar e interno com ar condicionado. Comida saborosa, preço dentro do padrão.

Restaurante Zanoni: Fica fora da área central, na estrada de acesso a praia. Sempre almoçamos aqui antes de pegar a estrada e retornar para casa. O prato é servido na quantidade certa para quem vai dirigir por algumas horas e o atendimento é bem simpático.

Restaurante Bifão: Os pratos são muito bem servidos, havendo reposição de quase todos os itens (exceto da carne). Não tem como sair com fome. O ambiente é simples e organizado, e o atendimento rápido e tranquilo. Comparando com outros restaurantes da praia, ele pode ser considerado em conta.

O Marujo: Comida boa, mas porções pequenas no prato de picanha anunciado para duas pessoas. Marido comia fácil fácil sozinho. O ambiente é agradável com sua vista para o mar.

Pizzaria Vitale: Virou a nossa brincadeira durante a estadia, quase todas as pizzas vinham com bacon, só faltou nas doces. É um rodízio comum, caro pela demora de atendimento, o excesso de bacon faz os minutos virarem uma longa espera para quem não curte o ingrediente. Mesmo sabores tradicionais como quatro queijos eram uma raridade, mesmo se pedindo várias vezes. As pizzas doces eram boas, salvação para não dormir com fome.

Parador Garopaba: Tivemos dois atendimentos bem diversos neste local. Na primeira vez, extremamente gentil, pratos saborosos e bem servidos, perfeito para uma janta ouvindo o som do mar. O salmão a Garopaba simplesmente divino. Para a nossa pequena gentilmente fizeram uma porção de batatas sorriso que não possuíam porção vendida separadamente no menu.

Parador Garopaba

Em 2020 fomos para um almoço, e quase desistimos de esperar o prato. A comida continuava boa, mas pelo preço cobrado falta um padrão de atendimento.

Viva Marithime: em frente a praça do centro histórico, pertinho da igreja, pratos a la carte e bem servidos. O atendimento bastante simpático e o lugar é muito bonitinho. Nós fomos de frutos do mar e aprovamos. Os pratos possuem acompanhamentos como arroz e batata-frita.

Viva Marithime

Tasca Dos Açores: este restaurante fica bem na ponte que leva ao centro histórico, o lugar é uma graça, começando com os pratos da mesa. O menu é a la carte com acompanhamentos.

Tasca Dos Açores

A comida é gostosa, mas no caso da estrela do prato, poderia ser um pouco mais bem servido. Nós pedimos espetinho de camarão para duas pessoas e veio 3 espetinhos, um de nós ficou no prejuízo. Já o peixe pedido pela mãe estava de bom tamanho.

Bendita Sorveteria: consegui uma trégua da Alice em um pós-almoço, pois esta sorveteria ficava em frente a pousada e eu namorava as taças, que conforme comprovei são bonitas e gostosas.

Bendita Sorveteria

Restaurante Sunset: Ao lado do Gelomel, foi o prato Kids mais bem servido para a Alice. E a comida deles é muito gostosa. Bom atendimento e ainda é possível almoçar vendo o mar.

Restaurante Sunset

Compras

garopaba3

Para quem não resisti uma comprinha, Garopaba possui diversas lojas, que oferecem desde camisetas turísticas, toalhas, biquínis, objetos de decoração entre outros.

Aqui temos o hábito de trazer um objeto que represente o local visitado, e encontramos a réplica de uma casa pela qual me apaixonei no centro histórico em um pequeno atelier na beira-mar, uma pena que em 2020 ele havia fechado.

* Viagens patrocinada por nós
* Alice tinha respectivamente e, 3 e 6 anos
* Realizadas em janeiro/2016/2017/2020

Planeje sua viagem em parceria com o blog clicando nos links em azul, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a melhorá-lo cada vez mais:

  • Reserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.
  • Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom 3GERACOESE1MALA5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.
  • Alugue o seu carro com a Rentcars e parcele em reais sem pagar IOF.
  • Problemas com o seu voo ou bagagens? Entre em contato com o pessoal da Resolvvi e veja se pode ser indenizado.
  • Não quer ficar desconectado? Conheça o chip da Viaje Conectado e já inicie o seu roteiro com ele.

19 comentários em “Garopaba – Dicas da nossa praia favorita

  1. Olá Andrea! Visitar o mar é sempre uma boa experiênciaa, apresentá-los aos pequenos então é magico!

    Gostei das fotos o lugar parece mesmo incrível. E sua descrição me deixou com águas na boca. Um dia ainda vou visitá-lo!

    Abraço!

    Curtir

  2. Olá Andrea,

    Como sempre você nos presenteou com um post completo sobre uma viagem e fiquei aqui babando. Já tinha visto algumas pessoas elogiando Garopaba e seu post só me deu a certeza que preciso conhecer, pois gosto de lugares com essa vibe mais calma. Adorei a dica de pousada e de restaurantes, acho que iria adorar todos. Post incrível, como sempre!

    Beijos!

    Curtir

  3. Já passei por Garopaba, numa viagem em que nos hospedamos na Guarda do Embaú, e prometi que iríamos voltar pra ficar ali. Seu post é um incentivo a mais, toda as praias nesses arredores são maravilhosas.

    Curtir

  4. Na última vez em que fui a SC cogitamos passar em Garopaba e deixamos de lado. Da próxima vez, certamente vamos incluir, é um lugar muito lindo. Adorei as dicas, todas muito boas!

    Curtir

    1. Olá, Ana.
      Uma amiga da minha mãe mora em Garopaba e principalmente nos meses de julho e agosto é muito fácil de vê-las, o período que elas aparecem é de julho a novembro, querendo vê-las se programe para este período.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s